Ronda Rousey aparece em cena e sinaliza retorno ao WWE

08.setembro.2017

Enquanto não define seu futuro no UFC, Ronda Rousey pode estar a caminha do WWE (evento de lutas coreografadas que é sucesso nos Estados Unidos).

 

Em produção publicada pelo site oficial do WWE, Rousey aparece ao lado de suas companheiras de treino Jessamyn Duke e Marina Shafir enquanto confronta estrelas como Charlotte Flair, Bayley e Becky Lynch, personagens famosas no mundo do WWE.- Vocês decidem a hora, vocês decidem o lugar... Hoje não? Bom, vamos esperar ouvir algo de vocês - declarou Ronda no vídeo.A cena sinaliza uma possível aparição de Rousey no WWE no futuro.

Essa não é a primeira vez que Rousey participa do evento. Em 2015, Ronda participou de uma edição do WWE ao lado de Dwayne Johnson, o 'The Rock".Ronda Rousey ainda não sabe qual será seu futuro no UFC depois da derrota por nocaute sofrida em dezembro passado, diante de Amanda Nunes. Recentemente, ela se casou com o lutador do UFC Travis Browne.

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Palocci confessa ser o 'Italiano' da planilha de propinas da Odebrecht

07.setembro.2017

O ex-ministro Antônio Palocci confessou, nesta quarta-feira, 6, ao juiz federal Sérgio Moro, ser o "italiano" que consta na famosa planilha de propinas da Odebrecht.Palocci foi preso na Operação Omertà, desdobramento da Lava Jato, em setembro de 2016, e condenado por Moro a 12 anos e 2 meses de prisão. Ele está tentando fechar acordo de delação premiada com a força-tarefa do Ministério Público Federal.

O petista negou ser chamado de Italiano pelos executivos da Odebrecht, mas admitiu que as propinas que constam na planilha dizem respeito a ele.

"Se eu era conhecido como 'italiano'? Não! O Marcelo nunca me chamou de italiano, mas acho que essa planilha quando ele coloca italiano ele diz respeito a mim. Ele nunca me chamou por esse nome. Nem ele, nem Emílio. Mas eu não sei por que escolheu essa alcunha. Tem vários e-mails que ele fala de italiano e Itália que não diz respeito a mim, porque diz respeito a outras pessoas. Mas a planilha eu acredito que sim, porque boa parte do que é tratado nessa planilha são assuntos que eu tratei com ele", relatou.

O ex-ministro resolveu confessar seus crimes em interrogatório no âmbito de processo relacionado à suposta compra, pela Odebrecht, do apartamento vizinho ao de Lula, em São Bernardo do Campo, e do terreno onde seria sediado o Instituto Lula. Segundo o Ministério Público Federal, os imóveis são formas de pagamento de vantagens indevidas ao petista.

Por: Salatiel de Souza

Desfile de 07 de Setembro muda trânsito e transporte em Tirol e Petrópolis

07.setembro.2017

Nesta quinta-feira (7) será comemorado o 195º ano da independência do Brasil, com a realização do tradicional desfile cívico-militar na Praça Pedro Velho. Por causa do evento, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai interditar diversas ruas nos bairros de Tirol e Petrópolis.

O corredor da Av. Prudente de Morais/Nilo Peçanha será interditado a partir da Av. Governador Juvenal Lamartine (Beira Canal) até a Rua Coronel Joaquim Manoel. As ruas Trairí e Potengi serão interditadas entre a Av. Floriano Peixoto e Av. Campos Sales. Já o corredor Av. Hermes da Fonseca/Rua Coronel Joaquim Manoel será interditado a partir da Av. Alexandrino de Alencar até a Av. Nilo Peçanha.

Para auxiliar o motorista durante o bloqueio, que acontece a partir das 06h às 12h, a STTU disponibilizará 42 agentes de mobilidade e 05 viaturas – entre motos e carros.

TRANSPORTE
Com o feriado, será aplicada a Tarifa Social, medida que reduz o valor da tarifa de R$ 3,35 para R$ 1,70 e o pagamento só pode ser realizado em dinheiro. O transporte público também muda por causa das interdições na Praça Cívica.

As linhas 05, 15/16, 17/78, 61/62, 64, 67, 81 e 84 seguem no sentido Zona Norte/Petrópolis com itinerários normais até a Rua Ulisses Caldas, onde terão acesso à Av. Deodoro da Fonseca e Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, de onde seguem o percurso normal. No sentido Petrópolis/Zona Norte, as linhas não sofrem alterações.

