Justiça determina que agente penitenciário acusado de tráfico de drogas no RN continue preso

12.janeiro.2017

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou nesta terça-feira (10) o pedido de habeas corpus de Victor Cianni de Lima Maia, agente penitenciário preso em 2015 a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, acusado de repassar drogas, celulares e armas a detentos.

A defesa do acusado alegou constrangimento ilegal por excesso de prazo para a conclusão de instrução penal, e que, desta forma, fosse “relaxada a prisão” e expedido o alvará de soltura em favor do acusado. Mas não foi acolhido pela Câmara Criminal, já que a demanda envolve multiplicidade de réus, o que justifica a razoabilidade no tempo da instrução processual

Por: Salatiel de Souza

Voos da Azul no Nordeste estimula criação de rotas entre João Pessoa, Patos e Cajazeiras

12.janeiro.2017

A  Glória Transportes Aéreos pretende investir na rota entre João Pessoa, Patos e Cajazeiras. A empresa paraibana, segundo Delano Campos, seu proprietário, quer investir em um nicho de mercado, aproveitando o potencial econômico de duas das principais cidades do Sertão paraibano.

O processo de abertura da empresa está sendo acelerado, mas o empresário prefere não estabelecer prazos. A Azul tem voos regionais no mercado paraibano, como a rota João Pessoa-Recife e Campina Grande-Recife. Os voos entre a capital paraibana, Patos e Cajazeiras, além de alavancar o turismo, irá beneficiar empresários que precisam se deslocar para as duas cidades do interior da Paraíba ganhando tempo, gerando desenvolvimento e qualidade de vida.

Estima-se que os voos irão beneficiar cerca de 300 mil pessoas.

Por: Salatiel de Souza

Secretário conhece atrativos do turismo durante passeio de buggy

12.janeiro.2017

O secretário Ruy Gaspar, titular da pasta estadual do Turismo, esteve nesse início de semana nas Dunas de Genipabu para dialogar com os bugueiros e conhecer os atrativos da atividade para o desenvolvimento turístico do Rio Grande do Norte.

Ruy Gaspar, já atua no ramo turístico há vários anos, já conhece a atividade e a importância do trabalho dos bugueiros para o fomento do turismo como um dos principais atrativos, mas essa semana ele aproveitou para fazer um passeio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bugueiros Profissionais (Sindbuggy), Luiz Thiago Manoel, essa foi uma oportunidade para apresentar detalhes dos passeios para o gestor.

“Ele foi muito atencioso como sempre e se mostrou favorável às nossas reivindicações. Ele fez questão de
fazer o passeio para conhecer os detalhes. Sem dúvidas temos um aliado não só na luta dos pleitos do
Sindbuggy, mas também do turismo potiguar. E é disso que o turismo precisa: da união do poder público
com a iniciativa privada”, disse o presidente do Sindicato.

Por: Salatiel de Souza

Facebook lança ‘Projeto Jornalismo’

12.janeiro.2017

O Facebook lançou um “Projeto Jornalismo” nesta quarta-feira em uma estratégia da maior rede social da internet para aprofundar seu relacionamento com as organizações de mídia.

O lançamento ocorreu menos de uma semana depois que a companhia afirmou que estava contratando a ex-repórter da CNN e âncora Campbell Brown para liderar a equipe de parcerias de notícias. Como parte do projeto, o Facebook informou que vai se concentrar em melhorar os atuais formatos de exibição de reportagens como o Live, 360 e Instant Articles.

A rede social afirmou que vai testar um recurso que usa o Instant Articles para permitir aos leitores verem múltiplas histórias ao mesmo tempo, como um pacote, a partir de suas organizações preferidas de notícias. A empresa afirmou que vai trabalhar com terceiros para ajudar os usuários a decidirem quais fontes de informações são confiáveis e que vai seguir atuando para reduzir a disseminação de notícias falsas.

O Facebook afirmou ainda que vai explorar a introdução de pausas para comerciais em vídeos normais. A companhia testou anteriormente o formato no Facebook Live.

Por: Salatiel de Souza

Governador inicia agenda de três dias em Mossoró entregando reforma do aeroporto

12.janeiro.2017

O governador Robinson Faria cumpre agenda administrativa de três dias, a partir desta quarta-feira (11), em Mossoró, acompanhado de grande parte do seu secretariado. As atividades começaram no aeroporto Dix-Sept Rosado, com a entrega da reforma do terminal. O chefe do Executivo estadual foi recepcionado por lideranças políticas, imprensa e população.

O terminal estava fechado desde o início de 2015 para voos comerciais por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e só foi reaberto após o Governo do Estado realizar serviços de restauração nas áreas externa, embarque, desembarque e no saguão do aeroporto.

