Juventus anuncia contratação de Douglas Costa

11.julho.2017

A Juventus anunciou nesta terça-feira, via Twitter, a contratação do brasileiro Douglas Costa. O atacante chega por empréstimo de duas temporadas ao custo de 6 milhões de euros - segundo o Uol, os italianos terão prioridade na compra do jogador ao término do vínculo por mais 40 milhões de euros.

Douglas Costa já chegou a Turim e fará exames médicos antes de assinar. Na última temporada, ele jogou 34 vezes pelo Bayern de Munique e fez sete gols - o ano foi dificultado por lesões que diminuíram seu espaço no time do técnico Carlo Ancelotti.

Por: Salatiel de Souza

Reforma trabalhista é aprovada no Senado

11.julho.2017

O Senado aprovou, por 50 votos a 26 (com uma abstenção) o texto-base da reforma trabalhista nesta terça-feira (11).

A sessão foi marcada por uma interrupção de quase seis horas, causada por uma ocupação de senadoras da oposição do governo na mesa da presidência da Casa. 

Agora, os senadores seguem em plenário em apreciação dos destaques à matéria.

Caso os destaques sejam rejeitados, a reforma seguirá para sanção do presidente Michel Temer. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

A reforma muda trechos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê detalhes que poderão ser acordados entre empregadores e funcionários e, em caso de acordo coletivo, passarão a ter força de lei.

Em atualização

Por: Salatiel de Souza

Detran e prefeituras da região do Potengi discutem sobre melhorias nos serviços

11.julho.2017

Atendendo a orientação do Governo do Estado em aprimorar os serviços e levar facilidade de acesso à população do Rio Grande do Norte. Estiveram reunidos no gabinete da direção do Detran, nessa segunda-feira (10), prefeitos da região do Potengi para discutir melhorias nos serviços prestados pelo órgão, bem como outras intervenções necessárias.

Participaram da reunião, os representantes do Detran: diretor geral, Júlio César Câmara; o coordenador de registro de veículos, Siderley Bezerra; a coordenadora de habilitação, Letícia Galvão e a subcoordenadora de informática, Glaucilena Campos.  Representando os municípios da região do Potengi estavam:  o Prefeito de Bom Jesus, Clécio Azevedo; a Prefeita de Lagoa dos Velhos, Sonyara Ribeiro; o Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho Cassimiro e o Prefeito Grimalde Lins, do município de Senador Elói de Souza.

Foram discutidas estratégias para melhorar os serviços oferecidos pelo Departamento na região, e que beneficiará mais de 90 mil habitantes. Além disso, discutiu-se a sinalização viária necessária nos municípios.

“O que o Detran puder realizar para melhoria dos nossos serviços, será feito. As propostas discutidas foram analisadas e serão colocadas em prática para que, logo mais, estejam beneficiando à população da região do Potengi”, considerou o diretor geral do Detran, Júlio César.

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura garante continuidade da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal

11.julho.2017

A Prefeitura assegurou a continuidade do trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) junto as escolas municipais da capital. Para isso foi firmado um novo convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SMS). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento da Ronda de Proteção Escolar (Rope), operacionalizada por guardas municipais.
 
De acordo com informações repassadas pelo secretário da Semdes, João Paulo Mendes, continuarão sendo empregados diariamente guardas municipais, armamento e viaturas exclusivas para patrulhar as escolas municipais e os centros de educação infantil da cidade. No total, 145 unidades pedagógicas, sob a responsabilidade da Prefeitura do Natal, seguem sendo policiadas pela GMN. “A prefeitura entende que a segurança na escola e no seu entorno é importante para o funcionamento das atividades educacionais e o Rope vem mostrando um trabalho sério, integrado e elogiado por toda a comunidade escolar”, comentou.
 
O Rope cumpre sua missão atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo. 
 
Um ponto importante lembrado pelo comandante da GMN, Michel Dantas, é que o patrulhamento do Rope beneficia não somente a comunidade escolar, mas também as pessoas que residem próximo às escolas, além das áreas públicas circunvizinhas a essas unidades. “Toda a área das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esportes. O objetivo é prevenir a comunidade contra atos criminosos e de violência, fazendo com que a escola funcione de maneira segura”, informou.
 
