25 abril 2022

Prefeitura de Parnamirim trabalha contra a proliferação de arboviroses e alerta à população sobre os cuidados


A Prefeitura de Parnamirim, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), com base no aumento dos casos de arboviroses na cidade, alerta à população sobre os cuidados que o cidadão deve assumir, em parceria com o poder público, contra a dengue, zika e chikungunya.

Parnamirim possui um clima favorável para o desenvolvimento das arboviroses. Esse fator, aliado às constantes precipitações, são propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Então, o trabalho das secretarias tem sido reforçado em torno da coleta de pneus. Um contêiner, localizado por trás do posto São Domingos, no bairro do Parque de Exposições, realiza a coleta desse material. No local, inclusive, há um agente de endemias.

Além da coleta de pneus, a Sesad também tem trabalhado em torno das borrifações (UBV - Ultra Baixo Volume), que pulverizam com inseticida as áreas delimitadas num raio de aproximadamente 150 metros do endereço direcionado pelas notificações encaminhadas pela população. Este serviço está disponível através dos contatos (84) 98893-7888 (Whatsapp) ou pelo 3644-8364. Apenas neste mês de abril, foram realizadas 25 borrifações nas áreas mais afetadas do município.

Outro fator que também é de grande importância para a contenção da proliferação das arboviroses são as ovitrampas, que são armadilhas e também são capazes de medir a quantidade de agentes contaminantes no local. 

A Secretaria Municipal de Saúde também aconselha sobre os cuidados que devem ser tomados, incluindo evitar o descarte de lixo em terrenos baldios, tampar as caixas d’água e preencher com areia os vasos de planta, evitando o acúmulo de água. Essas ações, aliadas à atuação do poder público, contribuem para um município mais seguro e saudável para todos.