Trabalhadores poderão receber contas inativas do FGTS fora do prazo

19.julho.2017

Com prazo final no dia 31 de julho, os trabalhadores que não conseguirem tirar dinheiro das contas inativas do FGTS poderão receber após a data limite.

No entanto, segundo informações do Dia, a opção só será possível para aqueles que tiverem problemas que dependam exclusivamente da Caixa Econômica Federal.

Segundo o banco, não haverá ampliação da data para situações alheias à instituição, como empregadores que não depositaram o valor do prazo.

Para que o dinheiro das contas inativas seja liberado, o trabalhador deve ir a uma agência da Caixa até o fim do mês. O beneficiário que solicitar o saque do saldo até o prazo será atendido normalmente.

Por: Salatiel de Souza

Bonner responde seguidora que pergunta sobre 'nova namorada'

19.julho.2017

Na volta de William Bonner às redes sociais, o jornalista mostrou que mantém o senso de humor afiado de sempre. Depois de postar várias fotos no Instagram, incluindo um close do seu sorriso, Bonner teve que responder a uma pergunta indiscreta de uma fã.

"Bom dia, William, quando vai apresentar a nova namorada?", perguntou a mulher. O jornalista, aproveitou para ironizar um pouco: "Me deixa ver aqui na minha agenda. Que dia seria bom para você?", perguntou ele.

Bonner não assume um namoro publicamente desde o fim do seu casamento de 26 anos com Fátima Bernardes. O jornalista, entretanto, já foi visto em diversos momentos com a fisioterapeuta Natasha Dantas, apontada por muitos como namorada do apresentador do Jornal Nacional.

Por: Salatiel de Souza

Neymar conversa com brasileiros do PSG e assusta o Barcelona

19.julho.2017

A especulação de Neymar no PSG ganhou força com o próprio jogador. Em mensagens a Daniel Alves, o aviso foi para que não acertasse a transferência para o Manchester City, e sim, uma proposta do PSG. A confidência vazou quando o atacante passou a falar frequentemente sobre o destino com outros brasileiros do clube francês como os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, o ex-lateral esquerdo, e agora diretor esportivo do PSG, Maxwell.

Para os brasileiros do PSG, o tom de Neymar vem ficando mais animador. Uma conversa sobre a troca de clube era mantida há mais de dois meses, em tom mais ameno, que, nesta quarta, se tornou bem mais sério. Os jogadores, entretanto, ainda não foram avisados de qualquer movimentação oficial entre a cúpula do clube francês e Neymar.

Uma "panela brasileira" é o discurso usado para Neymar, animando os jogadores do time francês. Além dos companheiros de seleção Thiago Silva, Marquinhos e Daniel Alves, o PSG também conta com Lucas Moura, outro que carrega intimidade com Neymar pela convivência nas seleções brasileira de base.

A diretoria do Barcelona ainda procura externar confiança sobre a permanência do craque. O problema foi que o jogador também falou sobre saída ao PSG com os companheiros do clube, e assim, amedrontou os dirigentes.

A reportagem apurou que André Cury, que representa os interesses do Barcelona no Brasil, esteve com Neymar nesta terça-feira em Ibiza, sentando na mesa do atacante em um hotel na ilha espanhola. Pessoas próximas ao jogador dizem que Cury e o clube catalão tentam apagar o incêndio e manter o brasileiro na Espanha.

O episódio é bem semelhante ao do ano passado quando o estafe de Neymar aceitou oferta salarial do PSG e o jogador topou a transferência. Só que o Barcelona atendeu exigências contratuais, tais como aumento e comprometimento de pagamento de multa em caso de condenação por fraude fiscal por conta do caso Santos/DIS/Barcelona. Na ocasião, também pesou o desejo pessoal do jogador em seguir no clube catalão.

No cenário atual, amigos de Neymar dizem que o jogador tem receio que sua carreira acabe estagnada no Barcelona, seguindo como a sombra de Lionel Messi. Recentemente, o argentino teve aumento salarial e renovou contrato com o clube até junho 2021 com multa de 300 milhões de euros.

Já por parte dos jogadores brasileiros do PSG a informação é de que Neymar espera mais reforços ao clube. A contratação de Daniel Alves foi o primeiro grande passo. A manutenção do meio campo italiano Marco Verratti também faz parte do projeto por um elenco forte.

Neymar avalia que caso conquiste a Liga dos Campeões pelo PSG a chance de ganhar o Bola de Ouro, o prêmio de melhor jogador do mundo, é enorme. Já a visão atual do jogador no Barcelona é de que somente com a conquista da Copa do Mundo de 2018 com a seleção brasileira tornaria isso capaz.