 

Por: Salatiel de Souza

Hospital Municipal de Natal e CAPS AD são beneficiados por ação solidária de estatal

11.julho.2017

O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Natal (CAPS AD) foram beneficiados com a doação de 200 quilos de alimentos não-perecíveis, que foram captados durante uma ação social promovida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) Natal Sul, em evento interno.
 
Segundo o administrador do Hospital Municipal, Everton Rocha, a doação foi muito bem recebida e deve ser incluída na alimentação oferecida aos usuários e servidores da unidade. Ele disse que o material foi entregue à direção do hospital nesta sexta-feira (7), pelos representantes da estatal e voluntários que participaram da arrecadação.
 
O sentimento de agradecimento foi expressado também pela diretora do CAPS AD Natal, Fátima Lira, que destacou a importância da ação social desenvolvida para a entidade. “Essa doação irá nos ajudar muito, recebemos quase 70 quilos, que serão usados para o preparo da alimentação dos nossos usuários”.
 
Os alimentos doados foram arrecadados durante a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Caern Natal Sul, entre os dias 17 e 23 de junho passado.

Por: Salatiel de Souza

Clubes começam a pontuar na III Copa Natal de Futebol Sub 17

11.julho.2017

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) deu início, no último final de semana, aos confrontos da III Copa Natal de Futebol Sub 17 com jogos simultâneos em centros desportivos da cidade. No fim da tarde de ontem (10), os delegados e a comissão organizadora do torneio divulgaram o primeiro balanço da chave inicial dos jogos. Ao todo 28 clubes participam do campeonato em 2017.
 
A primeira rodada teve como destaque cinco clubes campeões invictos, cinco jogos com placar de empate e um WxO. O time Simplicidade, Esperança e Lealdade (SEL Natal) teve o melhor desempenho da rodada inicial, com um placar de 7x2 contra o Boa Sorte. A dirigente do SEL Natal acredita que o resultado foi fruto do trabalho em equipe. “Muito trabalho, dedicação, força e empenho de todos nós trouxeram essa conquista”, indica.
 
PEF Nova Descoberta, Parque das Dunas, Monamy, Rio Grande e CDFC são as demais equipes que acumulam o maior número de pontos. Cada uma delas marcou 3 gols contra seus adversários. Os outros seguem com menor desempenho mas ainda podem se recuperar nas próximas 2 fases antes das oitavas de final.
 
De acordo com Antônio Francisco, um dos delegados do torneio, esse ano o certame apresenta maior participação das torcidas e record de público. “Eu vi muitos pais, amigos e familiares dos meninos vindo torcer por eles, algo que antes não acontecia com tanta frequencia. Nos jogos de Santa Catarina, Nova Natal e Satélite, muita gente estava nas arquibancadas”, afirma.
 
Na próxima sexta-feira (14) uma nova chave será montada de acordo com a divisão dos grupos e localização do clubes junto às sedes dos centros desportivos. A Copa Natal de Futebol Sub 17 é realizada de forma gratuita entre jovens matriculados na rede pública de ensino que integram times de bairro. Ela possui papel educador além de fomentar a prática esportiva do futebol de campo. O torneio tem duração de 90 dias com jogos aos finais de semana.
 
III COPA NATAL DE FUTEBOL SUB 17 - RESULTADOS DA 1ª RODADA
 
SÁBADO (08/07)
 
Santa Catarina:
PZIEC 1 x 1 Sou do Rio
Esperança 0 x 1 CD Santa Catrina
 
Soledade II:
Futuro do Natal 0 x 0 Castelo Branco
Parque das Dunas 3 x 2 GASAC
 
Pajuçara:
IDFH 1 x 1 Nova Geração
CAF Redinha 2 x 0 Parque Floresta
 
Nova Descoberta:
Monamy 3 x 3 CDFC
Vitória 1 x 1 Clube Atlético
 
Satélite:
Satélite 2 x 0 Esportivo Planalto
PEF Nova Descoberta 3 x 0 Planalto FC
 
Rocas:
Palmeiras 1 x 3 Rio Grande
Projeto 10 WxO Passo da Pátria
 
DOMINGO (09/07)
 
Nova Natal:
SEL – Natal 7 x 2 Boa Sorte
Leões do Vale 0 x 1 Bad Boy

Por: Salatiel de Souza

Prefeitura conclui pagamento da folha de junho

11.julho.2017

A Prefeitura do Natal finaliza o pagamento de toda a folha do funcionalismo municipal referente ao mês de junho nesta quarta-feira (12). São pouco mais de R$ 100 milhões de reais em circulação na economia da capital potiguar.

