Ministro da Justiça lamenta mortes ocorridas na rebelião em Penitenciária do RN

16.janeiro.2017

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, divulgou nota neste domingo (15) lamentando as mortes ocorridas na Penitenciária Federal de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. A rebelião durou cerca de 14h e teve pelo menos 10 mortos

“A pedido do governador, o ministro Alexandre de Moraes autorizou que parte dos R$ 13 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), liberados no dia 29 de dezembro de 2016 para modernização e aquisição de equipamentos, seja utilizada em construções que reforcem a segurança no presídio”, informa a nota.

Moraes agradeceu em nome do presidente Michel Temer o empenho das forças policiais que atuaram “em defesa da sociedade, evitando fugas e controlando a situação”. Na nota, o ministro diz ainda que falou com o governador do Estado, Robson Faria, hoje e ontem. O governador agradeceu o apoio da Força Nacional, que está no Estado desde o ano passado e cuja presença por mais 60 dias foi autorizada pelo Ministério da Justiça na semana passada.

Por: Salatiel de Souza

Imprensa internacional destaca violência no presídio de Alcaçuz

16.janeiro.2017

WhatsApp Image 2017-01-15 at 18.13.54

Por: Salatiel de Souza

Expedito Ferreira lamenta mortes no maior presídio do RN

15.janeiro.2017

O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreira, manifestou diante das mortes provocadas pela rebelião de presos na Penitenciária de Alcaçuz.

“É profundamente lamentável o ocorrido, não importa qual seja o número de mortes”, considerou o desembargador.

Por: Salatiel de Souza

Secretário de Segurança corrige número de mortes na rebelião de Alcaçuz, são 26

15.janeiro.2017

Durante a entrevista coletiva realizada na noite deste domingo (15), na Escola de Governo no Centro Administrativo em Natal, o Secretário de Segurança Caio Bezerra, anunciou que na verdade foram 26 os presos assassinados dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Os corpos foram retirados de dentro da unidade na parte da tarde e encaminhados para a sede do ITEP no Bairro da Ribeira em Natal. Ao chegar, eles foram colocados dentro de um caminhão com câmara fria e levados para o Quartal Geral da Polícia Militar por medida de segurança.

Nesta segunda-feira (16), terá início o trabalho de identificação e necropsia dos corpos, que de acordo com Marcos Brandão, diretor do ITEP, deve durar cerca de 30 dias.

Os peritos atuarão para identificar os corpos através da arcada dentária, DNA e outros métodos.

Entre os corpos, dois estão parcialmente carbonizados, muitos com perfurações em várias partes do corpo e todos estão decapitados.

Por: Salatiel de Souza

Corpos foram jogados na fossa da cadeia

16.janeiro.2017

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte confirmou, no final da tarde deste domingo, que 27 presos foram mortos na rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, nos arredores de Natal.

Alguns cadáveres foram encontrados dentro de uma fossa em frente ao Pavilhão 4 de Alcaçuz, onde a maioria dos apenados foi morta. Nele, cerca de 200 homens circulavam soltos, pois as celas estão destruídas desde março de 2015.

A remoção dos corpos para o Instituto Técnico de Perícia (Itep-RN) começou a ser feita em caminhonetes abertas. Os corpos estão acomodados em sacos mortuários e deverão passar a noite numa carreta frigorífica que esteve estacionada ao lado da sede do Instituto, mas por motivos de segurança seguiu para o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na zona Leste da capital potiguar, onde permanecerá até a manhã desta segunda-feira, para início do procedimento de identificação dos mortos no Itep.

Por: Salatiel de Souza

Baraúnas e Potiguar estreiam com vitória fora de casa no Estadual 2017

16.janeiro.2017

Domingo de boas estreias para as equipes mossoroenses no Campeonato Potiguar de Futebol. Com partidas realizadas fora de casa, Baraúnas e Potiguar pontuaram na estreia do certame, numa rodada marcada por equilíbrio entre as equipes.

Em Assú, o Potiguar abriu o placar logo no início da partida contra a equipe local, no Estádio Edgarzão. O Potiguar marcou com Lucy Júnior, o primeiro do Estadual 2017. O ASSU acabou reagindo ainda no primeiro tempo, com gol de  Diego Lomba, mas a equipe mossoroense conseguiu marcar o gol da vitória no fim da etapa complementar com Josicley, numa partida marcada por quedas de energia e paralisações.

Em Natal, o Baraúnas também conseguiu um bom resultando ao vencer o Alecrim, no estádio Arena das Dunas pelo placar de 2×0. Os gols foram marcados por Beleu e Caio em cobrança de pênalti.

 

Por: Salatiel de Souza

FIART 2017 em Natal

16.janeiro.2017

Artesãos de praticamente todos os Estados do Brasil e de países convidados, além dos artesãos locais, participarão de 20 a 29 deste mês, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, da 22ª edição da Feira Internacional de Artesanato.

Confirmada também a presença dos ​mestres do Programa do Artesanato Brasileiro, considerados os melhore​s do Brasil em suas áreas de atuação. A FIART acontece de 20 a 29 próximo no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, das 16 às 22h, tendo como tema “As tramas entre a arte, o talento e as oportunidades”.

A programação cultural contará com o 5º Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, 8º Prêmio Vitrine de Artesanato, Mercado Potiguar, tribos indígenas, Salão de Palha, mostra fotográfica, Casa do Cordel e o Salão do Artesanato Brasileiro, entre outros eventos.

Os artesãos estão distribuídos nesta edição em 385 estandes. A FIART recebe o devido ao apoio do SEBRAE/RN, Prefeitura da Cidade do Natal, Governo do Estado, Programa do Artesanato Brasileiro (Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República) e realização da Espacial Eventos.

