Parceria entre Urbana e igrejas realiza ação de limpeza e conscientização em Ponta Negra

16.novembro.2017

A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) em parceria com o movimento GodStock, da igreja Cidade Viva, com sede em João Pessoa e da Igreja Cristã Petencostal, com sede em Natal, fez recolhimento nesta quarta-feira (15) de resíduos na praia de Ponta Negra no movimento Praia Limpa. 

A Prefeitura do Natal está sempre no apoio as ações de limpeza pública com iniciativa de popular, reforçando assim que a limpeza 

Por: Salatiel de Souza

SEMUL recebe doação de brinquedos da UFRN

14.novembro.2017

A titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), Andréa Ramalho, recebeu na tarde desta terça-feira (14), dos servidores da UFRN Angélica Gil e Pedro Teixeira, uma doação de brinquedos. Os cerca de 800 itens são resultado de uma ação de arrecadação que integrou a programação do Mês do Servidor da UFRN, ocorrido durante todo o mês de outubro. Os brinquedos irão fazer parte da brinquedoteca da Casa Abrigo Clara Camarão, equipamento da SEMUL que acolhe mulheres com seus dependentes sob ameaça de morte em função da violência doméstica.
 
“Esta doação é muito importante para as atividades da Casa Abrigo, uma vez que a maioria das mulheres que acolhemos vem com crianças, todos em situação de muita fragilidade. Através do brincar, as crianças podem elaborar seus sentimentos, suas angústias. Com a ajuda dos psicopedagogos da Casa, elas têm a oportunidade de ter a saúde mental melhorada através das atividades lúdicas desenvolvidas com a ajuda dos brinquedos”, aponta Andréa Ramalho.
 
De acordo com o servidor da UFRN Pedro Teixeira, o objetivo da arrecadação foi atender a uma instituição que tivesse em sua atividade a cultura da paz, por isso a Casa Abrigo foi escolhida para receber os donativos. “Estamos vivendo em uma sociedade que tem se tornado cada vez mais violenta e precisamos fazer algo para que a situação melhore. Acreditamos que o gesto de ajudar uma instituição com esse propósito, pode ser um dos caminhos”, reflete.
 
A arrecadação foi coordenada por uma comissão formada por 10 servidores, que faz parte da Coordenadoria de Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da UFRN. Além de brinquedos, também foram doados livros, jogos e bonecos pelos servidores de todos os setores do campus central e da Escola Agrícola de Jundiaí.

Por: Salatiel de Souza

Pré-Natal do Parceiro promove cuidado à saúde do homem

14.novembro.2017

Além do cuidado com as mulheres durante as etapas da gestação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também tem um olhar diferenciado para os futuros 'papais'. O 'Pré-Natal do Parceiro' destaca a importância da participação dos homens – sendo pais biológicos ou não – em todas as fases da gravidez e da criação dos filhos.

Iniciativa do Ministério da Saúde, o 'Pré-Natal do Parceiro' é uma estratégia que faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). A ideia é integrar o homem à tomada de decisão reprodutiva, desde a escolha de ser pai à participação solidária na gestação, no parto e no cuidado e na educação das crianças.

Essa iniciativa já existia nas unidades de saúde, mas está sendo reforçada durante o Novembro Azul. A ideia é que as consultas de pré-natal das mulheres sejam acompanhadas pelos homens e que eles também passem por exames, como estes de sífilis, HIV e hepatite B e C. Nessas consultas sempre é reforçada a importância do homem acompanhar de perto a mulher em toda a gravidez e no desenvolvimento do filho, explica Joana D'arc Leite, responsável pelo Núcleo de Saúde do Homem da SMS.

Além do olhar voltado para a presença do homem durante a gestação, estas ações têm grande potencial para auxiliar em um dos principais objetivos da política: ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde e qualificar as práticas de cuidado com sua saúde de maneira geral no âmbito do SUS.

Por: Salatiel de Souza

Oficina debate impactos da reforma trabalhista na saúde do trabalhador

14.novembro.2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT) realizou, na manhã desta terça-feira (14), no auditório do SINSENAT, a oficina “Impactos que a Reforma Trabalhista e Terceirização Irrestrita causam na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

Alguns temas, como “A Reforma Trabalhista, Terceirização Irrestrita e seus Impactos Políticos, Econômicos e Sociais na vida do Trabalhador Brasileiro” e a “Reforma Trabalhista, a Terceirização Irrestrita e os Impactos no Trabalho e no Processo Saúde-Doença do Trabalhador e Estratégias de Enfrentamento”, foram postos em pauta pelo núcleo de palestrantes, dentre eles Dr. Cláudio Gabriel de Macedo Júnior, do Ministério do Trabalho e Emprego/RN e Dra. Ileana Neiva Mousinho, Procuradora Regional do Trabalho/RN.

