Operação Lei Seca fiscaliza tráfego irregular de veículos em faixa litorânea

04.setembro.2017

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), por meio da Operação Lei Seca, realizou ações de fiscalização na área de praia compreendida entre a Redinha Nova até Muriú. As abordagens a condutores aconteceram durante esse domingo (03) e resultaram em seis notificações de infração de trânsito por circulação em área de praia proibida por determinação da autoridade de trânsito competente.

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca do Detran, capitão Isaac Paiva, as irregularidades encontradas foram relacionadas ao tráfego ilegal de veículos na faixa de areia de praia a exemplos de bugres, quadriciclos e motocicletas. Também foram realizados 44 testes de alcoolemia na orla e nas pistas que dão acesso as praias, porém não foi registrado nenhuma infração por embriaguez ao volante. “Para nossa surpresa não foi registrada nenhuma autuação por alcoolemia, mas reforçamos para os condutores abordados a importância de se beber não dirigir”, comentou.

Outro ponto ressaltado pelo capitão Isaac Paiva é no tocante a proibição de circulação de veículos na faixa de praia. Nesse caso existe a Portaria 711/2007 do Detran/RN que regulamenta o acesso às praias de uso público do Rio Grande do Norte, indicando trechos com acesso permitido e proibido. Como exemplo, durante o período de alta estação, todo e qualquer veículo é proibido de circular em praias como Via Costeira, Ponta Negra, Pirangi do Norte e do Sul, Búzios, Tabatinga, Tibau do Sul e Pipa.

Nessa situação, o motorista infrator é autuado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo a infração de natureza média, com perda de quatro pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16, podendo o veículo ser apreendido, caso o condutor não respeite a determinação do agente de retirada do automóvel da área proibida de circulação.

Por: Salatiel de Souza

Detran inicia por Nova Cruz cronograma de testes de direção veicular de setembro

04.setembro.2017

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta segunda-feira (04) a execução do cronograma de exames práticos de direção veicular que serão aplicados nos municípios do interior do Rio Grande do Norte durante o mês de setembro. Os examinadores estão hoje na cidade de Nova Cruz, no Agreste Potiguar, e no decorrer do mês outros 17 municípios polos distribuídos em todas as regiões do Estado terão candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados pelo Departamento.

Somente no interior, a previsão é de que cerca de três mil candidatos passem pela avaliação no mês de setembro. O processo de exames realizado pelo Detran é contínuo e vem evitando a demanda reprimida e possibilitando que os testes sejam realizados periodicamente sem espera por parte dos usuários, como é o caso das avaliações realizadas na sede do Detran em Natal onde o usuário, muitas vezes, consegue agendar e realizar o teste prático no mesmo dia.

O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região, que devem receber também usuários dos municípios circunvizinhos. Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, durante os primeiros sete meses deste ano foram realizados 33.596 testes práticos de direção veicular no Estado. A média mensal deste ano corresponde a 4.800 avaliações. No primeiro semestre de 2017 foram expedidas 12.583 CNHs com registro de primeira habilitação, o que corresponde a 12% das expedições desse tipo de documento no ano. Já a frota atual é de 1.215.590 veículos.

Cronograma de Exame Prático de Direção Veicular – Setembro 2017

04/09 – Nova Cruz;

05/09 – Canguaretama;

06/09 – São José do Mipibu;

11/09 – Macau;

12/09 – João Câmara;

13/09 – Ceará Mirim;

14/09 – São Paulo do Potengi;

15/09 – Angicos;

18/09- Patu;

19/09 – Caicó;

20/09 – Jucurutu;

21/09 – Parelhas;

22/09 – Currais Novos;

25/09 – Santa Cruz;

26/09 – Alexandria;

27/09 – Pau dos Ferros;

28/09 – Apodi;

29/09 – Caraúbas.

