Caminhada vai percorrer atrações turísticas do Centro Histórico de Natal

23.maio.2017

A 3ª Caminhada Histórica do Centro Histórico de Natal, que será promovida pelo Senac, conta com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). A caminhada será realizada dia 27 de maio e é destinada ao público em geral no período das 14 às 17h. 

Marcelo Chiarelli, coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do Senac, destaca que o trajeto foi construído por instrutores da Instituição, em parceria com a Secretaria de Turismo do Natal.

O objetivo do evento é chamar atenção dos natalenses sobre a importância turística do Centro Histórico e também divulgar os roteiros das sete igrejas lançado pela Setur, durante a realização da Expotour Católica. O roteiro engloba o Centro de Natal, passando por igrejas, memoriais, espaços de cultura e artes, dentre outras áreas que retratam o patrimônio histórico-cultural da cidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Senac Centro (Rua São Tomé, 444, Cidade Alta), das 7h30 às 20h. Os participantes receberão camisa de identificação no evento.

A rota da caminhada é a seguinte: Capitania das Artes, Praça André de Albuquerque, Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Igreja Matriz), Memorial Câmara Cascudo, Igreja do Galo, Praça Pe. João Maria, Instituto Histórico e Geográfico, Antiga Casa do Pe. João Maria, Sobradinho, Praça 7 de Setembro (Assembleia, Palácio Potengi, Justiça e Prefeitura), Casa da Viúva Machado, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Dispensário e Praça das Mães/Capitania das Artes.

Por: Salatiel de Souza

Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação sobre uso do Prontuário Eletrônico

23.maio.2017

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal promoveu na manhã desta segunda-feira (22), uma capacitação para Uso de Prontuário Eletrônico, no Auditório do Centro de Controle de Zoonoses/SMS, em Morro Branco.

Organizada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com a Associação Potiguar de Medicina de Família e Comunidade (APOMFC), a capacitação é dirigida a médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de saúde que estão sendo piloto na implementação do prontuário eletrônico.

A coordenadora médica da Estratégia da Saúde da Família de Natal, Laís Crisanto, disse que a capacitação objetiva sensibilizar e capacitar para o uso das ferramentas CIAP (Código Internacional da Atenção Primária) e SOAP (sigla que descreve um método de registro em prontuário: Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano).

O médico da família da Unidade de Saúde de Brasília Teimosa, Ricardo André, que ministrou a capacitação, explicou a importância do evento. “O CIAP e o SOAP são ferramentas incorporadas no e-SUS (prontuário eletrônico) para registro dos problemas comuns na atenção primária à saúde de forma prática e eficiente por toda a equipe de saúde. A maioria dos profissionais da saúde nunca teve contato com essas ferramentas, e por isso a Secretaria, junto com a APOMFC, promoveu esse momento de integração e capacitação, para o uso consciente do prontuário eletrônico, o que pode facilitar a gestão do trabalho na equipe e facilitar ações de planejamento e vigilância”.

Por: Salatiel de Souza

Filha de Gretchen recusa ensaio nu e vira evangélica

23.maio.2017

Resultado de imagem para jenny miranda filha de gretchen

Jenny Miranda, filha adotiva da cantora Gretchen, aboliu para sempre o rótulo de sex symbol. Ela, que já foi dançarina de Mister Catra e foi apontada como sucessora da mãe, trocou o baile funk pela igreja evangélica que frequenta com o noivo, o jogador Artur Jesus.

Jenny se converteu em 3 de maio, quando foi à Igreja Bola de Neve em Curitiba, onde mora com o noivo, para ungir as alianças do casal. Ao UOL, a filha de Gretchen diz que sentiu Deus falando com ela e aceitou Jesus no mesmo dia.

"Enquanto o pastor estava louvando, comecei a ouvir um negócio pedindo para ajoelhar. Eu falava comigo mesma: 'Não vou ajoelhar'. Meu joelho foi dobrando, comecei a queimar, suar, pegar fogo. Tirei a blusa e estava muito frio. Olhei desesperada para o Artur. Caí de joelhos e chorei o culto inteiro", relembra, emocionada.

