Ordenamento Ponta Negra: operação de fiscalização integrada voltou à orla nesse sábado

17.julho.2017

A Prefeitura de Natal realizou mais uma operação  de fiscalização integrada da orla da praua de Ponta Negra na tarde desse sábado (15). O objetivo foi verificar o cumprimento das determinações estabelecidas do Plano de Ordenamento, iniciado em março deste ano, sobretudo em relação ao comércio fixo na área do calçadão, atividade proibida. Cinco pessoas foram intimadas a comparecer à sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb), pasta que coordena as ações.

A ação integrada, que contou também com a participação das Secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), de Mobilidade Urbana (STTU), Guarda Municipal e Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM),  verificou ainda se havia descumprimento de notificações já emitidas, o que constitui reincidência. Além disso, foram expedidas cinco intimações para o comparecimento à Semurb para tratar do licenciamento de atividades comerciais dos estabelecimentos.  Bem como fiscalizada a colocação de publicidade irregular no passeio público, também proibida pelo ordenamento.

O Plano de Ordenamento é resultado da decisão judicial da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que determina que a Prefeitura promova o ordenamento da praia, impedindo a prática das atividades potencialmente poluidoras e a utilização indevida dos espaços públicos.  

O plano foi construído a partir de estudos técnicos de Capacidade de Suporte e na realidade atual de Ponta Negra, inclusive a ambiental, dividindo a orla em dez faixas ou trechos de acordo com uma metodologia de cálculo de suporte e de erosão, baseadas em estudos da UFRN.  Com isso, as áreas da praia foram delimitadas de forma sustentável, estabelecendo-se as normas gerais e especiais relativas à localização, funcionamento e posturas aplicadas a todas as atividades desenvolvidas nos espaços públicos.  

Em paralelo as ações de fiscalização, a Semurb, em parceria com a Vigilância Sanitária, Procon Municipal, Urbana e Semsur, também realizou minicursos sobre comércio sustentável e com orientações sobre os usos e posturas a serem seguidos pelos todos os comerciantes na orla. O objetivo foi promover uma capacitação específica para cada segmento, de acordo com as normas previstas no Plano de Ordenamento da praia. Todos os participantes do minicurso receberam uma cartilha para facilitar a consulta sobre as dúvidas e certificado.

Por: Salatiel de Souza

Petrobras aumenta preço da gasolina em 0,7%; diesel sobe 0,8%

17.julho.2017

Em novo ajuste, a Petrobras anunciou nesta segunda-feira (17), aumento de 0,7% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 0,8% no diesel. Os novos valores valem a partir desta terça-feira, dia 18.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Por: Salatiel de Souza

Neymar inicia conversas com o PSG, diz jornal espanhol

17.julho.2017

Após o jornal “Sport” noticiar que Neymar estaria insatisfeito no Barcelona, outro diário espanhol soltou uma “bomba” sobre o atacante brasileiro. De acordo com o “As”, o camisa 11 do clube catalão teria iniciado conversas com o Paris Saint-Germain, que já tentou contratá-lo em pelo menos três ocasiões.

Segundo o diário espanhol, o pai de Neymar vai a Paris ainda esta semana para se reunir com o ricaço Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG. A obsessão do Barcelona pelo zagueiro Verratti poderia, também de acordo com o “As”, ser usada na negociação envolvendo o atacante brasileiro, que pode receber um salário de 40 milhões de euros por temporada, algo em torno de R$ 146 milhões, o que dá também R$ 12 milhões por mês.

Por: Salatiel de Souza

Internada há 4 dias, Rogéria consegue se alimentar sozinha na UTI

17.julho.2017

A atriz Rogéria, de 74 anos, deu mais um importante passo para a sua recuperação na noite deste domingo (16). Ela conseguiu se alimentar sozinha pela primeira vez desde que foi internada com infecção na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Clínica Pinheiro Machado, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, na última quinta-feira(13), segundo informou Alexandro Haddad, empresário e produtor da artista.

"A sonda, que só seria retirada nesta segunda-feira, foi retirada ontem. Ela conseguiu se alimentar pela primeira vez sozinha. Rogéria comeu tudo, não engasgou. Então, foi mais uma vitória", festejou Haddad, segundo informações do jornal Extra.

O empresário deu mais detalhes: "Ela segue melhorando, aceitando muito bem os antibióticos, a medicação. Melhora tanto que ontem chegou a dar trabalho; ficava dizendo para a médica que tem uma agenda a cumprir e que queria tomar banho. E ela ainda não pode tomar banho".