Por: Salatiel de Souza

Artesanato Municipal é destaque na Multifeira Brasil Mostra Brasil

04.setembro.2017

Trinta e dois participantes do Setor de Economia Solidária e Artesãos Individuais, apoiados pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), participam até domingo (10), da 23ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, na Arena das Dunas.

A Multifeira, que funciona de 15h às 23h, conta com diversas opções de produtos expostos, entre eles, móveis, roupas, eletrônicos, artigos de decoração, calçados, eletrodomésticos, artesanato (nacional e internacional), atraindo expositores de diversos países, com destaque para Índia, Filipinas, Espanha e Egito.

“Este evento já faz parte do calendário do município de Natal, e se propõe a reunir o melhor do artesanato brasileiro. Nos stands da Semtas vamos expor diversos produtos como, tricô, bordados, bolsas, bijuterias, biscuit, rendas, esculturas. Ressalto que com o apoio da gestão municipal, os artesãos individuais, e em especial os que compõem as Associações de Economia Solidária dos diversos bairros de Natal, têm a oportunidade de participar da Multifeira, o que é reconhecidamente importante para a geração de trabalho e renda de diversas famílias”, destaca a secretária da Semtas, Ilzamar Pereira.

A Brasil Mostra Brasil é considerada atualmente como o maior evento multissetorial no Norte e Nordeste. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 100 mil pessoas durante os 10 dias do evento.

Por: Salatiel de Souza

Cidade Satélite e Felipe Camarão recebem Operação tapa buraco nesta segunda-feira

04.setembro.2017

Nesta segunda-feira (04), os serviços da operação tapa buracos da Prefeitura do Natal estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semov) nos bairros de Cidade Satélite, na zona Sul, e Felipe Camarão, na região Oeste. 

De acordo com o secretário Tomaz Neto, titular da Semov, as equipes do setor de Conservação estão com aplicação de asfalto em trechos da avenida dos Caipós, em Cidade Satélite, viaduto da Urbana, nas Quintas. “ E ruas Antônio Trigueiro e Maristela Alves, em Felipe Camarão”, explicou o secretário de Obras.

Ainda nesta segunda-feira, as equipes estão com manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos nas ruas Olímpio Bandeira, nas Quintas, Madre Tereza de Calcultá, em Capim Macio e Maristela Alves, em Felipe Camarão.
Galeria

Os serviços desta segunda-feira serão finalizados com a manutenção da rede de drenagem nas ruas Indomar, em Felipe Camarão e marginal da BR 101, no bairro de Mirassol. “E fechamos com a desobstrução de galeria na rua Padre Cícero, em Cidade Nova”, finalizou o secretário Tomaz Neto.

Por: Salatiel de Souza

Olimpíada de Matemática premia alunos medalhistas da Rede Municipal

04.setembro.2017

Alunos da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016. A premiação estadual aconteceu na tarde da última sexta-feira (01), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré.

Presentes na solenidade estavam os estudantes, pais, professores, gestores e autoridades do Estado. Nesta edição da OBMEP, em um universo de aproximadamente 18 milhões de estudantes, as unidades municipais de Natal foram premiadas com a conquista de cinco alunos medalhistas de bronze e 22 estudantes que receberam o certificado de Menção Honrosa. A Escola Municipal 4º Centenário também foi premiada pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No total, participaram 30 escolas de Ensino Fundamental da Rede.

Uma medalha de bronze foi conquistada pelo aluno Henrique Jerônimo Nunes, de 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio. O estudante contou que sempre gostou da área de exatas e que além de estudar regularmente na escola, também realiza exercícios em casa. “Estudo todos os dias e gosto de ir além do que o professor passa. Faço muitos exercícios em casa”, afirmou.

Henrique Nunes disse que estava muito feliz com a premiação da medalha de bronze. “Minha primeira tentativa estava no 6º ano e ganhei Menção Honrosa. No 7º ano, repeti a Menção Honrosa, e no 8º ano, fui medalhista de bronze”, relembra sua trajetória na OBMEP. O estudante já foi classificado na 1ª fase da OBMEP 2017. “Vou realizar a prova da segunda fase e estudei para ganhar um ouro ou medalha de prata”, afirmou confiante o aluno.

