ONU no auge da pressão por votação das sanções contra a Coreia do Norte

11.setembro.2017

O Conselho de Segurança da ONU votará, nesta segunda-feira (11), o projeto de resolução proposto pelos Estados Unidos que reforça as sanções contra a Coreia do Norte em resposta ao seu último teste nuclear. Em entrevista à Sputnik, o analista político russo Vasily Kashin analisou as possíveis repercussões deste último teste. 

Comentando a próxima votação do Conselho, Kashin advertiu sobre as consequências do teste, em longo prazo. 

"A Coreia do Norte ainda está desenvolvendo um míssil capaz de levar uma ogiva até os Estados Unidos. Mas os meios de lançar armas nucleares para a Coreia do Sul e o Japão já foram criados. Anteriormente, a esperança era que o possível ataque nuclear de Pyongyang nesses países pudesse ser enfraquecido pelos sistemas de defesa aérea dos dois e que a ameaça poderia ser forte, mas não fatal. Agora, não há tal esperança", opinou Kashin.

Ele acrescentou que a chance de uma decisão que "conduza a qualquer operação militar contra a Coréia do Norte" é significativamente maior. Ao comentar o sexto teste nuclear de Pyongyang, Kashin lembrou que a Coreia do Norte provavelmente testou um dispositivo termonuclear com uma capacidade de pelo menos 100-140 kilotons de TNT.

"Não se pode excluir que o poder real do dispositivo pode ser ainda maior. A julgar pelos materiais publicados pela Coreia do Norte, o dispositivo testado é suficientemente compacto para ser instalado em um míssil balístico. No momento, não existe razão para duvidar desse dado", disse ele.

Ele acrescentou que este "novo sucesso norte-coreano" muda tudo "porque os testes nucleares anteriores de Pyongyang foram menos poderosos que a bomba de Hiroshima de 15 kilotons ou algo nessa faixa". "As novas armas nucleares da Coreia do Norte são muito mais poderosas. Um aumento na zona de danos não será tão grande, mas se pelo menos um míssil norte-coreano com uma ogiva nuclear atinge um alvo, o número de mortos crescerá dramaticamente", disse Kashin.

Fim do regime não resolve a questão

Citando ameaças crescentes relacionadas à disseminação das tecnologias nucleares, ele disse que "vale a pena pensar se o colapso do regime norte-coreano atenderá aos interesses de alguém, já que depois disso não é possível imaginar "quem vai traçar o destino desses tecnologias".

"O início das negociações entre as principais potências mundiais e a Coreia do Norte parece um evento predeterminado, algo que será mantido principalmente de acordo com os termos norte-coreanos", afirmou.

Ele alertou que todas as tentativas de aumentar a pressão das sanções sobre a Coreia do Norte e introduzir um bloqueio de combustível provavelmente estão condenadas ao fracasso de antemão, já que Pyongyang criou importantes reservas estratégicas de combustível. A este respeito, Kashin também apontou relatos sobre a produção doméstica da Coreia do Norte de gasolina sintética. 

"A responsabilidade dos membros do Conselho de Segurança da ONU que discutirão o projeto de resolução proposto pelos Estados Unidos aumentará significativamente. Anteriormente, o enviado permanente da Rússia à ONU Vasily Nebenzya expressou dúvidas de que o documento poderia ser acordado e adotado no futuro mais próximo", Disse Kashin.

Kashin advertiu ainda que "se não houverem emendas à resolução, o regime de sanções levará a quase um bloqueio total da Coréia do Norte", algo que alarma vários países, incluindo a Rússia e a China. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Por: Salatiel de Souza

Após furacão, avião fará resgate de 65 brasileiros no Caribe

11.setembro.2017

O governo brasileiro prepara um plano de remoção para retirar 32 cidadãos brasileiros que estão na ilha de Saint Martin, no Caribe, após a passagem do furacão Irma pela região deixar ao menos 27 mortos em cinco ilhas. Neste domingo (10), o Irma perdeu a força e atingiu a Flórida , deixando mais três mortos.Ao todo, 65 cidadãos do país que estão no Caribe são monitorados pelo Ministério das Relações Exteriores, que também trabalha com o governo do Reino Unido para resgatar os brasileiros que estão em territórios britânicos na região.