Haddad contou também que Rogéria está bastante ativa e falante. Ela chegou a ter uma convulsão na última sexta-feira (14). Apesar da melhora, ele ressaltou que o quadro dela ainda inspira cuidados mas que em breve deverá ter alta da UTI.

"Ela continua ainda com a infecção, com a pneumonia, mas está tudo controlado. Rogéria refez os exames e outra tomografia neste domingo e não foi encontrado nada. Ela está caminhando muito bem", acrescentou.

Haddad informou ainda que a agenda de Rogéria ainda está mantida. A artista tem show marcado para o dia 23 de julho, em Minas Gerais. "Sei que ela não vai poder voltar muito rápido. Mas eu tenho muita fé e não mexi na agenda dela, em nada", explicou.

Nascida Astolfo Barroso Pinto, Rogéria é a mais antiga transformista em atividade no Brasil. Ao lado de travestis pioneiras do país, como Jane di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Brigitte de Búzios e Marquesa (esta morta em 2015), Rogéria é homenageada pela atriz e diretora Leandra Leal no documentário "Divinas Divas", premiado no Festival do Rio do ano passado.

Por: Salatiel de Souza

Afeganistão tem recorde de vítimas civis em 2017, diz ONU

17.julho.2017

A ONU (Nações Unidas) divulgou um relatório que aponta um recorde de morte de civis no Afeganistão, em 2017. São 1662 vítimas fatais e 3581 feridas de janeiro a junho. A maior parte delas por conta de explosões

Só no dia 31 de maio, 92 morreram durante um ataque suicida em Kabul, capital do país. O governo chegou a dizer que o número real seriam 150 mortos. 

De 2009 pra cá, mais de 26 mil civis morreram no país e quase 50 mil sofreram ferimentos por tiros, bombas, minas terrestres etc. O conflito entre o governo e milícias talibãs é a principal causa das mortes no país.

Por: Salatiel de Souza

Tecnologia 5G vai transformar a sua vida

17.julho.2017

A tecnologia 5G deve ser lançada oficialmente em 2019, numa estreia comercial em alguns países. No Brasil, o lançamento está previsto para 2020. A conexão ultrarrápida permitirá internet das coisas, vídeos em alta definição e realidade virtual, por exemplo.

A tecnologia 5G vai abrir as portas para a chamada internet das coisas (IOT, na sigla em inglês). Tratam-se de objetos conectados à internet, como hoje já conhecemos os aparelhos de TV e relógios inteligentes, que ganharão cada vez mais espaço em nosso cotidiano. Esses equipamentos dispensarão comandos dos usuários e conversarão entre eles, criando casas, prédios e cidades inteligentes.

Como lembrou o site UOL, neste momento de definições do novo padrão, fala-se em conexões que vão de 1 Gbps (gigabit por segundo) até 20 Gbps.

Ainda não há estimativa de quanto um plano 5G custará para o usuário. Mas é provável que seja mais caro que o 4G, como sempre acontece com a chegada de lançamentos (em uma comparação com hardware, o novo iPhone será sempre mais caro que o antecessor). É possível que também se tenha que trocar de aparelho.

Por: Salatiel de Souza

MC VERTINHO DAS CASINHAS: Jovem faz rap nas ruas de Natal para ganhar seu sustento

15.julho.2017
MC VERTINHO DAS CASINHAS: Jovem faz rap nas ruas de Natal para ganhar seu sustento
 
Programa Via Certa Natal/TV ASSEMBLEIA
 
 

Por: Salatiel de Souza

DETRAN realiza ação impactante em shopping de Natal

14.julho.2017

DETRAN realiza ação impactante em shopping de Natal  

Por: Salatiel de Souza

Após parecer contra Temer, Zveiter perde vice-liderança do PMDB

14.julho.2017

Em retaliação ao voto recomendando a admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer, o PMDB tirou o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) do cargo de vice-líder do partido na Câmara e de coordenador da bancada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a pressão dos peemedebistas, o próximo passo deve ser substituí-lo na comissão, considerada a mais importante da Casa.

Mais cedo, o líder da bancada, deputado Baleia Rossi (SP), admitiu a possibilidade de destituir Zveiter da comissão. Como os parlamentares estão entrando em recesso, a mudança deve ocorrer em agosto.

