'Nosso Direito é para prender menino pobre com 100 gramas de maconha', diz Ministro do STF

09.novembro.2017

Foto: Fátima Meira/Futura Press

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso criticou a forma como as pessoas são punidas no Brasil.

“Nosso Direito é feito para prender menino pobre com 100 gramas de maconha”, disse o ministro do no Fórum sobre “Combate à Corrupção e Compliance”, promovido pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI), na ExpoTransamerica, em São Paulo, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Para Barroso, o direito penal brasileiro não consegue atingir quem ganha mais de 5 salários mínimos “e criou um País de ricos delinquentes”.

Barroso afirmou que a Operação Lava Jato tem tirado o véu que escondia a corrupção naturalizada no País. “É impossível não sentir vergonha com o que aconteceu no Brasil”, afirmou ele, uma das principais vozes a favor da operação na Corte.

Considerado também um dos mais rígidos em questões penais, o ministro defendeu a execução da pena em segunda instância. O STF já votou sobre o tema, mas o assunto deve voltar à Corte e alguns ministros podem mudar de ideia. “Não podemos mudar a jurisprudência de acordo com o réu”, argumentou.

Barroso também defendeu o fim do modelo amplo para foro privilegiado. “Defendo que só exista foro para casos no exercício do mandato. Isso eliminaria 80% dos casos”.

Ele afirmou ainda que existe uma “operação abafa indecente acorrendo no Brasil”.

“Parte da elite brasileira acha que corrupção ruim é a dos outros. Não há corrupção de esquerda ou de direita. (…) O financiamento eleitoral está na origem de boa parte da corrupção do Brasil”, considerou.

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Tropicália dá o tom na abertura do Festival Literário de Natal 2017

09.novembro.2017

Os 50 anos da Tropicália deram o tom maior na noite de abertura do Festival Literário de Natal (Flin) 2017, evento vinculado ao Natal em Natal, promovido pela prefeitura. Com a presença do prefeito Carlos Eduardo, do vice-prefeito Álvaro Dias e do secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, o Flin levou centenas de pessoas à praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, para assistir aos debates nas Tendas Moacy Cirne e dos Autores, e também para curtir o show do ícone da Tropicália, Tom Zé. 

“Tropicalismo: inserção & desdobramentos” foi o tema da mesa 2 na Tenda dos Autores, que contou com a participação de outro símbolo da Tropicália, o compositor e médico baiano, José Carlos Capinan, nascido no município de Esplanada, e o músico Gereba, de Monte Santo (BA), com a moderação do jornalista natalense Carlos de Souza. Letrista de “Soy loco por ti, America”, Capinan revelou que a sua primeira parceria foi com Tom Zé, que conheceu no Centro Popular de Cultura, em Salvador. Por causa de um “bumba-meu-boi subversivo” respondeu a Inquérito Policial Militar, nos anos 1960.

Antes do início do debate, o prefeito Carlos Eduardo homenageou Zuenir Ventura, que chamou de “consultor informal” do Festival Literário de Natal, e o presenteou com um quadro do artista natalense Flávio Freitas. “Eu estou muito emocionado de estar aqui”, ilustrou o autor da obra “1968 – O ano que não terminou”. Ventura afirmou que, mesmo com o atual quadro de radicalismo político pelo qual atravessa o país no momento, ele se considera um otimista. Citou a Operação Lava-jato, que, na visão do escritor, “está passando o Brasil a limpo”. Sobre o ofício de escrever, disparou: “Eu não gosto de escrever. Escrever é uma atividade muito penosa”.

Após o encerramento dos trabalhos na Tenda dos Autores e na Tenda Moacy Cirne, o cantor e compositor Tom Zé subiu ao palco para cantar para a multidão que se formou na praça Augusto Severo. Dentre clássicos da carreira do tropicalista, não faltou “2001”, parceria com Os Mutantes, e que consta do segundo álbum da banda, lançado em 1969.

Confira a programação do FLIN - Quinta-feira (9)

8h - Abertura do Espaço Sesc/Flin.
8h às 9h - Contação de Histórias com Ivan Zigg – RJ.
9h às 10h - Contação de Histórias de O Tapete Voador com Mila Puntel e Bruna Peixoto – PE.
10h às 11h - Um livro para cada leitor com Kalliny Moura e Márcio Benjamin.
13h às 14h - Contação de Histórias com Ivan Zigg – RJ.
14h às 15h - Contação de Histórias de O Tapete Voador com Mila Puntel e Bruna Peixoto – PE.
15h às 16h - Traço e rabisco, o que é isso? com Luiza de Souza e Aureliano Medeiros – RN.
18h – Tenda Moacy Cirne com Diva Cunha e Nivaldete Ferreira.
19h – Tenda dos Autores com Zélia Duncan.
20h – Festival da Viola.
22h – Show musical de Zélia Duncan.

Por: Salatiel de Souza

Natal implementa nova técnica de combate ao Aedes aegypti

09.novembro.2017

Entre os dias 13 e 24 de novembro (segunda-feira) Natal ganhará uma nova técnica de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As estações disseminadoras de larvicidas serão espalhadas pela cidade e pretendem utilizar o próprio mosquito para combater a proliferação do vetor. 

As estações são parecidas com vasilhas de plástico, revestidas com um tecido impregnado com larvicidas. “Quando o mosquito pousar nessas estações disseminadoras, ele vai sair impregnado com o larvicida e leva para outro depósito, que muitas vezes são de difícil acesso para humanos. É como se passássemos a usar o mosquito ao nosso favor, contra os outros mosquitos”, destacou Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

Desenvolvido pela Fiocruz Amazonas, o projeto foi testado entre os anos de 2014 e 2016 na cidade de Manacapuru/AM. Em apenas 15 dias, o número de larvas de Aedes caiu em 80-90%, e a mortalidade das larvas aumentou para 80-90%. O número de mosquitos adultos emergindo dos criadouros despencou em mais de 95% na cidade inteira, de forma que a emergência de fêmeas de Aedes caiu de 500-600 por mês antes da intervenção, para um mínimo de uma única fêmea no sexto mês de disseminação. 

