25 março 2022

Zona Norte de Natal ganha nova sede do Cadastro Único

Crédito da foto: Rennê Carvalho

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou nesta sexta-feira (25), à população a nova sede da unidade II do Cadastro Único, na área de Lazer do Panatis, na avenida João Medeiros Filho. Cerca de 120 pessoas serão atendidas por dia no local, com serviços de inserção no Cadastro Único, atualização de dados, consulta de benefícios sociais, emissão de folha de resumo, entre outros. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

“Essa entrega se junta a tantas outras obras e projetos pensados e executados na Zona Norte de Natal. Estamos trazendo cidadania para a população. Somente em pavimentação e drenagem, estão sendo mais de 330 ruas, a maioria destas já entregues. Além disso, estamos investindo no Complexo Turístico da Redinha, que vai modificar totalmente o local e gerar emprego e renda. Estamos licitando a reformulação da avenida Felizardo Moura, que vai melhorar e muito a qualidade de vida de todos na Zona Norte”, listou Álvaro Dias.

O prefeito ainda citou uma série de outras obras que estão sendo executadas ou em processo para execução. “Vamos construir o Hospital Municipal, que será regulado, ou seja, apesar de estar projetado para ser construído no prolongamento da Prudente de Morais, quem for atendido num posto de saúde da Zona Norte poderá ser encaminhado de imediato para uma internação lá”, explicou.

Segundo Álvaro Dias, a construção do Hospital será um dos grandes legados de sua gestão. Ele ainda citou a obra de “engorda” da praia de Ponta Negra e outras que estão sendo realizadas ou que já foram entregues na capital potiguar.

De acordo com o secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, 45 servidores estarão à disposição da população na sede do CadÚnico, realizando um atendimento humanizado. “Nós estamos entregando vários equipamentos da Semtas por toda a cidade. São locais com dignidade para quem trabalha e para quem é atendido. O Cadastro Único é algo de imensa importância para a população mais carente. Muitos não sabem todos os serviços e benefícios que estão à disposição das pessoas e que só se tem acesso a partir da inscrição”, afirmou o titular da Semtas.

Adjuto Dias agradeceu a presença de vereadores, lideranças comunitárias e dos conselhos tutelares na cerimônia desta sexta. “É importante que todos saibam que o atendimento já pode ser feito e que a população pode comparecer que será bem atendida”, disse, lembrando que Natal é uma das poucas capitais brasileiras a possuir locais exclusivos para prestar esse serviço.

Após o descerramento da placa na nova sede, o prefeito Álvaro Dias e o secretário Adjuto Dias percorreram as salas para conhecer a estrutura do local e ouviram sugestões das pessoas presentes.

Atualmente, Natal tem cerca de 100 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 62 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil. O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo governo federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.