A linha 21, no sentido Felipe Camarão/Areia Preta, segue normalmente até a Av. Deodoro da Fonseca, Rua Mossoró, Av. Floriano Peixoto, Rua Miramar, Av. 25 de Dezembro, Av. Presidente Café Filho, Av. Governador Sílvio Pedroza, de onde retorna. Já no sentido Areia Preta/Felipe Camarão, a linha segue pela Av. Governador Sílvio Pedroza, Av. Presidente Café Filho, Praça dos Heróis, Rua Rodrigues Dias, Rua Pedro Afonso, Rua Miramar, Av. Floriano Peixoto, Rua Manoel Dantas e Av. Deodoro da Fonseca, de onde segue o itinerário normal.

As linhas 24, 35, 41 e 41A, no sentido Zona Sul/Ribeira, seguem o itinerário normal até a Av. Prudente de Morais, onde acessam a Av. Governador Juvenal Lamartine (Beira Canal), Rua José de Alencar, Av. Deodoro da Fonseca e Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, de onde seguem o itinerário normal. Já no sentido Ribeira/Zona Sul, o desvio começa na Rua Ulisses Caldas, onde acessa a Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Alexandrino de Alencar e Av. Prudente de Morais, de onde seguem o itinerário normal.

A linha 33 iniciará seu desvio, no sentido Mãe Luíza, na Av. Prudente de Morais, onde acessa a Av. Governador Juvenal Lamartine (Beira Canal), Rua José de Alencar, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Mossoró, Av. Floriano Peixoto e Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, de onde segue o itinerário normal até Mãe Luíza. Já no sentido Planalto, a linha retornará de Mãe Luíza pela Av. Governador Silvio Pedroza, Av. Presidente Café Filho, Praça dos Heróis, Rua Miramar, Rua Belo Horizonte, Rua São João de Deus, Av. Duque de Caxias, Av. Câmara Cascudo, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Alexandrino de Alencar e Av. Prudente de Morais, de onde segue o itinerário normal.

A linha 33A iniciará seu desvio, no sentido Mãe Luíza, na Av. Hermes da Fonseca, onde acessa a Av. Alexandrino de Alencar, Av. Prudente de Morais, Av. Governador Juvenal Lamartine (Beira Canal), Rua José de Alencar, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Mossoró, Av. Floriano Peixoto, Rua Miramar, Rua Pedro Afonso, Rua Rodrigues Dias e Av. 25 de dezembro, de onde segue o itinerário normal até Mãe Luíza. Já no sentido Planalto, a linha segue normalmente até a Av. Duque de Caxias, onde acessa a Av. Câmara Cascudo, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Alexandrino de Alencar e Av. Hermes da Fonseca, de onde segue o itinerário normal.

As linhas 37, 39, 51 e 78A/47, no sentido Zona Sul/centro, seguem seu itinerário normal até a Av. Salgado Filho, onde acessam a Av. Alexandrino de Alencar, Av. Prudente de Morais, Av. Governador Juvenal Lamartine (Beira Canal), Rua José de Alencar, Av. Deodoro da Fonseca e Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, de onde seguem o itinerário normal. Já no sentido centro/Zona Sul, as linhas seguem pela Rua Ulisses Caldas, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Alexandrino de Alencar e Av. Salgado Filho, de onde seguem o itinerário normal.

A linha 40 segue normalmente até a Av. Deodoro da Fonseca, onde acessa a Rua Mossoró, Av. Floriano Peixoto, Rua Miramar, Rua Pedro Afonso, Rua Rodrigues Dias, Av. 25 de dezembro e Av. Governador Sílvio Pedroza, até chegar a Mãe Luíza. Já no sentido Planalto, a linha segue pela Av. Governador Sílvio Pedroza, Av. Presidente Café Filho, Praça dos Heróis, Rua Rodrigues Dias, Rua Miramar, Rua Pedro Afonso, Rua Belo Horizonte, Rua São João de Deus, Av. Duque de Caxias e Av. Câmara Cascudo, de onde segue seu itinerário normal.

A linha 56 segue normalmente, no sentido Ribeira/Ponta Negra, até a Rua Ulisses Caldas, onde acessa a Rua Mossoró, Av. Floriano Peixoto, Rua Miramar, Av. 25 de dezembro e Av. Presidente Café Filho, de onde segue o itinerário normal. Já no sentido Ponta Negra/Ribeira, a linha segue pela Av. Presidente Café Filho, Praça dos Heróis, Rua Rodrigues Dias, Rua Pedro Afonso, Rua Miramar e Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, de onde acessa o itinerário normal.

