Abastecimento de água em Caicó está suspenso até segunda-feira (22)

17.maio.2017

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está operando em fase de testes a Adutora Emergencial de Caicó, equipamento construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Nesta terça-feira (16), a Caern detectou a necessidade de novos ajustes na adutora, precisando interromper o abastecimento da cidade até a segunda-feira (22). As equipes técnicas já estão trabalhando no local para ajustar a adutora e retomar o abastecimento.

Por: Salatiel de Souza

Assembleia Legislativa vai debater combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

17.maio.2017

‘A Educação do RN no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes’ será o tema de audiência pública que acontece nesta quinta-feira (18), às 14h, na Assembleia Legislativa. O debate, proposto em conjunto pelos deputados Hermano Morais (PMDB) e Márcia Maia (PSDB), é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, comemorado anualmente nesta data.

“A luta pelos direitos das crianças e adolescentes é uma batalha que deve envolver todos os membros da sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas. Iremos discutir as ações que estão sendo realizadas nesse sentido”, justifica Hermano Morais.

De acordo com a deputada Márcia Maia, a audiência irá deliberar sobre as contribuições das escolas e da educação em favor do tema. “Iremos debater as ações que estão sendo realizadas para combater o abuso e a exploração sexual de meninos e meninas, com atividades de conscientização e prevenção”, explica a parlamentar.

Por: Salatiel de Souza

STTU convoca para reunião Grêmios Estudantis e DCEs

16.maio.2017

Com foco no processo de escolha dos seus representantes no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU), a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), está convocando para reunião todos os presidentes dos Grêmios Estudantis das escolas de Natal e presidentes dos DCE's das Instituições de Ensino de Nível Superior do município.

A agenda de reuniões foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (16), na página 05, e prevê reuniões em dois momentos na sede da secretaria na Rua Almino Afonso, 44 -Ribeira:

- Dia 23 de maio, às 10h, reunião com todos os presidentes dos Grêmios Estudantis da Escolas de Natal (Públicas e Privadas);
- Dia 24 de maio, às 10h, reunião com todos os presidentes do DCE´s das Instituições de Ensino Superior do Município de Natal (Públicas e Privadas).
A STTU esclarece ainda que para validar a participação no processo de escolha, os presidentes das respectivas representações devem apresentar Declaração da Instituição de Ensino da qual é representante.

Por: Salatiel de Souza

Seminário no Dia de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

16.maio.2017

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é 18 de Maio. Para marcar a data, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), promove nesta quinta-feira (18), das 08h às 13h, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o seminário “O SUAS e os Desafios Contemporâneos”.

A solenidade de abertura contará com a presença da Secretária da Semtas, Ilzamar Pereira, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Ivanise Laurentino, da Promotora de Justiça, Coordenadora do CAOP – Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância, da Juventude e da Família e Representante do Conselho Tutelar, Sandra Angélica Pereira Santiago, e demais autoridades. A ideia é discutir, de forma integrada, os desafios que se colocam frente a esta realidade infantojuvenil, buscar contribuir para a superação do problema e reverter suas causas.

“A intenção do 18 de maio é mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infantojuvenil. Não vamos fechar os olhos para esta problemática. Vamos ter atitude e denunciar. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, ressalta a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

O Seminário segue durante todo o dia com palestras e debates em torno da temática. Confira a Programação: 

8h - Credenciamento

09h - Apresentação Cultural

9h20 - Solenidade de Abertura

Mesa de abertura:
Ilzamar Silva Pereira – Secretária titular da SEMTAS
Ivanise Laurentino da Silva - Presidente do COMDICA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.
Deyse Leila O. de A. Guilhermino – Presidente do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.
Drª Sandra Angélica Pereira Santiago – Promotora de Justiça, Coordenadora do CAOP – Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância, da Juventude e da Família/ Representante do Conselho Tutelar.

10h – Mesa Redonda.
Coordenadora da Mesa: Vanda Laylla Cruz Silva de C. Oliveira.
• O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os desafios contemporâneos.
Palestrante: Auricéa Xavier da Silva – Assistente Social, Mestre em Políticas Sociais pela UFF. Pesquisadora das áreas de infância e juventude.
• Abuso e Exploração Sexual: o desafio da intervenção no contexto dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Natal/RN.
Palestrante: Valesca Pinheiro de Souza – Psicóloga, Especialista em Educação e em Metodologia para o Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes pela PUC – Paraná; Mestrado em Psicologia Social com dissertação sobre violência sexual contra crianças e adolescentes; Atuação como Psicóloga no âmbito da Assistência Social há mais de 10 anos; Docente nos cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Facex; Técnica de Referência do CREAS SUL.

