Premiação dos Juvep´s acontece hoje (06) no Cine Teatro de Parnamirim

06.novembro.2017

Resultado de imagem para foto juveps

Os atletas vencedores dos Jogos da Juventude Escolar de Parnamirim (Juvep´s) receberão a premiação em medalhas hoje (06), a partir das 14h, em cerimônia a ser realizada no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva.

Na ocasião, também será entregue a premiação do concurso para escolha do Mascote Oficial do Juvep’s, que teve como vencedora a estudante Alanna Silva, da escola Basilio's Colégio e Curso. O mascote escolhido, uma águia, faz referência à igualdade racial, pessoas portadoras de deficiências, força, superação e ao esporte.

“A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, irá entregar mais de mil medalhas aos destaques dos Juvep´s, reconhecendo e incentivando nossos atletas”, adiantou o Secretário da SETEL, Ricardo Wagner.

Os Juvep´s finalizaram sua primeira edição no dia 11 de outubro, com números vitoriosos. Mais de 1.500 estudantes de 44 escolas de ensino público municipal, estadual e privado, competiram em 18 modalidades durante duas semanas.

As competições dos Juvep´s também foram sediadas no CCTAN, da base aérea de Parnamirim, nos ginásios do município e nas praças e campos de futebol, em diferentes bairros. 

 

Por: Salatiel de Souza

Casal é assassinado a tiros na cidade de Parnamirim

06.novembro.2017

Um crime foi registrado na noite do último sábado, 4, na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal. Durante uma comemoração realizada nas proximidades do Jiqui Country Club, um casal foi assassinado a tiros por volta das 21h40.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, um grupo de mulheres fazia uma comemoração quando um homem de 18 anos, identificado como Tiago Ferreira, chegou procurando por Josemara Teixeira, de 21. Eles se encontraram e ficaram conversando na calçada até serem surpreendidos por um outro homem.

À bordo de uma motocicleta, o suspeito efeutou vários tiros contra o casal, que ainda tentou correr, mas acabou atingido pelos disparos. Os dois morreram antes mesmo do socorro médico chegar até o local. Agora, o 2º Distrito Policial de Parnamirim ficará encarregado de investigar o crime.

com informações de agorarn.com.br

Por: Salatiel de Souza

Meirelles admite à Veja que seu nome é cotado para Presidência da República

06.novembro.2017

Foto: Leonardo Benassatto

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu, em entrevista à revista Veja que seu nome é cotado para ser candidato à Presidência da República em 2018, mas afirmou que só tomará uma decisão no ano que vem.

Questionado se "tinha consciência de que é um presidenciável", Meirelles respondeu que sim.

"Sim, sou presidenciável. As pessoas falam comigo, me procuram, mas ninguém me cobra uma definição. No mundo político, por exemplo, dizem o seguinte: o senhor tem o meu apoio, estou torcendo para isso", disse o ministro, completando, no entanto, que é "pé no chão" e não fará nada "baseado no entusiasmo".

"Tenho consciência de que o importante agora é fazer meu trabalho aqui no Ministério da Fazenda. Fazer um trabalho sério e entregar resultados. O futuro é outra coisa. Vamos aguardar", disse.

"O fato de ter tomado a decisão no dia 31 de março é porque esperei o momento certo. Parei, pensei e decidi tranquilamente. Agora, terei que tomar uma decisão desse tipo novamente", explicou.

Se for candidato, Meirelles precisa deixar o cargo, de acordo com a lei eleitoral, até seis meses antes das eleições, na primeira semana de abril de 2018.

O ministro admite ainda acreditar que o cenário é favorável para um candidato com o seu perfil, "reformista" e que a situação econômica seria um ativo. Frente à insistência do entrevistador sobre uma definição, disse que é uma questão de "oportunidade e destino".

"Eu tenho que analisar tudo isso: a situação econômica, que é o ativo, as condições políticas do momento e a minha própria disposição", afirmou, lembrando que uma candidatura tem grandes custos. "Vou ter que deixar o ministério e deixar o trabalho ainda por um período de decolagem da economia e entrar em um processo que é outra história. Agora, acho que essas situações vão se definir naturalmente não só na economia como na política. Não é só meramente uma decisão do tipo ‘eu vou porque eu quero’".