A ex-dançarina também mudou o visual: saíram os decotes e minissaias e entraram vestidos longos com mais frequência. Ela também diz estar estudando a Bíblia e pretende se batizar na igreja, mas pelas regras deverá primeiro se casar com o atleta do Paraná Clube, que a pediu em noivado no dia do aniversário de 28 anos dela, em 7 de abril.

Jenny conta que recebeu o carinho e um conselho da mãe famosa: "A primeira pessoa com quem falei foi minha mãe. Ela disse que mudar o rumo não era fácil e me apoiou como sempre".

 

Montagem/UOL
 
Montagem de Jenny Miranda com Mister Catra (à esquerda) e pedida em casamento por Artur JesusImagem: Montagem/UOL

 

"Cortei a sex symbol"

A vida de Jenny mudou radicalmente nos últimos meses. Lançada como funkeira por Mister Catra, ela foi cotada como sucessora da mãe Gretchen, que a adotou há dez anos. Até meados de 2016, ela mantinha um casamento de quatro anos e tentou participar do Miss Bumbum, mas foi desclassificada por pontos. Quase um ano depois, ela revela que sabotou o concurso para ser eliminada.

 

 
 
"Quis participar porque me identificava, mas quando entrei vi que não era o que eu queria. Recebia comentários indiscretos e tinha que aceitar por estar no concurso. Comecei a faltar em algumas pautas e parei de pedir votos para os meus fãs, e a votação caiu. Foi proposital. Minha intenção era não passar para a próxima fase e ser desclassificada", explica.

Após deixar o Miss Bumbum, Jenny foi convidada pela revista "Sexy" para posar nua. O ensaio atraiu a filha de Gretchen, mas as negociações não avançaram, segundo ela, pela vontade de Deus. No mesmo período, ela se separou do ex-marido e morou com a mãe na Europa. Desde janeiro, namora Artur Jesus e levou a filha de 13 anos para viver com eles.

"[Posar nua] está fora de cogitação totalmente. Estava quase fechando, já tinha falado com meus pais e estava tudo certo. Hoje entendo que não era isso que Deus queria para mim. A sex symbol foi totalmente cortada da minha vida", sentencia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: Salatiel de Souza

Semsur de Parnamirim está em novo endereço

23.maio.2017

A Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR) está com novo endereço para melhor atender os usuários. A partir dessa semana, as pessoas que precisarem de algum serviço da Secretaria devem se dirigir à Avenida Tenente Medeiros, 83, no Centro de Parnamirim, no horário das 7h30 às 13h30.

Por: Salatiel de Souza

Urbana começa a instalar lixeiras ecológicas feitas de pneus inutilizados

23.maio.2017

 

Criatividade e reaproveitamento são as palavras que definem o trabalho dos funcionários da oficina da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), onde uma equipe está confeccionando lixeiras ecológicas feitas com pneus velhos e inutilizáveis que são recolhidos na cidade. As lixeiras serão implantadas inicialmente nas praias e praças, locais de passeio público do município. A primeira praça que receberá a lixeira é a Praça do Disco Voador, no bairro Ponta Negra, a instalação acontecerá amanhã (20).

As lixeiras são montadas por 20 funcionários da oficina da Urbana que também confeccionam placas de advertência além dos serviços específicos da oficina. Os pneus que são usados para o trabalho são recolhidos nas ruas e das borracharias. Cada lixeira é composta por três pneus que recebem pintura, uma armação de aço e saco plástico, que facilita a remoção do lixo.

O chefe da manutenção e equipamento da Oficina, Ronaldo Silva, disse que a ideia era inicialmente utilizar as lixeiras nas dependências da companhia, mas, com a boa avaliação da equipe surgiu a necessidade de ampliar a produção para pontos da cidade. “São lixeiras muito criativas e o custo é muito baixo, pois, utilizamos pneus velhos que encontramos nas ruas, além de limpar as ruas vamos entregar recipientes bonitas à população”, falou.

 

 

Por: Salatiel de Souza

Câmara de Natal promove atividades e serviços na Zona Norte

23.maio.2017

Resultado de imagem para raniere barbosa

 O Conjunto Santa Catarina na Zona Norte de Natal, receberá até quinta-feira (25), o programa “Câmara Cidadã”, de iniciativa da Câmara Municipal de Natal, com o objetivo de aproximar o cidadão do Poder Legislativo. A

iniciativa, que promove inclusão social e oferece serviços à população de forma gratuita, vai ocorrer na Praça do Coqueiral. Na oportunidade, crianças, adolescentes e a comunidade em geral também participarão de atividades culturais, através do programa Câmara Cultural..