Até esta terça-feira (11) a gestão municipal já havia quitado 94% dos salários dos servidores. Com isso, a gestão municipal se aproxima do objetivo de pagar a folha dos servidores no quinto dia útil do mês.

Por: Salatiel de Souza

Absurdo: Governo do Estado e MP firmam acordo para desativar hospitais no RN

11.julho.2017

Resultado de imagem para hospitais do brasil no caos

O Governo do Estado divulgou nota sobre a questão:

NOTA

A respeito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Governo do Estado com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual, esclarecemos os seguintes pontos:

O TAC foi sugerido pelo MP após um minucioso estudo realizado sobre o atendimento na rede de hospitais regionais do RN, que identificou a necessidade de uma adequação à realidade financeira do Estado;

O Termo determina a elaboração de um plano de revisão dos hospitais da rede, observando-se critérios de otimização dos recursos orçamentários escassos;

Também está prevista a conversão de hospitais que não apresentam condições estruturais de atendimento pleno para Unidades de Pronto-atendimento, UBS – Unidade Básica de Saúde, Sala de Estabilização, de forma que permaneçam em funcionamento como unidades de saúde;

Trata-se, portanto, de um reordenamento para definir uma melhor aplicação e distribuição dos recursos destinados à rede e, consequentemente, por um melhor atendimento à população, com hospitais em pleno funcionamento.

O Governo do Estado trabalha para garantir o melhor atendimento a toda a população, sem desperdício de recursos.

Confira os hospitais que terão suas ofertas de atendimentos reduzidos:

  • Hospital Regional Professor Dr. Getúlio de Oliveira Sales, em Canguaretama;
  • Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, em Caraúbas;
  • Hospital Regional de João Câmara, em João Câmara;
  • Hospital Regional Dr. Odilon Guedes, em Acari;
  • Hospital Regional de São Paulo do Potengi, em São Paulo do Potengi;
  • Hospital Regional de Angicos, em Angicos;
  • Hospital Regional de Apodi, em Apodi.

Por: Salatiel de Souza

Assistência Social de Parnamirim, fecha parceria e oferece vagas no Programa Coletivo Jovem Coca-Cola

11.julho.2017

Resultado de imagem para Assistência Social fecha parceria e oferece vagas no Programa Coletivo jovem coca cola

A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, através da Coordenadoria do Trabalho, realizou parceria com o Programa Coletivo Jovem Coca-Cola, tornando-se a instituição que encaminhará os interessados em participar de um programa que disponibiliza cursos para jovens na faixa etária entre 16 e 25 anos. Essa nova etapa retornará com a oferta de 40 vagas para jovens de Parnamirim.

Os estudantes devem estar no ensino médio ou já ter concluído, visando o desenvolvimento profissional, com foco prático em temas como comunicação, marketing, eventos e vendas, bem como o amadurecimento do plano de vida.

O curso tem duração de dois meses com dois encontros semanais e os alunos recebem certificado de conclusão. Ao término, os participantes são cadastrados no banco de dados exclusivo da rede Coca-Cola e de demais empresas conveniadas, possibilitando oportunidades de empregabilidade.

Em Parnamirim-RN, o programa desenvolvido pela Coca-Cola, é proporcionado através de convênio com a Associação Potiguar de Apoio a Juventude do Meio Popular - ILEAÔ.