“A oficina tem como principal objetivo fortalecer os movimentos sociais, aproximando o debate do trabalhador como forma de alertá-lo sobre os impactos que a reforma trabalhista, assim como a terceirização irrestrita causarão sobre o processo de trabalho – enfatizando a subtração de direitos trabalhistas – e a estruturação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, observou Saudade Azevedo, Secretária Municipal de Saúde. 

A oficina objetivou ainda debater impactos que a reforma trabalhista e sua política de terceirização irrestrita causarão no trabalhador e trabalhadora no tocante ao processo saúde-doença, definindo estratégias de enfrentamento da retirada de direitos junto às entidades sindicais.

O evento, contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo e da Coordenadora do CISTT/RN, Geolipia Jacinto da Silva, além de representantes de diversas categorias institucionais.

Por: Salatiel de Souza

I Jogos Paradesportivos do Natal serão abertos nesta quinta-feira

14.novembro.2017

Bocha paralímpica, goalball, halterofilismo, tênis de mesa, corrida de rua e ciclismo adaptado vão ficar em evidência no próximo fim de semana na capital potiguar. A Prefeitura do Natal vai realizar os I Jogos Paradesportivos do Natal, nos dias 18 e 19, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). O campeonato inclusivo será aberto nesta quinta-feira (16), às 18h30 no Palácio dos Esportes.

A programação dos jogos vai acontecer em Petrópolis, na praça esportiva de grande valor histórico para a cidade: o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão. Na cerimônia de abertura, haverá o desfile das delegações, juramento dos atletas, acendimento da pira paralímpica e apresentações culturais. Os paratletas disputam medalhas no sábado (18) e domingo (19).

No sábado (18) as partidas do goalball têm início às 09h na arena do ginásio, seguindo no turno da tarde. Enquanto isso, no auditório da praça esportiva acontece às 13h30 halterofilismo. No domingo (19) as atividades se concentram pela manhã. Às 7h30 uma corrida infantil vai reunir 100 crianças de 02 a 16 anos, portadoras de necessidades especiais, em circuitos de 50m, 100m, 200m, 300m e 500m em torno da Praça Pedro Velho (Praça Cívica). Simultaneamente ocorre bocha paralímpica na quadra e tênis de mesa no piso superior do Palácio.

Fóruns do Paradesporto

Dentro da programação dos I Jogos Paradesportivos do Natal, minicursos e palestras, direcionados a universitários de educação física e da área de saúde deram o pontapé inicial do campeonato inclusivo no último fim de semana. Nos workshops os alunos aprenderam a parte teórica das modalidades que integram o torneio. Durante a realização dos jogos, os inscritos vão poder colocar em prática aquilo que aprenderam e atuar como monitores paradesportivos.

Os Jogos Paradesportivos do Natal é uma iniciativa inédita que visa atingir mais de 1000 pessoas envolvidas diretamente entre atletas, familiares, professores, universitários e instituições. A programação é gratuita e aberta ao público.

Por: Salatiel de Souza

Farinha do mesmo saco: Dilma fala em perdoar quem bateu panela e não descarta candidatura

14.novembro.2017

Resultado de imagem para dilma rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) minimizou as críticas feitas à aproximação do PT com políticos do PMDB para as eleições de 2018. Em entrevista à Deutsche Welle, nesta segunda-feira (13), em Berlim, a petista disse não achar que perdoar golpista é perdoar o PMDB e o PSDB.

Acho que perdoar golpista é perdoar aquela pessoa que bateu panela achando que estava salvando o Brasil, e que depois se deu conta de que não estava, afirmou. Uma hora nós vamos ter que nos reencontrar. Uma parte do Brasil se equivocou. Agora isso não significa perdão àqueles que planejaram e executaram o golpe. Você tem uma porção de pessoas que foram às ruas e que estavam completamente equivocadas. Mas você não vai chegar para elas e falar nós vamos te perseguir. Precisamos criar um clima de reencontro, entende? Não vai ser um clima vingativo, não pode ser isso.

Sobre as alianças que o PT tem costurado com políticos do PMDB, que, em sua maioria, apoiou o impeachment, Dilma disse que dificilmente nós faremos aliança com o PMDB em nível nacional. Mas você vai falar que não pode fazer aliança com o [senador Roberto] Requião? O Requião é do PMDB, e uma pessoa que combateu o golpe. Você não vai fazer uma aliança com a Kátia Abreu? Ela foi outra que combateu o golpe.