Os brasileiros sob atenção consular estão localizados nas Ilhas Virgens Britânicas (22 pessoas), em Turks e Caicos (11) e na ilha de Saint Martin (32), território de 87 km2 que pertence parte à França e parte à Holanda e que foi um dos mais devastados pelo Irma.

Segundo o Itamaraty, eles foram deslocados para abrigos, como a maioria das populações locais -as administrações das ilhas não fazem distinção entre locais e turistas ao prestar socorro. Alguns já teriam sido incluídos em planos de remoção executados por França e Holanda.

Na próxima terça (12), o governo enviará um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Saint Martin, onde as condições meteorológicas melhoraram. Em Tortola (Ilhas Virgens britânicas) o aeroporto ainda não apresentava condições de pouso até o início da noite deste domingo.

O Brasil não tem representação diplomática nos territórios em questão, e o atendimento tem sido feito por telefone e mensagens. Os consulados e embaixadas mais próximos, que trabalham na prestação de assistência, estão em São Cristóvão e Nevis, Barbados e Trinidad Tobago.

SEM CONTATO

Na tarde deste domingo, o Itamaraty não contabilizava desaparecidos entre os brasileiros. O ministério, porém, ainda não havia conseguido informações sobre Mariana Fischer Costa, uma médica gaúcha que estava em Saint Martin com o marido e a filha de três anos.

A família de Mariana afirma que tenta conversar com ela desde quinta, quando recebeu uma mensagem de áudio com relatos da tragédia. Costa, que está grávida, embarcou com o marido e a filha em 1º de setembro, e a viagem deveria durar até a próxima semana.

Prima de Mariana, Fernanda Fischer disse à reportagem que neste domingo a família recebeu uma mensagem de texto, sem assinatura e de um telefone desconhecido. O recado dizia que estavam na fila para embarcar em um avião militar holandês, para que pudessem deixar a ilha.

"Acho que ela não saiu [de Saint Martin]. Todas as informações que a gente tem são muito desencontradas", disse Fischer, que recebeu do Itamaraty a notícia sobre o envio do avião da FAB, mas sem detalhes.

"A nossa preocupação agora é conseguir avisá-los do avião, porque nos disseram que ele vai chegar às 15h e sair às 15h30. Não tem como ficar esperando", diz a prima da brasileira.

O Itamaraty disponibilizou dois telefones do núcleo de assistência a brasileiros, que trabalha neste fim de semana em regime de plantão, para famílias que estejam à procura de informações de parentes no Caribe.

Das 6h às 20h, funcionam os telefones +55 61 2030 8803/8804 e o e-mail dac@itamaraty.gov.br. Das 20h às 8h, as informações poderão ser obtidas pelos telefones + 55 61-98197-2284 e +55 61-99834-6963 (plantão consular para atendimentos relacionados às ilhas do Caribe).

Na Flórida, onde se estima viverem entre 300 mil e 350 mil brasileiros, além dos turistas, o consulado em Miami foi fechado e temporariamente realocado para Orlando, onde funciona em regime de força-tarefa. Informações de emergência podem ser obtidas pelos números + 1 305-285-6208/6258/6251/6213. Quase 1/3 dos 20,6 milhões de moradores do Estado recebeu ordens para deixar suas casas.

Por: Salatiel de Souza

Sandy diz que Lucas só a viu de cara limpa aos dois meses de namoro

11.setembro.2017

A cantora Sandy falou sobre beleza e disse quanto tempo demorou para aparecer de cara limpa na frente do marido Lucas Lima em entrevista à "TV Vogue"."Com 2 meses de namoro ele me viu sem maquiagem", revelou ela, que disse saber se maquiar sozinha desde a infância.

"Eu ia aos programas de TV quando eu era criança, e maquiagem de criança tem que colocar um pouquinho porque é TV, deixa a pele um pouco manchada. E vinha o maquiador e rebocava minha cara com pancake, sombra, aí ia lá no camarim e tirava tudo. isso com 8 anos. A maquiagem foi ficada mais elaborada pois fui aprendendo", contou Sandy.

