Prefeitura de Extremoz cria sistema de fila única para organizar passeios de buggy

14.setembro.2017

Resultado de imagem para passeios de buggy

A Prefeitura de Extremoz intermediou uma reunião para decidir sobre um novo sistema que trará um grande avanço para o turismo do município. Entidades representativas do turismo, como sindicatos, associações e cooperativas decidiram implantar nas praias de Extremoz em que há passeios de buggy o sistema de fila única, que trará mais segurança, comodidade e organização para o turista.

O presidente do Sindicato dos Bugueiros (Sindbuggy RN), Luiz Thiago, afirmou que o sistema passa a dividir os passeios de forma igualitária. O turista que quiser contratar o serviço o fará por meio dos pontos de venda credenciados, de um modo mais organizado e cômodo.

A ideia já era discutida há anos, mas nunca chegou-se a um consenso. A Prefeitura atuou na causa para unificar as categorias e melhorar a organização das praias para o turista. “É uma coisa que nunca houve aqui nos passeios de buggy em Extremoz e agora vai funcionar em todas as praias. O papel da Prefeitura foi de suma importância desde o começo para unificar a categoria e organizar o turismo local”, disse Luiz Thiago. O novo sistema vai ser lançado na terça(19) na praça de Genipabu, a partir das 8h.

 

Por: Salatiel de Souza

Bolsonaro promete saída de Minas Gerais para o mar

14.setembro.2017
Foto: Fátima Meira/Futura Press

Durante sua passagem pela cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, prometeu ligar o estado ao mar. “Vamos explorar nossas riquezas, quem sabe até abrindo uma saída para o mar para Minas Gerais. Nós vamos satisfazer o desejo do mar de ganhar Minas, podem ter certeza disso”, declarou.

Nesta quinta-feira, 14, o deputado, que foi à cidade para lançar seu livro, foi recebido no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por cerca de 1.500 pessoas. Pouco depois, realizou um discurso em cima de um trio elétrico, como relata o jornal O Globo.

Durante sua fala, Bolsonaro criticou as entidades que defendem os direitos humanos, declarando que a “canalhada” dos direitos humanos “não vai receber nenhum centavo” e que a maioria mandará.

Ele também aproveitou para reafirmar seu apoio aos policiais. “Se eu chegar lá, soldado meu que vai à guerra não senta no banco dos réus. Se o estado coloca uma arma na cintura de vocês ou um fuzil no peito, é para usá-los. E uma vez usando-o você responde e não tem punição. O combate à violência é começar por aí. Dando retarguada jurídica para os nossos homens e mulheres poderem trabalhar. E se matar preciso for, que mate”, declarou.

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

​Regularização de débitos com o município evita leilão de bens

14.setembro.2017

Os proprietários de imóveis em Natal podem evitar que seu imóvel vá a leilão nos próximos meses. O alerta é da Procuradoria Geral do Município do Natal (PGM), que realiza até esta sexta-feira (15) o Mutirão Fiscal em conjunto com a Secretaria Municipal de Tributação e o Tribunal de Justiça do Estado. O Mutirão Fiscal promove atendimentos de regularização de débitos no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), das 8 às 14 horas.

A falta de pagamento de tributos e taxas municipais pode levar o imóvel do contribuinte a ser leiloado. O Judiciário é o poder responsável pelo encaminhamento dos processos de bens penhorados ao município, bem como pela marcação do leilão. Segundo o procurador do Município, Joaquim Rolim, após o imóvel passar por essas etapas, o sistema bloqueia a possibilidade de parcelamento da dívida. "A maioria dos processos é de débito de IPTU, um tipo de débito excepcional, por muitas vezes representar o único bem da família. Mesmo assim, não há impedimentos para que esse bem seja levado a leilão”, explica.

Para evitar que os contribuintes com débitos em aberto percam seus patrimônios, as equipes do Tribunal de Justiça, da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Tributação estão deste o início da semana atendendo e negociando as dívidas no Mutirão de Execução Fiscal Municipal 2017, que tem o objetivo de regularizar pendências fiscais e, assim, impedir que os processos sejam enviados para o próximo leilão de imóveis, marcado para novembro. 