Com o resultado, o projeto foi um dos elencados pelo Ministério da Saúde para ser uma das metodologias implementadas de forma imediata em várias capitais, dentre elas Natal. 

Nesta sexta-feira (10), o professor Sérgio Luz, da Fiocruz Amazonas, estará na capital potiguar para discutir os últimos detalhes do início do projeto. Entre os dias 13 e 24 de novembro, serão feitos o treinamento e a colocação das estações em pontos estratégicos da cidade. 

Atualmente Natal já conta com um programa de combate ao Aedes. O Vigiadengue, desenvolvido pelo CCZ, é considerado um dos mais eficazes do país e já foi apresentado até mesmo fora do Brasil. Ele funciona como um sistema de monitoramento com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses. O principal diferencial é o monitoramento contínuo que consegue identificar as áreas de maior risco para ocorrência de surtos e epidemias, além de estabelecer categorias de intervenção ou estágio de resposta para cada nível. 

Por: Salatiel de Souza

PM, Bombeiros, PC e agora Médicos anunciam greve nesta segunda

09.novembro.2017

Resultado de imagem para geraldo ferreira medico

Os médicos do estado também decidiram entrar em greve nesta segunda-feira (13) devido aos constantes atrasos salariais, que segundo a categoria acumula dois meses de atraso. A decisão foi tomada em assembleia no Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), na qual a decisão teve 100% de aprovação.

Segundo a categoria desde janeiro de 2016 que o Governo acumula dívidas com os servidores, sem apresentar calendários de pagamento, desrespeitando a legislação estadual que prevê o pagamento do funcionalismo até o último dia útil do mês.

Os médicos se juntam a as paralizações dos servidores da saúde, Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Civil, porém o governo já sinalizou que irá normalizar o pagamento da segurança pública até o dia 13 de novembro, para evitar que a categoria entre em greve.

A situação gerou preocupação da categoria médica e o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, questionou sobre “quem o Governo vai prejudicar para manter os 

PROTESTO

Os sindicatos da saúde SOERN, SINDSAÚDE, SINDERN e SINMED RN, organizam um ato público para o dia 10 de novembro, no Hospital Walfredo Gurgel, a partir das 9h. de lá a caravana parte rumo a Governadoria, onde acontece a concentração do Ato do Fórum de Servidores do Estado.

com informações de portalnoar.com.br

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura participa de evento da Confederação Nacional de Municípios

08.novembro.2017

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), está realizando em Natal, nesta terça e quarta-feira 08, mais uma etapa do Diálogo Municipalista, reunindo gestores municipais (prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores) da região Nordeste.

O evento acontece no auditório do hotel Parque da Costeira e objetiva "valorizar a diversidade local, discutir práticas para a gestão de qualidade e para o incremento de receitas, além de fortalecer a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal". A secretaria municipal de Planejamento de Natal, Glenda Dantas, representou o prefeito Carlos Eduardo na solenidade de abertura.

De a acordo com Glenda, a iniciativa da CNM de promover o Diálogo Municipalista é de grande relevância para o aperfeiçoamento da gestão municipal, na medida que fomenta a discussão de importantes temáticas, como a Tributação, a questão Previdenciária e outras relacionadas aos objetivos do milênio, estabelecidos pela ONU.

Para a secretária de Planejamento, as questões e análises a serem apresentadas no evento contribuem para que os municípios possam tentar encontrar caminhos e alternativas com vistas a fortalecer o processo de desenvolvimento local, "não de uma forma isolada mas tendo em conta todo o contexto nacional, contexto global e as transformações pelas quais a nossa economia e a nossa política vêm passando".

"O esforço maior é que a gente possa apreender os diversos elementos que serão apresentados e que possamos revertê-los em ponto positivo no processo de planejamento e de gestão governamental na escala municipal", explicou Glenda Dantas.

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e pelo presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN, Banes Leocádio.

Por: Salatiel de Souza

Servidores da Saúde participam de curso de Capacitação de Projeto de Estimulação Precoce

08.novembro.2017

Segue até a próxima sexta-feira (10), no auditório do UNI-RN, o curso de capacitação do Projeto de Estimulação Precoce (PROEESP), desenvolvido por alunos da fisioterapia nas clínicas integradas do UNI-RN, que atende crianças com microcefalia causada pelo Zika vírus. O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde no acompanhamento domiciliar e demais espaços de convivência. 

O curso conta com a presença de palestrantes e profissionais da área de saúde, que discutirão temas relacionados com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZv), como o crescimento e desenvolvimento da criança, relação da avaliação neuromotora com o crescimento e desenvolvimento da criança com SCZv, manuseios que favorecem o desenvolvimento da criança com a SCZv (inibição dos padrões patológicos e Atividades de Vida Diárias), adaptações e confecções de Tecnologia Assistiva de baixo custo para a criança com a SCZv. 

Dentro da programação do curso, ainda haverá atividades práticas na clínica integrada, voltadas para o crescimento e desenvolvimento da criança com SCZv, avaliações neuromotoras, escuta qualificada voltada para o cuidador da criança com SCZv (Zarit reduzida e SF36), recursos e procedimentos da tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento à criança com a SCZv e ainda simulação de casos clínicos. 

