09 maio 2022

Câmara de Natal: comissão visita Central de Regulação e convoca secretários da SESAP e SMS


A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal visitou, nesta segunda-feira (09), o Complexo Estadual de Regulação/Central Metropolitana de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O encontro teve como foco os questionamentos dos parlamentares sobre a marcação de consultas especializadas no SUS. 

Entre as questões levantadas pelos edis, tiveram destaque a demora na liberação de consultas e exames, a falta de prioridade na marcação de consultas para pacientes psiquiátricos, a relação da Central de Regulação com hospitais sobre a disponibilidade dos leitos e a competência de cada ente federativo no sistema de regulação.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino, não ficou satisfeito com as respostas da equipe técnica da Sesap e convocou uma audiência pública para a próxima segunda-feira (16) com a presença dos secretários de Saúde do Estado e do Município. "Cheguei nessa reunião com mais de trinta perguntas, mas com apenas cinco eu já resolvi solicitar uma reunião no plenário da Casa, que terá cobertura da TV Câmara para a população saber o que está acontecendo com o processo de regulação nos hospitais da cidade", justificou.

"Percorremos as unidades de saúde da capital potiguar e são mais de 4 mil pacientes na fila aguardando tratamento psiquiátrico, sem falar nas outras especialidades. Algumas consultas demoram mais de um ano para acontecer. E os natalenses são os maiores prejudicados, haja vista que a cidade recebe demandas de todo Rio Grande do Norte. Para completar, ainda existe uma enorme burocracia que só atrasa os trabalhos. Diante desse cenário, exigimos respostas das autoridades estaduais e municipais para entendermos o que está acontecendo e como resolver", acrescentou Preto.