A orientação da PGM é de que os proprietários de imóveis que têm débitos procurem regularizá-los. O Mutirão Fiscal é uma boa oportunidade para fazer isso, já que também é voltado para os processos de penhora de bens. Os débitos podem ser quitados e negociados com a entrada de 10%, para evitar leilão, conforme garante o Decreto Municipal 11.326/17. No último leilão de imóveis, realizado no final de agosto, foram 145 processos analisados, sendo 85 processos de imóveis quitados e 32 arrebatados. 

Serviço:

Mutirão Fiscal 2017
Período: de 11 a 15/09
Local: Cemure
Av.: Coronel Estevam, 3897 - Nossa Sra. de Nazaré, Natal - RN
Horário de entrega de senha: 8h às 14h
Local: Semut
Rua: Açu, 394 – Tirol, Natal-RN
Horário de funcionamento: 8h às 14h​

Por: Salatiel de Souza

Exposições, K-pop, filarmônica, oficinas e apresentações infantis na agenda cultural desta semana

14.setembro.2017

Da moda juvenil do K-Pop, passando pela arte urbana do hip hop, até a tradição do som de filarmônica e exposição sobre a identidade social da cultura negra do Seridó. A agenda cultural em Natal para este fim de semana com o incentivo Lei Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, atende todos os gostos, idades e tribos. 

EXPOSIÇÃO “QUANDO A PELE INCENDEIA A MEMÓRIA”
No segundo piso do Natal Shopping segue a exposição "Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19", que conta os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte, fotografadas por José Ezelino da Costa, no início do século 20. 

A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, contará com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros. Entrada Gratuita

SÁBADO – OFICINAS DO “MÃOS CRIATIVAS” NAS ROCAS
Neste sábado, o projeto Mãos Criativas estará no bairro das Rocas e promete oferecer estímulo para o desenvolvimento e a geração de novos negócios na comunidade, por meio da produção de peças e esculturas empregando a técnica de papel machê. A iniciativa será desenvolvida na Escola Municipal Henrique Castriciano, das 8h às 12h, com a artista Clarissa Torres sendo a oficineira deste sábado.

O projeto propõe levar cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, em que serão ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel. O curso é gratuito e dá direito a certificado de conclusão. Ao final, uma escultura de pescador em papel machê será produzida como forma de homenagear tantos homens e mulheres que vivem da atividade naquela região.

SÁBADO (16). ARTE URBANA NO JESIEL FIGUEIREDO
No Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Gramoré), a partir das 19h, tem mais edição da “Batalha do Vinho”. Trata-se de um duelo entre Mcs e Djs que reúne diversas tribos de artes urbanas na Zona Norte de Natal. Desde o hip hop, rap, passando pela sonoridade regional, grafitti e skate. Início: 19h. Entrada Franca

SÁBADO (16) - DANÇANDO NAS DUNAS COM K-POP
O Dançando nas Dunas deste sábado (16) terá como atração o grupo Ex-4 Dance Group, coletivo independente cover de K-pop (estilo característico da Coréia do Sul). Para esta apresentação, o grupo preparou o espetáculo “Back To School”. “Em um dia aparentemente comum na escola, alunos com personalidades diferentes vivenciam experiências não tão normais para o seu cotidiano. Bad boys, casais apaixonados, jogos escolares e professores mal-humorados, estarão presentes nesses cenários regado a muita dança, música e diversão. ” Início: 16h30. Entrada Franca

DOMINGO (17) BOSQUE ENCENA COM NARA KELLY
A manhã de domingo (17) o Parque das Dunas vai receber mais uma edição do projeto Bosque Encena e terá como atração Nara Kelly, do grupo Estação de Teatro com o espetáculo “1, 2, 3.... Conto outra vez...”. Com as histórias “O pote vazio”, “A Lagartinha Comilona” e “Pandolfo Bereba” a atriz estabelece uma relação direta com o público que é convidado a interagir com a trama de forma envolvente e divertida. Os enredos ganham novas cores e são intercaladas com músicas, brincadeiras e trava-línguas. Início: 10h. Entrada Franca.