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT), uma série de atividades institucionais serão realizadas durante o Câmara Cidadã, inclusive as sessões ordinárias para votação de projetos de lei. “Muitas vezes a distância e a burocracia impedem as pessoas de resolver seus problemas ou mesmo de proporcionar lazer a seus familiares. Portanto, nossa ação social quer levar oportunidades à população de todos os bairros e regiões da capital potiguar”, afirmou. O Câmara Cidadã, conta a parceria da Prefeitura Municipal de Natal e do Governo do Rio Grande do Norte, além das instituições do Sistema Fecomércio RN (Sesc e Senac).

Confira as atividades:

23 de maio (terça-feira)

8h00 – Pelada dos Vereadores e Assessores.
Local: Campo do Piabão.
9h00 – Aula de Funcional.
Local: Praça de Convivência.
14h00 – Abertura Oficial.
Local: Praça de Convivência.
15h00 – Sessão Ordinária.
Local: Plenário.
15h00 – Programação Infantil.
Local: Praça de Convivência.
16h00 – Apresentação do Ballet Infantil da Casa do bem.
Local: Palco.
17h00 – Anuncio da Promoção “A Casa dos Seus Sonhos”.
Local: Palco
18h00 – Início do Torneio de Dança.
Local: Praça de Convivência.
19h00 – Show Musical.
Local: Palco.

24 de maio (quarta-feira)

8h30 – Torneio de Futebol Mirim.
Local: Campo de Areia.
9h00 – Audiência Pública.
Local: Plenário.
10h00 – Projeto AMANA Flauta Doce.
Local: Praça de Convivência
14h00 – Sessão ordinária.
Local: Plenário.
14h00 – Roda de Capoeira.
Local: Praça de Alimentação.
15h00 – Programação Infantil.
Local: Praça de Convivência.
17h00 – Apresentação de Artes Marciais.
Local: Palco.
18h00: Continuação do Torneio de Dança.
Local: Praça de Convivência.
19h00: Show Musical com o Grupo Tornados do Samba e Luciano Viannah.
Local: Palco

25 de maio (quinta-feira)

9h00 – Aula de Funcional.
Local: Praça de Convivência.
9h00 – Roda de Conversa com Gestores das Escolas Municipais e CMEIS.
Local: Plenário.
14h00 – Sessão Ordinária.
Local: Plenário.
15h00 – Curso para Gestantes.
Local: Praça de Convivência.
15h00 – Programa Infantil.
Local: Praça de Convivência.
17h00 – Apresentação do Pastoril da NAT.
Local: Praça de Convivência.
18h00 – Final do Torneio de Dança.
Local: Praça de Convivência.
19h00: Entrega do Prêmio “A Casa dos Sonhos”.
Local: Palco
19h30: Grupo de Zumba Projeto Mulheres Ativas.
Local: Palco.
20h00: Encerramento com o show de Luiz Almir.
Local: palco.

Por: Salatiel de Souza

Parnamirim: Sábado nas escolas teve oficinas contra a violência infantil

22.maio.2017

Seis escolas públicas de Parnamirim aproveitaram o último sábado letivo (20) para realizar oficinas de combate ao abuso e à violência infantil. A capacitação para o momento aconteceu no início do mês, feita pelo CREAS - Centro de Referência de Assistência Social. Participaram do evento articulado pelo Núcleo de Assistência Social da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Secretárias da pasta, representantes do Ministério Público do RN, dos Conselhos Tutelares, CREAS, CRAS e NAS - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 

O Dia Nacional de enfrentamento à esta problemática foi comemorado no dia 18. A ação realizada no último sábado previa acontecer em dois momentos, sendo o segundo no próximo dia 27. Mas, uma mudança logísitica fez com que todas as ações fossem concentradas no dia 20. Assim, participaram destas oficinas, as escolas municipais: Desembargador Silvino Bezerra Neto, em Santa Tereza; Poeta Luiz Carlos Guimarães, em Nova Parnamirim; Deputado Erivan França, em Pirangi do Norte;  Maria Saraiva Fernandes, em Bela Parnamirim; e Emérito Nestor Lima, em Passagem de Areia; e Raimunda Maria, em Pium. 