“O curso capacitará 120 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), na perspectiva de estimulação precoce de crianças com atraso em seu desenvolvimento, bem como oferecer conhecimento sobre aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil no contexto da estimulação precoce com a aplicação de recursos técnicos de intervenção nas diferentes etapas de desenvolvimento, através de uma prática interdisciplinar”, destacou Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde. 

Por: Salatiel de Souza

Corrida altera trânsito e transporte na Zona Sul neste sábado

08.novembro.2017

 

Resultado de imagem para meia maratona do sol

Neste sábado (11) ocorre a tradicional Meia Maratona do Sol. Com isso, várias ruas no entorno da Arena das Dunas e do Campus Universitário serão interditadas. A informação é da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Segundo a Secretaria, serão interditadas das 13h30 às 20h a Avenida Lima e Silva – entre o Viaduto Estaiado e a BR-101 Sul apenas no sentido Parnamirim; Túnel da Av. Romualdo Galvão; Marginal da BR-101 – entre o Viaduto da Arena das Dunas e o Túnel da UFRN; Rua Coronel João Medeiros (Anel Viário da UFRN); Avenida Passeio dos Girassóis; Avenida Dr. Sólon de Miranda Galvão; Avenida Engenheiro Roberto Freire – entre a Rua Professor Manoel Vilar e a Via Costeira apenas Ponta Negra/BR-101; e a Via Costeira – apenas no sentido centro/Ponta Negra.

VIAS ALTERNATIVAS

O motorista que vem na Av. Prudente de Morais e costuma acessar a Avenida Lima e Silva para chegar a BR-101, pode girar o quarteirão a partir da Avenida Miguel Castro, entrando na Rua São José, Avenida Amintas Barros, Avenida Senador Salgado Filho e entrando na BR-101. Também pode acessar a Rua Bento Gonçalves a esquerda a partir da Avenida Prudente de Morais, entrando na Rua Ataulfo Alves e chegando a Marginal da BR-101.

Já o motorista que segue pela Avenida Romualdo Galvão e acessa o túnel para chegar a BR-101 pode girar o quarteirão na Avenida Miguel Castro, entrando na Avenida Prudente de Morais e na Avenida Amintas Barros, onde acessa a Avenida Senador Salgado Filho e entra na BR-101. Ele pode ainda acessar a Avenida Prudente de Morais a esquerda, entrando na Rua Bento Gonçalves e Rua Ataulfo Alves, chegando a Marginal da BR-101.

Por sua vez, o motorista que deseja ir ao Campus Universitário da UFRN terá que acessar pelo Anel Viário da instituição, que poderá ser acessado a partir da BR-101 Sul, entrando na alça do Viaduto do 4º Centenário que dá acesso a Nova Descoberta.

Já a Avenida Engenheiro Roberto Freire terá a pista Ponta Negra/BR-101 fechada no trecho entre a Rua Manoel Vilar e a Via Costeira. A pista no sentido contrário irá operar em mão-dupla. Como alternativas, o motorista pode utilizar a Rua Ismael Pereira da Silva, Rua Industrial João Motta, Rua Presbítero Porfírio Gomes da Silva e a Rua Walter Duarte Pereira. Também é possível utilizar a Avenida das Alagoas, acessando a Rua Araxá e Rua Énico Monteiro para chegar as ruas citadas acima e a Avenida Engenheiro Roberto Freire. A Via Costeira também será fechada, mas apenas no sentido centro/Ponta Negra. A pista no sentido contrário funcionará em mão-dupla.

Resultado de imagem para transporte em natal

TRANSPORTE PÚBLICO

Ao todo, 14 linhas de ônibus sofrerão desvios de itinerário. Outras 19 linhas sofrerão mudanças nas paradas de ônibus e seis terão mudanças de itinerário e paradas.

De acordo com a STTU, as linhas 02 (Gramoré/Mirassol), 04 (Amarante/Mirassol), 07 (Alvorada IV/Cidade Jardim), 07A (Jardim Progresso/Cidade Jardim), 26 (Soledade I/Ponta Negra), 37 (Rocas/Cidade Satélite, via Praça), 46 (Ponta Negra/Ribeira, via Praça), 50 (Serrambi/Santa Catarina), 51 (Rocas/Pirangi, via Praça), 52 (Rocas/Pirangi, via Alecrim), 54 (Rocas/Ponta Negra, via Alecrim), 60 (Pajuçara/Mirassol), 63A (Felipe Camarão/Mirassol), 65 (Serrambi/Quintas, via Praça/Alecrim), 72 (Vale Dourado/Mirassol), 73 (Santarém/Ponta Negra), 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), 79 (Parque das Dunas/Mirassol) e 599 (Leningrado/Guarapes/Mirassol) terão as paradas alteradas. A parada Centro Administrativo - S273 e Viaduto da UFRN - S271 serão deslocadas para a pista expressa da BR-101.

A linha 08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) sofrerá desvio apenas no sentido Mirassol a partir da Avenida Amintas Barros, entrando na Avenida Senador Salgado Filho e na BR-101 onde segue pela pista expressa, entrando na Marginal da BR-101 no acesso do Natal Shopping. No sentido Redinha, não haverá alterações. A parada desta linha no Viaduto da UFRN - S271 também será alterada para pista expressa da rodovia federal.

Por sua vez, a linha 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus) terá sua parada alterada para pista expressa da BR-101 na ida para Mirassol, entrando na Marginal da BR-101 no acesso ao Natal Shopping. Já no retorno ao Nova Natal, a linha muda a partir da Marginal da BR-101, seguindo pelo Viaduto da UFRN, Marginal da BR-101, Avenida Coronel Norton Chaves e Rua Djalma Maranhão – de onde segue normalmente. A parada desta linha no Viaduto da UFRN - S271 também mudará para pista expressa.

