Emirados Árabes planejam criar cidade em Marte; saiba mais

16.fevereiro.2017

As autoridades dos Emirados Árabes comunicaram o lançamento do projeto Marte-2017 que prevê a construção da primeira pequena cidade e o envio de pessoas para viver no planeta durante os próximos 100 anos, comunica a mídia do país.

O primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e o comandante-chefe das Forças Armadas dos Emirados Árabes, Khalifa bin Zayid Al Nahyan, comunicaram a intenção de pôr em prática o projeto espacial ambicioso.

"A humanidade já há muito tempo sonha em aterrissar pessoas normais em outro planeta. Nosso objetivo consiste na liderança dos Emirados Árabes para realização deste sonho… O novo projeto é uma semente plantada por nós e esperamos que a próxima geração possa colher seus frutos", declarou primeiro-ministro do país, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

 

O projeto fará parte do programa nacional de 100 anos de preparação dos quadros científicos do país.

Segundo o primeiro-ministro dos Emirados Árabes, o projeto é destinado para "obtenção de conhecimentos e capacidades cientificas, transformação de universidades em centros de pesquisa e estímulo de liderança para as últimas gerações".

O projeto prevê o desenvolvimento energético, de transporte e produção de alimentos no Planeta Vermelho. (Sputnik)

Por: Salatiel de Souza

WhatsApp programa recurso temporário igual ao do Snapchat

16.fevereiro.2017

O Snapchat definitivamente seduziu a concorrência no mercado das redes sociais na internet. Depois do Instagram lançar o “Stories”, o WhatsApp entra na onda e prepara um recurso que também permite publicações temporárias no mensageiro, desaparecendo após 24 horas.

De acordo com a Veja, o site WABetainfo teve acesso a versão de testes da funcionalidade, que vai permitir aos funcionários marcarem contatos que poderão visualizar suas publicações, como textos, fotos e vídeos, com até 45 segundos. Comentários também serão aceitos.

Apesar de o WhatsApp não ter se manifestado oficialmente sobre a novidade, o recurso foi encontrado na versão do aplicativo disponível no iOS 2.17.4.

Por: Salatiel de Souza

MP arquiva denúncia e mantém processo seletivo da Fundac

15.fevereiro.2017

O Ministério Público de Contas decidiu arquivar a denúncia do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Prestação de Serviços no Estado da Paraíba contra a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac) e foi favorável ao prosseguimento do Processo Seletivo Simplificado – PSS para contratação de pessoal, em caráter excepcional, para a função de agente socioeducativo nas unidades de atendimento das regionais I, II e III, que correspondem aos municípios de João Pessoa, Lagoa Seca e Sousa, no Estado da Paraíba.

O parecer favorável à continuidade do PSS da Fundac foi concedido nessa segunda-feira (13), pelos procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE)/PB, Marcilio Toscano Franca Filho e Bradson Tibério Luna Camelo. Eles decidiram que o processo permaneça suspenso enquanto durarem os prazos referidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)-nº08/2016.

Por: Salatiel de Souza

Despedida de Solange dos "Aviões' será no Carnaval de Caicó

15.fevereiro.2017

O carnaval de Caicó promete ser um dos maiores de todos os tempos. O show de Aviões Forró será marcado pela despedida da cantora Solange Almeida. Será a última oportunidade dos fãs estarem juntos com a dupla Solange e Xand. As senhas para o clube poderão ser encontradas nas lojas On-Line localizada na Av. Coronel Martiniano e também em Natal, Patos e Campina Grande.

Programação da Arena AABB:

Dia 25 de fevereiro – Sábado – Aviões do Forró, Pegado e Avine.
Dia  26 de fevereiro – Domingo – Jonas Esticado, Márcia Felipe, Wallas e Mano Walter

Casas
Os corretores de imóveis comemoram os alúgeis de casas e aprtamentos para o período. Todas as ofertas estão esgotadas com turistas vindo de várias partes do Brasil.

Restaurantes
Os restaurantes e bares já preparam seus estoques para o período que aquece a economia da cidade.

Hóteis

O setor hoteleiro está animado com as reservas para o Carnaval de Caicó. Muitos estabelecimentos já estão lotados, mas para o folião que ainda quer vir para a cidade é possível encontrar vagas em alguns hotéis. O setor é um dos mais procurados e recebe reservas de outros estados do Nordeste brasileiro, além de Olinda que é tido como um dos melhores carnavais do Nordeste.

Os preços nas pousadas variam pela sua localização e quantidade de hóspedes no mesmo apartamento.
Para quem gosta de ficar hospedado próximo a folia dos blocos de rua as opções são Hotel Guanabara, Regente Hotel,além das pousada Acantoar, Queiroz, Central,dentre outras que ficam localizadas no centro do município.

Confira contatos telefônicos de alguns hotéis para a reserva:
Hotel Guanabara – (84) 98855-8671 (WhatsApp) 99681-0448 (TIM)
Pousada Queiroz – (84) 3417-1100
Hotel Regente – (84) 3417-1333
Varandas do Penedo – 3417-3130
Hotel Porto Belo – 3421-2662

Por: Salatiel de Souza

Aneel aprova mudanças na bandeira tarifária

15.fevereiro.2017

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14) mudanças nos valores das bandeiras tarifárias, sistema que aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando aumenta o custo de produção da eletricidade no país.