A linha 68 segue o itinerário normal, no sentido Zona Sul/centro, até a Av. Salgado Filho, onde acessam a Av. Alexandrino de Alencar, Av. Prudente de Morais, Av. Governador Juvenal Lamartine (Beira Canal), Rua José de Alencar, Av. Deodoro da Fonseca, Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Largo Junqueira Aires, Rua Ulisses Caldas e Av. Deodoro da Fonseca de onde seguem o itinerário normal.

A linha 71, no sentido Felipe Camarão/Petrópolis, segue normalmente até a Av. Deodoro da Fonseca, de onde segue direto para a Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, de onde segue o itinerário normal. Já no sentido Petrópolis/Felipe Camarão, a linha não sofre as alterações.

DESFILE DA STTU
Os agentes de mobilidade e os agentes mirins de trânsito também participarão do Desfile de 07 de Setembro. Ao todo, 33 pessoas da STTU desfilarão, sendo 30 agentes de mobilidade e 13 agentes mirins.

Os agentes de mobilidade estarão a pé e em viaturas como moto, carros e caminhão-guincho e com o fardamento novo. Já os agentes mirins são crianças de 08 a 10 anos que participam do projeto Agente Mirim de Trânsito desenvolvido pela STTU nas escolas da capital.

Por: Salatiel de Souza

Exposição incentivada pela lei Djalma Maranhão revela identidade da cultura negra do sertão potiguar

07.setembro.2017

Os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte, fotografadas por José Ezelino da Costa, no início do século 20, serão apresentadas ao público, pela primeira vez, na exposição "Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19". A exposição começa nesta quarta-feira (60 e vai até 30 de setembro, no 2º piso do Natal Shopping, paralelamente ao lançamento do livro que dá nome à mostra da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Almeida. A iniciativa conta com incentivo da Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal. 

A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, contará com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros. 

A importância histórica do legado de José Ezelino reside nos pequenos detalhes estéticos e sociais de sua fotografia. Um pioneirismo silencioso, que agora vem à tona publicamente. “Não podemos afirmar que José Ezelino quisesse revelar alguma espécie de racismo sobre sua condição de negro ou sobre a sociedade que vivia. Entretanto, podemos perceber que ele provocou por meio de sua fotografia, uma imagem forte de identidade social, principalmente por ser uma sociedade de descendência branca aristocrática. Assim, ele registrou lindamente os negros, seus descendentes da mesma estética que fotografava as famílias brancas que iam ao seu estúdio”, explica Ângela Almeida. 

Sobre o fotógrafo 
José Ezelino nasceu em 1889, na cidade de Caicó. Filho de pais escravos, tornou-se fotógrafo quando a fotografia ainda era recente para um sertão distante dos centros urbanos do Brasil. Ele conseguiu a façanha de retratar a si e aos seus familiares usando a mesma linha estética das famílias de alta classe da região Sudeste brasileira e dos países europeus colonizadores. Figurino, direção, cenários e captação eram criações do próprio artista. Isso sem nunca ter tido acesso a nenhum tipo de referência, pois sua viagem mais longa foi à cidade do Recife (PE). 

Não existe nenhum registro fotográfico semelhante ao de José Ezelino no Brasil. A maioria dos registros é da população negra retratada como vendedores de ruas ou como trabalhadores de baixo escalão. Além dos registros familiares, José Ezelino produziu um vasto material da cidade de Caicó e demais regiões do Seridó. Infelizmente, muitas destas fotos foram perdidas ao longo dos anos, o que fortalece ainda mais a importância do trabalho da pesquisadora Ângela Almeida. 

Além de fotógrafo, Ezelino debruçava-se na área musical. Chegou a formar uma banda com repertório de jazz e música sacra. Morreu em 1952, mas seu legado permanece. 

Por: Salatiel de Souza

Felipe Camarão e Neópolis recebem operação tapa buraco nesta quarta-feira

07.setembro.2017

Nesta quarta-feira (06), véspera de feriado, os bairros de Felipe Camarão, na zona Oeste, e Pirangi, na região Sul, recebem os serviços da operação tapa buraco, da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o titular da Semov, Tomaz Neto, as equipes do setor de Conservação estão hoje com aplicação de asfalto em trechos da Av. dos Caiapós, e ruas Deputado Marcílio Furtado e Solange Nunes, em Cidade Satélite. “Fora elas, também estamos com o serviço nas ruas Nossa Senhora do Rosário, Santa Verónica, Santa Cristina e Monte Calvo, todas em Felipe Camarão”, explicou o secretário de Obras.

Os serviços desta quarta-feira continuam com a manutenção da rede de drenagem das ruas Indomar, Nossa Senhora do Rosário e Santa Cristina, em Felipe Camarão. “E também na marginal da BR 101, em Candelária, e rua Santa Teresa, no Bom Pastor”, ressaltou Tomaz Neto.