Já a linha 48 (Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim/Campus) vai mudar apenas na ida para UFRN, entrando na Avenida Capitão-Mor Gouveia (Anel Viário da UFRN), Marginal da BR-101, Avenida Coronel Norton Chaves e Rua Djalma Maranhão – de onde segue normalmente.

As linhas 30 (Felipe Camarão/Pirangi, via Candelária/Campus) e 30A (Felipe Camarão/Pirangi, via Rua Padre Cícero/Candelária/Campus) não muda no sentido Pirangi. Já no sentido Felipe Camarão, a mudança começa a partir da Avenida Engenheiro Roberto Freire, entrando na Marginal da BR-101, Viaduto da UFRN, Marginal da BR-101, subindo o Viaduto do 4º Centenário de onde segue normalmente.

Por sua vez, as linhas 31 (Felipe Camarão/Pirangi, via Campus/Candelária) e 31A (Felipe Camarão/Pirangi, via Rua Padre Cícero/Campus/Candelária) vai mudar a partir da Avenida Prudente de Morais, entrando na Avenida Amintas Barros, Avenida Senador Salgado Filho, BR-101 seguindo pela pista expressa, Viaduto de Ponta Negra e Avenida Engenheiro Roberto Freire, de onde segue normalmente. A parada desta linha no Centro Administrativo - S273 também será transferida para pista expressa da rodovia federal. Na volta a Felipe Camarão, não há alterações.

As linhas 33 (Planalto/Praia do Meio, via Avenida Prudente de Morais) e 44 (Rocas/Cidade Satélite, via Alecrim) mudarão de itinerário apenas no sentido Cidade Satélite a partir da Avenida Prudente de Morais, entrando na Avenida Miguel Castro, Rua São José, Avenida Amintas Barros, Avenida Senador Salgado Filho, BR-101 seguindo pela pista expressa até o acesso ao Natal Shopping, onde entra na Marginal da BR-101. A parada destas linhas no Viaduto da UFRN - S271 também será transferida para a pista expressa da rodovia federal.

Por sua vez, as linhas 33A (Planalto/Praia do Meio, via Avenida Hermes da Fonseca) e 39 (Cidade Nova/Ribeira, via Tirol) muda apenas no sentido Petrópolis a partir da Avenida Prudente de Morais, entrando na Avenida Amintas Barros e Avenida Senador Salgado Filho e segue o itinerário normal.

Já a linha 63 (Felipe Camarão/Campus) muda apenas no sentido Via Direta a partir da Avenida Senador Salgado Filho, seguindo pela pista expressa da BR-101, Viaduto de Ponta Negra, Avenida Engenheiro Roberto Freire e Marginal da BR-101, de onde segue normalmente. A parada desta linha no Centro Administrativo - S273 também será transferida para a pista expressa da rodovia federal. Na volta para Felipe Camarão, não há alterações.

A linha 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança, via Bom Pastor) muda, no sentido Cidade da Esperança, a partir da Avenida Engenheiro Roberto Freire, Marginal da BR-101, Viaduto de Ponta Negra, Marginal da BR-101, Avenida Coronel Norton Chaves, Rua Djalma Maranhão e segue o itinerário normal. Já no retorno a Ponta Negra, a mudança começa a partir da Avenida Antônio Basílio, entrando na Avenida Xavier da Silveira, Rua da Saudade, Avenida Brigadeiro Gomes Ribeiro, Rua Djalma Maranhão, Avenida Coronel Norton Chaves, Viaduto do 4º Centenário, Avenida Lima e Silva, Avenida Romualdo Galvão, Rua Padre João Damasceno, Avenida Miguel Castro, Avenida Senador Salgado Filho, BR-101, Viaduto de Ponta Negra e Avenida Engenheiro Roberto Freire, de onde segue o itinerário normal.

Por sua vez, as linhas 301 (Parque das Dunas/Mirassol, via Avenida Romualdo Galvão, 304 (Parque dos Coqueiros/Mirassol, via Av. Romualdo Galvão) e 312 (Nova Natal/Mirassol, via Avenida Romualdo Galvão) apenas no sentido Mirassol a partir da Avenida Romualdo Galvão, entrando na Avenida Miguel Castro, Avenida Prudente de Morais, Avenida Amintas Barros, Avenida Senador Salgado Filho, BR 101, seguindo pela pista expressa até o acesso ao Natal Shopping, entrando na Marginal da BR-101 e seguindo seu itinerário normal. A parada destas linhas no Viaduto da UFRN - S271 também será transferida para pista expressa.

Já as linhas 308 (José Sarney/Mirassol, via Rodoviária) e 310 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) desviarão apenas no sentido Mirassol a partir da Avenida Capitão-Mor Gouveia, entrando na Avenida Prudente de Morais, Avenida Amintas Barros, Avenida Senador Salgado Filho, BR 101, seguindo pela pista expressa até o acesso ao Natal Shopping, entrando na Marginal da BR-101 e seguindo seu itinerário normal. A parada destas linhas no Viaduto da UFRN - S271 também será transferida para pista expressa.

Por fim, a linha 403A (Vila de Ponta Negra/Natal Shopping, via Campus) desviará somente no sentido Natal Shopping a partir da Avenida Engenheiro Roberto Freire, entrando na Marginal da BR-101, Túnel da UFRN e Marginal da BR-101 – de onde segue normalmente.
Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Por: Salatiel de Souza

Moradores de Mãe Luíza e Passo da Pátria recebem ações do promoção à saúde

08.novembro.2017

Uma manhã de atenção e cuidados com a saúde física e emocional, com atividades relaxantes e voltadas para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Esse foi o intuito da ação de promoção à saúde desenvolvida pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da unidade de Aparecida, no bairro de Mãe Luíza, Distrito Sanitário Leste de Natal. 