Questionada especificamente sobre o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem se aproximado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma disse que ele não trabalhou a favor do golpe.

A ex-presidente disse não descartar uma candidatura a cargo eletivo. Não descarto, mas ainda não pensei de maneira séria sobre o assunto. No Brasil, se eu falar que não vou me candidatar e depois mudar de ideia, vou ter que dar um chá de explicações. Contemplo a possibilidade para não ter que dar explicação.

Dilma criticou ainda alguns presidenciáveis, como o prefeito de São Paulo, João Doria, e o apresentador Luciano Huck. Com o impeachment o PSDB acabou, sumiu. O que os conservadores conseguiram produzir? Produziram a extrema direita, o MBL [Movimento Brasil Livre] e o [Jair] Bolsonaro. E o que ainda é novo no Brasil? O gestor incompetente, tipo o Trump? O João Doria? Ou você deseja a política de animação de auditório como política social, que é o Luciano Huck? Isso é o novo?.

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Enconat: Encontro de Corais de Natal vai reunir 1.400 coralistas

14.novembro.2017

Dentro da programação oficial do Natal em Natal, acontece de 14 a 18 de novembro, o 23º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 15º Encontro Nacional de Coros em Natal – ENCONAT. O evento que tem uma programação diversificada vai ser realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), além das apresentações paralelas em vários pontos da cidade.

O ENCONAT é a maior festa de corais realizada na capital do Rio Grande do Norte, e tem como um dos principais objetivos, a promoção e difusão da cultura e da arte por meio do estímulo à prática do canto coral. Este ano a avant-première vai acontecer às 19h30 do dia 14 (terça-feira), na Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório (Igreja de Mirassol), com o concerto sacro do Grupo de Ópera Canto Dell’Arte da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A abertura oficial do encontro acontece às 19h do dia 15 (quarta-feira), no CEMURE.

Com uma programação voltada para todos os públicos, além das apresentações no CEMURE, sempre às 19 horas, o evento proporciona concertos em espaços como o Partage Norte Shopping, às 16 horas do dia 16 (quinta-feira), e no Parque das Dunas, às 10 horas do dia 18 (sábado).

O Encontro abre espaço também para o Tralalando no ENCONAT, que consiste em apresentações de corais infanto-juvenis em unidades de ensino. Este ano, o Tralalando vai ocorrer na Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, às 9 horas do dia 14 (terça-feira) e às 9h do dia 16 (quinta-feira) no Colégio CEI Romualdo Galvão. Uma das novidades desta edição vai ser a Oficina de Técnica Vocal aberta ao público e ministrada pela professora Cláudia Roberta de Oliveira Cunha da Escola da Música da UFRN, nos dias 17 e 18 (sexta e sábado), às 17 horas no CEMURE.

O ENCONAT é uma promoção da Prefeitura Municipal do Natal realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Cultura, Eventos e Desporto. Toda programação é gratuita, no entanto, durante os dias de apresentações no CEMURE, serão arrecadados alimentos não-perecíveis para doação na Liga Norte Rio-Grandense Contra o Câncer.

 

Por: Salatiel de Souza

Deputado Rodrigo Maia estará em Natal para debater nova lei trabalhista

14.novembro.2017

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante paga 13º dos efetivos e anuncia dos comissionados dia 10 de dezembro

14.novembro.2017

Resultado de imagem para paulinho de são gonçalo

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, tem se destacado como uma gestão que mantém salários dos servidores em dia, pagando sempre dentro do mês trabalhado. E, nesta segunda-feira (13), a Prefeitura antecipou e quitou o 13º salário de todos os servidores efetivos.

Além disso, o prefeito Paulo Emídio (Paulinho) já anunciou que os cargos comissionados também terão seu salário extra antecipado, para o dia 10 de dezembro. “Já estávamos pagando o 13º dos servidores efetivos dentro do mês do aniversário; e, nesta segunda, concluímos todos que faltavam. Já no dia 10 de dezembro, se Deus quiser, conseguiremos pagar o dos comissionados”, disse.

“Não é fácil ser gestor nesse período. As dificuldades estão em todos os lados. Diminuímos os salários do prefeito, vice e secretários; cortamos em 20% as despesas das secretárias e priorizamos apenas o que é necessário. Como disse, não é fácil, mas estamos conseguindo manter funcionários e fornecedores em dia, e entregar uma obra por semana, das dezenas que estão em andamento”, ressalta.

