16 julho 2022

Parnamirim ganha prêmio de melhor projeto de Vigilância em Saúde do Brasil


Entre mais de 3 mil projetos enviados por diversos estados do Brasil, o projeto “Monitoramento de Arboviroses”, realizado pela equipe de Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), foi premiado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, como o melhor projeto de Vigilância em Saúde do país.

O Congresso teve início na última quarta-feira (13), no Mato Grosso do Sul, seguindo com suas atividades até esta sexta-feira (15). De acordo com Kleyton Araújo, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, é uma grande satisfação levar o nome do nosso município para o âmbito nacional. “Estamos muito felizes pois é um momento ímpar e de representatividade para o nosso município, de orgulho de ser parnamirinense, trabalhar na saúde e poder contribuir com a saúde pública do nosso município, no estado e em todo o país. Estamos felizes e servindo com muita alegria nossos municípes”, disse.

O Projeto Monitoramento de Arboviroses foi um projeto desenvolvido com o objetivo de unir informações da presença do vetor do mosquito Aedes aegypti e avaliar as situações de risco para a doença, em que foram descobertas áreas de maior presença do vetor e da doença, com o objetivo de realizar indicativos de ações integradas, rápidas e resultados eficazes pelas equipes de vigilância ambiental e agentes de endemias a fim de diminuir a contaminação das pessoas.