Por: Salatiel de Souza

Presos realizam motim no presídio provisório Raimundo Nonato

16.janeiro.2017

Internos do presídio provisório Raimundo Nonato, localizado no bairro Potengi, deram início a um motim, no interior da unidade nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16). Segundo informações repassadas por guardas das guaritas os apenados queimaram colchões e tentaram fugir forçando portões e quebrando paredes.

A Força Nacuonal, Polícia Militar e agentes cercaram o presídio e tentam manter a ordem no local. O clima, ainda segundo os guardas é tenso.

Por: Salatiel de Souza

Fiscalização dos corredores da Prudente de Morais e Salgado Filho começa dia 18

16.janeiro.2017

Há um ano e três meses, a Av. Prudente de Morais ganhou um corredor semi-exclusivo para ônibus compartilhado com bicicleta. Deste então, o motorista convive com uma linha vermelha na faixa da direita da via. Inicialmente implantada a partir da Av. Bernardo Vieira até a Av. Miguel Castro, a faixa de transporte compartilhada com a bicicleta foi ampliada até a Rua Trairi, se estendendo por 8,6 km.

A partir da próxima quarta-feira (18), a fiscalização será iniciada pela Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Além da fiscalização do corredor, também começará a restrição para caminhões de até 8 toneladas na via, que tem circulação proibida das 06h às 09h e das 17h às 20h, de segunda a sexta.

Por: Salatiel de Souza

Temer determina auxílio ao governo do RN após rebelião em Alcaçuz

16.janeiro.2017

Após a rebelião na Penitenciária de Alcaçuz, na Região Metropolitana de Natal (RN), que terminou com a morte de 26 presos, o presidente Michel Temer se manifestou pelo Twitter.

Ele disse que acompanhava a situação desde sábado (14) e determinou que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, preste todo auxílio ao governo do Rio Grande do Norte.

Amanhã (17), o ministro se reúne com todos os secretários de segurança do país. A intenção é discutir medidas imediatas para a crise no sistema penitenciário brasileiro e implementar as ações previstas no Plano Nacional de Segurança.

Por: Salatiel de Souza

Presidente dos agentes penitenciários pede cautela nas unidades menores

15.janeiro.2017

Segundo a presidente do sindicato dos agentes penitenciários, Vilma Batista, nenhum agente foi feito refém dentro do presídio de Alcaçuz . Vilma disse que os agentes que se encontravam no pavilhão cinco e conseguiram sair a tempo, tudo começou quando os detentos do pavilhão cinco invadiram o três, e juntos invadiram o quatro.

A presidente pediu ao colegas agentes que tenham cautela nas menores unidades, e os agentes que tiverem de folga e puderem ir ajudar os que estão de plantão será um reforço a mais pelo menos até acalmar mais a situação.

Por: Salatiel de Souza

Comandante geral dos bombeiros alerta destacamentos do estado

15.janeiro.2017

O Comandante geral dos bombeiros do Rio Grande do Norte, Sócrates Vieira, determinou que todo efetivo das cidades do estado, ficassem em alerta para qualquer eventualidade que possa vir acontecer tanto nas ruas como nos presídios.

O coronel ainda determinou aos comandantes de destacamentos que deixe de sobre aviso os militares que estiverem de folga, para reforço se necessário for.

A ordem é devido a rebelião entre as facções que está acontecendo no presídio Estadual de Alcaçuz em Nísia Floresta desde do fim da tarde deste sábado,14.

Por: Salatiel de Souza

Funcionários do Itep pedem segurança para fazer contagem de mortos

15.janeiro.2017

Resultado de imagem para corpos no itep rn

Após a ação da Polícia Militar e de agentes penitenciários, que controlaram a rebelião na unidade, os detentos estão sendo reagrupados para que o trabalho de revista na unidade seja realizado, além da contagem sobre o número de detentos mortos no confronto entre os presos de facções rivais.

Para adentrar o presídio, os funcionários do Itep solicitaram 10 coletes à prova de bala, já que já relatos de que os presos estão com armas dentro da unidade. Os itens foram viabilizados pelo BPChoque.

Por: Salatiel de Souza

Samu chega a Alcaçuz para atender os presos feridos na rebelião

15.janeiro.2017

Enquanto o ITEP prepara sua estrutura para receber mais de 50 corpos de Alcaçuz, apesar das informações oficiais confirmarem pelo menos dez mortos, pelo menos duas ambulância da SAMU já foram enviadas ao presídio para atendimento dos feridos.

Alcaçuz tem 1.150 detentos. Na tarde deste sábado (14), membros da facção criminosa PCC entraram em confronto com a facção rival denominada Sindicato do Crime do RN. Depois de 14 horas com os presos amotinados, a Polícia entrou no presídio hoje por volta das 5h30. Até agora não há informações sobre o número exato de mortos e feridos.

Por: Salatiel de Souza

Temer determina que ministro da Justiça preste auxílio ao RN

15.janeiro.2017

Em mensagem publicada em sua conta no Twitter, o presidente Michel Temer determinou que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, preste “todo o auxílio necessário” ao governo do Rio Grande do Norte. Ao menos dez presos morreram neste sábado (14) após uma rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal (RN).

Ontem, o ministério da Justiça divulgou nota em que informou que Moraes “está acompanhando a situação”.

“O governo do Rio Grande do Norte ainda não fez pedido de ajuda. Caso haja essa necessidade, o auxílio será analisado e prestado imediatamente, da mesma forma como ocorreu na semana passada com os sete estados que solicitaram ajuda”, diz o comunicado.

Por: Salatiel de Souza