Por: Salatiel de Souza

Com novo calendário, levar o Brasileirão a sério virou uma discussão

11.setembro.2017

Em sua primeira temporada, o novo calendário do futebol nacional fez com que o constante uso de titulares no Campeonato Brasileiro virasse tema de discussão. Com as copas durando o ano inteiro, a competição foi preterida por alguns clubes e priorizada por outros, com reflexos diretos entre os cinco primeiros colocados do torneio.

Pela primeira vez, a Libertadores, a Sul-Americana e a Copa do Brasil duram o ano todo -até o ano passado, as competições continentais eram finalizadas em apenas um semestre. A mudança trouxe uma novidade ao torneio nacional. Em 2017, a discussão sobre priorizar, ou não, o Campeonato Brasileiro tomou conta de praticamente todas as rodadas, especialmente entre os times mais bem-sucedidos. Não foi diferente no último fim de semana.

Líder do Brasileiro com 50 pontos, o Corinthians vem priorizando a competição desde o início e utilizou reservas nas fases preliminares da Sul-Americana. A vantagem de sete pontos para o Grêmio e o afunilamento da competição continental podem mudar as coisas, no entanto. Quarta-feira (13), a equipe paulista recebe o Racing na partida de ida das oitavas de final, e o técnico Fábio Carille já afirmou que vai com força máxima para o confronto.

O vice-líder Grêmio, por outro lado, utilizou reservas em várias rodadas do Brasileirão para priorizar Copa Libertadores e Copa do Brasil -já foi eliminado da segunda. Em caso de revés no torneio continental, a temporada tem grandes chances de acabar sem títulos para o clube. Ainda assim, o time a ser usado foi uma questão para os gaúchos no fim de semana.

No sábado (9), o Grêmio visitou o Vasco e perdeu por 1 a 0. Como o time gaúcho visita o Botafogo na quarta-feira (13), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, existia a possibilidade da utilização de reservas contra a equipe carioca. Renato Gaúcho, no entanto, levou um time misto, levando em conta as situações clínicas delicadas de Luan e Geromel, mas sem poupar todos os titulares, como chegou a fazer algumas vezes no Brasileiro.

Na terceira colocação, o Santos viajou para o Equador horas depois de vencer o Corinthians por 2 a 0, no último domingo (10), e chegar aos 41 pontos. Mesmo dias antes de visitar o Barcelona pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, a equipe paulista utilizou força máxima no clássico e mostrou que ainda sonha com o título do Brasileirão.

O Palmeiras, por outro lado, mostra como priorizar as Copas pode criar um clima de temporada frustrante mesmo meses antes do fim do ano. A equipe paulista foi eliminada nas oitavas de final da Copa Libertadores e nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de usar reservas várias vezes no Brasileirão, o time se encontra na quarta colocação, com 37 pontos -13 a menos do que o Corinthians.

O Flamengo segue o mesmo caminho. Após a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, o técnico Reinaldo Rueda deixou no ar que um jogo decisivo da Sul-Americana e a proximidade da final da Copa do Brasil podem ter pesado em sua decisão de mandar a campo um time misto. Na quarta-feira, o time visita a Chapecoense pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio continental. A volta contra o Cruzeiro, pela final da Copa do Brasil, será só dia 27 de setembro, no Mineirão - a ida foi 1 a 1 no Maracanã.

Do outro lado do clássico carioca a discussão foi a mesma. Após o jogo, Jair Ventura, treinador do Botafogo, afirmou que usou os titulares porque seu time leva o Brasileirão a sério. Alfinetada no rival ou não, o técnico mostrou mais uma vez como a importância do campeonato se relativizou na primeira temporada do novo calendário. Com informações da Folhapress.

Por: Salatiel de Souza

Bovespa bate recorde de 2008 ao ultrapassar os 74 mil pontos

11.setembro.2017

Ibovespa, principal índice da bolsa de São Paulo, subia nesta segunda-feira, estabelecendo nova máxima histórica em 74 mil pontos, diante de uma visão mais otimista em relação à política brasileira e com o cenário externo também mais favorável a ativos de risco.Por volta das 13h, o índice subia 1,82%, a 74.412 pontos, a maior cotação histórica. O recorde anterior era de 73.920 pontos, alcançado em 29 de maio de 2008. O giro financeiro era de R$ 2,5 bilhões.