DOMINGO (17) SOM DA MATA COM FILARMÔNICA
O domingo de Som da Mata terá a presença da Filarmônica de São Tomé, no Parque das Dunas. Criada em 2004, a Filarmônica é regida por Luiza Maria de Oliveira e reúne músicos e estudantes daquela cidade num projeto pioneiro por acreditar na musicalização como forma de educação para cidadania, de inclusão social e cultural. Início: 16h30. Entrada Franca.

Por: Salatiel de Souza

Natal realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado

14.setembro.2017

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (16) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Em Natal, todas as unidades de saúde estarão disponibilizando diversas vacinas para atualização de carteiras de crianças e adolescentes, das 8h às 17h. A abertura do Dia D será realizada na Unidade de Saúde Rosângela Lima, localizada na Rua Santa Beatriz, S/N, Bairro Planalto. 

A campanha tem como objetivo reduzir o número de não vacinados, aumentar a cobertura vacinal e melhorar a homogeneidade e oportunizar o acesso às vacinas do Calendário Nacional. Este ano, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). 

A população já pode buscar atendimento na rede municipal de saúde, onde estarão disponíveis as seguintes vacinas: hepatite B, penta, poliomielite inativada, poliomielite oral, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, DTP, hepatite A, antitetânica, dTpa e HPV. 

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 de setembro.

Por: Salatiel de Souza

Unidade de Saúde São João é referência para realização do Teste do Olhinho

14.setembro.2017

 

Resultado de imagem para teste do olhinho

Exame realizado em forma rotineira nas três maternidades municipais de Natal, o teste do olhinho pode ser feito ainda na unidade básica de saúde São João, localizada na Avenida Romualdo Galvão, no Tirol. Essencial para o diagnóstico de doenças visuais e cegueira em recém-nascidos, ele deve ser realizado logo após o nascimento e em outras quatro vezes até o 25º mês de vida da criança. 

A coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Isabel Lima, explicou que além das maternidades municipais, a UBS São João é referência municipal para a realização do teste do olhinho, com uma pediatra especialista que atende todas as quartas-feiras, pela manhã. 

“Temos uma profissional capacitada para o exame, para atender a todas as crianças que necessitem fazer o teste do olhinho. Por ser um exame fundamental para a saúde visual da criança, é muito importante que ele seja feito dentro do período recomendado”. 

O teste do olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, deve ser feito por um médico pediatra de forma rápida e fácil, com um aparelho chamado oftalmoscópio direto, semelhante a uma lanterna, com o qual o pediatra observa o reflexo das pupilas do bebê. O ideal é que elas reflitam tons de vermelho, laranja ou amarelo quando sadias. 

Se os reflexos forem esbranquiçados ou inexistentes, é indício de uma alteração da visão. Nestes casos, em que é identificada algum problema que comprometa a visão no futuro, a criança é encaminhada para o tratamento e correção do problema.

Por: Salatiel de Souza

Alunos da Escola Municipal Vereador José Sotero são premiados em Concurso de Redação

14.setembro.2017

A Escola Municipal Vereador José Sotero comemora a classificação de três alunos na etapa regional do 6º Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho. Os estudantes, o professor orientador e a escola serão premiados na tarde desta sexta-feira (15) às 13h30, em uma cerimônia que vai ser realizada na própria unidade de ensino. O certame é promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

A estudante Samira Inês Eloisa Alves Incitti, 13, venceu na categoria Redação 1 e vai receber um tablete, um troféu e certificado. Andriele Amídio de Araújo, de 13 anos, classificada em 2º lugar, e Rayane Gabrielly Sousa da Silva, de 13 anos, que obteve a 8º colocação na etapa regional do certame, receberão medalhas e certificados. O professor orientador Wesley Rodrigo Pedroza da Silva, e a Escola Municipal Vereador José Sotero serão agraciados com troféu e certificado. Outras três instituições de ensino localizadas no Rio Grande do Norte foram classificadas.