“Realizamos um pré-atendimento para todos os presentes, com verificação de sinais vitais como pressão arterial, orientações e rodas de conversas, massagem de mãos, auriculoterapia e outras atividades. Foi um momento muito rico e relaxante para todos os envolvidos, tanto usuários como servidores,” disse a diretora da USF Aparecida, Fátima Souza.

Fátima, explicou ainda que a ação de promoção à saúde foi desenvolvida em parceria com os profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que atuam na unidade. Durante a ação, realizada nesta manhã, os usuários também puderam tirar dúvidas sobre qualidade de vida e bem-estar. 
 

SMS realiza exames de vista em estudantes do Passo da Pátria 

Os estudantes da Escola Estadual Passo da Pátria, no bairro do Alecrim, receberam atenção e atendimento oftalmológico especial nesta terça-feira (7). Eles foram visitados pelos profissionais que atuam na unidade de saúde da família que atende a comunidade, no Distrito Sanitário Leste de Natal, em mais uma ação de promoção à saúde desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

O médico Abimael Freire explicou que os exames integram o conjunto de ações desenvolvidas no intuito de levar informações e cuidados básicos com a saúde dos moradores e que ela deve continuar nos próximos dias, com outras turmas da escola. 

“Orientamos, explicamos a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde dos nossos olhos, para uma boa visão, e eles entenderam bem. Somos muito felizes em poder ajudar essas crianças a terem uma melhor qualidade de vida e de saúde”. 

O exame de acuidade visual é simples e não requer nenhum tipo de preparação ou dilatação de pupila. Dura em média 15 minutos e o resultado é recebido na mesma hora. Após o exame, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o tema. 

Por: Salatiel de Souza

Vários eventos movimentam o Parque da Cidade neste final de semana

08.novembro.2017

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está consolidado não só como espaço de lazer, mas como um ambiente propício para eventos, tais como, congressos, peças teatrais, cinema, yoga, pilates, entre outros, além dos agendamentos diários de escolas e universidades, aliados à educação ambiental. Com uma média de público em torno de mil visitantes/dia, a Unidade de Conservação do Município de Natal tem uma expectativa de público superior a trezentas mil pessoas para este ano. “Tem sido grande a procura pelo Parque da Cidade para eventos diversos e já estamos fazendo agendamentos para o próximo ano", comemora Jamila Lorena Pereira Brasil, chefe do Centro de Educação Ambiental e responsável pelos eventos agendados no Parque da Cidade.

Nesta semana o Parque da Cidade está bastante movimentado com vários eventos agendados. Na quinta-feira (9), alunos do Curso de Fisioterapia, da UnP promovem atividades de atenção primária em saúde, abordando orientações gerais, aferição de sinais vitais e alongamento, além de aquecimento para zumba funcional. As atividades serão feitas das 14h30 às 18h e abertas ao público.

Na sexta-feira (9) tem o Encontro Nordestino de Pilates, que acontecerá durante todo o dia. O credenciamento será das 7h às 8h. Informações sobre o evento pelo telefone (84) 99970-7858. 

No sábado (11), das 8h às 9h30 tem aula de bike, promovida pela Live Bike, para quem não sabe pedalar. As aulas acontecem sempre no segundo sábado de cada mês e é pago apenas o aluguel da bicicleta. A Live Bike funciona no estacionamento do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Às 8h30h tem aula de yoga no Ponto de Descanso B. As aulas são gratuitas mediante agendamento prévio pelo telefone 3232-3207.

No sábado também tem o Fórum Nacional de Juízes da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o IX Fonavid, que acontecerá das 9h30 às 14 horas, no auditório do Parque. Será exibido o documentário “Empoderamento econômico como meio de rompimento do ciclo de violência”, seguido de debate a respeito do assunto. Informações sobre o evento no site www.tjrn.jus.br/fonavid.

No domingo tem evento Fit, com aulas de funcional, pilates e dança no pátio, ao lado da torre, promovido pela Máxima Academia. O evento começa às 8h. e é aberto ao público, mas os organizadores pedem a doação de 01kg de alimento não perecível que será doado a entidades filantrópicas. 

Por: Salatiel de Souza

Candelária e Cidade Satélite recebem operação tapa buraco nesta quarta-feira

08.novembro.2017

Nesta quarta-feira (08), os bairros de Candelária e Cidade Satélite, na zona Sul, recebem os serviços da operação tapa buraco, tocados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o secretário adjunto de Conservação, Walter Fernandes Neto, as equipes estão hoje com aplicação de asfalto em trechos das avenidas Jaguarari, em Candelária, e Caiapós, em Cidade Satélite. “Essas duas avenidas são de intenso movimento de veículos. Por isso, a sua permanente manutenção é fundamental”, explicou o adjunto da Semov.

Zona Norte

Os serviços desta quarta-feira serão finalizados com a manutenção da rede de drenagem da rua Nossa Senhora do Ó, no bairro de Igapó. “Amanhã (09), novas ruas, avenidas e travessas receberão os serviços da Operação tapa buraco”, finalizou Walter Fernandes Neto.

Por: Salatiel de Souza

Moro diz que acusações de Lula de parcialidade são 'lamentáveis'

08.novembro.2017

Paulo Lopes/Futura Press

Foto: Paulo Lopes/Futura Press

 

O juiz Sergio Moro afirmou em despacho assinado nesta terça-feira (7) que questionamentos sobre sua imparcialidade são "lamentáveis". Ele negou pedido de exceção de suspeição da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte do processo que trata de reformas no sítio de Atibaia (SP).

Com o pedido, a defesa afirmava que Moro não estaria apto a julgar o caso. Requerimentos anteriores, em outras ações, já haviam sido negados pelo juiz e confirmados na segunda instância.