O pedido de prisão de delatores da J&F, controladora da JBS, trouxe mais fôlego ao mercado, com a visão de enfraquecimento de uma nova eventual denúncia contra o presidente Michel Temer e de mais força para o governo avançar a agenda de reformas.

O exterior também favorecia o tom positivo, com a redução das preocupações com as tensões geopolíticas após a Coreia do Norte não conduzir novos testes nucleares e com alívio após o enfraquecimento da tempestade Irma. Em Wall Street, o S&P 500 avançava 0,87%. Com informações da Folhapress. 

Por: Salatiel de Souza

Joesley Batista chora ao entrar em cela na carceragem da PF

11.setembro.2017

Depois de se entregar, nesse domingo (10), o empresário Joesley Batista levou as mãos ao rosto e chorou, no momento em que se viu diante da carceragem da superintendência da Polícia Federal (PF), em São Paulo.Segundo informações do blog Coluna do Estadão, de Andreza Matais e Marcelo de Morais, o empresário "desabou" quando agentes abriram a cela.

Nesta segunda-feira (11), por volta das 10h30, ele deixou a capital paulista e seguiu para Brasília, no avião da PF. Lá, passará por exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal (IML), e será encaminhado à carceragem.

O empresário, que é um dos donos da JBS,  teve a prisão temporária solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

O executivo Ricardo Saud também se entregou. Eles são acusados de omitir informações, no acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal, e devem ficar detidos pelo menos até sexta (15). No entanto, há a possibilidade de as prisões serem prorrogadas ou transformadas em preventivas.

Janot também pediu a prisão do ex-procurador Marcello Miller, negada por Fachin, que alegou não existir contra ele indiciário com a consistência necessária para a decretação da prisão temporária por organização criminosa, “ainda que sejam consistentes os indícios de que pode ter praticado o delito de exploração de prestígio e até mesmo de obstrução às investigações”.

Apesar da decisão, a residência de Miller foi alvo de mandado de busca e apreensão, na manhã desta segunda (11), no Rio. Segundo a Folhapress, os agentes chegaram ao local por volta das 6h e saíram depois de 1h40, carregando dois malotes de documentos. O escritório da J&F, empresa controlada pelos irmãos Batista, também foi alvo de operação da PF.

Por: Salatiel de Souza

Escola Municipal Ascendino de Almeida promove Caminhada pela Paz e comemora 23 anos de atividades

11.setembro.2017

A Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, localizada no bairro Pitimbu, completou 23 anos de atividades educacionais na última sexta-feira (08), e promoveu uma Caminhada pela Paz, saindo da entrada do bairro Planalto até a sede da escola. O evento teve a participação dos alunos, professores, funcionários, pais e a comunidade escolar. 

A Caminhada pela Paz representou uma aula de cidadania, mostrando o trabalho que começou na escola para conscientizar os estudantes e a comunidade quanto a importância da cultura de paz e refletir sobre as ações e comportamentos que geram violência.

No trajeto da Caminhada por seis ruas do Conjunto Cidade Satélite e do bairro Pitimbu, os alunos apresentaram faixas com palavras promovendo a Paz e cartazes com personalidades como Chico Xavier, Dalai Lama, Malala Yousafzai, Chico Mendes, Madre Teresa, John Lennon, Nelson Mandela e Dom Helder Câmara. Músicas com temas da Paz foram cantadas pelos participantes, além da roupa branca que marcaram a caminhada da comunidade escolar festejando a opção por um mundo melhor e com mais harmonia, e sem violência.

O professor de Artes, Josenildo Pinheiro, um dos coordenadores da Caminhada, destacou que “foi uma ação para promover os 23 anos da Escola Municipal Ascendino de Almeida com uma Caminhada para reflexão do elevado índice de situações onde a agressividade vem gerando a violência na sociedade, precisando cada vez mais reforçar a cultura de paz”.

A aluna do 4º ano, Maria de Fátima da Silva, de 12 anos, explicou que várias atividades em sala de aula prepararam os estudantes para a Caminhada. “Nós conhecemos o trabalho dos pacifistas pelo mundo e também aprendemos sobre músicas que falam da Paz”, disse Maria de Fátima.