Neópolis
Os serviços desta quarta-feira serão finalizados com a manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos. “Estamos nas ruas Itauna e Ipê, em Neópolis, também na travessa do Ouvidor, no Novo Horizonte. E fechamos na rua Padre Cícero, em Felipe Camarão, e trecho da Av. 06, em Dix-Sept Rosado”, finalizou o secretário Tomaz Neto.

Por: Salatiel de Souza

Vereadores visitam recém-inaugurada UPA de Cidade Satélite

05.setembro.2017
 
Nesta segunda-feira (05), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal visitou as instalações da quarta Unidade de Pronto Atendimento da capital potiguar. Situada no conjunto Cidade Satélite, no bairro de Pitimbu, a UPA Sul - Unidade de Pronto Atendimento Dr. Leônidas Ferreira - está situada na Avenida dos Xavantes, e para sua construção, foram investidos cerca de R$ 3,3 milhões. 
 
Inaugurada pela Prefeitura de Natal em 29 de agosto, a UPA Sul atuará com atendimentos à urgências e emergências, como acidentes cardiovasculares, infarto, fraturas, cortes, hipertensão arterial, febres altas com risco de convulsões, entre outros. Classificada pelo Ministério da Saúde como uma unidade de porte II. De acordo com o diretor, Kleiber Rodrigues, a estimativa é que o novo espaço possa realizar até 9 mil atendimentos por mês, com clínica médica adulto e pediátrica e funcionamento 24h. 
 
"Fomos contemplados com mais uma Unidade de Pronto Atendimento, graças ao empenho da presidenta Dilma Rousseff, que destinou boa parte dos recursos. Tudo novo, ambientes limpos, equipamentos chegando, profissionais em fase de adaptação. Vamos levar uma imagem muito positiva da UPA de Cidade Satélite. Porém, voltaremos daqui 30 dias para avaliar a instituição já em pleno funcionamento", disse o presidente da Comissão de Saúde, vereador Fernando Lucena (PT).
 
Por sua vez, o vereador Preto Aquino (PEN) falou que a UPA vai contribuir para responder à imensa demanda de atendimentos na cidade. "Um alívio para a rede pública de saúde a chegada dessa unidade na Zona Sul. Percebemos a qualidade das instalações e temos certeza que a população será bem atendida".
 
Antônia Nazaré de Brito, que acompanha a paciente Maria José do Nascimento, 93 anos, elogiou a Unidade de Pronto Atendimento. "Ela (Maria José) foi a primeira pessoa a receber assistência aqui. A equipe é competente e atenciosa. Estamos gostando do trabalho de todos. Agora é torcer para que continue sempre assim, tendo essa mesma organização", concluiu.

Por: Salatiel de Souza

Assembleia do RN homenageia os Profissionais de Educação Física

05.setembro.2017

Em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado nacionalmente em 1° de setembro, o CREF16/RN instituiu, desde o ano passado, a Medalha de Mérito Profissional ao Professor Sebastião Cunha;  o objetivo é homenagear e reconhecer os profissionais pela passagem do seu dia, fazendo a entrega desta honraria.

Sendo assim, uma sessão solene foi realizada na última sexta-feira (1) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde presidente do CREF16 Francisco Borges de Araújo CREF 001001-G/RN, fez a entrega da Medalha de Mérito Profissional - Professor Sebastião Cunha para quatro profissionais de destaque: Antônio José de Sousa Sampaio Barros CREF 000022-G/RN, Francisco de Oliveira Cabral Júnior CREF 000231-G/RN, Laerte Medeiros de Araújo CREF 000125-G/RN e Kátia Brandão Cavalcanti CREF 000011-G/RN.

A professora Kátia Brandão Cavalcanti falou em nome dos homenageados e destacou a importância do trabalho desempenhado pela categoria desejando o fortalecimento da atividade e dos profissionais para o futuro.

Para o propositor da solenidade, deputado Hermano Morais, há necessidade de tornar a atividade física mais presente na vida dos potiguares. "Precisamos, juntos, amenizar, reverter a fragilidade e o enfraquecimento das instituições esportivas. Ouso sugerir a realização de parceria entre o Conselho Estadual de Desporto e o Conselho Regional de Educação Física, cujos presidentes estão aqui presentes, para realização de um Fórum de Debates para que possamos avançar, de fato, nas ações que envolvem o tema. Aproveito para enaltecer agora e em público, o esforço, de cada um, em prol da valorização da Educação Física no nosso Estado".