Robinson afirmou que mesmo com a crise financeira que atinge o país, o estado continua motivado a enfrentar as dificuldades e tem buscado alternativas para desenvolver o RN. “Com a entrega do terminal, estamos fomentando as atividades comerciais e turísticas da Costa Branca. A chegada de voos comerciais será fundamental para o desenvolvimento da economia na cidade. Estou feliz por ter trazido mais essa conquista para o município e pelas oportunidades que isso vai gerar para a população mossoroense”, declarou Robinson Faria.

 

A reforma contemplou espaço para lojas de artesanato, mirante do terminal, salas para administração, Infraero e empresas aéreas, check-in de passageiros, embarque, sala Vip e banheiros. No Anexo do aeroporto foram reformadas as instalações para abrigar o Corpo de Bombeiros. Foi instalada também uma cerca de isolamento da pista para evitar a entrada de animais e pessoas, mais a pintura do prédio. O valor do investimento no aeroporto foi de cerca de R$ 300 mil com recursos próprios do governo.

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini defendeu a soma de esforços entre os dois poderes executivos: “Estamos formando com o governo uma parceria administrativa por Mossoró”, disse.

Por: Salatiel de Souza

UnP lança cursos de Pós-Graduação em Enfermagem em Oncologia e Enfermagem Ginecológica em Caicó

12.janeiro.2017

A Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, continua investindo firme na qualificação e desenvolvimento da região Seridó. Em 2017, o Polo UnP passa a oferecer dois novos cursos de Pós-Graduação. As matrículas estão abertas para as especializações em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica e Enfermagem em Oncologia.

Os dois cursos de Pós-Graduação completam a grade de ofertas voltadas ao ensino da Saúde, que já conta com graduações com aulas presenciais e Educação a Distância. Com duração de 24 meses, as aulas ocorrerão no Polo Caicó e contará com corpo docente formado por profissionais com experiência de mercado, Mestres e Doutores, e toda a infraestrutura da maior universidade privada do Norte-Nordeste.

Os candidatos interessados podem consultar todas as informações sobre os cursos em www.unp.br/pos ou pelo telefone (84) 3215-8520.

Por: Salatiel de Souza

Inscrições abertas para contratação de profissionais de arte para a Fundac

12.janeiro.2017

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto (FJA), disponibilizou um novo edital de cadastro reserva para profissionais de arte atuarem nas unidades socioeducativas do Estado. O projeto é uma parceria da FJA com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), com o objetivo de reintegrar os jovens infratores na sociedade.

Ao todo, serão 10 oficinas e cursos disponibilizados nos Centro Educativos (Ceducs) de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. De acordo com o edital, as áreas solicitadas são artes cênicas, áudio visual, música, artes visuais, literatura, dança, arte urbana, artesanato, diversidade cultural e coordenação de grupos culturais. Para concorrer ao processo seletivo, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos até a data da contratação e não ter cometido nenhum ato infracional nos últimos cinco anos.

As inscrições, abertas em 14 de novembro de 2016, foram reabertas no dia 28 de dezembro do mesmo ano com prazo indeterminado.

Em Caicó abrirá vagas para as seguintes modalidades: Dança, Capoeira, Teatro, Musica-Flauta, Musica-Percussão.

As inscrições serão feitas prioritariamente via internet, através de um formulário disponível Aqui (www.cultura.rn.gov.br). Após o preenchimento do formulário, o candidato deve imprimir, assinar e digitalizar o documento em formato PDF e enviar para o e-mail cadastrofja@gmail.com.

Por: Salatiel de Souza

Corpo encontrado no mar no RN é de coronel da FAB desaparecido

12.janeiro.2017

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) confirmou que o corpo encontrado na manhã desta quarta-feira (11), na costa do município de Caiçara do Norte, é do coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), Max Carvalho Dias. O coronel estava desaparecido desde a última quinta-feira (5) quando saiu para pescar em alto-mar. O pescador que acompanhava Max Carvalho continua desaparecido.

De acordo com o Itep, a confirmação se deu através do exame de arcada dentária, realizada por uma perita odontolegista. Assim que foi acionado sobre o aparecimento do corpo do coronel, a equipe do Itep se deslocou de Natal para a cidade de Caiçara do Norte, onde fez a perícia no local e removeu o corpo para a realização de exames de identificação humana na sede do órgão em Natal.

A princípio, tentaram identificar o corpo do coronel através do exame necropapiloscópico, no entanto, não foi possível identifica-lo dessa forma, pois devido ao avançado estado de decomposição do cadáver houve a deterioração das papilas dérmicas que formam as impressões digitais que são utilizadas para a realização deste exame.

Por: Salatiel de Souza

Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar até R$ 11 milhões

12.janeiro.2017

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.893 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira em Belém. As dezenas sorteadas foram 16-17-19-28-45-58. O sorteio do próximo sábado pode pagar até R$ 11 milhões, de acordo com expectativa da Caixa.

Ao todo, 44 apostas acertaram cinco números e receberão R$ 37.826,41 cada, enquanto 3.162 apostas acertaram quatro números e receberão R$ 751,94.

