20 maio 2022

Macaíba faz parte de seleto grupo de 20 cidades brasileiras que terá um Observatório de Segurança Pública


O prefeito Emídio encontra-se em Brasília/DF participando do 6º Evento da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, com o tema: “Município, Segurança Pública e Criminalidade”, realizado entre 17 e 18 do corrente mês. A iniciativa visa fortalecer a atuação dos municípios como integrantes estratégicos do Sistema Único de Segurança Pública – (SUSP). Isso porque Macaíba é um dos 20 municípios selecionados em todo o Brasil que foi convidado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) a integrar esse evento.

“Com muito trabalho e dedicação, Macaíba é uma das 20 cidades do Brasil a fazer parte do projeto piloto do SUSP. Isso significa dizer que estaremos recebendo ferramentas tecnológicas que ajudarão no trabalho de combate à violência no nosso município. Tudo isso, fruto de uma política pública que a gestão está desenvolvendo na área da segurança”, relatou o gestor municipal. Graças a um projeto de política de Segurança que a atual gestão está desenvolvendo, Macaíba passou a integrar esse seleto grupo.

Cabe destacar que, em virtude disso, Macaíba terá implantando brevemente um Observatório Municipal de Segurança Pública. “Ao auxiliar as prefeituras na implantação dos observatórios, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) transfere aos municípios a capacidade técnica necessária para atuar como agente de segurança em nível local.”, diz o site do MJSP, do Governo Federal.

Sobre os observatórios

Os observatórios municipais de segurança pública têm a função de coletar informações, analisá-las e produzir conhecimento sobre eventos e situações que impactem a vida dos cidadãos, monitorando também a efetividade de ações correlacionadas, de forma a orientar a gestão municipal de segurança pública.

As entidades contam com analistas, softwares e protocolos capazes de produzir relatórios e conhecimento para subsidiar, por exemplo, justificativas técnicas em projetos de capacitação de recursos.

Na prática, os observatórios viabilizam a perspectiva inovadora de um programa nacional que permite a análise individual de cada município, considerando na análise, as peculiaridades locais.