11h20 – Debate.

12h30 – Encerramento/Brunch.

 

Folder

Por: Salatiel de Souza

Exposição “Retalhos Da Memória” abre nesta quarta no Memorial Natal

16.maio.2017

A 15ª edição da Semana Nacional dos Museus continua com vasta programação nos espaços administrados pela Prefeitura do Natal. Nesta quarta-feira (17), o Memorial Natal (Parque da Cidade) recebe a exposição “Retalhos da Memória”, do GUAP (Grupo Universitário de Aquarela e Pastel) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A exposição será aberta às 15h e ficará no Memorial até 18 de junho.

“Retalhos da Memória” versa sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Adequa-se à proposta de criar espaço de diálogo e construção de narrativas visuais em torno do tema da memória, respeitando as diversas linguagens dos artistas do GUAP.

O GUAP é formado por um grupo de artistas integrantes da comunidade universitária (professores e alunos, ativos e aposentados) voltados para as artes visuais, alguns consagrados, outros iniciantes. 

Todos buscam experimentar diferentes suportes, técnicas e produções artísticas, que interpelam vasto público, principalmente aquele formado por crianças e jovens em idade escolar.

Os artistas elegeram como tema de sua reflexão e produção artística a pintura em aquarela, pastel ou acrílico, desenho com lápis de cor, grafite e nanquim e arte digital.

Cada um dos expositores pretende tecer alguma forma de diálogo com o público que frequentará as alamedas do Parque da Cidade e o Memorial Natal, mostrando que é sim “possível dizer o indizível em espaços museais”, tanto nas obras expostas bem como nas atividades e palestras previstas durante a 15ª Semana Nacional dos Museus, em Natal.

Título de exposição: Retalhos da Memória
Organização e Curadoria: Françoise Valery e Neilton Santana 
Expositores convidados: Amora Rodrigues – Ana Lúcia Bet - Clara Pacheco - Françoise Valery - Judite Pondofe - Larissa Freire - Moema Felipe - Ocirema Pacheco - Rilda Chacon - Socorro Evangelista - Talissa Bordonalli - Vandeberg Medeiros e Vicente Vitoriano

Abertura: 17 de maio de 2017 às 15 hs
Visitação: 17 de maio a 18 de junho, das 14h às 17h30
Local: Memoria Natal - Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Por: Salatiel de Souza

Unidade Mista de Felipe Camarão desenvolve projeto de saúde bucal na primeira infância

16.maio.2017

Preocupados com o desenvolvimento dentário das crianças atendidas no local, a Unidade Mista de Felipe Camarão criou, em 2010, o projeto 'Atenção à Saúde Bucal na Primeira Infância: Do Pré-Natal à Pré-Escola'.

Como o próprio nome já sugere, a ideia é mostrar para as mães a importância do cuidado com a dentição, não apenas da criança que irá nascer, mas dela própria. “Fazemos o acompanhamento desde o primeiro ao nono mês da gravidez, além do atendimento aos recém-nascidos, pois muitas mães pensam que os problemas só aparecem quando as crianças já estão com os dentes nascendo, mas isso não é verdade”, destacou Lúcia Régia, odontóloga da unidade.

Durante a gestação, o trabalho dos odontólogos é prevenir ou tratar as doenças orais das futuras mães e esclarecer as dúvidas, como aleitamento materno, hábitos e higiene. Nesse período, problemas periodontais (doença que atinge a gengiva e o osso que suporta os dentes) se tornam mais suscetíveis a acontecer, por causa das alterações hormonais que ocorrem na mulher, o que pode aumentar o risco de parto prematura e baixo peso de crianças ao nascer.

O projeto é desenvolvido com atividades educativas e lúdicas, transformando essas informações em hábitos saudáveis. Além das atividades na Maternidade de Felipe Camarão, os profissionais da unidade também realizam visitas em creches e pré-escolas para orientações de higiene bucal, aplicações de flúor, exames clínicos e encaminhamentos para tratamento, caso seja necessário. O acompanhamento é feito em crianças até os seis anos de idade.

Por: Salatiel de Souza

Ruas do Planalto recebem Operação tapa buraco nesta terça-feira

16.maio.2017

Nesta terça-feira (16), o bairro do Planalto, localizado na região Oeste, recebe os serviços da Operação tapa buraco, da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o secretário Fred Queiroz, titular da Semov, as equipes do setor de Conservação estão hoje com manutenção de vias não pavimentadas. “Iremos as ruas Abreulândia, Santa Quitéria, Carfanaum, Maranata, Jardim do Éden, Santa Onofre, São Bráulio e São Tomé. Oito ruas que sofrem muito com a lama em temporadas chuvosas e poeira no tempo seco. Por isso, a nossa máxima atenção com esses locais nesta semana”, explicou o secretário de Obras Públicas.

