08 abril 2022

Meio ambiente: Câmara Municipal de Natal recebe ponto de recolhimento de resíduos eletrônicos


A Câmara Municipal de Natal passou a ser um ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos do Projeto Natal Limpa e Sustentável. O coletor faz parte de uma campanha permanente de descarte correto de lixo eletroeletrônico, lançada em 2021 pela Prefeitura do Natal, e foi instalado na entrada do Legislativo natalense, onde fica disponível para a população em geral que queira destinar corretamente esses equipamentos.

O pedido da instalação do equipamento na CMN foi a pedido da vereadora Nina Souza (PDT) à Companhia de Serviços Urbanos (URBANA). “Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. Por isso, a nossa preocupação em oferecer um lugar para que seja feita a destinação correta”, destacou a vereadora.

Os coletores são preparados para receber resíduos eletroeletrônicos de pequeno porte, como: equipamentos de informática ou telefonia, equipamentos de áudio e vídeo e eletrodomésticos, materiais elétricos e eletroportáteis de pequeno porte. Para descarte de aparelhos maiores, como por exemplo máquina de lavar, é necessário preencher o formulário no site natallimpaesustentavel.com.br ou pelo Ecozap, pelo número (84) 99966-4010.

Não serão aceitos itens como lâmpadas, pilhas e baterias, que são sujeitos a outra forma de descarte.