02 abril 2022

Inclusão, empatia, reflexão e exemplo: no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, escolas optam por músicas ao invés de sirene


O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado neste sábado (2), e uma prefeitura do interior de São Paulo decidiu realizar uma campanha sobre o TEA (Transtorno de Espectro Autismo), trocando sirenes por músicas nas escolas. Trata-se da Prefeitura de Araçatuba, que quer pretende engajar a comunidade escolar e a sociedade nessa reflexão.

As escolas da cidade agora precisarão tocar música em horários como o do início do intervalo ou final das aulas para não provocar a irritabilidade das pessoas nessas condições. Além disso, cada unidade escolar recebeu um cordão azul para ser fixado na parte externa da escola, com a identificação da ação.

As escolas também receberam uma arte para impressão colorida de bótons para serem usados durante a semana de 4 a 8 de abril, extensivo àquelas que desejarem. Outros espaços oficiais, como secretaria, prefeitura e ônibus de transporte escolar também utilizam o laço azul.

O objetivo é conscientizar a população e tornar a cidade cada vez mais acessível aos cidadãos com esse tipo de transtorno. As postagens voltadas ao tema usarão a hashtag #AutistaEmTodoLugarEducacaoAraçatuba , com fotos de ações dos alunos em atividades inclusivas e textos informativos com o objetivo de gerar conhecimento e diminuir a discriminação e preconceito.

Essa mesma tag também estará nos transportes públicos da cidade. Ainda durante o mês, outras ações específicas com a temática serão realizadas para expressar engajamento na causa da conscientização sobre o autismo e demonstrar a inclusão social por meio do acolhimento aos autistas e seus familiares.

Com informações de: r7