Por: Salatiel de Souza

CNBB divulga saudação ao padre natalense Edilson Soares Nobre

12.janeiro.2017

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira, 11, saudação ao padre Edilson Soares Nobre, nomeado bispo de Oeiras (PI). O texto é assinado pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner.

Confira, abaixo, a saudação na íntegra:

Saudação da CNBB ao padre Edilson Soares Nobre

Brasília, 11 de janeiro de 2017

Prezado Irmão Padre Edilson Soares Nobre.

Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesto a nossa alegria e dou-lhes as boas-vindas ao episcopado brasileiro mediante a sua nomeação como bispo de Oeiras (PI) pelo papa Francisco nesta quarta-feira, 11 de janeiro de 2017.

Ao observar sua formação e sua ação pastoral nota-se o destaque que tem a comunicação em sua trajetória pessoal. A um bispo-comunicador, a Igreja confia o cuidado, o governo, o ensino e a santificação de uma porção do Seu povo. Convém, então, para brindar sua chegada, lembrar a palavra do papa Bento XVI ao apresentar o conteúdo da comunicação que está presente na missão do bispo: “Recomeçar a partir de Cristo em todos os âmbitos da missão. Redescobrir em Jesus o amor e a salvação que o Pai nos dá, pelo Espírito Santo. Esta é a substância, a raiz, da missão episcopal que faz do Bispo o primeiro responsável pela catequese diocesana”.

Desejo que seja comunicador da Palavra de Deus animando as comunidades da diocese de Oeiras a ser presença irradiadora de Cristo. Um fecundo e alegre pastoreio!

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

Por: Salatiel de Souza

Logo eu? Entenda o meme que tomou conta das redes sociais

12.janeiro.2017

O ano de 2017 mal começou, mas seus primeiros memes já dão as caras. Nesta quarta-feira (11/1), as redes sociais foram invadidas pela brincadeira do “Logo Eu”. A expressão chegou, inclusive, a ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter.

O meme é simples: basta apresentar alguma coisa que uma pessoa tenha feito contra você e responder mostrando que é superior. Não entendeu? Então confira algumas publicações e se inspire para entrar na onda:

WhatsApp Image 2017-01-11 at 22.23.11

WhatsApp Image 2017-01-11 at 22.23.16

Por: Salatiel de Souza

O PT virou ‘masoquista’, diz José Agripino

12.janeiro.2017

O PT agora virou masoquista’, quer antecipar eleições para levar outra surra como a que tomou nas disputas municipais.

O senador José Agripino Maia (DEM-RN), e presidente nacional do DEM, sobre o petista Lula defender
eleições diretas ao Palácio do Planalto ainda neste ano.

Folha de São Paulo

Por: Salatiel de Souza

Bebê de 1 ano morre afogado após cair em caixa d’água na cidade de São José de Mipibú

12.janeiro.2017

Um menino de um ano morreu afogado em uma caixa d’água, nesta quarta-feira (11), em uma propriedade rural localizada em São José de Mipibu, na Grande Natal. Segundo informações que constam no boletim de ocorrência, ao ser encontrada, a criança chegou a ser socorrida, mas os médicos não conseguiram reanimá-la

Segundo a Polícia Militar, a mãe relatou em depoimento que deixou o filho brincando do lado de fora de casa. A criança teria caído dentro do reservatório, que fica no chão, e a tampa fechou, prendendo o bebê dentro. Quando a mãe sentiu falta da criança, já teria encontrado ele boiando na caixa d’água.

Ainda de acordo com a PM, uma técnica de enfermagem chegou ao local do ocorrido e prestou os primeiros socorros, enquanto o Samu chegava. Os paramédicos realizaram os procedimentos, mas o bebê já estava sem vida.

G1/RN

Por: Salatiel de Souza

Justiça bloqueia bens do ministro da Agricultura

12.janeiro.2017

O juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior, da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, autorizou o bloqueio de bens em até R$ 4 milhões do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A decisão atinge também outros oito réus de uma ação civil pública do Mato Grosso.

Na decisão, o juiz escreveu que “enfatiza o Ministério Público que o governador, à época, Blairo Maggi estimulou e permitiu a utilização de factoring como forma de levantar recursos para fazer frente às despesas políticas, procedimento que teve continuidade no governo de Silval Barbosa”.

Por: Salatiel de Souza

PROCON Estadual inaugura unidade em Mossoró

12.janeiro.2017

O Governador do Estado, Robinson Faria, o Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc/RN), Wallber Virgolino, e o Coordenador Geral interino da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN), Cyrus Benavides, inauguraram nesta quarta-feira, 11, a sede do órgão na cidade de Mossoró, na região Oeste do RN. A unidade realizará a abertura de processos e registro de queixas, orientando e defendendo os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

Por: Salatiel de Souza