Ana Lúcia  Dantas, secretária adjunta da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, esteve pela manhã no evento, ao lado da promotora Dra. Emília Araújo; à tarde, a titular da pasta, Francisca Henrique, participou da programação ao lado da promotora Dra. Isabelita Garcia. De acordo com a Secretária Francisca Henrique, o abuso e a violência contra crianças também foi abordado através de filmes e jogos. As oficinas para os alunos foram conduzidas pelos professores e as dos pais, dirigidas pelo CREAS. A iniciativa reforça a linha de pensamento da atual gestão municipal, que tem como prioridade, cuidar dos parnamirinenses. "Cuidar da infância, por meio da Educação, Saúde  e Assistência Social, é fundamental para a pretendida mudança social", conclui a Secretária adjunta Ana Lúcia, reforçando a parceria destas secretarias, para o sucesso deste evento.

Por: Salatiel de Souza

Delcídio será ouvido por Moro hoje como testemunha de acusação de Lula

22.maio.2017

O juiz Sérgio Moro vai ouvir o ex-senador Delcídio do Amaral, na tarde desta segunda-feira (22), como testemunha de acusação de Lula no processo da operação Lava Jato que investiga o pagamento de propina, por parte da Odebrecht, ao ex-presidente.

As vantagens teriam sido obtidas pelo petista por meio da compra de um terreno, em São Bernardo do Campo (SP), e também de um apartamento no mesmo andar do prédio em que ele mora, na mesma cidade. A defesa de Lula nega as acusações.

Além de Delcídio, serão ouvidos o ex-presidente da Construtora Camargo Corrêa, Dalton Avancini, e o ex-executivo da construtora Toyo Setal, Augusto Mendonça Neto.

Segundo informações do portal G1, este processo tem audiências marcadas, pelo menos, até o dia 22 de junho. Após essa data, Moro ainda precisará ouvir os acusados. Não há prazo para que seja determinada uma sentença.

Por: Salatiel de Souza

Câmbio para fim de 2017 cai de R$ 3,25 para R$ 3,23

22.maio.2017

O Relatório de Mercado Focus divulgado na manhã desta segunda-feira, 22, pelo Banco Central (BC) revela que a cotação da moeda americana estará em R$ 3,23 no encerramento deste ano.

Este valor é inferior ao projetado uma semana atrás, de R$ 3,25. Há um mês, estava em 3,23%. O câmbio médio de 2017 passou de R$ 3,18 para R$ 3,17, ante os mesmos R$ 3,17 um mês antes.

No caso de 2018, a projeção dos economistas para o câmbio no fim do ano seguiu em R$ 3,36.

Quatro semanas antes, estava em R$ 3,38. Já a projeção para o câmbio médio no próximo ano foi de R$ 3,33 para R$ 3,31, ante R$ 3,31 de quatro semanas atrás.

Por: Salatiel de Souza

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 3,92% este ano

22.maio.2017

O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação este ano pela 11ª vez seguida. A estimativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 3,93% para 3,92%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas, pelo Banco Central, e divulgada às segundas-feiras. As informações são da Agência Brasil.

A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa caiu 4,36% para 4,34%, no segundo ajuste seguido.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento do PIB permanece em 0,50%, este ano e em 2,50%, em 2018.

Para as instituições financeiras, a taxa básica de juros, a Selic, encerrará 2017 e 2018 em 8,5% ao ano.

Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. Com informações da Folhapress.

Por: Salatiel de Souza

ANS autoriza reajuste de até 13,55% para os planos de saúde

22.maio.2017

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em até 13,55% o índice de reajuste a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares individuais e familiares, no período compreendido entre maio de 2017 e abril de 2018.

O percentual é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 e atinge cerca de 8,2 milhões de beneficiários, o que representa 17,2% do total de 47,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, de acordo com dados referentes a abril de 2017. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (19/05). 

As operadoras deverão informar no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado pela ANS, o número do ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste anual. As informações são da Assessoria de Comunicação da ANS.

Por: Salatiel de Souza

Na turbulência, analistas recomendam manter investimentos

22.maio.2017

Na turbulência após as denúncias contra o presidente Michel Temer, o conselho para os investidores é resumido em uma sentença: não faça nada.