A aluna Thalyta de Souza Alves, de 15 anos, também recebeu a medalha de bronze. Na ocasião, a estudante disse que sempre sonhou em ser medalhista da OBMEP. “Me preparei bastante. Já ganhei outras premiações, porém a da matemática foi a mais gratificante. Tenho uma rotina de estudo todos os dias”. Atualmente, Thalyta cursa o 1º ano do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e nos anos anteriores era aluna da Escola Municipal 4º Centenário.

Foram premiados também os alunos medalhistas de bronze: Jeduey Lenio Fernandes Lopes, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano; Lívia Martins Nobrega e Pedro Inácio Jerônimo dos Santos, ambos da Escola Municipal 4º Centenário.

Para o professor de Matemática da 4º Centenário, Jairo de Araújo Nunes, que está em sala de aula há 30 anos, o segredo para os bons resultados é a dedicação. “A nossa escola sempre está atingindo bons resultados. Já tivemos medalhistas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas. A matemática requer muita dedicação e prática. Toda a equipe da escola está de parabéns porque realiza um trabalho muito sério. Todos os anos, preparamos as turmas do nono ano para os alunos ingressarem no Instituto Federal”, disse.

Participaram da mesa de abertura e entrega das medalhas e premiações, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos Campos de Souza, representando a titular da SME, a professora Justina Iva de Araújo Silva, e a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Funtamental, Rosemarie Loer Bellini. A equipe de matemática da SME também participou do evento. 

Os ganhadores receberam tablets, medalhas, diplomas, assinatura de revistas, kit de material didático, troféus e certificados de Menção Honrosa.

Menção Honrosa:

Nível 1

Arthur Felipe Alves de Lima - E. M. Professor Zuza
Danilo Manoel Menezes Dantas - E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade
Júlio Henrique Oliveira C. da Silva - E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti
Manoel Araújo Melo - E. M. Professor Antônio Severiano de Araújo
Maria Clara Couto Bezerra - E. M. Otto de Brito Guerra
Maria Alice de Assis Gomes - E. M. 4º Centenário
Mikelson Paixão Leocadio - E.M. Professor Amadeu Araújo

Nível 2

Alisson da Silva Queiroz - E. M. 4º Centenário
Clara Beatriz Fedelis da Silva - E. M. 4º Centenário
Ediana Monick de Araújo - E.M. Professor Amadeu Araújo
Elys Esther Oliveira de Melo - E. M. 4º Centenário
Felipe Eduardo da Silva Menezes - E. M. 4º Centenário
Francisco Ivan Lima Nascimento - E. M. Monsenhor Jose Alves Landim
Frederico Sangiorgio Ramos Costa - E. M. 4º Centenário
Gustavo Leandro da Silva - E. M. Monsenhor Jose Alves Landim
Heverton Modesto Ciriaco - E. M. Monsenhor Jose Alves Landim
Ildson de Oliveira Silva - E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti
Joan Victor de França Spinola - E. M. 4º Centenário
João Olimpio Campelo Neto - E. M. Professor Veríssimo de Melo
Rilary Mirela Silva Araújo - E. M. Professor Zuza
Robson Lucas da Silva Luiz - E. M. Professor Veríssimo de Melo
Rodrigo Costa de Azevedo - E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti

Por: Salatiel de Souza

Sistema de confecção do Cartão SUS em Natal será alterado

04.setembro.2017

Buscando melhorar o atendimento para a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá alterar o sistema de confecção do Cartão SUS, utilizado para que o cidadão possa ter acesso aos serviços de saúde pública. 

A partir do próximo dia 11 de setembro, a confecção e atualização dos cartões serão feitos nas sedes dos Distritos Sanitários: Norte I, Norte II, Sul, Leste e Oeste. Já as unidades de saúde seguem podendo realizar a reimpressão do documento. 