O gestor conclui afirmando que o pagamento do mês de novembro está programado para dia 30 deste mês, e o de dezembro será quitado no dia 29 de dezembro.

 



 

Por: Salatiel de Souza

Flagra! William Bonner é visto em clima de romance com namorada

13.novembro.2017

Foto: AgNews

O jornalista William Bonner, não escapou dos flashes dos paparazzi de plantão no Rio de Janeiro neste último final de semana quando deu um passeio ao lado da namorada Natasha Dantas.

O casal foi prestigiar o espetáculo “Ayrton Senna, O Musical”, atualmente em cartaz na Cidade Maravilhosa, e estava em clima de romance durante o evento. Juntinhos, os dois trocaram carícias e andaram de mãos dadas depois que deixaram o teatro.

Quem também estava com William Bonner e Natasha Dantas neste domingo (12) era o filho do jornalista, Vinícius Bonemer. Por enquanto, o âncora do “Jornal Nacional”ainda não comentou publicamente sobre o seu atual romance.

Foto: AgNews

Por: Salatiel de Souza

Acusado de matar ex-mulher e jogá-la em fossa é preso no Bom Pastor

13.novembro.2017

O preso pela Polícia Militar 9° BPM, na Rua Sampaio Correia no bairro Bom Pastor na zona Oeste de Natal, com produtos furtados, é acusado de matar a ex-companheira (Fernanda Duarte da Silva), em 2016, com facadas pelas costas. Ele teria, inclusive, tentado ocultar o cadáver, jogando-o em uma fossa

Ele chegou a ser preso provisoriamente pelo crime e por também por ter antecedente criminal, mas pouco tempo depois foi solto por não ser reincidente e, segundo interpretação legal, não oferecer perigo a sociedade.

O acusado havia dado endereço errado para recebimento da intimação. Agora, ele deverá aguardar júri popular sob acusação de feminicídio de sua ex esposa.

com informações de agorarn.com.br

Por: Salatiel de Souza

Ex-prefeito de Extremoz é acusado de desviar verba para construção de unidades de saúde

13.novembro.2017

UBS Extremoz

Foto: Canindé Santos

A Procuradoria Geral do Município de Extremoz, na Grande Natal, ingressou com uma Ação Civil Pública de improbidade administrativa e ressarcimento de dano ao erário público em desfavor do ex-prefeito Klauss Rêgo (PMDB), que deixou o cargo no final de 2016.

O órgão acusa o ex-prefeito de desviar recursos repassados ao município, via Ministério da Saúde, para a construção de seis unidades básicas de saúde (UBS), por meio do bloco de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). O desvio teria sido na ordem de R$ 489,6 mil, que em números atualizados representa R$ 956.203,39.

As obras das referidas UBS, que já deveriam estar prontas e servindo à população, seriam localizadas em Pitangui, Alto Extremoz, KM 23, Barra do Rio, Santa Rita e Genipabu. Elas foram orçadas, cada uma, no valor de R$ 408 mil, totalizando R$ 2,448 milhões.

O Ministério da Saúde chegou a liberar, no dia 30 de agosto de 2013, R$ 489,6 mil, referente a seis ordens bancárias que seriam as primeiras parcelas para o início da construção das seis UBS. O restante (R$ 1.958.400,00) seria liberado posteriormente, mediante a apresentação de contas parciais da execução das obras.

Apenas duas das seis unidades tiveram as obras iniciadas e atualmente estão abandonadas por falta de recursos. São a de Pitangui, que teve apenas 23,17% de execução, e a do KM 23 (foto), com 23,32% de obra executada. Além disso, a gestão do então prefeito não fez as devidas prestações de contas dos valores recebidos, conforme obrigação legal.

Quando a gestão atual assumiu, em janeiro deste ano, deparou-se com cinco contas bancárias específicas deste convênio zeradas e a única conta com movimentação financeira dispunha apenas de R$ 50,00 na conta corrente e R$ 697,41 na poupança.

A Prefeitura, na gestão passada, ainda chegou a pagar cerca de R$ 95 mil a uma das construtoras, referente a duas medições executadas da obra; e mais R$ 25,1 mil à outra construtora responsável pela execução. O restante dos valores foi desviado para destinos até hoje desconhecidos.

Resultado de imagem para klaus rego extremoz

Na ação, a Procuradoria Geral do Município pede que o ex-prefeito Klauss Rêgo seja responsabilizado pelos atos de improbidade e que seja deferida a medida de indisponibilidade de bens no valor de R$ 1.109.489,58.