Presentes na solenidade a deputada Márcia Maia, Conselheiros do CREF16, o vereador Robson Carvalho, a secretária municipal de esportes Danielle Mafra, o secretário estadual de esportes e lazer Canindé de França, o chefe do departamento de Educação Física da UFRN João Batista de Amorim e o Tenente André Garcia; além de amigos e familiares dos homenageados.

Professor Sebastião Cunha

Natural de Caicó, Sebastião Cunha, inspirou toda uma geração de aprendizes e profissionais na academia ou com o exemplo de trabalho, destacando o seu vasto currículo de contribuições. Não por menos, sempre faz questão de enfatizar o seu triunfo por ter conseguido motivar vários alunos no prosseguimento de uma tarefa árdua, porém gratificante, a de educar pelo esporte.

Por: Salatiel de Souza

Governo conclui Masterplan do Parque Tecnológico do RN

05.setembro.2017

O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira, 05, o relatório final do estudo de viabilidade técnica e o plano de negócios (Masterplan) do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte - Potypark. “Iniciamos hoje uma nova era para a economia do nosso Estado. Pela primeira vez temos um estudo que irá fomentar as diversas cadeias produtivas. Vamos aliar a produção de conhecimento, de ciência e tecnologia à geração de riqueza, à agregação de valor às nossas potencialidades e, com isso, gerar desenvolvimento, renda, oportunidades de trabalho”, afirmou o governador Robinson Faria na solenidade de apresentação do plano no auditório da Governadoria.

O Potypark terá suas instalações no município de Extremoz e vai adequar a pesquisa e o conhecimento produzido pelas universidades ao melhor aproveitamento das potencialidades econômicas em várias áreas como a mineral, pesca, agropecuária, salineira, energética e turismo.  “Este estudo é resultado de esforços das classes acadêmica, empresarial e do Governo do Estado. Vamos iniciar um círculo virtuoso de desenvolvimento, deixar de ser um estado produtor de matéria prima e passar a produzir bens e mercadorias com valor agregado, o que vai proporcionar mais renda, trabalho e impostos, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo.

Azevedo destacou a importância da decisão do Governo em implantar o Parque Tecnológico que vai incentivar a pesquisa aplicada pelas universidades locais e com isso gerar inovação e competitividade. “O nosso Parque Tecnológico é voltado para a prática, vamos transformar a pesquisa acadêmica em projetos econômicos”, reforçou.

O secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, Vágner Araújo avaliou o Potypark como “de extrema importância para que as potencialidades econômicas do RN sejam aproveitadas pelos norte-riograndenses. As pesquisas vão produzir conhecimento e gerar riqueza. É um investimento de R$ 54 milhões, viabilizado pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, que dá uma nova perspectiva para o Estado”.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais considerou o investimento no Potypark “uma iniciativa ousada do Governo do Estado para incentivar novos investimentos, gerar competitividade, trabalho e renda”. Ele acrescentou que novas alternativas para o desenvolvimento vão surgir a partir do Parque Tecnológico.

O estudo de viabilidade técnica e plano de negócios do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte foi elaborado pela consultoria Sociedade Portuguesa de Inovação – SPI, selecionada por licitação.

A apresentação do relatório contou também com a presença da secretária de Estado do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do presidente da Fundação de Pesquisa do Estado do RN - Fapern, Uilame Umbelino, do reitor da Universidade Estadual do RN – UERN, Pedro Fernandes, reitora da UFRN, Angela Paiva, vice-presidente da Fiern, Pedro Terceiro, superintendente do Sebrae, Zeca Melo, do prefeito de Extremoz, Joás Oliveira e dezenas de integrantes do meio acadêmico e empresarial

 

Por: Salatiel de Souza

Governo anuncia para sábado pagamento de servidores que ganham até R$ 3 mil

05.setembro.2017

No próximo sábado (9), o Governo do RN deposita os vencimentos dos servidores que ganham até R$ 3 mil. Com isso, 67% dos servidores (75 mil funcionários) terão recebido o pagamento, contando com a Secretaria de Educação e órgãos da administração indireta.

Até o momento, o montante injetado na economia do estado com o pagamento do mês de agosto foi de R$ 140 milhões.

O complemento salarial será pago em breve, sem distinção entre ativos, inativos e pensionistas, a partir da disponibilidade de recursos.

Por: Salatiel de Souza

Projeto quer banir o uso de estepe temporário

05.setembro.2017

Projeto quer banir o uso de estepe temporário

 
 

Por: Salatiel de Souza

JBS: Cardozo, Dilma e Cármen Lúcia aparecem em novo áudio de delatores

05.setembro.2017

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo é citado no áudio entregue pelos delatores da JBS aos investigadores da Lava Jato, no último dia 31, e que levaram à revisão de colaboração premiada de três dos sete executivos do Grupo J&F, conforme anúncio feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nessa segunda-feira (4).

