06 julho 2022

Neonergia Cosern reforça equipes de plantão e monta sala de monitoramento dos efeitos das chuvas

Foto: Neoenergia Cosern/divulgação

A Neoenergia Cosern reforçou equipes de plantão, ampliou a capacidade dos canais de atendimento e montou uma Sala Especial de Monitoramento das chuvas acima da média que vem caindo no Rio Grande do Norte desde o último sábado (2).

210 equipes já se revezaram desde o início das precipitações no atendimento aos chamados dos clientes e buscam garantir o pleno funcionamento do fornecimento de energia elétrica, sem maiores transtornos.

Entre as ações mais relevantes no combate aos efeitos da chuva na capital, a Neoenergia Cosern deslocou parte da rede elétrica da Rua Mirassol, em Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, para minimizar os riscos que uma cratera que se abriu no local representava para os postes da rede de média tensão.

“Com o reforço na estrutura dos postes e com a mudança na configuração da rede elétrica próxima à área mais afetada garantimos o fornecimento da região”, explica Osvaldo Tavares, superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern.

Em outra frente de atuação, a distribuidora também se colocou à disposição da Defesa Civil do Governo do Estado e das Prefeituras da Região Metropolitana para colaborar com o que for possível na mitigação de riscos com a rede elétrica durante as chuvas.

Volume de chuvas e previsão

De acordo com dados do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre 1 de junho e 5 de julho de 2022, o acumulado de chuvas na região Leste do estado já é de 388,2 milímetros – volume quase 5 vezes maior em comparação ao total registrado entre junho e julho de 2021.

Nesta terça-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de mau tempo para 61 cidades potiguares válido até 11h desta quarta-feira (6). As chuvas, no entanto, não devem superar os 50 milímetros por dia.

Orientações de segurança

A Neoenergia Cosern reforça, junto à população, a necessidade de adotar algumas medidas de segurança para prevenir acidentes com energia elétrica em dias de chuvas. Confira:

Evite ficar em áreas descampadas (abertas). Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
Em caso de choque elétrico dentro de casa, desligue IMEDIATAMENTE o disjuntor;
Desconecte das tomadas, com segurança, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos, pois elas podem ser fonte de choques (veja dica acima) e mau funcionamento de equipamentos;
Não seque roupas na parte de trás da geladeira. Isso representa risco de choque elétrico e pode danificar o equipamento;
Ao ar livre, sempre mantenha distância da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;
Não fique debaixo de árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos etc., sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.