"A campanha será pautada na política social. Estou preparado para enfrentar esse discurso populista do PT. Diria até que estou acostumado, pois já tive embates com o PT que eram exatamente iguais quando era presidente do Banco Central no governo Lula", afirmou.

com informações de Lisandra Paraguassu

 

Por: Salatiel de Souza

Senador Agripino defende conciliação entre motoristas de Uber e taxistas

03.novembro.2017

Agripino

Foto: Mariana Di Pietro

Um dia após o Senado aprovar projeto (PLC 28/2017) que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte, como o Uber e Cabify, o senador José Agripino (RN) disse que a Casa tinha o dever de apreciar a matéria de forma que tanto taxistas quanto motoristas de aplicativos fossem beneficiados. “Eu disse às duas categorias, quando me procuraram, que votaria pela conciliação de interesses. Tanto que as emendas aprovadas foram consenso e, desta forma, conseguimos dar cobertura, do ponto de vista da legalidade e da consciência de dever cumprido, aos dois lados”, frisou o parlamentar.

Para José Agripino, é preciso regulamentar os aplicativos de transporte sem, no entanto, intervir no direito do usuário de escolher a melhor opção. Ao mesmo tempo, o senador elogiou o trabalho dos taxistas e disse que esses profissionais precisam “competir” com igualdade no mercado.

“Tenho uma relação antiga com os taxistas, que eu não poderia deixar de reconhecer como pais de famílias. Eles sustentam suas casas com uma atividade regulamentada, que gera imposto e que merece proteção e respeito”, afirmou. “Ao mesmo tempo, é preciso dar o suporte legal a um setor que significa modernidade e geração de empregos, que é o caso do Uber, principalmente em um momento de tanto desemprego. Não podemos ignorar a evolução do tempo e a geração de oportunidades”, concluiu.

O texto aprovado ontem pelo Senado recebeu duas principais alterações: foi retirada a exigência da chamada “placa vermelha” e a obrigatoriedade de que os motoristas sejam proprietários dos veículos que utilizarem para a comercialização do serviço. Como sofreu mudanças, o projeto retornará para análise da Câmara dos Deputados.

com informações de portalnoar.com.br

Por: Salatiel de Souza

Projeto Casa das Palavras chega a Macau na terça-feira

03.novembro.2017

Macau será a 1ª das doze cidades que receberão as oficinas, apresentações culturais, a minibiblioteca e os encontros com escritores, poetas e vários outros artistas. O Projeto Casa das Palavras chega ao município nos dias 7 e 8 de novembro e cercará a cidade de ondas culturais e educativas. As ações são gratuitas e acontecerão no Teatro Porto de Ama, nas Escolas Clara Tetéu e Padre João da Penha.

Nesta etapa, serão oferecidas oficinas culturais de contação de estórias, musica e poesia e de mamulengo, com a presença de escritores, poetas, grupos de teatro, a instalação da minibiblioteca na Praça da Conceição, entre outros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela manhã na Dired e à tarde na Sec. Municipal de Educação, com Eliana Pereira. Mais informações: ​ 98872-1052 /3212-5554.

 

 

 

Por: Salatiel de Souza

WhatsApp sofre queda temporária e Facebook está investigando

03.novembro.2017

Usuários do aplicativo em países como Brasil, Índia, Rússia, Vietnam e Mianmar relataram nas redes sociais que o WhatsApp tinha caído. A extensão da pane e suas razões não são imediatamente conhecidas.

Usuários disseram que o WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do mundo, voltou a funcionar gradualmente cerca de 30 minutos após as primeiras queixas sobre a queda terem surgido nas redes sociais.

Uma porta-voz do Facebook em Cingapura disse que a empresa ainda estava investigando o assunto.

<p c="" devidutta="" tripathy="" e="" jeremy="" wagstaff)"="" type="text"> com informações de yahoonotícias

 

Por: Salatiel de Souza

Papa admite cochilar enquanto reza e que sono se converte em oração

03.novembro.2017

O descanso e o sono, se oferecidos a Deus, se convertem em oração, segundo diz a Bíblia explicaram fontes religiosas.

"Essa é uma das muitas maneiras de santificar o nome de Deus, de se sentir uma criança em seus braços", assegurou Francisco.

O papa Francisco reconheceu que às vezes acaba dormindo enquanto reza, o que não o impede de "santificar o nome de Deus", explicou.