Ainda nesta terça-feira, as equipes da Conservação estão com manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos na travessa dos Canindés, e rua Nossa Senhora de Nazaré, no Alecrim.

Felipe Camarão

Os serviços serão finalizados com a manutenção da rede de drenagem das ruas São Pedro, no bairro do Igapó, João Carlos, no Alecrim, e Padre Cícero, no bairro de Felipe Camarão. “Amanhã (17), novas ruas, travessas e avenidas receberão os serviços da Operação tapa buraco”, finalizou Fred Queiroz.

Por: Salatiel de Souza

SMS realiza ação de motivação e valorização profissional para servidores de Brasília Teimosa

16.maio.2017

Reconhecimento e valorização profissional. Motivação e melhor qualidade de vida. Esses foram alguns dos objetivos do encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e voltado para aos agentes comunitários de saúde da unidade de saúde de Brasília Teimosa, situada no Distrito Sanitário Leste de Natal, nesta segunda-feira (15).

Segundo a diretora Liene Medeiros, a atividade integra um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas na USF visando reconhecer o valor do trabalho dos servidores da unidade, incentivando a autoestima pessoal e profissional, a motivação e o bem-estar destes. Ela disse que outras atividades devem ser realizadas em breve, abrangendo outras categorias.

“Estamos realizando esse movimento de melhoria da qualidade de vida e de motivação mesmo da nossa equipe, que desempenha um trabalho tão importante para a população e que muitas vezes, se sentem desprestigiados e não reconhecidos por vários segmentos. Iniciamos pelos agentes de saúde porque eles atuam na ponta da assistência básica, em contato direto com as pessoas”.

Ela disse que temas como a importância do trabalho em equipe também foram abordados durante o encontro, que contou com rodas de conversas, orientações e dinâmicas. “Eles também puderam conhecer melhor o território em que estão atuando agora, depois da junção da unidade com a antiga Comunitária, o que é essencial para uma maior cobertura da área de atuação da nossa unidade hoje”.

Por: Salatiel de Souza

Ciclo de palestras trata sobre segurança viária

16.maio.2017

Dando sequência a programação do movimento Maio Amarelo em Natal (RN), será realizado no auditório do IFRN Campus Central nesta quinta-feira (18), a partir das 13h30, ciclo de palestras e mesa redonda sobre o tema “Segurança Viária: Minha escolha faz a diferença”.

Entre os palestrantes, está confirmada a presença do filósofo Guto de Castro que fará a abertura do evento com a conferência “Ética e cidadania no trânsito: vias de aproximação”; depois a programação seguirá com a pedagoga da STTU, Alcina Pereira que falará sobre os “Jovens: as principais vítimas do trânsito”.


Tem ainda um painel sobre “Condução Segura – Um Enfoque no trânsito de Natal” com o Agente de Mobilidade Kasteen Carlos; logo em seguida o tema será “Álcool ou drogas, e ainda vai dirigir? Tô Fora!” com o instrutor do Detran, Harinson Carpegeano; e fechando a primeira parte do ciclo de palestra, no período vespertino, será realizada a apresentação sobre “Condutas para prevenção de acidentes no sistema ferroviário, com o coordenador de Comunicação da CBTU, Raphael Albuquerque.

Já no período da noite, a partir da 19h, a secretaria da STTU, Elequicina Maria dos Santos será mediadora da mesa redonda sobre o tema “Segurança Viária”. Participarão da mesa: o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca; o professor Helder Viana Costa (coordenador do Curso de Psicologia da UNINASSAU; O Inspetor da PRF, Roberto Cabral e o coordenador da Lei Seca no RN, Capitão da PM, Isaac Gabriel Paiva.

A entrada é gratuita e o acesso ao auditório será feito de acordo com o horário de chegada.

Por: Salatiel de Souza

Anuário Natal 2016 já está disponível para download no portal da Prefeitura

16.maio.2017

A nova versão do Anuário Natal já está disponível para download na internet pelo portal natal.rn.gov.br. O livro editado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e uma das mais importantes publicações da pasta, traz dados atualizados da cidade em vários aspectos, entre eles sociais, demográficos, econômicos, culturais, de infraestrutura e serviços públicos. Nesta edição 2016, a grande novidade é o enfoque à cultura popular, que funciona como um espelho da sociedade ao refletir a sua realidade. 