Até o dia 11, os serviços seguem sendo prestados na sede da SMS, localizada na Rua Fabrício Pedroza, 615, Petrópolis. Entretanto, em razão da mudança, o atendimento da semana que vem ocorrerá apenas na parte da manhã, já que na parte da tarde os profissionais passarão por capacitações para a mudança no sistema. 

As modificações da SMS se fazem necessárias devido ao excesso de cartões cadastrados em Natal, que aconteceu devido à duplicidade e até mesmo triplicidade de um mesmo usuário. O motivo é que quando alguém precisava ser atendido na rede pública da capital e tinha o cartão SUS de outro município, procurava uma unidade de saúde e atualizava o endereço para Natal, inflando o sistema.

Por: Salatiel de Souza

Ações de qualidade de vida envolvem servidores da Segurança Pública e Defesa Social de Natal

04.setembro.2017

Os servidores da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tiveram um dia especial na sexta-feira (1º), com a promoção de ações de qualidade de vida e saúde no trabalho promovida pela equipe do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam). O momento contou com aferição de pressão arterial, realização de testes glicêmicos (HGT), sessões de massoterapia e uma palestra que falou sobre a importância de hábitos saudáveis e de ter zelo pela saúde física e mental.

A ação denominada “Trabalhando com Saúde” contemplou ainda a realização de dinâmicas de grupo envolvendo os servidores dos vários setores e departamentos da Semdes. O envolvimento em grupo tem a intenção de integrar e fortalecer os laços sociais e de amizade entre os profissionais que compõe a Secretaria. 

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, participou efetivamente do momento e ressaltou a importância da instituição promover e incentivar ações de qualidade de vida no trabalho. “Ações como essa tornam o ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso, além de contribuir para que o servidor se sinta bem e tenha melhores condições para produzir mais e melhor”, comentou.

O coordenador do Nasgam e chefe de Grupo de Ação da GMN, Alexandre Melo, explicou que as atividades de qualidade de vida e saúde no trabalho planejadas pelo Núcleo para este ano vêm recebendo importante apoio da Semdes e que o trabalho vai ser continuado de maneira regular. “Essa ação nos setores administrativos da Semdes vai ser realizada mensalmente e também estamos levando para os demais órgãos e servidores que compõem a Secretaria atividades importantes e diferenciadas como a que fizemos na última semana na trilha Peroba no Parque da Dunas”, informou.

O Nasgam é composto por agentes habilitados nas áreas de psicologia, enfermagem, nutrição e sociologia. Tem objetivo de oferecer apoio psicossocial e nutricional ao profissional de segurança pública da GMN. O Nasgam tem ainda a prerrogativa de acompanhamento das atividades psicológica e social dos integrantes da Instituição, bem como de seus familiares. Ele é responsável por avaliações psicossociais periódicas do efetivo, além de atuar no âmbito das relações profissionais agindo de forma permanente no apoio e orientação nas dificuldades envolvendo agentes da GMN e promovendo qualidade de vida no trabalho.

O Núcleo traz para corporação uma base de aconselhamento e contribuição permanente na atividade dos profissionais de segurança da Guarda Municipal, assegurando sustentação e amparo psicossocial.

Por: Salatiel de Souza

Janot entrega denúncia contra políticos do PP por organização criminosa

01.setembro.2017

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denúncia por organização criminosa contra políticos do PP, acusados de devios de dinheiro na Petrobras. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados porque o teor da denúncia também não se tornou público até o momento.

A ação faz parte de um inquérito no qual são investigados, separadamente, PP, PT, PMDB no Senado e PMDB na Câmara - da última deve vir a provável segunda ação de Janot contra o presidente Michel Temer, esperada para os próximos dias. No total, os quatro inquéritos somam 66 investigados.

"Os elementos de informação que compõem o presente inquérito modularam um desenho de um grupo criminoso organizado único, amplo e complexo, com uma miríade de atores que se interligam em uma estrutura com vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos, e outra em uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes", diz a denúncia, parcialmente publicada pelo G1.