"Eu também, quando oro, às vezes acabo dormindo", confessou o pontífice argentino, sorrindo, em uma entrevista que será transmitida na quarta-feira (1) pela emissora católica italiana TV2000.

O papa argentino, de 80 anos, costuma aparecer cheio de energia quando encontra multidões, mas seu rosto se transforma completamente quando reza, ficando sério ou fechando os olhos por longos momentos.

Sabe-se que a sua agenda é muito atribulada e, por isso, dorme às 21h00. Francisco se levanta às 04h00, reza e durante a tarde tem o hábito de fazer a sesta, de acordo com fontes do Vaticano.

com informações de yahoonotícias

 

Por: Salatiel de Souza

Instituição reativa telemarketing para ampliar ajuda a idosos

02.novembro.2017

 

O Instituto Juvino Barreto  acaba de ampliar o serviço de telemarketing com objetivo de ampliar a ajuda aos idosos. Uma equipe composta por 4 funcionárias telefonistas e um motoqueiro identificado com crachá e camisa do Abrigo vai se deslocar até a residência do doador e pegar a contribuição. O serviço será executado numa sala ampla e climatizada e equipamento adequado para realizar ligações e acima de tudo a vontade de servir a instituição com mais de 75 anos de existência.

“Em Natal, o Instituto Juvino Barreto, inicia campanhas através de telemarketing convidando os cidadãos a se engajarem em sua manutenção. Os recursos doados pela população serão bem empregados na manutenção do Abrigo e no conforto dos idosos” ressalta irmã Rita de Cássia diretora administrativa do Juvino.

As doações podem ser feitas também pessoalmente ou através de depósito bancário. O abrigo fica na avenida Almirante Alexandrino de Alencar, 908, no Barro Vermelho, bairro da zona Oeste da cidade. Para quem quiser colaborar através de depósitos na conta jurídica do Instituto, os dados do Banco do Brasil são os seguintes: agência 2870-3 e conta corrente 5209-4.

 

 

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura de Parnamirim adotará medidas para se readequar à LRF

02.novembro.2017

Resultado de imagem para Parnamirim adotará medidas para se readequar à LRF

A Prefeitura de Parnamirim assinou com o Ministério Público de Contas do Estado, um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para realinhar as finanças públicas do município e, desta forma, garantir a sustentabilidade, tanto na folha de pagamento, quanto nos investimentos futuros da administração.

O prefeito Rosano Taveira afirma que as medidas contidas no termo são ações que já estavam no planejamento de sua gestão para equilibrar as finanças e driblar a crise econômica. “Mas, garanto que a contenção de gastos não atingirá os serviços básicos da população como saúde, educação e assistência social”, disse o gestor.

O prefeito Rosano Taveira, explicou que esse termo garantirá a permanência dos 450 professores aprovados no concurso público realizado em 2015, e que se encontra hoje, em análise junto ao Tribunal.

O Termo de Ajustamento de Gestão foi assinado pelo prefeito Rosano Taveira, pela procuradora Luciana Ribeiro Campos, representando o Ministério Público de Contas e pelo procurador Geral do Município, Fábio Pinheiro. O ato contou com a presença de representantes do Sindicato dos Servidores, que participaram da elaboração do termo com sugestões e assinaram o TAG.

De acordo com a procuradora Luciana Ribeiro Campos, esse termo de realinhamento de finanças é pioneiro no Rio Grande do Norte. “Parnamirim é o primeiro município a assinar esse TAG, uma medida inédita e de grande importância para reestruturar as finanças com base na realidade”.

Com a assinatura desse termo, Parnamirim deverá reduzir os gastos com a folha de pessoal de 55,14% para 48,60% em cinco quadrimestres.

Por: Salatiel de Souza

Igreja Presbiteriana critica 'cadáveres da política' e bancada evangélica

02.novembro.2017

Um "vale de ossos secos", para usar uma expressão do profeta bíblico Ezequiel, "dominado por legiões de mortos-vivos, instalados nos centros de poder do país".

Assim a cena política nacional é descrita no manifesto do Reforma Brasil, movimento lançado pela Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo.

Não por coincidência, comemora-se no dia o jubileu de outra reforma: a Protestante, que há 500 anos rachou o mundo cristão, após o frade alemão Martinho Lutero criticar a Igreja Católica no documento conhecido como "95 teses".