O concurso de redação e desenho da Abracopel foi lançado em 2012 com o propósito de “estimular crianças e jovens a desenvolver um pensamento de segurança no uso da eletricidade e sua cidadania”. Podem se inscrever alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além dos matriculados nos colégios do Sistema S. A fase regional é realizada no Rio Grande do Norte em parceria com o Grupo Neoenergia - Cosern.

A Abracopel é uma associação fundada em 2005 por profissionais da área preocupados com ospotenciais riscos relacionados aos serviços, instalações e uso da energia elétrica. Isenta de ligação com empresas do setor, a entidade tem o objetivo de “organizar e desenvolver conceitos de segurança e técnicas de controle seguro do risco em instalações e serviços com eletricidade”. 

Por: Salatiel de Souza

População se beneficia com ação de saúde praia de Ponta Negra

14.setembro.2017

Dezenas de pessoas foram beneficiadas pelo primeiro dia do projeto Saúde na Praia – Edição Primavera, realizado pela Unidade de Saúde de Ponta Negra na manhã desta quinta-feira (14), na orla da praia de Ponta Negra. 

A ação, que teve início às 8h, já somava mais de 60 atendimentos por volta das 9h30, com turistas e natalenses aproveitando para checar a pressão arterial, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e vacinas contra tétano e hepatite B para adultos. 

O comerciante Cláudio José, que trabalha na região, foi um dos que aproveitou os serviços. “Com a correria que temos no dia a dia, muitas vezes acabamos não dando muito tempo para a nossa saúde. Uma ação como essa ajuda bastante. Parei o trabalho por um tempinho para checar como estavam as taxas”. 

O projeto também desenvolveu abordagens sobre a prevenção do câncer infantojuvenil, do suicídio e sobre a doação de órgãos. O gaúcho Fernando Oliveira, que passa férias em Natal, destacou a importância da ação. “É sempre bom ficar informado sobre essas campanhas, pois acabamos levando a informação para os nossos familiares. No caso da prevenção ao suicídio e ao câncer, por exemplo, também nos ajuda a identificar se alguém próximo apresenta os sintomas”. 

O Saúde na Praia segue até esta sexta-feira (15), com a estrutura montada próximo ao quiosque 7. 

Por: Salatiel de Souza

Guarda Municipal retoma Ronda de Proteção Escolar com novas viaturas de patrulhamento

14.setembro.2017

As escolas municipais da capital voltam a ganhar um aparato maior na área de segurança com a retomada da Ronda de Proteção Escolar (Rope) realizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN). O patrulhamento preventivo desenvolvido pela GMN foi reativado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), nessa quarta-feira (13), com o reforço de quatro novas viaturas modelo Renault Duster. A ação vem sendo aplaudida pela comunidade escolar municipal.

O trabalho de segurança pública, realizado com o pagamento de diárias operacionais a guardas municipais que se encontram de folga do serviço regular, atende 146 escolas e centros de educação infantil mantidos pela Prefeitura e distribuídos nas quatro zonas administrativas de Natal. A ação consiste em dificultar e inibir que alunos, professores, servidores e familiares dos estudantes venham a ser vítimas de roubos na entrada ou saída das escolas, como também combater o tráfico e o consumo de entorpecentes em áreas situadas nas adjacências das unidades escolares.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que a comunidade escolar recebeu com alegria a reativação do patrulhamento do Rope. “Servidores da educação e estudantes vieram tirar fotos com os guardas municipais demonstrando a satisfação de ver o serviço retomado. O Rope da Guarda Municipal tem uma aprovação imensa da comunidade escolar como um todo. É um serviço que garante que as atividades pedagógicas municipais funcionem com segurança 24h”, comentou.

Um ponto importante lembrado pelo secretário da Semdes, João Paulo Mendes, é que o patrulhamento do Rope beneficia não somente a comunidade escolar, mas também as pessoas que residem próximo às escolas, além das áreas públicas circunvizinhas a essas unidades, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esportes. “A prefeitura entende que a segurança na escola e no seu entorno é importante para o funcionamento das atividades educacionais e o Rope vem mostrando um trabalho sério, integrado e elogiado”, disse.