Um capítulo inteiro foi dedicado à Cultura, que inserida na história, é uma das responsáveis por transmitir as características marcantes de um povo para as próximas gerações. Como uma espécie de manual que exemplifica um modo de vida, de comportamento e de pensar dos habitantes. O objetivo foi identificar às expressões que caracterizam a cultura natalense algumas próprias, outras apropriadas. Entre elas manifestações gastronômicas, de folguedos, de identidade, religiosas, entre outras. Além disso, o Anuário 2016 faz uma homenagem a Cultura da Cidade, por meio do professor, historiador, jornalista e folclorista potiguar Câmara Cascudo. 

A titular da Semurb Virgínia Ferreira, ressalta que o Anuário Natal é um instrumento essencial para planejar e garantir o direito à cidade, compartilhando a gestão, com transparência e imparcialidade. “Nosso objetivo é divulgar as informações e consequentemente contribuir para a conscientização do cidadão e da cidadã natalense. Nele está registrada uma variada e atualizada gama de dados e indicadores imprescindível para compreensão da nossa cidade”, comenta.

Outra novidade do Anuário 2016, de acordo com a secretária, é a inclusão de dados sobre o número de atendimentos da Semurb, representados por tabelas e gráficos, que servirão de base para avaliar e melhorar a relação da secretaria com o contribuinte.
Para acessar o baixar seu exemplar doa Anuário 2016 basta acessar o portal da Prefeitura pelo www.natal.rn.gov.br/semurb, no menu “Publicações - Conheça Melhor Nossa Cidade”. 

Por: Salatiel de Souza

Sape e Sebrae apresentam projeto Leite & Genética nesta terça (16)

15.maio.2017

Nesta terça-feira (16), a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca e o Sebrae apresentam aos prefeitos potiguares o projeto Leite & Genética, que visa aperfeiçoar o padrão genético do rebanho bovino leiteiro do Estado. A apresentação acontece às 8h no auditório da Emater/RN, Centro Administrativo, em Natal.

O projeto consiste em oferecer consultorias tecnológicas com foco na elevação da produção e produtividade da carne e leite bovinos, com subsídio de 70% dos investimentos pelo Sebrae, enquanto o produtor entra com 30%. A entidade está investindo R$ 1,5 milhão e pretende atender em torno de 250 produtores só este ano.

O projeto já está sendo desenvolvido, mas permanece com inscrições abertas para novos produtores até o dia 31 de maio. É preciso ser produtor rural, trabalhar com bovinocultura e comprovar a atividade através de registro rural ou documento equivalente para participar. As inscrições podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae em Natal ou no interior: em Assú, Apodi, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Nova Cruz, Mossoró, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

Desenvolvido há mais de cinco anos, o projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento genético da bovinocultura de leite e corte no Rio Grande do Norte, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar de maneira estratégica a oferta de leite e carne. O projeto contempla o CRIATF Leite e Corte, que oferta atendimentos com rufião Móvel e Vaca Móvel, além de inseminação artificial dos bovinos, e o Gene Leite e Gene Corte, que faz a técnica da fertilização in vitro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3616-7853.

 

Por: Salatiel de Souza

DIA DAS MÃES Homenagem do deputado José Adécio

15.maio.2017

Neste segundo domingo do mês de maio, quero parabenizar as mães do Brasil pela divina missão que assumem. De forma especial, deixo meu abraço a todas as mães do Rio Grande do Norte. 

Com o coração repleto de saudade e um amor incondicional, que sempre estará presente em minha vida, recordo da senhora Donatila Djanira Costa (Dona Dó), minha mãe. Mulher dedicada, extremamente religiosa, tratava as pessoas mais simples com delicadeza e cuidado. Evangelizava em cada gesto.

Dona Dó era educada de nascença. Pouco frequentou a escola. Seus ensinamentos eram alicerçados naquilo que aprendeu ao longo da vida e os transmitia com uma capacidade ímpar. Foi a mulher mais completa que conheci. Claro, sem esquecer as qualidades da minha esposa Neide Suely e das minhas filhas, Karine, Cynthia e Beatriz.

Filho único, fui um privilegiado por ter tido em Dona Dó minha primeira morada. Lembro-me, saudoso, que só podia jogar futebol na rua, depois que fizesse os deveres da escola. Minha mãe não perdia a doçura nem quando precisava ser rígida na hora de ensinar-me a seguir na trilha do bem, daí, tenho certeza, eu ser quem eu sou.

Rogo a Deus que abençoe todas as mães e daqui peço a bênção de Dona Dó, para que eu continue tendo força para lutar. 