Se nos tempos de Lutero era a corrupção do papado na mira, agora é a de Brasília que precisa ser combatida, defendeu o advogado Modesto Carvalhosa, presente no evento.

Carvalhosa, que afirmou estar "à disposição" para uma "candidatura independente" (não partidária) na eleição presidencial de 2018, disse lutar por uma "reforma política de verdade", capaz de expurgar os corruptos do poder.

O manifesto do Reforma Brasil, lido em revezamento por membros da Igreja Presbiteriana, cita "cadáveres insepultos da política" que circulam "impunes, graças ao salvo-conduto do foro privilegiado, às malas de dinheiro e às relações corporativas nefastas com os tribunais".

BANCADA EVANGÉLICA

Outro alvo do documento: a bancada evangélica da Câmara dos Deputados, que conta com 80 dos 513 deputados.

"Cabe ainda ressaltar nossa preocupação com o uso cada vez mais frequente de títulos religiosos por parte de candidatos que se pretendem representantes dos cristãos religiosos. Uma marca da Reforma Protestante é sua diversidade de organização e pensamento; logo, ninguém está autorizado a falar ou representar, na política partidária, os cristãos evangélicos", diz o texto.

Pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana, Valdinei Ferreira afirmou à reportagem que a articulação para exigir o perdão de dívidas tributárias para igrejas, na medida provisória do Refis, é um dos "péssimos exemplos" de "clientelismo político" que a frente parlamentar evangélica reproduz.

Outras bandeiras do Reforma Brasil: fim das emendas legislativas, criação do voto distrital e extinção das "reeleições sem limites" para o Legislativo.

Por: Salatiel de Souza

Apple demite funcionário depois de filha postar vídeo com novo iPhone

02.novembro.2017

Foto: divulgação

Um engenheiro da Apple foi demitido depois de sua filha publicar um vídeo mostrando o iPhone X. Brooke Amelia Peterson divulgou as imagens de uma visita ao local de trabalho de seu pai, exibindo alguns detalhes do iPhone X uma semana antes de o dispositivo chegar definitivamente às lojas. O vídeo fez tanto sucesso que foi parar na página inicial do YouTube.

Foto: reprodução

“A Apple o demitiu. No fim, quando você trabalha na Apple, não importa quão bom você seja. Se quebrar uma regra, eles não têm tolerância”, afirmou a adolescente, em um segundo vídeo, publicado no fim da semana.

De acordo com o site The Verge, o problema não foi somente a demonstração do dispositivo. Por se tratar de um aparelho de tetes, ele possuía um QR code especial e, no aplicativo de notas, é possível visualizar alguns nomes, que podem indicar produtos que não foram anunciados. “Gravações no campus da Apple são estritamente proibidas, então filmar um iPhone X ainda não lançado é definitivamente uma violação das regras”, detalha a publicação.

com informações de yahoonotícias

Por: Salatiel de Souza

Deputado Tomba Farias comemora aniversário com festa em Santa Cruz

01.novembro.2017

Por: Salatiel de Souza

Nesta terça-feira termina prazo para quitar débitos e garantir descontos no IPTU 2018

31.outubro.2017

Nesta quarta-feira (31), termina o prazo para o contribuinte regularizar os débitos com o fisco municipal com descontos de até 70% nos juros e multas de mora e ter direito ao desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018. O contribuinte ainda pode quitar seus débitos após essa data, mas o percentual de desconto dos juros e multas de mora será menor e não terá mais direito ao desconto no IPTU do próximo ano. 

Até esta terça-feira a quitação dos débitos pode ser feita com descontos nos juros e multas de mora de 70% para quem quitar à vista; 65% para quitação total em até duas parcelas; 60% para quitação total em até seis parcelas; 40% para quitação total em até 12 parcelas; 30% para quitação total em 18 parcelas; 20 para quitação total em até 24 parcelas e de 10% para quitação total em até 30 parcelas.

Ludenilson Araújo Lopes, secretário municipal de Tributação, explica que os descontos oferecidos para quem está negociando os débitos atrasados são calculados em cima de juros e multas aplicados sobre o valor principal. O desconto no valor principal é oferecido anualmente para o contribuinte que faz o pagamento do IPTU no prazo do vencimento, beneficiando quem paga em dia. 