"Como destacado, alguns membros de determinadas agremiações organizaram-se internamente, valendo-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para cometimento de crimes contra a administração pública."

Por: Salatiel de Souza

Nossa Cidade retoma oferecendo serviços à população

01.setembro.2017

Cidadania, bem-estar, saúde e lazer. O Nossa Cidade #tamujuntonatal será retomado na próxima sexta-feira (08) e o primeiro bairro atendido é Felipe Camarão, na zona Oeste da capital potiguar. As ações serão realizadas na Escola Municipal Djalma Maranhão com uma série de serviços gratuitos à população natalense. O programa é base no Plano de Governo 2017-2020 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) em parceria com diversos órgãos.

Os moradores da zona Oeste serão beneficiados com alguns serviços como: corte de cabelo; esmaltação de unhas; barbearia; aplicação de flúor; apresentações de dança, teatro e música; emissão de cartão do idoso, cartão de estacionamento e carteira de estudante; teste rápido de HIV e Sífilis; distribuição e orientação de preservativos; avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea); aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; atendimento médico; atendimento móvel do cadastro único; agendamento para emissão de carteira de trabalho entre outros.

De acordo com a coordenadora do Nossa Cidade, a secretária adjunta de Planejamento, Joanna Guerra, o objetivo é atender à população carente e vulnerável que tem dificuldade de acesso a alguns serviços e, ainda, promover a integração entre a gestão municipal e a cidade por meio da realização de uma ação multissetorial que visa ampliar o acesso da população à informação, aos serviços públicos e a atividades de esporte, lazer e arte. “Estamos com uma boa expectativa com o retorno do programa que vai muito além dos serviços gratuitos, conseguimos dialogar com os moradores e conhecer a cultura de cada bairro”, enfatizou.

Iniciado no ano de 2015, o projeto chega a 3ª edição e funciona integrado com todas as secretarias do município e em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Fiern, UnP, Cosern e Instituto Mix.

Por: Salatiel de Souza

Praça da Árvore recebe nova edição da Feira de Gastronomia e Arte de 7 a 10 de setembro

01.setembro.2017

O turista e o natalense têm encontro marcado com a gastronomia e o artesanato do Rio Grande do Norte, de 7 a 10 de setembro, no Espaço Cultural Marilene Dantas – Praça da Árvore de Natal, no bairro de Mirassol, Zona Sul da capital. A segunda edição deste ano da Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol será realizada das 17h às 23h, com a presença de 20 empreendedores gastronômicos, 12 ‘foods trucks’, 52 artesãos individuais, 25 grupos de economia solidária e 65 ambulantes cadastrados, que movimentam a economia naquela área. 

A Prefeitura de Natal, com ações da Secretaria de Turismo (Setur), Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) está transformando o espaço em uma área de atração, garantindo também o lazer ao cidadão e uma nova atração turística. “Como estaremos realizando esta edição em meio a um feriado, com certeza teremos uma grande presença de turistas. O Trade inclusive tem elogiado bastante essa ação, uma vez que estamos criando outras opções para aqueles que nos visitam”, comentou a secretária da Setur, Christiane Alecrim.

A Feira está sendo organizada de forma inovadora, vez que os participantes foram selecionados por edital público, o que garantiu a diversidade na oferta e a segurança alimentar dos escolhidos. Os visitantes terão, além da oportunidade de comprar objetos do artesanato potiguar, a chance de degustar pratos típicos e outras delícias da cozinha moderna e contemporânea, tais como: camarão, calzones, crepes, massas, acarajé, coxinhas, sanduíches artesanais, tapiocaria, sanduíches variados, paletas mexicanas, drinks, frozen, cupcakes, churros especiais e docerias.

