30 maio 2022

De olho no céu: saiba como observar fenômeno da tempestade de meteoros na madrugada desta terça-feira (31)


A madrugada desta terça-feira (31) será marcada pelo fenômeno “Tau-Herculídeas“, uma chuva de meteoros que poderá ser observada em diversas regiões do Brasil. Segundo especialistas, a tempestade acontece entre 0h e 2h, no horário de Brasília.

Segundo especialistas, esta é a primeira vez em quase 200 anos que um fenômeno dessa magnitude poderá ser visto na Terra. A última tempestade desse nível ocorreu em 1833.

Áreas

Uma quarta faixa (cerca de 9 mil meteoros) cobrirá: Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e grande parte de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Horários

A chuva de meteoros será dividida em duas “janelas". A primeira delas deve ocorrer por volta da 0h11, no horário de Brasília, da terça-feira, e deve durar em torno de 15 minutos.

Já a segunda — a mais intensa — acontece próximo às 2h05min da madrugada. A duração pode variar entre 20 e 30 minutos.

Como observar

O especialista garante que a observação da tempestade é democrática. Não é preciso instrumentos profissionais para contemplar o fenômeno, visível a olho nu.

O ideal é assistir em um local com baixa iluminação, longe das luzes mais fortes da cidade. Também é preciso privilegiar ambientes mais abertos, onde haja uma boa visibilidade do céu.

“No escuro é melhor, e não precisa olhar para um ponto específico do céu. Apesar da chuva estar mais ao norte, em todo céu, será possível ver”, diz integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) Marcelo Domingues.

Com informações de: 98fmnatal