"Os questionamentos sobre a imparcialidade deste julgador constituem mero diversionismo e, embora sejam compreensíveis como estratégia da defesa, não deixam de ser lamentáveis já que não encontram qualquer base fática e também não têm base em argumentos minimamente consistentes, como já decidido, inclusive, por reiteradas vezes pelo Egrégio Tribunal Regional Federal da 4ª Região", diz Moro.

Segundo a denúncia, o ex-presidente se beneficiou de R$ 1,02 milhão em benfeitorias no imóvel, que era frequentado por Lula e seus familiares. As reformas teriam sido pagas pelas empreiteiras Odebrecht e OAS.

Os valores usados nas reformas teriam vindo de contratos das empreiteiras na Petrobras e repassados como vantagem ilícita ao ex-presidente.

AÇÃO PROSSEGUE

Também nesta terça (7), o juiz assinou outro despacho respondendo as defesas prévias dos acusados.

No documento, Moro sustenta que não há na denúncia a afirmação de que os recursos provenientes dos contratos da Petrobras com a Odebrecht ou com a OAS foram utilizados diretamente para as reformas do sítio.

"O que a denúncia afirma é que, nesses contratos, havia acertos de propinas, que compunham um caixa geral de propinas do Partido dos Trabalhadores com o grupo Odebrecht e com o grupo OAS, sendo que parte delas foi utilizada para as reformas do sítio em Atibaia", diz o texto.

A passagem é uma resposta a um argumento frequentemente utilizado pela defesa de Lula. Os advogados afirmam que não foram provados vínculos de desvios em contratos da Petrobras que tenham beneficiado o ex-presidente, fato que, para a defesa, seria essencial para a condenação.

No despacho, Moro diz que "os crimes de corrupção e de lavagem se configurariam, em princípio, quer os recursos tivessem ou não origem direta nos contratos".

O juiz pediu ao Ministério Público que esclareça em cinco dias se há documentos ou lançamentos na contabilidade de propina da Odebrecht que dizem respeito às reformas no sítio e que, caso positivo, seja produzida a documentação.

O pedido veio após requerimento da defesa de Lula para ter acesso ao sistema de contabilidade paralela da empreiteira, já que a acusação afirma que os valores da reforma são de lá provenientes.

No mesmo documento, Moro agenda para fevereiro de 2018 a oitiva de testemunhas de acusação, solicitadas pela Força Tarefa da Lava Jato.

No dia 5 de fevereiro, as oitivas começam com os depoimentos do ex-gerente da Petrobras Eduardo Costa Vaz Musa e dos publicitários Mônica Moura e João Santana.

O juiz questiona, ainda, o pedido da defesa de Lula para arrolar 59 testemunhas de defesa, argumentando que boa parte já foi ouvida em ações penais conexas.

OUTRO LADO

Em nota, a defesa do ex-presidente afirma que Moro foi escolhido pela força-tarefa da Lava Jato "para processar a ação sem que haja qualquer vínculo efetivo do caso com supostos desvios em contratos da Petrobras".

Os advogados ressaltam que "o Supremo Tribunal Federal já decidiu que para definir a competência da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba é necessária a demonstração clara de vínculos reais com desvios em contratos da Petrobras".

Segundo a defesa, o vínculo não se verifica no caso concreto, "como admitido pelo próprio juiz".

Além disso, os advogados criticam o indeferimentos de "todas as provas periciais requeridas pela defesa" e afirmam que "a garantia da ampla defesa está sendo desprezada".

"O ex-presidente Lula não praticou qualquer crime antes, durante ou depois do exercício do cargo de Presidente da República. O julgamento realizado por órgão imparcial e independente irá reconhecer sua inocência."

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Judoca de Parnamirim é destaque em competição internacional

08.novembro.2017

Judoca de Parnamirim é destaque em competição internacional

Quem vê o pequeno Carlos Henrique, aos 11 anos, passando na rua, não imagina o gigante que ele é. O atleta, que é aluno da Escola Municipal Raimunda Maria, em Pium, regressa hoje (07) de Lima, no Peru, com duas medalhas de bronze, conquistadas no Campeonato Sul Americano e Pan Americano de Judô.

Carlos Henrique viajou com o apoio da Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, acompanhado pelo seu professor, o sensei Alex Martins, que dá aulas do projeto Novo Mais Educação, na escola Raimunda Maria.

“Nosso atleta conseguiu duas medalhas de bronze no judô para o Brasil! Que ele possa servir de inspiração para outras crianças, para professores e para nossos governantes investirem mais na Educação, Artes e Esportes, para termos mais sorrisos como esses e mais esperança e luz nos olhos das nossas crianças”, disse o sensei Alex.

Apesar de tão jovem, o prodígio Carlos Henrique já treina há cinco anos, três horas por dia, no Instituto Atitude de Desporto, o que lhe rendeu a incrível marca de 27 medalhas.

Em Lima, Carlos Henrique enfrentou o judoca peruano Gradeja, o americano Alexander e o argentino Villavivencio, todos da categoria até 28 kg, no ginásio polidesportivo Coliseu Videna Lima. A competição, nas modalidades sub-13 e sub-15 teve a participação de 385 desportistas de 13 países.

"Parnamirim tem grandes nomes no esporte. Reconhecemos e apoiamos esses talentos, incentivando o seu desenvolvimento. Parabéns a Carlos Henrique, pelo exemplo que é para os jovens atletas em nosso município", encerrou o Secretário da SETEL, Ricardo Wagner. 