O encerramento da Caminhada pela Paz aconteceu na quadra esportiva da escola, festejando com um bolo de aniversário a data de homenagem à fundação da instituição. Incluiu ainda na programação uma apresentação do coral infantil da unidade de ensino cantando o hino comemorativo da história da escola e do patrono professor Ascendino de Almeida.

Por: Salatiel de Souza

Campanha de multivacinação começou nesta segunda-feira nas unidades de saúde de Natal

11.setembro.2017

Começou nesta segunda-feira (11) e segue até o próximo dia 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. Em Natal, todas as unidades de saúde estarão disponibilizando diversas vacinas para atualização de carteiras de crianças e adolescentes.

A campanha tem como objetivo reduzir o número de não vacinados, aumentar a cobertura vacinal e melhorar a homogeneidade e oportunizar o acesso às vacinas do Calendário Nacional. Este ano, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A população já pode buscar atendimento na rede municipal de saúde, onde estarão disponíveis as seguintes vacinas: hepatite B, penta, poliomielite inativada, poliomielite oral, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, DTP, hepatite A, antitetânica, dTpa e HPV.

O Dia D acontecerá em 16 de setembro, em um sábado, quando será montado todo um esquema especial para receber os natalenses, com todas as unidades de saúde abertas para atender à população. 

Por: Salatiel de Souza

Natal possui cinco unidades de referência para testes de diagnóstico de tuberculose

11.setembro.2017

O município de Natal possui cinco unidades de saúde que são referência na realização dos testes tuberculínicos, também chamado de PPD e usados para o diagnóstico da tuberculose, gratuitamente pela rede de assistência à saúde. Cada uma dessas unidades fica situada em uma região administrativa, contemplando toda a cidade. 

O teste tuberculínico ou PPD é simples e eficaz para diagnosticar a tuberculose, doença infecciosa grave que afeta os pulmões geralmente por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculose ou pelo bacilo de Koch, transmitidos pelo ar exalado de uma pessoa infectada. Ela se manifesta quando o sistema imunológico está debilitado e seus principais sintomas são febre, perda de peso, tosse e cansaço acentuado, entre outros. 

A técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Gurgel, explica que quando a pessoa é diagnosticada com a doença, ela é encaminhada para tratamento que é feito pela própria unidade de saúde do território onde foi feito o diagnóstico. 

"O esquema básico do tratamento é feito por todas as unidades de saúde, seja de estratégia de saúde da família (USF) ou básica (UBS). No entanto, os casos especiais, com droga multirresistente, por exemplo, são compartilhados com o Hospital Estadual Giselda Trigueiro, especialista em doenças infectocontagiosas no Rio Grande do Norte”. 

No Distrito Sanitário Sul, a referência para o teste PPD é a unidade básica de saúde de Mirassol, todas as segundas e sextas-feiras pela manhã. No Distrito Sanitário Leste a referência é a unidade mista de Mãe Luíza, também nas manhãs das segundas e sextas-feiras. 

No Distrito Oeste, a referência é a USF Bom Pastor, às segundas, terças e sextas-feiras pela manhã, mesmos dias de atendimento na USF Vale Dourado, referência para os usuários atendidos pelo Distrito Sanitário Norte 2. Já no Distrito Norte 1, é a USF Gramoré, nas segundas-feiras à tarde.

Por: Salatiel de Souza

Felipe Camarão e Igapó recebem operação tapa buraco nesta segunda-feira

11.setembro.2017

Nesta segunda-feira (11), os bairros de Felipe Camarão, na zona Oeste, e Igapó, na região Norte, recebem os serviços da operação tapa buraco, da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

Segundo o secretário de Obras, Tomaz Neto, as equipes do setor de Conservação estão com aplicação de asfalto em trechos das avenidas Solange Nunes, em Cidade Nova e Fronteiras, no Igapó. “Fora essas duas importantes vias, também estamos com o serviço nas ruas Deputado Marcílio Furtado, no Pitimbu e Nossa Senhora do Rosário, em Felipe Camarão”, ressaltou o secretário.

Os serviços deste começo de semana continuam com a manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos nas ruas Padre Cícero, em Felipe Camarão. “E também estamos nas ruas São Braz, no Pirangi e Prefeito Gentil Ferreira, no Novo Horizonte”, explicou Tomaz Neto.


