18 julho 2022

Sebrae RN e Impacta Nordeste realizam mapeamento de negócios de impacto socioambiental no Estado


O SEBRAE RN em parceria com o Impacta Nordeste vai mapear os negócios de impacto socioambiental no estado do Rio Grande do Norte para ajudá-los a crescer e ampliar o seu impacto positivo na sociedade. Os dados obtidos com o mapeamento vão contribuir para o desenvolvimento de soluções por parte do SEBRAE RN e Impacta Nordeste, além de contribuir com a construção de políticas públicas no âmbito do CENIS - Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto.

O mapeamento será o primeiro do tipo a ser realizado de forma híbrida, onde os empreendedores poderão participar preenchendo o formulário disponível no site riograndedonorte.impactanordeste.com.br e também por meio de visitas que serão realizadas por agentes do Sebrae/RN em diferentes regiões do estado. O mapeamento terá início no dia 19 de julho e seguirá até 30 de setembro. Os resultados serão divulgados em evento previsto para o dia 15 de novembro.

O Mapeamento Sebrae de Negócios de Impacto Social vai levantar dados e informações estratégicas que são fundamentais para a elaboração de programas e políticas públicas para fomentar o setor. Além de contribuir com a construção de políticas públicas que vão beneficiar o setor, os empreendedores que participarem do mapeamento vão obter diversos benefícios, dentre eles: ter acesso a vagas para programas de capacitação, incubação e aceleração do Sebrae/RN; ter acesso à eventos e oportunidades do Sebrae/RN; ficar em evidência junto a possíveis investidores e parceiros; além de participar da comunidade de empreendedores do Impac ta Nordeste, onde os empreendedores terão acesso a novidades do setor e oportunidades para desenvolver suas empresas.

O que são negócios de impacto socioambiental?

Negócios de impacto socioambiental são empreendimentos com o objetivo de resolver ou mitigar problemas sociais por meio da oferta de produtos e/ou serviços, gerando resultado financeiro positivo, sem depender de doações ou patrocínios. Podem ser classificados como negócios de impacto socioambiental as empresas que possuem os seguintes critérios: intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental; a solução de impacto é a atividade principal do negócio; busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado; e compromisso com monitoramento do impacto gerado.

Para participar, os empreendedores interessados devem acessar o site riograndedonorte.impactanordeste.com.br e clicar em “Quero participar”. Os empreendedores serão redirecionados para o formulário. Todas as informações inseridas serão protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nos termos disponíveis no site.