09 maio 2022

Ação de empoderamento do pedestre é um dos destaques no Maio Amarelo


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, prossegue com diversas atividades focadas no movimento internacional Maio Amarelo. As ações estão programadas ao longo de todo o mês de maio e nesta segunda-feira (9) o destaque é a campanha de empoderamento e respeito ao pedestre e o uso da faixa de travessia.

A criação de uma cultura da faixa empodera o pedestre e dá a ele a prioridade em relação aos carros, motos, bikes, além é claro de influenciar diretamente na redução de acidentes com pessoas nas vias públicas.

Para realização desta dinâmica na via pública, a STTU está usando encenações lúdicas, mensagens e narrativas focadas no tema central do Maio Amarelo deste ano e que mostram a importância do uso correto da faixa como instrumento de sinalização que salva vidas. O trabalho acontece nas vias públicas e também dentro do transporte coletivo.

Durante a ação, o pedestre é orientado a fazer algumas reflexões quando for cruzar a via, levando em conta principalmente a sinalização de faixa, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, além é claro de acenar com sinal de vida a intenção da travessia.

Maio Amarelo

O movimento foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e está em sua 9a edição. As ações envolvem o poder público e entidades civis para discutir soluções para a segurança viária. Maio foi escolhido por coincidir com algumas comemorações, como a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, a Semana Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito e o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama (outubro rosa), ao de próstata (novembro azul), e até mesmo às campanhas de conscientização contra o vírus HIV, a mais consolidada nacional e internacionalmente. O tema escolhido para essa edição é “JUNTOS SALVAMOS VIDA”.