24 abril 2022

Prazo para regularizar título eleitoral termina em 10 dias


A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo vale para quem vai pedir a primeira via do documento para votar pela primeira vez, fazer a transferência de local de votação ou a atualização de dados pessoais.

Para verificar sua situação, o eleitor deve entrar no site do TSE e verificar se há algum débito pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores.

Vale salientar que voto no Brasil é obrigatório e quem não comparece, paga multa por cada turno que não justificar.

Após o pagamento, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), é preciso esperar a Justiça Eleitoral identificar o pagamento da multa e baixá-la no sistema.

O eleitor que estiver com o título cancelado pela ausência consecutiva em três eleições, além de pagar a multa, deverá requerer a revisão do cancelamento ou a transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Após checar sua situação e quitar as pendências, o eleitor deve iniciar o processo de regularização por meio do site Títulonet.

Ao final, o pedido de regularização será aceito ou negado pelo juiz eleitoral. O andamento do processo eletrônico também pode ser acompanhado na plataforma.

Com informações de: agenciabrasil