Na conversa gravada entre entre Joesley Batista e Ricardo Saud - ambos firmaram acordo de colaboração premiada -, há indícios de que eles desejavam contar com a ajuda de Cardozo, segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo. No contexto, falam sobre "organizar" o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois, de acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, tinham a intenção de atrair Cardozo para um encontro, sob o pretexto de que gostariam de contratá-lo para serviços advocatícios, mas cujo principal objetivo era conseguir do ex-ministro informações sobre magistrados do STF.

Isso porque os delatores acreditavam que os procuradores à frente da Lava Jato desejavam que as investigações alcançassem o Supremo. A depender do que Cardozo contasse, eles entregariam o conteúdo à PGR e ficariam "bem na fita". Embora o encontro com Cardozo tenha ocorrido, o plano dos delatores não foi bem-sucedido, já que o ex-ministro teria feito apenas afirmações genéricas sobre os magistrados. Além disso, ainda segundo Bergamo, ele recusou propostas de pagamentos de honorários fora das vias regulares.

Na conversa, Joesley e Saud ainda brincam com a proximidade entre Cardozo, a ex-presidente Dilma Rousseff e a atual presidente do STF, Cármen Lúcia. Os nomes de Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes também são mencionados, mas não há menção ou atribuição a algum tipo de crime.

Confira alguns trechos do áudio:

  • "(...) Temos que usar (parte inaudível) Zé Eduardo, pressionar o Zé Eduardo pra ele contar quem é o cara do Supremo", diz Saud.
  • "(...) Se nós entregar o Zé, nós entrega o Supremo... Eu eu falei pro Marcelo. Falei: Marcelo, você quer pegar o Supremo? Quer? Pega o Zé", diz Joesley ao se referir, em outro trecho da conversa, a Marcelo Miller, ex-procurador que participou do acordo de leniência.
  • "Eu vou entregar o Executivo e você vai entregar o Zé. O Zé vai entregar um ... Vou ligar e chamar ele e falar: Ô Zé, seguinte: você precisa trabalhar com a gente. Nós precisamos organizar o Supremo. A única chance que a gente tem de sobreviver. Você tem quem? Como é cada um? Qual a influência que você... nesse? Como é que a gente grampeia? O Zé vai entregar tudo", diz Joesley, mais adiante.

Por: Salatiel de Souza

Felipe Camarão e Quintas recebem operação tapa buraco nesta terça-feira

05.setembro.2017

Nesta terça-feira (05), os bairros de Felipe Camarão e Quintas, ambos na zona Oeste, recebem os serviços da operação tapa buraco, da Prefeitura do Natal por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o secretário Tomaz Neto, titular da Semov, as equipes do setor de Conservação estão com aplicação de asfalto em trechos das avenidas dos Caiapós, em Cidade Satélite, e Bernardo Vieira e viaduto da Urbana, no bairro das Quintas. “E fechamos essa parte dos serviços nas ruas Antônio Trigueiro e Maristela Alves, em Felipe Camarão”, explicou o secretário de Obras.

Os trabalhos continuam com manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos nas ruas Geraldo Gomes de Oliveira, em Capim Macio, Iaiá, no Novo Horizonte, Túlio Lemos e Padre Cícero, em Felipe Camarão.

Drenagem
Os serviços desta terça-feira serão finalizados com a manutenção da rede de drenagem das ruas Indomar, Padre Cícero e Antônio Carolino, em Felipe Camarão.

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura divulga data da 2ª Audiência de Revisão do Plano Diretor

05.setembro.2017

A segunda audiência pública de Revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) já tem data e local definidos. O evento será no dia 26 de setembro, a partir das 9h, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município desta terça-feira (5). Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A audiência dá prosseguimento ao processo participativo para discussão do instrumento mais importante da política de desenvolvimento urbano sustentável da cidade. E objetiva discutir a aprovação do Regimento Interno, que contém a metodologia e o cronograma de ações em conformidade com o Estatuto das Cidades e a Resolução nº25/2005 do Ministério das Cidades (Concidades).

O evento acontece após a realização do Seminário Preparatório de Revisão do Plano Diretor, que contou com a participação de mais de 300 pessoas, no último dia 15 de agosto. E cujo intuito foi apresentar um panorama do crescimento de Natal nos últimos dez anos e o conteúdo do PDN a ser revisado, para preparar a sociedade para os debates que culminarão com a proposta final a ser enviada para Câmara Municipal.