 

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura economiza verbas e consegue alavancar projetos em diferentes regiões de Natal

14.setembro.2017

Em tempos de recessão econômica e falta de verbas para serviços básicos em municípios de todo o Brasil, a Prefeitura do Natal conseguiu economizar mais de R$ 6 milhões, valores destinados as obras de recapeamento asfáltico dos corredores turísticos da cidade, drenagem e pavimentação de ruas e serviços para a Copa do Mundo e, com isso, utilizar essa verba remanescente em serviços espalhados pelos quatro cantos da capital.

De acordo com o secretário Tomaz Neto, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), as verbas federais, via ministérios da Cidade e do Turismo, tiveram pleno êxito nas obras originalmente planejadas. “Conseguimos promover o recapeamento dos nossos corredores turísticos, drenagem e pavimentação de ruas nas zonas Norte e Oeste e urbanização das praias das regiões Sul e Leste. Tudo o que foi planejado pela Prefeitura, foi executado em sua plenitude. Mas tivemos muito cuidado com essa verba e, graças a nossa equipe de projetistas e técnicos, conseguimos economizar e temos hoje um saldo remanescente de mais de R$ 6 milhões. E é com essa verba economizada que estamos tocando novos serviços na cidade”, explicou Tomaz Neto.

Umas dessas melhorias já entregues à população é o campo de futebol society, reformado e com gramado novo, na Praia do Forte. “Fora esse belo patrimônio para os esportistas da região Leste, também estamos concluindo com a verba a quadra de esportes da praia do Forte. Estamos promovendo melhorias em escadarias e rampas de acesso as praias de Ponta Negra, Areia Preta, Meio e Forte”, explicou o secretário de Obras.

Drenagem e asfalto
Com a verba economizada das parcerias com o Governo Federal, a Prefeitura do Natal também está promovendo a drenagem (com a substituição de toda tubulação) da rua Santa Luzia, uma das principais do bairro de Igapó, na zona Norte. “O problema com a rede de drenagem na rua Santa Luzia é crônico a Semov sempre faz intervenções naquela rua. Com a obra que promoveremos, no valor de R$ 1 milhão, substituiremos toda a velha tubulação da rede de drenagem e daremos um ponto final nos problemas existentes na via”, ressaltou Tomaz Neto.

Outra boa notícia virá no dia 22. Nesta data, a Secretaria de Obras Públicas reinicia os serviços do trecho final do recapeamento da avenida Ayrton Senna, compreendido entre a Av. das Alagoas e a Engenheiro Roberto Freire.

De acordo com o secretário Tomaz Neto, os serviços deverão durar vinte dias. “Com muito esforço, a Prefeitura do Natal conseguiu economizar R$ 800 mil reais de uma licitação que fizemos para recapear 11 avenidas dentro do chamado corredor turístico da cidade. Por isso, investiremos R$ 380 mil no recapeamento do trecho final da Av. Ayrton Senna, uma das principais da zona Sul”, explicou.

Logo depois da Av. Ayrton Senna, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Semov, promoverá a licitação para recapear a rua Regulo Tinôco, no Barro Vermelho. “Essa rua também será tocada com os recursos que sobraram desse processo que resultou no recapeamento asfáltico de 11 avenidas. Espero iniciar essa obra o mais depressa possível, dando assim, uma maior tranquilidade aos motoristas que trafegam por aquele setor da zona Leste. Graças aos esforços de toda a equipe da Semov, conseguiremos tocar todas essas obras sem nenhuma contrapartida da Prefeitura”, finalizou o secretário Tomaz Neto.

Por: Salatiel de Souza

Complexo de Brasília Teimosa será referência para prática esportiva

14.setembro.2017

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) iniciou na última quarta-feira (13) a instalação da grama sintética no campo de futebol society de Brasília Teimosa, Zona Leste de Natal. A praça esportiva da Prefeitura do Natal é uma inovação que reúne tecnologia de ponta e vai trazer inúmeros benefícios à comunidade pela prática esportiva. Com previsão de entrega no segundo semestre de 2017, o equipamento já é considerado referência.