Lagoa
Os serviços desta segunda serão finalizados com a manutenção da rede de drenagem das ruas Nossa Senhora do Livramento, Poeta Evaristo e Santa Cristina, em Felipe Camarão. “E fechamos o dia com a limpeza da lagoa de captação da Cidade da Esperança”, finalizou Tomaz Neto.

Por: Salatiel de Souza

Saúde convoca mais 27 classificados do Processo Seletivo Simplificado

11.setembro.2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está convocando mais 27 candidatos classificados das vagas remanescentes do Processo Seletivo Simplificado do edital nº 001/2015. A lista com os nomes foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na sexta-feira (8). As categorias contempladas com a nova chamada são: agentes administrativos (4), técnico de enfermagem (8), técnico de radiologia (3), assistente social (1), cirurgião dentista (1), enfermeiros (5), farmacêuticos (3), psicólogo (1) e fisioterapeuta (1). 

Os candidatos deverão comparecer ao setor de acolhimento da SMS, localizada na rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, no horário das 8h às 14h, em um prazo de 72 horas, contando os dias úteis a partir da publicação. 

Os convocados deverão apresentar a documentação original comprobatória enviada no ato da inscrição, além de original de duas cópias dos seguintes documentos: diploma ou declaração de conclusão de curso para o cargo pretendido; duas fotografias 3x4 (iguais); carteira do respectivo conselho; comprovante de regularidade junto ao Conselho Regional de sua categoria; carteira de identidade; CPF; Título de Eleitor com declaração de quitação eleitoral; PIS; Carteira de Trabalho (CTPS); Certificado Militar (para homens); Comprovante de Residência; Termo de Ciência, Concordância com o Edital e Declarações Negativas e Declaração de Vínculo Empregatício.

Também será necessário levar os seguintes exames de saúde; hemograma completo; sumário de urina e VDRL; dosagens bioquímicas de glicose; triglicerídeos; colesterol total; HDL; LDL; raio-x de tórax. Todos com validade de até 90 dias

Por: Salatiel de Souza

Artesanato de Parnamirim é destaque na Brasil Mostra Brasil

08.setembro.2017

Resultado de imagem para Artesanato de Parnamirim é destaque na Brasil Mostra Brasil

As artesãs de Parnamirim estão expondo seus trabalhos na XXIII Brasil Mostra Brasil. A multifeira é o maior evento do gênero no Norte Nordeste. Neste ano são cinco standes do município, cada um com 10 artesãs expondo seus trabalhos. As profissionais são cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e estão participando do evento desde a sua abertura.

Na feira estão sendo vendidos diversos produtos feitos com pedraria, ferro, fuxico, bordado, crochê, macramê, além de  bonecas de porcelana, bolsas e porta moedas, roupas de bonecas, caixas de MDF, luminárias e brinquedos. A artesão Gilzelia Maria afirma que o evento é uma boa oportunidade de apresentar seus trabalhos para o público  "A feira é sempre uma boa vitrine. Aqui as pessoas passam a conhecer melhor os nossos produtos", explicou.

A prefeitura apoia o trabalho das artistas oferecendo a estrutura dos standes e disponibilizando um veículo para busca-las após o evento "O apoio é muito importante, porque sozinhas nós não conseguiríamos expor nosso artesanato", afirmou a artesã Alice Correia.

A professora, Bruna Maria, conferiu o espaço e elogiou os produtos "O trabalho manual é um dom. As artesãs de Parnamirim estão de parabéns pelo belo trabalho desenvolvido", disse.

A Multifeira Brasil Mostra Brasil é consagrada pelas diversas opções de produtos expostos. São inúmeros segmentos representados, entre eles móveis, roupas, eletrônicos, artigos de decoração,utilidades domésticas e calçados.

Serviço:

Data da realização: até 10 de Setembro de 2017 

Horário: Domingo a Quinta das 15:00 as 22:00 | Sexta e Sábado das 15:00h as 23:00h 

Local: Arena das Dunas - Av. Prudente de Morais, 5121 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-625

Por: Salatiel de Souza

Rogério Marinho é incluído em lista de parlamentares em ascensão no Congresso Nacional

08.setembro.2017

Resultado de imagem para rogerio marinho

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou mais uma edição do levantamento que traz a lista dos “cabeças” e dos parlamentares em ascensão do Congresso Nacional. O objetivo da pesquisa, é apontar os principais interlocutores e definidores da agenda do Legislativo.