Natal já tem um Plano Diretor, a Lei Complementar 082, em vigor desde junho de 2007. Mas apesar de vigorar há dez anos, alguns de seus instrumentos não foram regulamentados, e por isso, o PDN está passando por um processo de atualização, para que seja adequado à nova realidade do Município.

O Cemure fica localizado na Avenida Cel. Estevam, 3897, bairro de Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste de Natal. Para mais informações sobre o processo participativo de Revisão do Plano Diretor basta acessar o site www.natal.rn.gov.br/semurb/planodiretor.

Por: Salatiel de Souza

Playground Natal vai movimentar Cidade da Criança com incentivo da Prefeitura do Natal

05.setembro.2017

A partir desta quinta-feira (7) a Cidade da Criança se transformará no centro do universo nerd, geek e gamer. O Playground Natal 2017, que conta com incentivo da Prefeitura do Natal pela Lei Djalma Maranhão, vai até domingo (10) fazendo a alegria do público infanto-juvenil, até 15 anos. 

O espaço da Cidade da Criança se transforma num grande tabuleiro de jogos, onde os participantes irão interagir entre os ambientes físicos e virtuais por meio de um aplicativo compatível a smartphones e tablets. Haverá shows, feira temática, oficinas, projeções, contação de histórias, encontro de blogueiras mirins, cosplays e muito mais. Durante os quatro dias, as atividades terão início às 14h e o acesso ao parque será gratuito. 

A programação do Playground Natal 2017 é extensa e inclui oficinas e vivências que têm o objetivo de auxiliar os participantes a utilizar melhor suas redes sociais, de modo que a cada atividade concluída, os espectadores somam pontos, concorrem a prêmios e ainda aprendem novas formas de se comunicar via web. 

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural Marcílio Amorim (Trama Produção) e está sendo viabilizado com patrocínio da Unimed Natal, via Lei Municipal Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, que propõe incentivo à cultura com a renúncia fiscal dos impostos sobre serviços (ISS). 

Estarão inscritos automaticamente na competição, que premiará os dez jogadores que mais somarem pontos no ranking geral, crianças e adolescentes que baixarem o aplicativo e se cadastrarem em cada atividade participada. "A ideia central do evento é tirar a criança da solidão do quarto escuro e proporcionar uma interação com outras pessoas, com a natureza e com a arte produzida por artistas potiguares", explica Marcílio, que teve a ideia motivado por seu sobrinho, que o desafiou a criar um evento multimídia em Natal. 

Viver a tecnologia - Há muitos motivos para se pensar um projeto tão antenado com as novas tecnologias, como é o caso do Playground Natal 2017, e os principais são combater a falta de sociabilidade, a introspecção e o sedentarismo infantil causados pelo isolamento característico aos adeptos dos jogos eletrônicos e usuários das redes sociais.

Porém, há também o fator econômico que justifica a realização de um evento dessa natureza. Segundo dados da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames), dos 61 milhões de brasileiros (cerca de 21% da população) que se divertem com jogos eletrônicos, 1,4 milhão corresponde à parcela de crianças e adolescentes de zero a 15 anos. Outro dado importante, divulgado pelo Instituto SuperData, é que o mercado de jogos online é responsável por 21% do mercado total de games do planeta e deverá gerar mais de 20 bilhões de dólares em 2017.

O Playground Natal 2017 conta ainda com patrocínio da Cabo Telecom e Ovni Games, além de apoio do Governo do Estado, por meioda Fundação José Augusto, Intertv Cabugi e de outros parceiros. Acesse as mídias sociais do evento - página no Facebook e perfil no Instagram - e fique por dentro de toda a programação, das novidades, dos parceiros, dos participantes da feira #nerdgeekgamer. Avise aos quatro cantos que a novidade chegou! 

Serviço: 
Playground Natal 2017 - 07 a 10/09 - a partir das 14h
Onde: Cidade da Criança - rua Rodrigues Alves, s/n, Tirol. Natal-RN
Entrada Gratuita 
Instagram @playgroundnatal2017
Facebook: Playground Natal 2017
Email: playgroundnatal@gmail.com


Programação Playground Natal 2017

Quinta 07/09

14h às 19h – Funcionamento dos polos com atividades contínuas: Pista natural para carrinho de controle remoto, cisne do lago, carros elétricos, simulador Infinity, parque de diversões, Feira #NerdGeekGamer e aparição dos personagens recepcionando as crianças.
14h às 15h30 – Oficina de desenvolvimento de personagem para games com Michelle Ferret.

15h30 às 19h – Oficina de audiovisual para crianças.

15h às 18h – Oficina de reciclagem.

15h – Abertura da Casa da MiniBlogueiras.

15h – Início da Experiência com Croma Key.

15h – Início do polo de robótica.