A obra de revitalização, retomada neste mês, pretende recuperar também a quadra poliesportiva que integra o complexo. "Temos um complexo esportivo muito atrativo e importante para a nossa cidade, tanto pela localização na praia, quanto na qualidade da estrutura que está sendo implementada", ressalta a Secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra.

O Campo de Futebol Society de Brasília Teimosa será o primeiro da cidade a possuir grama sintética. Além de garantir baixo custo de manutenção, também viabiliza economia de água e perfeita condição de uso o ano inteiro. O alto padrão de qualidade também está no alambrado, revestido com material especial que dificulta oxidação em área litorânea.

Segundo o presidente do Centro Desportivo de Brasília Teimosa, Antônio Neto, os moradores estão gostando da novidade. "O nosso campo e a nossa quadra vão ser de primeira linha, ideal para as crianças das nossas escolinhas de futebol treinarem. A gente não vê a hora de poder jogar. A comunidade está muito ansiosa e satisfeita com o andamento da obra", afirma.

O Centro Desportivo de Brasília Teimosa possui estrutura com campo para prática de futebol e quadra multiesportes, com possibilidade de atender modalidades como vôlei e basquete. Em suas adjacências também é possível praticar cooper e ciclismo. Quando a obra estiver finalizada, será um centro de referência para diversas práticas esportivas.

Por: Salatiel de Souza

Morro Branco e Parque das Dunas recebem operação tapa buraco nesta quinta-feira

14.setembro.2017

Nesta quinta-feira (14), os bairros de Morro Branco e Parque das Dunas recebem os serviços da operação tapa buraco, da Prefeitura do Natal, executados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o secretário adjunto de Conservação da Semov, Walter Fernandes Neto, as equipes estão hoje com aplicação de asfalto em trechos das ruas Praia de Areia Branca, em Ponta Negra, e Mar do Sul, no Parque das Dunas. “Fora isso, também estamos na avenida Solange Nunes, em Cidade Nova, na zona Oeste”, explicou o adjunto da Secretaria de Obras.

Os serviços desta quinta-feira continuam com manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos nas ruas Bela Vista, em Cidade Nova, Monte Calmo, no Pirangi. “E também com a limpeza de galeria na rua Raniere Mazile, no Bom Pastor”, ressaltou Walter Fernandes Neto.

Vicente Farache
Os serviços desta quinta-feira serão finalizados com a manutenção da rede de drenagem da avenida 06, na Cidade da Esperança, e ruas José Francisco de Souza e Gipse Montenegro, em Capim Macio. “E fechamos o dia com o serviço na rua Vicente Farache, uma das principais do Morro Branco”, finalizou Walter Fernandes Neto.

 

Por: Salatiel de Souza

Sala de Exposições com artefatos históricos de Extremoz é aberta à população

13.setembro.2017

A população de Extremoz e quem visita a cidade agora tem a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem na História. A Prefeitura inaugurou, durante a abertura da Semana do Agosto da Cultura, iniciada  dia 28 do mês passado, a Sala de Exposições, na Fundação Aldeia do Guajiru. O local contém objetos que datam dos séculos XVIII e XIX e que fazem parte da história da cidade.

Na sala de exposições os visitantes podem ver as canoas indígenas Extremoz I e II, que foram encontradas em 2013 no fundo da Lagoa, quando o nível da água baixou em razão da seca. Estima-se que a primeira canoa tenha 270 anos e a segunda 210 anos.

O sino com brasão de Portugal, possivelmente o último usado na antiga Igreja de São Miguel Arcanjo, também está em exposição para os visitantes. Além disso, a pedra da fundação da antiga cadeia de Extremoz, cópias de documentos históricos, fotos antigas, as correntes encontradas com as canoas, pedaços de louças e cerâmicas portuguesas e francesas dos séculos XVIII e XIV, chaves antigas, pontas de lanças, entre vários outros artefatos históricos.

“Extremoz tem uma riqueza histórica preciosa. A população almejava ter acesso a tudo isso e a Prefeitura, através da Fundação de Cultura, vem atender a esse anseio. É importante este resgate religioso, histórico e cultural, pois assim conseguimos tirar das páginas dos livros e dar a visibilidade devida aos fatos. Isso ressalta a importância que o nosso município tem desde o período da colonização para o Estado do Rio Grande do Norte”, disse a presidente da Fundação de Cultura, Elane Ferreira.

