02 abril 2022

Educação: Gestão Emídio Jr. abre primeira Creche Proinfância da história na zona rural de Macaíba


A tarde desta sexta-feira (01) entrou para a história no que se refere ao setor de Educação no município de Macaíba. Isso porque a atual gestão municipal inaugurou a primeira Creche Proinfância da zona rural do município, situada mais precisamente no distrito de Cajazeiras.

Uma obra aguardada há seis anos pelos moradores locais e de comunidades e assentamentos vizinhos. Esta é a segunda grande unidade de ensino inaugurada em Macaíba pelo prefeito Emídio Jr. em menos de um mês. No início de março deste ano de 2022, foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Enedina Augusta Bezerra, no bairro Campo das Mangueiras.

Denominada Getúlio Nóbrega, a nova creche irá atender entre 150 e 180 crianças dos níveis III, IV e V do Ensino Infantil, do distrito e de comunidades e assentamentos próximos como, por exemplo, As Marias, Retiro, Lagoa do Lima, Lagoa do Espinheiro, Lagoa dos Currais, Lagoa dos Cavalos e José Coelho. Sua estrutura dispões de vários ambientes, incluindo recepção, salas de aula diversas, pátios coberto e descoberto, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros adulto e infantil, cozinha, dispensa, copa, playground e fraldário, dentre outros.

“Além desta creche, iremos concluir a quadra poliesportiva de Lagoa dos Cavalos, porque esta região é um celeiro de grandes atletas, assim como inúmeras outras obras, nós pegamos 43 escolas sucateadas, vocês sabem disso, e de forma gradativa estamos fazendo as reformas necessárias para 100% de nossas escolas e postos de saúde ao longo deste mandato.”, declarou o prefeito.


Emídio ainda destacou outras grandes ações para a zona rural, como o programa do Corte de Terra e sua ampliação. O gestor ainda anunciou futuras obras de impacto para a região como a construção do posto de saúde de As Marias e o calçamento de Mata Verde.

Presente na ocasião, o deputado estadual Kleber Rodrigues, frisou: “Eu caminhei, eu escutei as dificuldades, e me comprometi a ajudar a esta administração, agora como cidadão macaibense, que a cada porta de Ministério do Governo Federal que eu estiver batendo, tenham certeza absoluta que eu vou tá estar pedindo por Macaíba e por este povo que quero bem!”.

A secretária municipal de Educação, Maria José Soares, externou aos presentes: “Estamos aqui para inaugurar uma obra que era tão esperada na comunidade, tão linda, uma estrutura de eficácia para as crianças, porque nós sabemos que o lugar da criança é na escola”.

“Este é um momento que ficará marcado na história de Cajazeiras, onde nasci e cresci, e hoje diante de toda a comunidade me comprometo a exercer a minha função de gestora desta creche com responsabilidade e dedicação, contribuindo para que nossas crianças tenham uma Educação Pública de qualidade.”, expressou Emilly, diretora da nova creche.

“Cajazeiras está em festa! Uma espera longa, mas hoje é realização do sonho dessas mães que esperaram tanto tempo para colocar seus filhos num local adequado.”, disse Dito, liderança comunitária.