03 março 2022

Praia Shopping: exposição de bonecas retrata a diversidade no "Mês das Mulheres"


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a partir do dia 08/03, o Praia Shopping abrirá a exposição “Somos muitas, múltiplas e empoderadas - Estilismo e Representatividade”, da estilista Juliana Rosa. A mostra traz bonecas barbies que retratam a diversidade, autoestima e inclusão, com looks criados do zero e segue até o dia 22/03, no corredor central do mall, com acesso gratuito.

Dona do Atelier Barbie Couture, desenhista autodidata e estudante de Artes Visuais na UFRN, Juliana Rosa, decidiu tornar-se empreendedora e hoje atende colecionadores do Brasil e do mundo, aficionados por esse tipo de boneca e similares, moda e alta costura (slow fashion).

“Tudo começou quando eu senti a necessidade de estudar modelagem. Pois, já sabia costurar e já trabalhava como estilista. Porém, queria evoluir no design e criar modelos além do papel. Então fui pesquisar “barbies” e fiquei decepcionada por só ter bonecas brancas. Mas acabei comprando uma branca de cabelo liso, a Barbie Tereza. Passei então a estudar modelagem plana e 3D usando o corpo dela”, relembra Juliana.

A estilista continuou pesquisando bonecas de peles mais escuras e cabelos cacheados ou crespos e se tornou colecionadora de ‘barbies’ e ‘kens’ negros, que hoje são usados para mostrar os looks. “O propósito era aprender mais sobre moda na prática. Mas acabei ficando encantada pelas roupas em miniaturas! Daí fui pesquisar mais bonecas negras e mestiças, formei uma pequena coleção e criei um perfil no Instagram para compartilhar o novo hobbie. Como na época também estava estudando fotografia, usei as bonecas como modelos, tanto pra meu design de moda quanto para fotografia”, afirma a estilista.

Na exposição serão apresentadas barbies pretas, mestiças, magras, curvys (plus size), gestantes, com vitiligo, tatuadas, cadeirante, com cabelo colorido, ruivo, liso, crespo, cacheado, trançado e também algumas temáticas.

“O objetivo é mostrar belezas que durante décadas foram excluídas do mercado da moda, mostrar a evolução da Barbie e dizer que representatividade importa sim. Seja em bonecas, seja na moda, na mídia em geral. Mostrar que a beleza não mora num padrão, mas na diversidade”, destaca Juliana.

Ação promocional

Ainda dentro da programação do mês da mulher, o Praia Shopping realiza a ação promocional "Compre e Ganhe" que oferece um brinde exclusivo aos clientes. “Na campanha do mês de março, nas compras a partir de R$249,00 em nossas lojas, o consumidor poderá levar um lenço com estampa exclusiva”, explica a gerente geral do Praia, Danielle Leal. A promoção segue até o dia 20/03 ou enquanto durar o estoque de lenços.

SERVIÇO

Exposição “Somos muitas, múltiplas e empoderadas - Estilismo e representatividade”
Estilista Juliana Rosa
De 08 a 22/03, no corredor central do Praia Shopping
Acesso gratuito