Segundo o levantamento, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), está entre os parlamentares em ascensão no Congresso. “Nosso trabalho na Câmara sempre foi pautado na busca pela promoção de debates e de projetos que, de alguma forma, possam contribuir para a melhoria de vida dos brasileiros e, em especial, do povo potiguar. Esse continuará sendo o nosso objetivo”, disse.

Entre os atributos que caracterizam o protagonismo no processo legislativo, destacam-se, no conceito do DIAP, “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

 

Por: Salatiel de Souza

Para Barroso, nova denúncia contra Temer mostra sistema político ruim

08.setembro.2017

Resultado de imagem para ministro do STF luís roberto barroso

Em palestra nesta sexta-feira (8) em Washington, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso disse que o pedido de abertura de um novo inquérito contra o presidente Michel Temer mostra que o sistema político brasileiro "opera de forma muito ruim".

"Esse indiciamento confirma que o sistema opera de forma muito ruim, porque é um sistema no qual todos os atores relevantes enfrentam problemas. Provavelmente todos os ex-presidentes menos um enfrentam problemas", disse Barroso, que não quis confirmar se o pedido de abertura de novo indiciamento já havia sido encaminhado para a presidente do STF, Cármen Lúcia.

"O relator vai checar as formalidades básicas e o próximo passo será mandá-lo para a Câmara dos Deputados de acordo com o procedimento constitucional estabelecido para o indiciamento do presidente", limitou-se a dizer Barroso durante evento no Brazil Institute do Wilson Center, na capital americana.

Questionado sobre a possibilidade de prisão dos delatores da JBS, incluindo Joesley Batista, depois que o procurador-geral, Rodrigo Janot, decidiu pedir a revogação da imunidade concedida sob acordo de delação, Barroso também evitou comentar.

"Os juízes falam depois de decidir, ao fim da investigação. Quando vier para a mão, vou ter uma opinião. Agora, sou estou olhando", disse.

Com a revogação da imunidade, haveria a possibilidade de Janot pedir sua prisão.

NOVOS ÁUDIOS

O movimento foi feito depois de um áudio entregue à PGR no último dia 31 sugerir que o ex-procurador Marcello Miller teria ajudado Joesley e Ricardo Saud, diretor e lobista do grupo JBS, no processo de delação quando ainda era procurador.

Ao retirar o benefício, Janot considerou que houve descumprimento do acordo de delação. Em depoimento à Procuradoria-Geral da República por quase três horas nesta quinta (7), Joesley disse que não recebeu orientações de Miller para negociar o acordo de delação, nem para gravar o presidente Michel Temer em encontro no Palácio do Jaburu, em março.

Além de Joesley, Saud e outro delator da JBS, Francisco de Assis e Silva, executivo e advogado da empresa, também prestaram depoimento na quinta. Miller deve depor nesta sexta (8).

Na quarta, o também ministro do STF Luiz Fux defendeu a prisão de Joesley e dos outros delatores da JBS. Segundo Fux, os delatores "ludibriaram a Procuradoria, degradaram a imagem do Brasil no plano internacional e atentaram contra a dignidade da Justiça".

"Eles devem sair do exílio nova-iorquino para o exílio da Papuda", disse Fux, em referência à prisão do Distrito Federal.

A reação veio depois que, em um dos áudios revelados nos últimos dias, Joesley e Saud falavam em pressionar o ex-ministro da Justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo, que, segundo Saud, teria cinco ministros do Supremo "na mão" -sem esclarecer o que seria isso.

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Parnamirim: Saúde divulga médicos aprovados para contratação temporária

08.setembro.2017

Resultado de imagem para medicos contratacao

A SESAD - Secretaria Municipal de Saúde está divulgando no Diário Oficial do Município a lista de aprovados no processo seletivo para contratação temporária de médicos a serem encaminhados para a Estrategia de Saúde da Família – edital n. 01/2017.

Clique AQUI para conferir este resultado, na página 06.

Por: Salatiel de Souza