O deputado fluminense não foi informado pela bancada sobre a troca. À reportagem, Zveiter disse que defenderá seu parecer no dia 2 de agosto, quando a denúncia será submetida ao plenário da Câmara. "Vou defender meu voto lá", declarou.

O parecer de Zveiter foi derrotado na CCJ por 40 votos a 25. Apenas o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), se absteve. O voto vencedor foi do tucano Paulo Abi-Ackel (MG), que apresentou um parecer contra a admissibilidade. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Por: Salatiel de Souza

Viagens de Trens para Linha Sul são temporariamente suspensas para manutenção da via férrea

14.julho.2017

A CBTU informa que devido a necessidade de manutenção na via férrea, as viagens da Linha Sul (Natal/Parnamirim) serão suspensas a partir das 13h30, desta sexta-feira, 14.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos neste final de semana, permitindo que as viagens retornem a normalidade na segunda-feira, 17, a partir das 5h40, no percurso Parnamirim/Natal.

As viagens da Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) não sofrerão interferências e ocorrerão normalmente, conforme sua grade horária.

Por: Salatiel de Souza

Natal integrará programa ID Jovem

14.julho.2017
 
Natal passa a integrar a rede do Programa ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude, a partir da próxima terça-feira (18), quando haverá o lançamento na sede da Prefeitura, Palácio Felipe Camarão. O programa atende a jovens entre 15 e 29 anos de idade que façam parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, dando acesso a programas culturais, esporte e lazer, além de oferecer gratuidade em viagens interestaduais. 
 
O programa será gerido em Natal pela Secretaria Municipal de Governo, através do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, e contará ainda com o apoio do Procon Municipal, da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), da Secretaria de Esporte e Lazer e da própria Secretaria Nacional de Juventude para a fiscalização da aplicação do decreto que rege o ID Jovem. 
 
O ID Jovem oferece 50% de desconto (meia entrada) em ingressos de eventos artístico-culturais e desportivos, além de garantir duas vagas em viagens interestaduais e quando não houver mais disponibilidade, a empresa de transporte terá obrigação de oferecer desconto de 50% no valor passagem para até duas pessoas que integram o programa. 
 
Para ter acesso ao programa a pessoa deve ter entre 15 e 29 anos, pertencer à família que tenha renda mensal de até dois Salários Mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com dados atualizados há pelo menos dois anos e não precisa ser estudante. Em Natal, este Cadastro é feito através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), disponível em todas as regiões administrativas da cidade. 
 
Com esses pré-requisitos completos, a pessoa faz o cadastro no ID Jovem através do site da Caixa Econômica Federal. A ID Jovem (Identidade Jovem) emitida pode ser utilizada de duas formas: virtual, através de aplicativo utilizado pelo smastphone ou impresso diretamente da internet. Os empresários de eventos também devem se cadastrar no site da Caixa para garantir o acesso das pessoas contempladas. 

Por: Salatiel de Souza

População aprova criação do contra-fluxo da Ponte Newton Navarro

14.julho.2017

Wendell Jefferson
 
 
Na tarde de quinta-feira (13), a Ponte Newton Navarro ganhou um contra-fluxo para o transporte público. Com a medida, o tempo de travessia da ponte caiu cerca de 90% – de 40 minutos para 3 minutos. Com esta medida, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) – vai beneficiar os usuários do transporte com a garantia do cumprimento do quadro de horários e redução do tempo de viagem.
 
Segundo Gilberto Nascimento, usuário do sistema de transporte, “não passou nem dois minutos para descermos a ponte e nós estávamos passando 40 a 50 minutos”, pontuou. Para Francisco Canindé Barbosa, motorista de ônibus, “ganhamos tempo e velocidade”. No trecho, passam 8 linhas de ônibus urbanas e 1 intermunicipal, com uma frota total de 56 ônibus e 383 viagens – transportando 942.467 mil passageiros mês.
 
De acordo com Rogério Leite, diretor de Fiscalização e Vistoria da STTU, não há uma data para o término desta operação. “Somente quando as obras do Viaduto da Redinha estiverem concluídas e o pavimento estiver em boas condições é que vamos encerrar”, informou. O viaduto faz parte do pacote de obras do Pró-Transporte, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
 
NOVAS FAIXAS
A STTU estuda ainda a implantação de novas faixas para reduzir o tempo de viagem do transporte. “Estamos analisando implantar uma faixa na Rua Dr. Mário Negócio no sentido Alecrim/zona Norte para facilitar o retorno o cidadão para casa”, informa Newton Filho, técnico do Departamento de Estudos e Projetos.
 