Internamente no Barcelona, o valor da multa de Neymar é visto como impagável. Ele teve aumento no mês passado ao passar de 200 para 222 milhões de euros por conta de uma cláusula de proteção do clube. O pensamento é o de que o brasileiro tem que ter valor maior a cada ano por conta de uma prevista queda física de Messi -recém cumpriu 30 anos de idade.

O contrato de Neymar é valido até 2021 e atinge o auge da multa em 2019 com o valor de 250 milhões de euros.

De momento, Neymar cumpre os compromissos com o Barcelona. Na manhã de quarta-feira treinou no clube e em seguida seguiu viagem aos Estados Unidos com o elenco para a disputa de três amistoso de pré-temporada (contra Juventus, Manchester United e Real Madrid).

VERSÕES OFICIAIS

A posição oficial do Barcelona continua a mesma. O clube nega a transferência e passa uma visão de tranquilidade nas entrevistas, garantindo que Neymar seguirá no clube. Nesta quarta-feira, o presidente Josep Bartomeu, comentou aos jornalistas presentes no embarque do time que não há ameaça de saída do brasileiro.

Já a assessoria de imprensa de Neymar respondeu à reportagem dizendo "não ter conhecimento" sobre a troca de mensagens de Neymar aos jogadores do PSG falando sobre a ida para o clube francês.

Com informações da Folhapress.

Por: Salatiel de Souza

Governo pode anunciar aumento de impostos nesta quinta

19.julho.2017

Apesar do crescimento de 0,77% da arrecadação no primeiro semestre deste ano, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles admitiu que o governo está propenso a aumentar os impostos para cobrir o rombo nas contas públicas do país.

Em entrevista ao programa da jornalista Míriam Leitão na "Globo News", o ministro afirmou que vários setores da administração pública estão deficientes por falta de verba e que o governo busca o equilíbrio das contas públicas. "Ajuste fiscal a gente sabe que é importante, mas o governo tem que continuar funcionando", disse Meirelles.

A decisão será tomada na tarde desta quarta-feira (19) e deve ser anunciada na quinta, no mesmo dia da divulgação do relatório bimestral de receitas e despesas.

Por: Salatiel de Souza

Lula é notificado sobre sentença e terá 8 dias para apresentar recurso

19.julho.2017

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (19) uma notificação do juiz federal Sérgio Moro, sobre a sentença que o condenou por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Como explica o G1, a defesa do petista terá oito dias para apresentar recurso à Justiça.

Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por ter recebido propina da empreiteira OAS.

Moro afirma na sentença que o petista foi beneficiado com um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista. O imóvel seria entregue ao ex-presidente como contrapartida por contratos fraudulentos que a empreiteira firmou junto à Petrobras.

Por: Salatiel de Souza

Governo começa a entregar cargos por votos contra denúncia de Temer

19.julho.2017

O governo de Michel Temer começou nesta quarta-feira (19) a promover as primeiras trocas de cargos para garantir votos no plenário da Câmara contra a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), segundo a qual o presidente cometeu crime de corrupção passiva no exercício do cargo.

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta traz uma exoneração para punir traição e, segundo a reportagem apurou, três nomeações de indicados por apoiadores de Temer.

Como a Folha de S.Paulo informou, foi publicada a exoneração de Thiago Martins Milhim do cargo de diretor do departamento de administração da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Trata-se de uma punição à deputada Renata Abreu (Podemos-SP), que votou contra Temer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, na semana passada.

Por outro lado, o PSC, partido de André Moura (SE), líder do governo no Congresso, foi agraciado com a nomeação de dois indicados para ocupar diretorias da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência): Matheus Belin e Antônio Ricardo de Oliveira Junqueira.

Auxiliares de Michel Temer informaram que também foi nomeado um indicado do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Na enquete promovida pela Folha de S.Paulo, ele consta como indeciso sobre como se manifestará em relação à denúncia contra Temer.

Roberto Postiglione de Assis Ferreira Junior foi nomeado para o cargo de diretor de planejamento e avaliação da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

A base aliada do governo vinha pressionando o Palácio do Planalto desde a semana passada, logo após a aprovação do parecer favorável a Temer, para que se começasse a distribuir os cargos dos traidores aos que se mantiveram fiéis.

No início da semana, o entendimento do governo era que se deveria segurar as retaliações, na expectativa de virar votos para a decisão final.

Em conversas reservadas, o peemedebista avaliou que, diante do momento delicado, o Palácio do Planalto deveria continuar negociando com os parlamentares governistas, mesmo com aqueles que votaram pelo prosseguimento da acusação na CCJ. Por isso, somente o Podemos foi punido até o momento. Com informações da Folhapress.