Os interessados devem procurar a SEMAS, localizada na Rua Aspirante Santos, no. 389, Santos Reis, no horário das 7h30 às 13h30,  portando a seguinte documentação: 1 foto 3x4, Xerox da Identidade, Xerox do CPF e Xerox do comprovante de residência. Além destes, deverá apresentar os dados referentes aos documentos de carteira de trabalho (CTPS), título de eleitor e reservista.

Por: Salatiel de Souza

Alexandre Santos é nomeado novo Controlador Geral do Estado

10.julho.2017

O engenheiro civil Alexandre Santos de Azevedo foi nomeado o novo Controlador Geral do Estado. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (7), do Diário Oficial do Estado.

Alexandre é natural de Natal, 44 anos, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduado em gestão financeira, controladoria e auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui experiência profissional em administração financeira, gestão empresarial e gerenciamento de contratos.

Por: Salatiel de Souza

Distrito Sanitário Leste debate Plano Municipal de Saúde

10.julho.2017
Dando continuidade às oficinas de planejamento do Plano Municipal de Saúde, que norteará as ações da pasta durante os anos de 2018 a 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, reunião com os servidores do Distrito Sanitário Leste, no auditório do campus Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
 
Conforme o gerente do Distrito Leste, Carlos Magno, foi feito um consolidado com tudo o que foi discutido durante as reuniões com os representantes das unidades integrantes do distrito e apresentado nesta sexta. Após a apresentação, foi feita nova discussão dos pontos delineados, apontados tanto pelos servidores como pelos usuários, para o ajuste final do planejamento.
 
Carlos reafirmou a importância das reuniões e oficinas para a construção do Plano Municipal de Saúde e destacou a participação efetiva das unidades pertencentes ao distrito, que inclui as unidades básicas e de saúde da família, o Centro de Especialidades Integradas Dr. José Carlos Passos, o Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso (Ceasi), o Centro de Especialidades Odontológicas Morton Mariz, os Centros de Atenção Psicossocial III e AD e Residência Terapêutica.
 
O objetivo das oficinas é conhecer e entender as prioridades da área no município e trabalhar para o planejamento adequado das ações, visando o uso correto dos recursos para a saúde municipal. Entre as metas que integram o Plano Municipal de Saúde 2018-2021, estão o acesso e o fortalecimento da Atenção Básica e da Assistência Especializada e a redução de riscos e agravos à saúde da população. 

Por: Salatiel de Souza

Simplificação de procedimentos visam agilizar licenciamentos de obras na Semurb

10.julho.2017

Criados para simplificar o trâmite dos processos de licenciamento, os decretos publicados na última sexta-feira (7), pelo Executivo municipal, que trata da Autorização Urbanística e Ambiental, do Atestado de Conformidade à Acessibilidade e a criação de um cadastro técnico para vistoria visam dotar a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de instrumentos legais que possibilitem o atendimento de forma mais célere o licenciamento ou a legalização de obras.

Após implantar o Alvará 48 horas para residências unifamiliares e o recebimento em meio digital dos projetos e estudos, a Secretaria inova mais uma vez com a simplificação de procedimentos para dar mais velocidade nos licenciamento de obras, visando atenuar a problemática do cenário econômico atual. 

De acordo com a diretora do departamento de Licenciamento Obras e Serviços (DLOS), Alessandra Marinho, a criação da Autorização Ambiental e Urbanística (ATAU) pelo Decreto nº 11.294/17, vai preencher uma lacuna do Código de Obras, que não prevê procedimento simplificado para as pequenas e necessárias adequações à legislação de acessibilidade em edificações já existentes e/ou em processo de legalização e até mesmo em reformas internas, como retiradas ou instalação de divisórias, que não impliquem em mudanças na área construída e de seu uso. “A documentação exigida é mais resumida em relação aos alvarás de reforma e o trâmite, consequentemente, é bem mais célere”, resume ela. 

O decreto vai ajudar bastante, pois muitas vezes o investidor precisa fazer pequenas adequações para legalizar o imóvel e fica submetido a passar por um complexo ritual de licenciamento, diz ela. “Em alguns momentos, é necessário apenas ampliar um banheiro, fazer uma rampa ou inserir equipamentos de segurança.