A Fundação Aldeia do Guajiru fica localizada ao lado das ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, local que conta muito sobre a passagem dos jesuítas em terras potiguares e que foi considerado pelo historiador Luís da Câmara Cascudo como a mais bela igreja colonial do Rio Grande do Norte. Perto das paredes da igreja é possível ver ainda as ruínas da casa dos jesuítas, o pelourinho e o cruzeiro, símbolo do cristianismo.

A Sala de Exposições fica aberta permanentemente para a população em geral. Escolas e outras instituições precisam fazer um agendamento através do telefone (84) 99432-8338. O horário de funcionamento da Fundação é das 9h ao meio dia e das 14h às 17h.

Fotos: Canindé Santos

Por: Salatiel de Souza

Câmara Municipal homenageia 300 anos do bairro das Quintas

13.setembro.2017

A Câmara Municipal de Natal (CMN) realizou, na noite desta segunda-feira (11), uma sessão solene em homenagem aos 300 anos do bairro da Quintas, que é comemorado este mês. A proposição da sessão foi uma iniciativa conjunta do presidente da Casa Ney Lopes Jr. (PSD) e dos vereadores do PMB, Robson Carvalho e Dinarte Torres.

O presidente Ney Júnior lembrou que a Câmara Municipal, em legislaturas recentes, teve dois presidentes que vieram da localidade homenageada. “É um dos bairros mais tradicionais da cidade. Como presidente da Câmara é uma honra poder homenagear os quase 26 mil moradores das Quintas. Bairro esse que tem dois ex-presidentes: o ex-vereador Edivan Martins e o hoje deputado estadual Albert Dickson”, destacou.

As importâncias geográfica e esportiva do território para a cidade foram lembradas pelo vereador Robson Carvalho (PMB). “300 anos não são 300 dias. Estamos aqui celebrando um dos bairros mais importantes da cidade, ponto de ligação da Zona Norte com a Zona Sul. É um bairro que tem uma grande importância para nosso município. Como representante do esporte, não posso me esquecer do nosso campeão mundial do UFC, Renan Barão, que traz consigo toda força do povo das Quintas”, discursou.

Para o parlamentar Dinarte Torres (PMB), o plenário da CMN com todos os assentos ocupados é reflexo da relevância da localidade para toda a cidade. “Tivemos uma sessão lotada. Não tinha mais nenhuma cadeira pra sentar. Isso é aprova de quanto o bairro das Quintas é importante para Natal”, enalteceu.

Quintas, localizado na zona Oeste de Natal, foi oficializado bairro em 30 de Setembro de 1947, pela lei municipal 251. O nome vem desde o século XVIII e deriva de quando a região era formada por granjas e sítios e, entre eles, a Quinta Velha. Atualmente, quase 26 mil natalenses residem lá.

 

Por: Salatiel de Souza

REFIS: Ação da Tributação leva estande à praça e oferece descontos de até 90%

13.setembro.2017

A Prefeitura de Extremoz, através da Secretaria de Tributação inicia a partir desta terça-feira (12) uma ação para renegociação de dívidas através do REFIS 2017. Até a próxima sexta-feira (15) um estande da secretaria estará colocado na praça do Conjunto Estrela do Mar, no centro de Extremoz, para receber a população.

O estande ficará na praça a partir das 8h até o meio dia, para que a população possa negociar diretamente com a equipe da Secretaria de Tributação. A Semut está oferecendo descontos de até 90% em juros e multas referentes a dívidas dos anos anteriores.

O secretário de Tributação de Extremoz, Leandro Guimarães, destaca a grande oportunidade para quem possui débitos com o município. “Não só dívidas de IPTU, mas também outros tipos de débitos. A população pode procurar o estande da secretaria na praça do conjunto Estrela do Mar e negociar, podendo obter um desconto de até 90%. É realmente uma grande oportunidade para regularizar a situação e deixar o imóvel em dia”, disse o secretário.

Foto: Canindé Santos

Por: Salatiel de Souza