Por: Salatiel de Souza

Lula organiza atos públicos para contestar sentença de Sérgio Moro

18.julho.2017

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado recentemente a nove anos e meio de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro, planeja uma série de atos públicos pelo país para contestar a sentença no caso do triplex no Guarujá.

De acordo com o jornal O Dia, o petista prevê que os eventos reúnam juristas, intelectuais e artistas. Os eventos serão chamados de “ato pela defesa do estado de direito”.

A expectativa é de que o primeiro ato seja no Instituto Lula, em São Paulo, na sexta-feira (21). No Rio, o ato deve acontecer no Centro, no dia 4 de agosto, embora ainda não haja local definido.

Por: Salatiel de Souza

Governador assina cessão de prédios e do terreno para o Terminal Pesqueiro de Natal

18.julho.2017

O governador do Estado, Robinson Faria, assina nesta quarta-feira (19), às 11h30, na Governadoria, quatro contratos de cessão que beneficiarão diretamente a população do Rio Grande do Norte.

Serão assinados os contratos de cessão de terreno para o Centro Cultural Adjunto Dias, em Caicó; do antigo prédio da DRT, para instalação de uma nova unidade do ITEP; de um termo aditivo de cessão provisória dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) em 14 municípios; e, por fim, será assinado o termo aditivo de cessão do terreno da Marinha para instalação do Terminal Pesqueiro de Natal, o que permitirá a conclusão da obra.  

 

Por: Salatiel de Souza

Programa do Governo em parceria com supermercados deixará consumidor mais atento à validade dos produtos

18.julho.2017

 

O Governo do Estado lançou, na tarde de hoje, 18, a campanha “De Olho na Validade”. O projeto, fruto de parceria entre o Procon e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), estimula o consumidor a ficar mais atento às datas nos rótulos e penaliza o comércio que mantiver produtos vencidos em suas prateleiras.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), no Alecrim.

“Os direito do consumidor estão sendo fortalecidos em nossa gestão. Está é uma parceria de modernidade, na qual o público e o privado se encontram para defender a população”, disse o governador após assinar o termo de cooperação que subsidia o programa.

A campanha funciona do seguinte modo: o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras do supermercado participante levará, gratuitamente, um produto igual, próprio para consumo. A iniciativa entrará em vigor em agosto próximo.

Para Cyrus Benavides, diretor do Procon estadual,a medida vai propiciar o fortalecimento de uma postura correta dos supermercados e de mais atenção dos consumidores. “A advertência, a educação e a prevenção são muito mais eficazes que a multa. Por isso, hoje cerca de 80% de nossas visitas são de advertência”, afirmou o diretor do Procon, Cyrus Benavides.

“Hoje, com a assinatura deste convênio, estamos atendendo dois grandes objetivos: aproximarmo-nos dos órgãos fiscalizadores e fazer um trabalho preventivo nos supermercados”, assinalou o diretor presidente da Assurn, Luiz Moura.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, lembrou que os consumidores estão para os supermercados, assim como os empregados para os empregadores. “Um não existe sem o outro e este projeto só reforça essa máxima”.

REGRAS

A medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso já tenha efetuado a compra, passa a vigorar o Código de Defesa do Consumidor, que garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor perante a apresentação da nota fiscal.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Se o produto substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença.

Por: Salatiel de Souza

Com 180 atletas, IFRN participa dos Jogos dos Institutos Federais

18.julho.2017

Após o sucesso da 6ª edição dos Jogos Intercampi da Instituição, realizado no Campus Currais Novos, que movimentou o Seridó, é hora de invadir o Ceará. O Centro de Formação Olímpica de Fortaleza será a arena das disputas da Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais.

Desta terça, 18, até o dia 23 de julho, 180 estudantes dos campi Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Lajes, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros e São Paulo do Potengi competirão em 11 modalidades. Todos os IF’s do Nordeste estão enviando atletas aos jogos.

Para Dário Maia, coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelos jogos, o esforço é válido e gratificante: “Nós estamos preparando esses jogos há mais de três meses. Junto à Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) conseguimos articular recursos e, assim, levaremos nossas delegações para participar de todas as modalidades em disputa”, disse.