15h – Início do polo de realidade virtual.

16h – Início de atividades e brincadeiras no anfiteatro.

17h – Show do Pokémon - Cia Era Uma Vez no Anfiteatro.

18h – Show da Banda GamePlay no Anfiteatro.

17h30 às 18h30 – Sessões de projeção mapeada com a Árvore contadora de histórias.

19h – Fim do evento


Sexta 08/09

14h às 19h – Funcionamento dos polos com atividades contínuas: Pista natural para carrinho de controle remoto, cisne do lago, carros elétricos, simulador Infinity, parque de diversões, Feira #NerdGeekGamer e aparição dos personagens recepcionando as crianças.

14h às 15h30 – Oficina de desenvolvimento de personagem para games com Michelle Ferret.

15h30 às 19h – Oficina de audiovisual para crianças.

15h às 18h – Oficina de reciclagem.

15h – Abertura da Casa da MiniBlogueiras.

15h – Início da Experiência com Croma Key.

15h – Início do polo de robótica.

15h – Início do polo de realidade virtual.

16h – Início de atividades e brincadeiras no anfiteatro.

17h – Show do Toy Story - Cia Era Uma Vez no Anfiteatro.

18h – Show Charanga do Riso

17h30 às 18h30 – Sessões de projeção mapeada com a Árvore contadora de histórias.

19h – Fim do evento


Sábado 09/09

14h às 19h – Funcionamento dos polos com atividades contínuas: Pista natural para carrinho de controle remoto, cisne do lago, carros elétricos, simulador Infinity, parque de diversões, Feira #NerdGeekGamer e aparição dos personagens recepcionando as crianças.

14h às 15h30 – Oficina de desenvolvimento de personagem para games com Michelle Ferret.

15h30 às 19h – Oficina de audiovisual para crianças.

15h às 18h – Oficina de reciclagem.

15h – Abertura da Casa da MiniBlogueiras.

15h – Início da Experiência com Croma Key.

15h – Início do polo de robótica.

15h – Início do polo de realidade virtual.

16h – Início de atividades e brincadeiras no anfiteatro.

17h – Show do Scooby Doo - Cia Era Uma Vez no Anfiteatro.

17h30 – Concurso de Cosplay

18h – Espetáculo Estação dos Contos (Grupo Estação) no Anfiteatro.

17h30 às 18h30 – Sessões de projeção mapeada com a Árvore contadora de histórias.

19h – Fim do evento

Domingo 10/09


14h às 19h – Funcionamento dos polos com atividades contínuas: Pista natural para carrinho de controle remoto, cisne do lago, carros elétricos, simulador Infinity, parque de diversões, Feira #NerdGeekGamer e aparição dos personagens recepcionando as crianças.

14h às 15h30 – Oficina de desenvolvimento de personagem para games com Michelle Ferret.

15h30 às 19h – Oficina de audiovisual para crianças.

15h às 18h – Oficina de reciclagem.

15h – Abertura da Casa da MiniBlogueiras.

15h – Início da Experiência com Croma Key.

15h – Início do polo de robótica.

15h – Início do polo de realidade virtual.

16h – Início de atividades e brincadeiras no anfiteatro.

17h – Show de Princesas e Heróis - Cia Era Uma Vez no Anfiteatro.

18h – Show da Dj Robô no Anfiteatro com baile dos cosplays mirins.

17h30 às 18h30 – Sessões de projeção mapeada com a Árvore contadora de histórias.

19h – Fim do evento
 

 

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura de Parnamirim acerta detalhes para o Desfile Cívico hoje (05)

05.setembro.2017

Prefeitura acerta detalhes para o Desfile Cívico de amanhã (05)

Em reunião realizada na SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Prefeitura de Parnamirim definiu os detalhes para a estrutura do Desfile Cívico que acontece hoje (05), com concentração a partir das 13h00, no Parque Aristófanes Fernandes.

Com a presença da Secretária de Educação, Francisca Henrique, do Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Marcondes Pinheiro e do Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Tentente Coronel Dimas, foram acertadas decisões sobre segurança, trânsito, iluminação e transporte para o evento.

Neste ano, o Desfile Cívico em alusão ao Feriado da Independência, 7 de Setembro, traz como tema “Família, Educação e Cidadania: por uma escola humanizada”. Cerca de 1.400 alunos de 19 escolas municipais participarão do evento, que terá o apoio de 50 Policiais Militares.

O Desfile Cívico contará com a presença de militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, os Desbravadores do RN, a Brigada Pré-Militar, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Barreira do Inferno, Polícia Rodoviária Federal e a banda da Polícia Militar.

 

Por: Salatiel de Souza