Entre as mudanças está um aumento de 33,3% para o valor da bandeira amarela. A partir de agora, se essa bandeira for acionada, o custo extra nas contas de luz vai passar de R$ 1,50 para R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.

Por: Salatiel de Souza

Trilhas Potiguares 2017 recebe inscrições para alunos e coordenadores

15.fevereiro.2017

Estão abertas, até 25 de fevereiro, as inscrições para os interessados em participar como alunos ou coordenadores do Trilhas Potiguares 2017, programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este ano as viagens acontecem de 30 de julho a 5 de agosto em municípios do interior com até 15 mil habitantes.

Realizado há mais de 20 anos, o Trilhas Potiguares proporciona interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios, buscando a construção solidária do saber voltado para o desenvolvimento sustentável. Para se inscrever, é necessário preencher os formulários disponibilizados aqui para servidores e aqui para estudantes. O acesso deve ser feito com login e senha do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O edital e outras informações sobre o programa podem ser consultados no site do Trilhas Potiguares.

Por: Salatiel de Souza

Robinson autoriza promoção de 702 militares

15.fevereiro.2017

Na manhã desta terça-feira (14), o governador Robinson Faria se reuniu com auxiliares da administração estadual e representantes de associações de bombeiros e policiais militares para discutir os benefícios oferecidos pelo governo para a categoria. Reconhecendo o pleito das categorias, o chefe do Executivo Estadual autorizou a promoção de 702 militares e o pagamento retroativo das promoções realizadas nos dois últimos anos. Além disso, foi debatida uma readequação no pagamento das diárias sem, no entanto, alterar o valor global destinado pela administração ao benefício.

Durante a reunião, Robinson Faria destacou os investimentos na Segurança Pública do Estado através da promoção de militares. “Há décadas os policiais militares reivindicavam essas promoções e nosso governo, em menos de dois anos, promoveu de forma espontânea cerca de quatro mil praças e 174 oficiais. Além disso, oferecemos um aumento de 26% nos salários para a categoria. Isso só demonstra que estamos trabalhando para melhorar a segurança no Rio Grande do Norte e que esta é uma área prioritária em nosso governo”, detalhou o governador.

Por: Salatiel de Souza

Agripino comemora PEC da vaquejada

15.fevereiro.2017

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), comemorou a aprovação, nesta terça-feira (14), no Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC 50/2016) que legaliza a vaquejada e os rodeios no Brasil. Segundo o parlamentar pelo Rio Grande do Norte, não regulamentar essa matéria é praticar uma “perversidade inominável” não somente contra o Nordeste como contra todo o Brasil. A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados.

“Essa é uma matéria meritória que trata da tradição cultural, da prática de esporte, da proteção aos animais e da geração de emprego e renda, hoje o maior problema do Brasil. Se acabarmos com a vaquejada, jogaremos pela janela milhares de empregos e isso, sim, será uma perversidade inominável”, destacou Agripino.

 Aprovada por 53 votos a favor, nove contrários e duas abstenções, a PEC reverte decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em outubro de 2016, considerou ilegal a prática da vaquejada.

O texto aprovado muda o artigo 225 da Constituição Federal e prevê que não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizarem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. “Essa é uma matéria pela qual lutei muito pela aprovação porque une não somente o Nordeste como todo o Brasil. Nosso país quer emprego, aprecia o esporte e já toma providências contra os maus tratos aos animais”, acrescentou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

 

Por: Salatiel de Souza

Prefeitos do RN recebem apoio do deputado Fábio Faria

15.fevereiro.2017

Desde o retorno dos trabalhos na Câmara, o deputado federal Fábio Faria (PSD) tem recebido, em Brasília, vários prefeitos do Rio Grande do Norte que buscam apoio para executar ações de melhoria nos municípios potiguares. Só nesta terça-feira (14), o deputado recebeu os prefeitos de Goianinha, Passa e Fica, Santana do Seridó, São Paulo do Potengi, São Tomé e Ruy Barbosa. Na semana passada, foi a vez dos prefeitos de Doutor Severiano e de Tibau.

“Os prefeitos já chegam aqui com suas prioridades, projetos, com as demandas mais urgentes para seus municípios, e então discutimos. Como praticamente todos relatam grandes dificuldades para agir neste cenário de crise, o apoio do deputado federal ganha uma importância ainda maior para que os municípios potiguares possam ter os pleitos mais rapidamente atendidos”, comentou Faria.

A maioria dos prefeitos pleiteia recursos para aplicar nas áreas de Infraestrutura Urbana (melhoria e construção de estradas), Saúde e Educação. O deputado federal Fábio Faria reafirmou o apoio aos gestores na busca de recursos nos ministérios para viabilizar os projetos, e se colocou à disposição para cada vez mais trabalhar pelos municípios do RN na Câmara Federal, em Brasília.