Desfazer-se de investimentos com medo de perder dinheiro pode levar a um prejuízo difícil de ser recuperado. Da mesma forma, novas aplicações podem ser arriscadas, já que não é possível prever os desdobramentos da crise.

Mesmo que se mantenha no poder, Temer terá ainda mais dificuldades de aprovar no Congresso as reformas trabalhista e da Previdência.

Impopulares, elas são consideradas essenciais pelo mercado financeiro para a manutenção dos investimentos no país.

Na dúvida, grandes investidores preferem sair de aplicações arriscadas, como ações, e migrar os recursos para ativos mais seguros, como os títulos públicos, levando a oscilações bruscas no mercado.

A Bolsa despencou 9% na quinta-feira (18), enquanto o dólar avançou 8%. No dia seguinte, as perdas foram amenizadas, mas não é possível prever a direção do mercado.

Também houve alteração na expectativa para a taxa Selic. Sem reformas, há dúvidas de que o juro básico cairá dos atuais 11,25% para os 8,50% previstos para o final do ano. Isso faz com que os títulos se desvalorizem.

Por isso, quem aplica em renda fixa também tem a sensação de que está perdendo dinheiro. No entanto, quem mantém o investimento até o vencimento não perde dinheiro. (Folhapress)

Por: Salatiel de Souza

Messi consegue a sua quarta Chuteira de Ouro na carreira

22.maio.2017

Leo Messi voltou a fazer história. O craque argentino marcou dois gols na vitória por 4 a 2 sobre o Eibar, neste domingo (21), no Camp Nou e finalizou a Liga Espanhola na artilharia isolada da competição, com 37 gols em 34 jogos disputados. Assim, o camisa 10 do Barça assegurou pela quarta vez na sua carreira a Chuteira de Ouro do futebol europeu.

O atacante argentino superou com folga os concorrentes. Quem mais chegou perto dele foi o holandês Bas Dost, do Sporting de Portugal, com 34 gols. Um pouco mais atrás ficou Aubameyang (Borussia Dortmund), com 31, seguido por Lewandowski (Bayern) e Harry Kane (Tottenham), com 30, e Luis Suárez, com 29.

A quarta em oito anos

Essa foi a quarta vez em oito anos que Leo Messi conseguiu o maior prêmio dos artilheiros do futebol europeu. A primeira delas foi na temporada 2009/10 - 34 gols. A segunda veio dois anos depois, na campanha 2011/12, com um total de 50 gols (recorde da Liga Espanhola). Na temporada seguinte (2012/13), o argentino conseguiu a sua terceira Chuteira de Ouro, com 46 gols.

Por: Salatiel de Souza

Diretor garante volta do CQC, mas não sabe em qual emissora

22.maio.2017

Fora do ar há alguns meses, o CQC pode voltar a qualquer momento. Pelo menos é o que sugere o diretor Diego Barredo que afirmou, segundo o colunista Flávio Ricco, não ter dúvidas que o programa dará às caras de novo, com seu noticiário irreverente.

A questão é que o diretor não sabe precisar nem quando e nem em qual emissora o CQC volta. Sendo assim, pode ser que qualquer outro canal consiga negociar a atração que foi revelada na Band.

O 'CQC' é o principal produto da Eyeworks. Na Argentina, o programa também deu uma pausa, mas segue firme e forte na Itália.

Por: Salatiel de Souza

Taxa de inscrição do Enem deve ser paga até dia 24

22.maio.2017

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até a próxima quarta-feira (24) para pagar a taxa de inscrição. O valor do boleto é de R$ 82 para quem não teve direito à isenção. Para gerar o documento é preciso acessar o site www.enem.inep.gov.br/participante.

O número de inscritos no Enem 2017 só será divulgado no próximo dia 30 de maio. Isso porque as instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmar o pagamento de boletos de cobrança. As informações são do Portal Brasil.

Como os participantes têm até o dia 24 para pagar a Guia de Recolhimento da União, respeitando o horário de compensação bancária, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só terá os dados consolidados de inscrições confirmadas ao final das transações bancárias do dia 29.

Até às 15h da última sexta-feira (19), último dia das inscrições, 6.535.884 pessoas já haviam se inscrito. Neste ano, as provas ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos.

Por: Salatiel de Souza