Por: Salatiel de Souza

Afonso Bezerra recebeu 25a edição do Vila Cidadã

07.novembro.2017

Nesta quinta-feira (26), o projeto Vila Cidadão foi realizado no município de Afonso Bezerra. Foram oferecidos os serviços públicos do estado, além de um dia de educação, lazer e cidadania. Cerca de 1.200 pessoas foram atendidas com serviços como emissão da identidade, CPF, intermediação de emprego, consulta a programas sociais e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

O evento foi realizado no Centro de Educacional Municipal Batista Monte Negro, na Rua Floriano Paulino Pinheiro, no bairro Nova Descoberta, e contou com a presença da secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, do prefeito do município, Chico Bertuleza, vereadores e lideranças locais.

“O Vila Cidadã chega hoje em Afonso Bezerra para levar os principais serviços do estado para a população. É uma ação que busca dialogar e manter o governo perto da população que mais precisa dos serviços. Só aqui serão feitas 200 identidades, 120 CPFs, 400 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além de ações educativas e informações sobre programas sociais”, ressaltou a secretária.

O Vila Cidadã é coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e conta com o apoio e participação do Itep, Detran, Caern, AGN, Cehab, Procon, Secretaria de Saúde, Ipem, Idema, Defensoria Pública, Semarh, Emater e Segurança Pública. O Vila Cidadã também conta com a parceria do Sindicatos das Empresas de Pesca do RN (Sindpesca) que fornece peixe para distribuição durante as atividades. O projeto já atendeu 18 municípios e seis bairros de Natal, contabilizando cerca de 50 mil atendimentos.

Por: Salatiel de Souza

Festival Literário de Natal começa nesta quarta-feira na Ribeira

07.novembro.2017
 
Henfil, Ariano Suassuna e Zuenir Ventura são três personalidades que, em suas respectivas áreas, deixaram e ainda deixam uma contribuição grandiosa para a cultura brasileira e para o mundo. Da arte do traço, humor, ativismo, política e irreverência; ou da literatura, música e cultura popular e do Nordeste Armorial; e da crônica, ficção e jornalismo literário. Assim é também o movimento Tropicalista, pois seus protagonistas são referências multiculturais para várias gerações posteriores.
 
Estes quatros pilares norteiam muitas das discussões na edição 2017 do Festival Literário de Natal – FLIN, que será realizado entre os dias 08 e 11 de novembro, na praça Augusto Severo e Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira.
 
Realizado pela Prefeitura de Natal. através da Secult/Funcarte, o FLIN nos abastece de novos debates e intelectuais de grande contribuição para a cultura brasileira. Seu conteúdo engloba as muitas vertentes do fazer literário, mas vai além ao refletir sobre trajetórias relevantes, localmente ou em âmbito nacional, como é o caso das mesas sobre Veríssimo de Melo, Nísia Floresta, Manoel Dantas, Frei Miguelinho e Woden Madruga.
 
O mossoroense recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, João Almino (“Enigmas da Primavera”, “Ideias para onde passar o fim do mundo” e “Entre Facas, Algodão”) estará pela primeira vez em uma mesa literária no FLIN, ao lado do também potiguar Humberto Hermenegildo (“Rastejo”, “Argueirinha”). Eles falarão sobre suas escritas e a relação entre ficção e memória. O poeta e ensaísta Antônio Cícero está de volta para falar sobre o “vale tudo da poesia”, ao lado de Nelson Ascher, tradutor e crítico literário e cinematográfico.
 
Assim como Zélia Duncan e Antônio Nóbrega - que além de participar de bate-papos sobre seus interesses literários (Ariano Suassuna e Hilda Hilst) -  ainda vão apresentar shows musicais. Os dois se apresentam na quinta e sábado, respectivamente às 22h.
 
FESTIVAL DE VIOLEIROS E REPENTISTAS
 
Dentro do evento literário também acontece o Festival de Violeiros, com apresentações de cultura popular, poesia oral e shows com nomes como Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Amâncio Sobrinho e uma participação especial de Jessier Quirino. Presença também da Academia Norte-Riogradense de Literatura de Cordel e o espaço Estação do Cordel. Na sexta-feira, mais viola será entoada com o show de Os Nonatos, às 22h.
 
A parceria com o Sesc-RN complementa a programação com a participação de jovens autores, temas do universo digital, quadrinhos, ilustradores, cultura pop e a presença do teatro como elo elemento da literatura oral. Nos estandes das editoras Cooperativa Cultural da UFRN, Sebo Vermelho, Queima Bucha, Jovens Escribas. CJA, Academia Norte-riograndense de Letras estão programados vários lançamentos.  O Flin também marca o retorno da revista Brouhaha, que passa a ser digital e interativa, um  veículo de convergência de mídias.
 
 
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL - FLIN 2017
 
QUARTA-FEIRA (08.11)
18h – Tenda Moacy Cirne
‘O Literário em Veríssimo de Melo’
Diógenes da Cunha Lima e Michelle Paulista
 
19h – Tenda dos autores
MESA 1: ‘Tropicália Lixo Lógico’
Com Tom Zé | André Vallias
 
20h - Tenda dos autores
Mesa 2: Tropicalismo: inserção & desdobramentos
José Carlos Capinan | Carlos de Souza
Participação Gereba Barreto
 
21h -Mesa 3 - O Escritor Militante
Com Zuenir Ventura | Mauro Ventura | Edney Silvestre
 
22h – Palco
Show musical de Tom Zé
 
QUINTA-FEIRA (09.11)
8h - Abertura do Espaço Sesc/Flin
8h às 9h - Contação de Histórias com Ivan Zigg- RJ
9h às 10h - Contação de Histórias de O Tapete Voador- PE
Com Mila Puntel (atriz e contadora de histórias) & a pernambucana Bruna Peixoto (musicista e contadora de histórias).
10h às 11h   - Um livro para cada leitor: Kalliny Moura e Márcio Benjamin Mediação da jornalista e poeta Michele Ferret
13h às 14h - Contação de Histórias- Ivan Zigg- RJ
14h às 15h - Contação de Histórias- O Tapete Voador- PE
15h às 16h - Traço e rabisco, o que é isso? : Luiza de Souza-RN e Aureliano Medeiros-RN. Mediação de Michele Ferret RN
 