 

Viagem

O Grupo de Trabalho organizou uma reunião prévia entre professores, atletas e seus responsáveis. Durante o encontro, o professor Arnóbio Araújo, diretor-geral do Campus Natal-Central, tranquilizou aos pais: “temos um ótimo histórico de viagens a jogos: fomos a Foz do Iguaçu, Belém do Pará e Brasília, por exemplo. Lugares longe e nossas delegações sempre tiveram comportamento exemplar”,

Para enfrentar os quase 600 km em pouco menos de 10h, contando com as paradas, cinco ônibus e uma van seguem para o Ceará. Na terça saem professores, técnicos e as seleções de Handebol, Vôlei (de quadra e de areia), Tênis de Mesa, Basquete, Xadrez, Futebol e Futsal; na quarta seguem o Judô e a Natação; na quinta, por fim, é a vez do Atletismo. Com paradas em Ipanguaçu e Mossoró, pelo caminho o grupo ainda vai pegar estudantes das equipes dos campi da Região Oeste do RN.

 

Brasileiro

Durante a reunião, a professora Gizelda Maia falou sobre a importância de cada etapa dos jogos: “cada reunião dessa é um degrau de uma escada que a gente está subindo. Tivemos, para chegarmos a essa reunião e viajarmos para Fortaleza, duas etapas do Intercampi. Ontem o nosso objetivo era a Regional; hoje o objetivo é ser campeão da Regional para ir para o Brasileiro, que será em Poços de Caldas, em outubro. Para que se alcance esse objetivo, temos de traçar metas e estar focados”, finalizou Gizelda, que está à frente das equipes do Vôlei

Para acompanhar as disputas e resultados da Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais fique atento as nossas redes sociais e ao Portal do IFRN. 

Por: Salatiel de Souza

Emissão de identidade tem horário ampliado nas Centrais do Cidadão de Natal

18.julho.2017

A partir desta quarta-feira (19), o atendimento para emissão de carteira de identidade na Central do Cidadão do Via Direta terá horário ampliado, passando a funcionar das 9h até as 19h. Esse serviço era oferecido até as 14h30.

Na Central do Cidadão do Alecrim, o horário também será ampliado: para primeira via, o atendimento será das 7h às 17h e para segunda e terceira vias, das 7h às 14h.

 

Segundo o coordenador das Centrais, Clênio Maciel, essa ampliação no horário de atendimento faz parte de uma série de mudanças realizadas pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) para melhorar o atendimento aos usuários.

Por: Salatiel de Souza

Tite diz que seleção está aberta: ‘Ainda há tempo para todo mundo’

18.julho.2017

Técnico da seleção brasileira, Tite despistou ao ser questionado por jornalistas se foi ao Engenhão, na noite desta segunda-feira (18), para acompanhar a partida entre Botafogo e Sport - vencida pelo time carioca por 2 a 1 -, que fechou a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a intenção de observar algum jogador em especial. Tite destacou a importância para as suas análises de ver as equipes nos estádios.

"É muito diferente poder assistir a um jogo ao vivo, no estádio, sentindo a atmosfera e podendo analisar toda a movimentação, não apenas números frios. Não venho com a ideia preconcebida de ver jogador A ou B, venho ver o que o jogo tem a mostrar e o desempenho dos atletas em geral", destacou o treinador.

Tite, que assistiu a partida das cabines de imprensa do estádio, acompanhado do preparador físico Fábio Mahseredjian, que atua na seleção brasileira, deixou claro que ainda há oportunidades para jogadores que atuam no Brasil na montagem da equipe que disputará a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Inclusive no gol, citando o retorno aos gramados de Jefferson, após um longo afastamento, de um ano e quatro meses, devido à uma grave contusão no braço.

"Ainda há tempo para todo mundo. Mas é preciso manter uma regularidade e uma sequência de jogos, não apenas jogar bem durante 15 dias. (Sobre Jefferson) O mais importante é ver o atleta com saúde, o alto nível tem essa exigência para poder desempenhar tecnicamente. A qualidade técnica dele, assim como a do Gatito (que foi titular na ausência de Jefferson), é inquestionável. O Jair (Ventura, treinador do Botafogo) está com um bom problema", brincou Tite, que também pôde acompanhar de perto o atacante Diego Souza, do Sport, que recentemente recebeu chances com ele na seleção.

O comandante do Brasil terá ainda pela frente mais quatro jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial da Rússia. Classificado antecipadamente à Copa, o Brasil lidera o qualificatório com 33 pontos.

O próximo compromisso do Brasil pelas Eliminatórias será em 31 de agosto, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, diante do Equador. Depois, o selecionado nacional enfrentará Colômbia (fora), Bolívia (fora) e Chile (em casa). Com informações do Estadão Conteúdo.

Por: Salatiel de Souza

Tesouro eleva teto de gastos e deficit primário após incluir Fies

18.julho.2017

O teto de gastos federais para 2017 subirá R$ 7 bilhões por causa de uma mudança na forma de registrar despesas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A mudança também aumentará o déficit primário -resultado negativo das contas do governo sem o pagamento de juros da dívida pública- do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central).

