20 março 2022

Planta Natal terá plantio de 100 árvores por dia

Crédito da foto: Secom

Nesta segunda-feira, dia 21 de março, data em que se comemora no mundo todo o Dia Internacional das Florestas, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, fará o lançamento da nova etapa de recuperação das áreas verdes da cidade através do programa Planta Natal: o plantio de 100 árvores por dia ao longo de 100 dias em todas as regiões da capital potiguar. A solenidade acontecerá às 15 horas, no Palácio Felipe Camarão.

A ação de plantar 10 mil mudas será compartilhada entre a Prefeitura de Natal, Câmara Municipal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sociedade civil.

O objetivo da nova meta é o reflorestamento urbano planejado para melhoria da qualidade de vida da população, principalmente na redução de áreas quentes da capital. A escolha da data é motivada pela chegada do período chuvoso, considerado o mais seguro para a pega das mudas.

O prefeito Álvaro Dias aposta no engajamento das instituições e da população nesta iniciativa. “Queremos uma cidade mais aprazível e bonita, com maior conforto térmico e espaços verdes. É importante que a sociedade abrace essa iniciativa, só assim vamos criar um novo pensamento para tornar a cidade mais aprazível e bonita, com maior conforto térmico e espaços verdes”.

Segundo o gestor, já foram plantadas sete mil mudas e a meta final do Planta Natal é de que 20 mil mudas sejam plantadas nos próximos três anos. De acordo com a coordenadora do Planta Natal, secretária executiva do Município Danielle Mafra, “o objetivo deste lançamento no Dia Mundial da Florestas é ́ principalmente para divulgar o processo para a população”, disse. Serão utilizadas mudas nativas como Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau Ferro, Oitis, Craibeiras.

O natalense vai poder participar solicitando o plantio de mudas em sua comunidade através do site Planta Natal (www.plantanatal.com.br). A secretária disse que o plantio de mudas pode ser solicitado para a residência ou comunidade. “Vamos disponibilizar um formulário na página virtual com as categorias de recuperação do verde”, disse. No formulário a população pode escolher entre “Adore uma Árvore”, “Plante com a gente” ou “Solicite plantio”.