Por: Salatiel de Souza

Senado aprova PEC que regulariza situação das vaquejadas

15.fevereiro.2017

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14) uma Proposta de Emenda à Constituição que permite a realização das vaquejadas, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prática. O texto foi aprovado em dois turnos de votação pela ampla maioria dos senadores, que se revezaram para defender o esporte. Agora, a PEC segue para a Câmara dos Deputados.

A PEC 50/2016 muda o artigo 225 da Constituição, que trata do meio ambiente, para descaracterizar a prática de crueldade associada ao esporte. O texto foi apresentado em outubro de 2016, logo após a decisão do STF. No julgamento de ação do Ministério Público contra a lei que regulamentava as vaquejadas no Ceará, o relator, ministro Marco Aurélio, considerou haver “crueldade intrínseca” contra os animais.

De acordo com a PEC, não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. A condição para isso é que sejam regulamentadas em lei específica que garanta o bem-estar dos animais.

Por: Salatiel de Souza

Ministro confirma pleito de Agripino para venda de milho a produtores rurais

15.fevereiro.2017

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, informou por telefone na noite desta terça-feira (14) ao senador José Agripino (DEM – RN) que o governo federal irá atender o pleito do democrata para possibilitar a venda de milho pela CONAB aos pequenos e médios produtores rurais. A aquisição na Companhia Nacional de Abastecimento estava limitada ao agricultor familiar e não incluía os produtores, agora beneficiados.

Segundo Agripino, no momento em que a estiagem é a palavra de ordem no Nordeste, e não há ração para o gado, essa possibilidade é a salvação para a pecuária de muitos produtores.

Por: Salatiel de Souza

Sejuc faz remanejamento de presos entre cadeias de Natal

15.fevereiro.2017

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) fez um remanejamento de presos entre o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes e o Centro de Detenção Provisória da Zona Sul de Natalna tarde desta terça-feira (14). 95 presos foram levados do CDP Zona Sul para o Raimundo Nonato e 85 saíram do Raimundo Nonato para o CDP Zona Sul.

De acordo com a Sejuc, a transferência faz parte de um processo de racionalização do sistema prisional do estado.

O titular da pasta, Wallber Virgolino, explicou que parte dos presos levados para o CDP Zona Sul nesta quarta são acusados de crimes sexuais. Eles foram retirados da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) em janeiro e seriam levados para a Penitenciária de Alcaçuz, mas a juíza de Nísia Floresta não autorizou a transferência por causa da rebelião que acontecia no local e eles foram levados para o Presídio Raimundo Nonato.

Por: Salatiel de Souza

Dinheiro do FGTS inativo pode ser transferido para outros bancos sem custo

15.fevereiro.2017

Quem tem dinheiro em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e quer receber os valores não precisa, necessariamente, sair da Caixa carregando todo o dinheiro no bolso. Será possível transferir esses recursos para uma conta em outro banco, sem precisar pagar pela transferência (DOC ou TED), informou a assessoria de imprensa da Caixa.

Os trabalhadores que escolherem essa opção terão que ir até uma agência da Caixa, no período determinado pelo calendário de saques, e solicitar a transferência.

É preciso levar o número de inscrição do PIS (Programa de Integração Social) e um documento de identificação. Para valores superiores a R$ 10 mil, é preciso levar também a carteira de trabalho ou um documento que comprove que saiu do emprego.

Por: Salatiel de Souza

Força Nacional fará patrulhamento em Natal a partir de quinta-feira

15.fevereiro.2017

Os homens da Força Nacional começam nesta quinta-feira (16) a realizar patrulhamento nas ruas de Natal. A medida é parte do Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, que começa pela capital potiguar a série de ações de combate á violência. Além dos policiais da FN, um delegado, agentes, peritos e escrivães iniciam o trabalho de auxílio na resolução de homicídios dolosos, que é um dos pilares do PNSP.

O plano seria posto em prática na quarta (15), entretanto foi adiado para a quinta-feira por questões de logística. Segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o motivo do adiamento foi a questão de chegada e acomodações dos agentes que vão atuar no PNSP.

Novo Jornal

Por: Salatiel de Souza

Mutirão DPVAT em Mossoró acontece de 6 a 10 de março

15.fevereiro.2017

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Mossoró (Cejusc Oeste) realiza de 6 a 10 de março a primeira edição do ano do Mutirão DPVAT naquela comarca, com 2.000 processos pautados para tentativas de conciliação sobre a cobrança do seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito. Confira AQUI a pauta de audiências.

As audiências de conciliação ocorrerão no Fórum Dr. Silveira Martins , Alameda das Carnaubeiras, 355, bairro Costa e Silva. O juiz Breno Fausto de Medeiros, coordenador do Cejusc Oeste, adianta que a estimativa é a realização de 400 audiências por dia de mutirão.

O Mutirão DPVAT será realizado em parceria com a Seguradora Líder. Segundo a organização, serão 15 bancas simultâneas, com participação de quatro juízes, três médicos peritos, 15 advogados da Seguradora Líder, 15 servidores e 30 estagiários.

Por: Salatiel de Souza