De acordo com a secretária da Setur, a união do artesanato com a gastronomia tem sido perfeita para dar visibilidade à Praça nos períodos em que o local não é ocupado para as edições do Natal em Natal. “A junção do artesanato com a gastronomia tem garantido uma ocupação da área uma vez por mês e movimentado a economia em um momento difícil para o País”, explicou Christiane Alecrim, que antecipou a exibição, nesta edição da Feira, de uma peça de teatro aberta.

Para a realização do evento, a Urbana deu início à limpeza geral da área e entorno (diariamente será feita), além de disponibilizar lixeiras e efetuar a pintura de meios-fios. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) estará disponível na fiscalização de ambulantes não cadastrados, iluminação e auxílio na conservação da praça. Já Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) garantiu a presença da Guarda Municipal no horário das 17h às 23h e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) estará com a equipe no local para ordenamento do trânsito.

Por: Salatiel de Souza

Natal ganhará 100 novos abrigos de passageiros

01.setembro.2017

Com o foco em proporcionar mais conforto para os usuários do transporte público, a Prefeitura do Natal – por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN), está instalando novos abrigos de passageiros na cidade.

Segundo a STTU, estão sendo implantados 100 novos abrigos acordados durante o último realinhamento da tarifa de ônibus e destes, 76 abrigos já foram implantados. A expectativa é que até novembro os demais sejam instalados.

As escolhas dos locais atende as necessidades mais emergenciais de cada região. Para isso, a equipe do Departamento de Estudos e Projetos do órgão foi visitar os bairros da capital e identificar cada local, além da demanda já solicitada pelas comunidades.

Entre as comunidades beneficiadas estão: Redinha, Potengi, Novo Horizonte, Pajuçara, Panatis. Santa Catarina, Vale Dourado, Soledade, Igapó, Nova Natal, Santarém, Alecrim, Santos Reis, Mãe Luíza, Cidade Alta, Guarapes, Bom Pastor, Cidade da Esperança, Bairro de Nazaré, Cidade Nova, Planalto, Felipe Camarão, Cidade Satélite, Pitimbu, Neópolis, Ponta Negra, Conjunto Pirangi San Vale e Candelária. 

Por: Salatiel de Souza

Desfile cívico em Parnamirim será no Parque Aristófanes Fernandes

01.setembro.2017

Representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Fundação de Cultura participaram ontem, 31, de uma reunião no Gabinete para definir os últimos detalhes do desfile cívico em homenagem ao feriado da Independência do Brasil – 7 de setembro, que neste ano acontecerá em Parnamirim  no dia 5, no Parque Aristófanes Fernandes, a partir das 15 horas.

Deverão participar do desfile alunos de 18 escolas públicas e duas privadas, além de representações militares e de grupos da Assistência Social.  A concentração se dará no Parque Aristófanes Fernandes a partir das 13h30.

O tema a ser abordado no desfile será “Família, educação e cidadania: por uma escola humanizadora”. Estarão representadas no evento as seguintes escolas públicas da rede municipal de ensino: Íris de Almeida Matos, Irene Soares, José Fernandes, Francisca Fernandes, Osmundo Faria, Luiz Maranhão Filho, Augusto Nunes, Carlos Alberto, Luzanira Cruz, Nestor Lima, Cícero Melo, Antônio Basílio, Maria do Céu, Alzelina de Sena, Manoel de Paiva, Ivânia Soraia, Maria Leonor e Eva Lúcia.

A organização desse grande evento é compartilhada por equipes das Secretarias de Trânsito, Saúde, Educação, Assistência Social, Limpeza e Fundação de Cultura. A segurança do local será feita pelas equipes do Trânsito. A estrutura do evento será montada pela Secretaria de Limpeza e a Saúde enviará ambulâncias e médicos para os atendimentos de urgência, se houver necessidade.

Com foco na segurança dos participantes e do público, o prefeito Rosano Taveira firmou uma parceria com a Associação Norte-riograndense dos Criadores (ANORC) que cedeu o Parque Aristófanes Fernandes para a realização do desfile. A expectativa é de que 6 mil pessoas desfilem esse ano. “Em eventos de grande porte como esse é fundamental nos preocuparmos com a segurança das pessoas”, justificou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Francisca Henrique “o desfile é uma ação de cidadania. Ele é importante para incentivar o amor pela pátria entre os alunos”.