O impacto sobre o resultado primário só será divulgado no fim da semana, quando o governo divulgará a programação do Orçamento para este ano. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, a nova contabilidade melhorará a transparência da execução do orçamento.

"Todo o ajuste será feito agora e estamos dando um passo importantíssimo em direção à transparência das contas públicas. Estamos pegando algo que era escondido e revelando dentro das estatísticas do Tesouro Nacional, mas era já mostrado pelo Banco Central", explicou.

Até agora, a concessão de financiamentos do Fies não impactava o resultado primário "acima da linha", apurado pelo Tesouro Nacional e que leva em conta a execução do Orçamento em tempo real, porque o programa era classificado no Orçamento como despesa financeira.

Os financiamentos, no entanto, apareciam nas estatísticas "abaixo da linha", registradas pelo Banco Central, que registram a variação de endividamento dos entes públicos e não sofreram mudanças no novo sistema.

Pela nova metodologia, os financiamentos concedidos sem o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Estudantil, que cobre 90% dos calotes de mutuários inadimplentes, serão registrados nas estatísticas do Tesouro como a diferença entre os desembolsos pelos bancos e os pagamentos pelos mutuários.

Em relação aos financiamentos cobertos pelo fundo garantidor, 10% serão registrados como a diferença entre desembolsos e pagamentos. Os 90% restantes com a garantia do fundo serão registrados da seguinte forma: volume de desembolsos multiplicado pela taxa média de inadimplência nas operações do Fies, que chegou a 16,4% no ano passado.

Em 2016, a diferença entre as estatísticas do Tesouro e do Banco Central chegou a R$ 8,94 bilhões. Com a nova metodologia, a diferença cairia em R$ 7,04 bilhões, para R$ 1,89 bilhão.

O déficit primário do Tesouro Nacional subiria de R$ 154,255 bilhões para R$ 161,298 bilhões. A estimativa de impacto sobre o resultado primário para 2017 só será divulgada no Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, que será publicado pelo Ministério do Planejamento até sexta-feira (21).

Em relação ao teto de gastos, a diferença de R$ 7 bilhões será incluída nos gastos de 2016. Isso porque o limite de despesas deste ano equivale aos desembolsos do ano passado mais 7,2%. Com a mudança, o limite para 2017 subiu de R$ 1,302 trilhão para R$ 1,309 trilhão.

A mudança de estatística aumentará o déficit primário do Governo Central e as novas despesas, esclareceu a secretária, Ana Paula Vescovi. Como, no Fies, o estudante só paga os financiamentos depois de se formar, as despesas do programa antigo continuarão a impactar o resultado primário do Governo Central, mas em grau menor porque os programas estão vencendo.

A mudança, no entanto, não dificultará o cumprimento da meta de déficit de R$ 139 bilhões porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias leva em conta as estatísticas do Banco Central.

Na nova versão do Fies, que entrará em vigor no próximo ano, o único impacto fiscal do programa serão os aportes do Ministério da Educação pelos próximos quatro anos no fundo garantidor do programa.

Os futuros financiamentos não afetarão o resultado primário porque o risco de calote será assumido pelas instituições de ensino e pelos bancos que operam as linhas de crédito. Com informações da Folhapress.

Por: Salatiel de Souza

Moro decide que R$ 16 mi do triplex vão para os cofres da Petrobras

18.julho.2017

Quando da publicação da sentença, na semana passada, Moro já havia decretado o confisco do apartamento por considerá-lo "produto de crime de corrupção e de lavagem de dinheiro". A fim de assegurar o confisco, o juiz decretou o sequestro do imóvel independentemente dos recursos que devem tramitar em segunda instância.

O despacho de Sérgio Moro também aponta a Petrobras como destinatária dos valores de reparação de danos a que os réus foram condenados a pagar. A decisão inclui os R$ 16 milhões da suposta conta-corrente compartilhada entre a OAS Empreendimentos e o Partido dos Trabalhadores (PT).

"Embora a ver do Juízo isso estava implícito na sentença, não há óbice em deixá-lo explícito", escreveu Moro em resposta ao embargo de declaração da Petrobras. Com informações da Agência Brasil.

Por: Salatiel de Souza

Veja quando, como e onde a prefeitura do Natal vai implantar o vídeo monitoramento na ruas da cidade

17.julho.2017

Veja quando, como e onde a prefeitura do Natal vai implantar o vídeo monitoramento na ruas da cidade 

Por: Salatiel de Souza