Pequenos serviços que dispensam um alvará de reforma, mas precisam ser analisados pelo Órgão. Com esse novo procedimento, por exemplo, autorizamos o início dos ajustes, enquanto prosseguimos com a análise do processo de legalização, quando for o caso”, conclui Marinho.

Outro importante avanço foi Decreto nº 11.295/17, que institui o Atestado de Conformidade à Acessibilidade (ATECA), documento complementar ao alvará de construção, reforma ou ampliação, que será emitido pela Semurb para àqueles que por algum motivo necessitam de brevidade na liberação do documento. Este decreto, possibilita a liberação do alvará, condicionando a correção do projeto complementar de acessibilidade, caso necessário, para apresentação em no máximo 30 dias após emissão da licença.

Alessandra explica ainda que a SEMURB terá um Cadastro Técnico para Vistoria de Conformidade de Acessibilidade, procedimento diferenciado de vistoria para emissão de habite-se para imóveis enquadrados no rito de categoria 4, que são os comerciais e os multifamiliares, instituído pelo Decreto nº 11.296/17. Ou seja, será criado um cadastro de Profissionais junto à SEMURB, que passarão por uma capacitação e preenchimento de ficha específica, para poder elaborar laudos de acessibilidade para empreendimentos que estão em fase de Legalização. 

 

 

Por: Salatiel de Souza

Moradores da zona Sul de Natal recebem ação de promoção à saúde

10.julho.2017

Moradores da zona Sul de Natal tiveram, nesse final de semana, a oportunidade de utilizar uma série de serviços de saúde. O Distrito Sanitário Sul (DS Sul), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Unidade Básica de Saúde Jiqui (UBS Jiqui), realizaram uma ação na Igreja Batista, bairro de Neópolis.
 
Foram realizados testes glicêmicos, aferição de pressão, orientação nutricional, testes rápidos de HIV e sífilis e orientação sobre as arboviroses, feitas pelo setor de educação do CCZ. Além disso, a população ainda teve a oportunidade de fazer agendamento em consulta médica na UBS Jiqui e também com o ginecologista da unidade. Ao todo, foram mais de 200 atendimentos.
 
O evento tem como objetivo levar para o 'extra-muro' os serviços oferecidos pelas unidades de saúde, principalmente para aquelas pessoas que não têm tempo durante a semana para buscar atendimento médico.

Por: Salatiel de Souza

Secretaria Municipal de Saúde realizará monitoramento da qualidade da água em CMEIS

10.julho.2017
A qualidade da água ofertada aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) passará a ser monitorada pelo programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), desenvolvido pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS). A expectativa é que o monitoramento seja iniciado já na próxima semana.
 
O chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), Marcílio Xavier, explicou que o trabalho será desenvolvido em parceria com a Vigilância Sanitária do município (Visa Natal), com o objetivo de avaliar a qualidade hídrica consumida nas unidades, identificando possíveis riscos ligados à água como via de transmissão de agentes patogênicos às crianças.
 
“Por meio dessa ação, será possível oferecer subsídios para as autoridades sanitárias, no sentido de controle da qualidade da água consumida. No entanto, esse trabalho será desenvolvido por amostragem, com a análise da água em 24, dos 72 CMEIS existentes no município”.
 
Ele explicou também que as unidades a serem avaliadas estão espalhadas nas quatro regiões administrativas, de forma a abranger todo o município. E que a pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, baseado na busca de uma melhor compreensão da realidade vivenciada em Natal.

Por: Salatiel de Souza

Marinha alerta para ondas de até 3,5 metros em Natal

10.julho.2017

Resultado de imagem para ondas altas

A Marinha do Brasil faz um alerta aos navegantes da Área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de mar grosso com ondas de SE/E de 3,0 a 3,5 metros, na Área Golf de Natal/RN a São Luiz/MA, a partir de 11JUL das 09h00min até 13JUL às 21h00min.

A Marinha do Brasil alerta a todos os navegantes da Área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de vento forte, SE/E com intensidade entre 28 e 33 nós com rajadas na Área Golf (de Natal/RN ao Sul do Equador), a partir de 10JUL das 09h00min até 13JUL às 21h00min.

A recomendação é para que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.


 

Por: Salatiel de Souza