 

Por: Salatiel de Souza

Arregou: Capitão Styvenson faz retratação e pedido de desculpas à Polícia Civil

13.novembro.2017

Resultado de imagem para capitao stevenson valentim

Veja a nota:

“Diante do acordo firmado judicialmente perante a 6ª Vara Cível entre eu, Eann Styvenson Valentim Mendes, Capitão da Polícia Militar, e o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte, acerca do vazamento de uma conversa particular no dia 28/05/2016 através do aplicativo Whatsapp, em que emiti uma opinião sobre um determinado fato ocorrido no dia anterior para a outra interlocutora cujo conteúdo afetou de forma generalizada os bons, assíduos e sérios policiais civis do Rio Grande do Norte. Venho, publicamente, sem constrangimento ou qualquer sentimento de vexame ou submissão pedir, mais uma vez, minhas sinceras desculpas por toda mágoa causada aos integrantes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, esperando, assim, com esse pedido de desculpas extirpar toda e qualquer animosidade, visando restabelecer a imagem e idoneidade da instituição e dos policiais que se sentiram ofendidos, colocando fim ao processo existente bem como retomando o trabalho em conjunto e harmonioso das partes em prol da sociedade potiguar.”

Por: Salatiel de Souza

Seminário debate atualização dos planos de contingência em emergências em Brasília

13.novembro.2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou de seminário nacional para revisão e atualização dos planos de contingência em emergências em saúde pública e a portaria do Ministério da Saúde nº 2.365/2012, em Brasília. O evento reuniu representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde e profissionais de instituições governamentais que atuam na gestão de riscos no país.

Os planos de contingência abordam desastres provocados por inundação, seca e estiagem e ainda agentes químicos, biológicos, radiológicos e nuclear (QBRN). Já a portaria trata da composição do kit de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento aos municipios atingidos por desastres de origem natural.

A técnica responsável pelo Programa Vigidesastres em Natal, Denise Oliveira, representou a SMS no evento e destacou sua importância para o fortalecimento da capacidade de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela disse que as atividades foram divididas em oficinas, onde foram lançadas propostas para a renovação dos planos de contingência.

“Esta atividade é também uma forma de promover a troca de conhecimentos e experiências sobre a preparação e resposta a desastres no Brasil e é parte da estratégia do Ministério da Saúde para o fortalecimento do SUS nacional. A previsão é que os documentos sejam atualizados até abril de 2018”.

Por: Salatiel de Souza

Material apreendido pela Semurb é doado para uso em educação ambiental

13.novembro.2017

O trabalho de combate à poluição visual realizado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) tem trazido outros benefícios, que vão além da diminuição dos problemas produzidos pelo excesso de publicidade nas ruas da capital potiguar. O material apreendido pela fiscalização como faixas e placas está sendo reaproveitado em ações de educação ambiental e recomposição florestal de áreas de mangue na Grande Natal. Cerca de 230 faixas e placas apreendidas no último mês foram doadas para o projeto desenvolvido por alunos do curso de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da Universidade Potiguar (UnP) no entorno do estuário do Rio Ceará-Mirim.

“Faixas e placas apreendidas nas ações de fiscalização realizadas pela Semurb possuem destino certo. Os tutores (madeiras de sustentação das faixas) tornam-se apoios para mudas de arvores e o tecido transforma-se em ecobags. Já as placas, por ser material mais duro, servem para dar sustentação a informativos relativos a temas ambientais” conta Gustavo Szilagyi, Supervisor de Fiscalização de Ambientais Naturais e Biodiversidade da Semurb. Ele revela que cerca de 90% de todo o material retirado das ruas vai para organizações que desenvolvem atividades sustentáveis.

Ainda segundo Szilagyi, em especial, os tutores das faixas e a placas de publicidade auxiliam no projeto de recomposição florestal dos mangues no estuário do rio Ceará-Mirim, na altura dos municípios de Barra do Rio e Extremoz. No local, já foram plantadas mais de mil mudas que utilizam como tutor de sustentação as madeiras empregadas nas faixas de publicidade. Já as placas servem de material de base para ações de educação ambiental na comunidade ribeirinha.

O projeto que é coordenado pelo professor e biólogo Paulo Gerson de Lima, responsável pela disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas tem entre seus desafios corrigir os problemas de assoreamento do rio e a escassez de peixes, caranguejos e camarões, o que afeta diretamente as comunidades de pescadores e dos trabalhadores que fazem a travessia do rio via balsas. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2012.

Por: Salatiel de Souza