29 julho 2022

Detran realiza abordagem educativa sobre radares na Avenida João Medeiros Filho

Foto: Assessoria de Comunicação Detran/RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma abordagem educativa na avenida Doutor João Medeiros Filho, conscientizando os condutores sobre a implantação de radares eletrônicos de velocidade. A previsão é que começarão a funcionar no mês de agosto, após receber o laudo de aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo a Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran, durante esta manhã, dezenas de motoristas foram abordados para receber as orientações preventivas sobre a velocidade permitida para tráfego na via e alertando para a breve ativação dos equipamentos de controle de velocidade.

“O Detran com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vem desenvolvendo um trabalho educativo reforçando que os motoristas se atentem à velocidade máxima sinalizada nas placas. Dessa forma, ninguém será pego de surpresa pelo monitoramento eletrônico. Uma atitude preventiva, de obediência às regras do trânsito, é o que queremos para a segurança de todos”, destacou Flávio Câmara, subcoordenador de Educação de Trânsito.

EQUIPAMENTOS

No total, a fiscalização eletrônica vai monitorar 76 faixas de rolamento situadas nas avenidas Engenheiro Roberto Freire (RN 063), Via Costeira (RN 301), Rota do Sol (RN 063), Av. João Medeiros Filho (RN 302) e o prolongamento da Av. Prudente de Morais. A instalação dos radares objetiva a educação dos motoristas para atingir a redução de acidentes, preservando a vida de todos que trafegam nessas regiões.

Estão sendo instalados equipamento modernos de monitoramento, compreendendo Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que age disciplinando a velocidade máxima estabelecida na via; Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), responsável por monitorar pontos onde a velocidade deve ser reduzida abaixo do que se estabelece o padrão da rodovia; e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que funciona fiscalizando avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e velocidade ao passar pelo cruzamento.