Ainda de acordo com Newton Filho, a STTU está trabalhando conforme a legislação federal determina. “Estamos agindo como determina o Plano Nacional de Mobilidade, que fala que a prioridade é do transporte público”, pontuou.
 

 

Por: Salatiel de Souza

Final de semana terá segunda rodada da Copa de Futebol Sub-17

14.julho.2017
Resultado de imagem para campeonato de futebol sub 17 em natal
 
A Copa de Futebol Sub-17, promovida pela Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL),  continua neste final de semana com vários jogos de manhã e à tarde. A primeira rodada foi bastante movimentada e teve como destaque cinco clubes campeões invictos, cinco jogos com placar de empate e um WxO. 
 
As competições foram bastante acirradas. Algumas equipes tinham até torcidas organizadas para dar apoio aos jogadores. A medida que prossegue o torneio cresce o interesse e a empolgação de atletas e dirigentes.
 
A tabela organizada com o cruzamento dos times tem os seguintes confrontos para este final de semana: 
 
Sábado (15)
 
Campo do Piabão em Santa Catariana: 
8h: PZIEC x C.D. Santa Catarina; 
9h30: Sou do Rio x Esperança; 
 
Formigão em Soledade:
8h: Futuro do Natal x Gasac;
9h30 Castelo Branco x Parque das Dunas; 
 
Pajuçara:
8h IDFH x Parque Floresta; 
9h30:Nova Geração x CAF Redinha;
 
Magela – Satélite:
8h: Satélite x Planalto FC; 
9h30: Esportivo Plalanto x PEF – Nova Descoberta.
 
Domingo (16)
 
Miriam - Nova Natal 
14h: Sel Natal x Bad Boy; 
15h30: Boa Sorte x Leões do Vale; 
 
Nova Descoberta: 
14h: Monamy x Clube Atlético;
15h30: CDF x Vitória
 
Rocas:
14h: Rio Grande x Projeto 10

Por: Salatiel de Souza

Zona Oeste recebe Operação tapa buraco nesta sexta-feira

14.julho.2017

Nesta sexta-feira (14), uma das regiões mais populosas da cidade, a zona Oeste, recebe os serviços da Operação tapa buraco da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).
 
De acordo com o secretário Tomaz Neto, titular da Semov, as equipes do setor de Conservação estão com manutenção da rede de drenagem da rua Maristela Alves, no bairro de Felipe Camarão. “Fora ela, também estamos com manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos na rua Pedro de Souza, no Bom Pastor”, explicou o secretário de Obras Públicas.
 
Igapó
 
Os serviços desta sexta-feira serão finalizados com a manutenção de vias pavimentas com paralelepípedos na rua Felipe dos Santos, no bairro de Igapó. “Na próxima semana, outras travessas, ruas e avenidas receberão os serviços da Operação tapa buraco”, finalizou Tomaz Neto, da Semov.

Por: Salatiel de Souza

Prova para agente penitenciário acontece neste domingo

14.julho.2017

A prova escrita objetiva do concurso público para preenchimento de 571 (quinhentas e setenta e uma) vagas para o cargo de Agente Penitenciário – Nível I da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do RN, será aplicada neste domingo (16), em Natal e Mossoró. No total, 14.049 candidatos estão habilitados, sendo 9.228 do sexo masculino e 4.761 do feminino.

A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 100 (cem) questões, distribuídas nas seguintes disciplinas: Administração Pública; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Penal; Direitos Humanos e Tratamento Penal; Regime Jurídico, Estatuto dos Servidores, Estatuto dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte; Ética Profissional; Informática; Lei de Execução Penal e Língua Portuguesa e Redação Oficial.

Estão sendo destinadas 451 (quatrocentas e cinquenta e uma) vagas para o sexo masculino e 120 (cento e vinte) ao sexo feminino.  O concurso visa selecionar candidatos com atributos intelectual, físico, psicológico e social necessários ao desempenho das atividades do cargo de Agente Penitenciário – Nível I.

Os locais de provas, bem como os cartões de confirmação dos candidatos estão disponíveis no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN: www.idecan.org.br

com informações de agorarn.com.br

Por: Salatiel de Souza