O interesse da Prefeitura não é prejudicar o contribuinte e por isso criou o programa de regularização dos débitos para incentivar os inadimplentes a quitarem suas dívidas com o fisco municipal, foi dividido em cinco fases, onde os descontos nos juros e multas de mora vão diminuindo gradativamente. Dessa força, acrescenta Ludenilson Lopes, caso o contribuinte não tenha condições de quitar os débitos no início do programa, terá oportunidade de pagar no mês seguinte, embora com descontos menores nos juros e multas de mora.

A terceira fase termina dia 31 de outubro e o desconto para pagamento à vista é de 70%; a quarta fase será realizada de 1 a 30 de novembro e o desconto nos juros e multas de mora para pagamento a vista será de 60% e a quinta e última fase será realizada de 1 a 28 de dezembro e o desconto nos juros e multas para pagamento à vista será de 50%. 

Em todas as fases do programa de negociação de dívidas, a primeira parcela ou a parcela única, expedida no momento da formalização do requerimento de parcelamento, vence no prazo de 10 (dez) dias, não podendo ultrapassar o último dia útil do mês, vencendo-se as demais no dia 20 (vinte) de cada um dos meses subsequentes.

Além do desconto no IPTU 2018, os contribuintes que quitarem seus débitos com o fisco evitam que os seus bens móveis e imóveis sejam leiloados, ou bloqueados pela Justiça, além da inscrição do seu nome no cadastro de inadimplentes e pagamento de custas cartoriais.

Por: Salatiel de Souza

Saúde inicia agendamento para atualização cadastral de servidores não efetivos

31.outubro.2017

O agendamento para atualização cadastral para os servidores não efetivos que desempenham funções na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou nesta segunda-feira (30) e prossegue até 28 de novembro, no  link: http://censo.sisprevweb.com.br/natalsms. O atendimento cadastral presencial será feito de 13/11/2017 à 28/11/2017, para os servidores que previamente realizaram o agendamento online e escolheram a data e o horário de atendimento. 

A atualização cadastral deve ser feita por todos os servidores cedidos ou à disposição da Secretaria Municipal de Saúde de Natal pertencentes a outros órgãos municipais, estaduais e/ou federais, incluindo os servidores cedidos ocupantes de cargo comissionado na SMS, e servidores pertencentes a outros órgãos municipais, estaduais e federais, que participaram de processos seletivos internos na SMS.

“Ainda existe o caso de servidores que desempenham funções na SMS, mas que também têm outro vínculo, como no Estado, por exemplo. Aí esses servidores precisam fazer o recadastramento desse outro vínculo”, destacou Isabelle Grillo, secretária adjunta interina de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação na Saúde (SAD/GS). 

Para a atualização cadastral, será necessária a apresentação dos seguintes documentos: CPF; documento de identificação (RG, passaporte, carteira nacional de habilitação, registro de conselho profissional ou assemelhado na forma da lei); comprovante de residência atualizado no nome do servidor, que conste o endereço detalhado e completo, emitido com menos de 90 dias; CTPS; PIS e/ou PASEP; contracheque do órgão de origem (caso receba seus vencimentos pelo órgão de origem); declaração do órgão de origem; formulário de lotação na SMS; termo de posse ou portaria de nomeação do órgão de origem ou publicação de nomeação do órgão de origem em Diário Oficial; documento de cessão para a SMS ou declaração preenchida a próprio punho pelo servidor informando que não houve cessão formal; e documento que comprove a classificação ou convocação do processo seletivo interno. 

Por: Salatiel de Souza

Equipamentos públicos na cor azul alertam sobre prevenção do câncer de próstata

31.outubro.2017

A Prefeitura do Natal entra na campanha Novembro Azul e para lembrar aos homens a importância da realização do exame, alguns equipamentos públicos serão iluminados coma cor azul durante o mês. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela iluminação pública da Cidade, vai iluminar em azul o Pórtico dos Reis Magos, na entrada da cidade, a Ponte Newton Navarro e o Viaduto da Prudente de Morais, em Lagoa Nova.
 

Resultado de imagem para novembro azul

Câncer de próstata

A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada pela organização não governamental (ONG) Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O mais comum é o câncer de pele não melanoma.

De acordo com a SBU, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Homens negros têm até 60% mais chances de ter a doença. A indicação é que os homens procurem um médico especializado para monitorar sua saúde e detectar a doença a partir dos 50 anos. Negros ou aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Por: Salatiel de Souza