18h – Tenda Moacy Cirne
‘Nísia Floresta’
Com Diva Cunha e Nivaldete Ferreira
 
FESTIVAL DE VIOLEIROS
 
19h – Tenda dos Autores
Tema:  ‘A poesia de Hilda Hilst, por Zélia Duncan”
Com Zélia Duncan
 
20h – Festival da viola
Apresentações de Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajéu | Oliveira de panelas e Zé Viola | Ivanildo Vila nova e Raimundo Caetano | Valdir Teles e Severino Feito | Ismael pereira e Jonas Bezerra | .Aboiador Amâncio Sobrinho
Participação especial: Jessier Quirino – pocket show
 
22h – Show musical de Zélia Duncan
 
SEXTA-FEIRA (10.11)
8h as 9h - Contação de histórias Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-RN
9h as 10h -  Contação de histórias Companhia Pé de Baobá- PB
10h as 11h - Nerd e Otaku: diálogos de força: Gabriel Andrade-RN, Giovana Leandro-RN e Paulo Morais-RN. Mediação de Milena
Intervalo
13h as 14h - Contação de histórias Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-RN
14h as 15h - Contação de histórias Companhia Pé de Baobá- PB
15h as 16h   Mistura de versos: poesia, cordel e rap: Manoel Cavalcante-RN, Regina Azevedo-RN e Fábio Brazza- SP. Mediação de Carlos Fialho-RN
17h40 – Lançamento da Revista cultural digital #Brouhaha – 2017/01
 
18h – Tenda Moacy Cirne
“Conversas com Woden Madruga – 60 anos de jornalismo”
Com Tácito Costa, Franklin Jorge e Beatriz Madruga
Os convidados pontuarão a trajetória do decano do jornalismo potiguar, falando em jornalismo, política, cultura, cultura popular, memória, livros, amigos e cartas
19h – Tenda dos Autores
MESA 1: ‘romance: Ficção e Memória’
João Almino e Humberto Hermenegildo
 
20h – Tenda dos Autores
MESA 2: ‘Vale Tudo em Poesia?’
Antônio Cícero, Nelson Ascher  e  Vicente Serejo
 
21h – Lançamento de “Entre Facas, Algodão”, de João Almino
(Local: Estande da Cooperativa Cultural no FLIN)
 
21h10 – Tenda dos Autores
Mesa 3: Literatura e Cinema
Marcelo Rubens Paiva e Carla Camurati
 
22h – Palco
Show musical de “Os Nonatos”
 
SÁBADO (11.11)
 
18h – Tenda Moacy Cirne
 
“Frei Miguelinho e Manuel Dantas”
Com Edgar Dantas e Gustavo Sobral
 
19h – Tenda dos Autores
MESA 1: “Políticas Públicas para a Cultura Popular ”
Antônio Nobrega e Luiz Assunção
 
20h – Tenda dos Autores
MESA 2: “O Rebelde do Traço & Outros Traços”
Jaguar  | André Dahmer  | Claudio Oliveira | Ivan Consenza
 
21h – Tenda dos Autores
MESA 3: Xica da Silva, a Princesa Negra
Ana Miranda  e Marlui Miranda
 
22h - Show: Antônio Nóbrega em
 “Um Recital para Ariano Suassuna”
 
 

Por: Salatiel de Souza

STTU executa cronograma de revitalização da sinalização viária

07.novembro.2017

A sinalização viária é fundamental para evitar acidentes e manter a organização do trânsito. De olho nesta máxima, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vem realizando um trabalho permanente de revitalização da sinalização da cidade. A ação acontece nas quatro regiões da cidade e vem beneficiando importantes corredores viários do município.

Agora no mês de outubro, de acordo com o Setor de Manutenção Viária da STTU foram intensificados os trabalhos nos seguintes locais: Pintura de lombadas na rua Castelo Branco (Nova República), implantação de faixas de pedestres das ruas Professor Antônio Campo e Desembargador Moreira Dias (Lagoa Nova), pintura de praça de táxis na Avenida Presidente Quaresma com a Coronel Estevam (Alecrim), implantação de sinalização para deficiente físico na Avenida Deodoro da Fonseca (centro), pintura de zebrado na Av. Rodrigues Alves (em frente à Cidade das Crianças), instalação de placas de proibido estacionar na rua do Chumbo e rua do Mármore (Potilândia), implantação de sinalização de Pare no cruzamento das ruas Felipe Cortez e Tereza Bezerra (Lagoa Nova) e implantação de placas de travessia de pedestre na rua José Luiz Gonçalves (Nossa Senhora da Apresentação).

Também foram contempladas com lombadas a avenida Mar do Norte (Parque das Dunas), as ruas Pico do Cabugi, Serra Araguaia e Angra dos Reis (Soledade II), implantação de faixa de pedestre nas ruas Utupitinga e José Luiz da Silva (Nossa Senhora da Apresentação). Nesta semana os trabalhos estão sendo realizados no bairro Nordeste.

Para solicitar o serviço de manutenção da sinalização de rua ou avenida é bem fácil. Basta ligar para o telefone 156. A solicitação será recebida e uma equipe do Departamento de Engenharia de Trânsito avaliará a demanda e colocará sua execução dentro do cronograma de atividades das obras de revitalização da sinalização.

Por: Salatiel de Souza