Por: Salatiel de Souza

Justiça nega pedidos de Cabral para conceder entrevista

01.setembro.2017

Resultado de imagem para sergio cabral

 O Tribunal Regional Federal do Rio negou pedido do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) para conceder entrevistas. O desembargador Abel Gomes, relator do caso, considerou que a Justiça deve proteger o acusado "contra qualquer forma de sensacionalismo".

Cabral peticionou ao juízo apresentando interesse em conceder entrevista à Folha de S.Paulo e ao jornal "O Globo", que também peticionaram solicitando a autorização.

O pedido já havia sido negado pelo juiz Marcelo Bretas, para quem não há "interesse público na concessão da entrevista do ora custodiado".

"Evidencia-se, na realidade, o interesse da imprensa em obter do ora réu a revelação de algum dado novo, com exclusividade, razão pela qual impõe-se o indeferimento dos requerimentos", escreveu Bretas.

"É também dever do juiz, nas circunstâncias a condições pessoais do paciente, um ex-governador do Estado, por duas vezes eleito pelo voto popular, político que também já ocupou cadeira no Legislativo estadual e federal, assegurar-lhe a proteção contra qualquer forma de sensacionalismo, o que diante do contexto não está excluído de que possa ocorrer", escreveu o desembargador Abel Gomes, ao negar liminarmente recurso da defesa de Cabral.

A defesa de Cabral afirmou que vai recorrer à 1ª Turma Especializada do TRF e, caso não tenha sucesso, ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Itamar Schulle é o novo treinador do Mais Querido

01.setembro.2017

A diretoria abecedista definiu o treinador do Mais Querido para a sequência da disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. O novo comandante do ABC é o catarinense Itamar Schulle, que estava no Botafogo/PB.

Foto: Divulgação

Itamar Schulle vem acompanhado do auxiliar técnico Lucas Isotton e tem chegada prevista a Natal (RN) para o sábado (02/09). O técnico conhecerá toda a estrutura do clube, o restante da comissão técnica e será apresentado ao grupo de jogadores para início das atividades.

O novo treinador começará de imediato os preparativos da equipe para o próximo compromisso na Série B, o jogo contra o Santa Cruz/PE, marcado para o dia 9 de setembro, na Arena das Dunas.

Conheça um pouco mais do novo comandante alvinegro:

Itamar Schulle
Nascimento: 08/04/1967 (50 anos)
Naturalidade: Ituporanga (SC)

Títulos: Campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol de 2013 pelo Novo Hamburgo/RS, Campeão Paranaense de 2015 pelo Operário de Ponta Grossa/PR, Campeão Paraibano de 2017 pelo Botafogo/PB.

com informações de ABC F.C.

Por: Salatiel de Souza

Movimento Cristianismo Relevante promove evento em Natal

01.setembro.2017

Foto: divulgação/Caio Cunha

 

O Movimento Cristianismo Relevante realiza no dia 01 de setembro evento sobre a Importância do Engajamento Cívico Pautado em Valores. O objetivo é despertar participação cidadã relevante, seja na esfera pública ou privada. 

O evento também terá palestra especial com Caio Cunha, Graduado em Gestão em Redes de Computadores e pós-graduando em Gestão Pública, Líder do Movimento Seja!, idealizou“300” e foi o vereador mais votado de 2016 em Mogi das Cruzes/SP.

O encontro será realizado na praça de alimentação do Shopping Duna Barcane, na Av Roberto Freire, 4702 – Ponta Negra, Natal. O número de vagas é limitado.

Interessados: https://www.jotform.com/jaccruco/mcr

Mais informações: (84) 998320900

com informações de agorarn.com.br

 

Por: Salatiel de Souza