#diadasmaes #homenagem #JoséAdécio #deputado #RN

Por: Salatiel de Souza

Parnamirim: SEMAS reúne servidores em semana contra violência infantil

15.maio.2017

Na próxima quinta-feira (18) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Infantil. Ao longo deste mês, a SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social está mobilizando servidores e a comunidade para refletir sobre o tema.

Hoje (15), por exemplo, o CREAS - Centro de Referência de Assistência Social deu início a uma série de treinamentos com técnicos da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da SESAD - Secretaria Municipal de Saúde, para debater o assunto.

Todos os encontros estão acontecendo no auditório da Saúde no antigo Centro Administrativo. Hoje, pela manhã, desde às 08h, e à tarde, a partir das 14h, a psicóloga do CREAS, Mariza Alves, conduz a parte teórica.

Amanhã (16), nos mesmos horários, o treinamento realiza a parte prática, vivenciando a problemática através de jogos lúdicos.

18 DE MAIO - DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO INFANTIL

O dia 18 de maio foi instituído como de combate à violência infantil no Brasil em 1998, através da Lei 9.970. O seu símbolo, uma flor, lembra a ingenuidade e a vulnerabilidade da primeira infância. O slogan Faça Bonito convoca a sociedade a proteger as crianças e denunciar maus tratos.

O caso que levou à criação da data, foi o bárbaro assassinato de Araceli, uma menina capixaba, que aos 08 anos de idade foi drogada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional do estado Espírito Santo.

CONHEÇA O CREAS

O CREAS presta atendimento gratuito à população, combatendo a violação de direitos no caso de violência física, psicológica, sexual, trabalho infantil, discriminação, abandono e outros problemas sociais.

Quem tiver interesse deve se dirigir à sede do CREAS na Rua Capitão Martinho Machado, 160, no bairro Santos Reis, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. O número do telefone é o (84) 3644-8203.

Por: Salatiel de Souza

Projeto Vida no Trânsito apresenta dados de acidentes de trânsito em Natal

15.maio.2017

Em três anos, foram registradas 157 mortes relacionadas a acidentes de trânsito no município de Natal, sendo a maioria das vítimas homens na faixa etária dos 30 aos 39 anos de idade, conforme os dados apresentados pela Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, ação desenvolvida dentro do Projeto Vida no Trânsito, nesta sexta-feira (12). Durante o evento, realizado no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, foram apresentadas também as ações da campanha “Maio Amarelo”, que traz o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), Juliana Araújo, explicou que foram registrados 72 óbitos em 2014 e 62 em 2015, o que significa uma redução de 13% no total de mortes causadas por acidentes de trânsito no município. Com relação ao ano de 2016, os dados parciais revelaram 23 ocorrências, que, em comparação ao ano de 2014, representa uma queda de 68% no número de óbitos.

As principais vítimas dos acidentes ocorridos no município são os motociclistas, que correspondem a aproximadamente 45% das vítimas fatais do total de óbitos registrados entre os anos de 2014 e 2016, seguido de atropelamento de pedestres. Com relação à faixa etária, a maioria das vítimas possuem idades entre 20 e 39 anos, quando estão no auge da vida produtiva.

Os dados revelaram também que as vias com maiores registros de ocorrências no município são a Avenida João Medeiros Filho, os trechos urbanos da BR 101 Norte e Sul e da BR 226, Rota do Sol e as avenidas Prudente de Morais e Roberto Freire. E, entre as causas principais dos acidentes estão a junção do consumo de álcool e direção, excesso de velocidade e o uso de telefone celular durante a direção.

Projeto Vida no Trânsito
A ação tem o objetivo de fortalecer políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação das informações, planejamento, monitoramento e avaliação das intervenções. Ela é desenvolvida em conjunto por representantes da SMS, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Samu Natal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Planejamento, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-RN, UFRN e Instituto Técnico-Científico de Polícia. 

Por: Salatiel de Souza

Saúde na Praia retorna ações de promoção à saúde na orla de Ponta Negra

15.maio.2017

A Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra realizou na última sexta-feira (12) mais uma edição do Projeto Saúde na Praia, uma ação de prevenção a doenças e promoção à saúde, na orla de Ponta Negra, próximo aos Quiosques 8 e 9.

“A intenção foi prestigiar as mães, incentivar a prática de saúde e dar uma maior visibilidade as ações desenvolvidas pela Unidade de Saúde de Ponta Negra, mostrando os serviços, além de marcar as datas comemorativas do mês de maio”, destacou a enfermeira, Múcia Teixeira.

Com um trailer e uma tenda montados na praia foram desenvolvidas ações como, verificação de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, distribuição de material educativo, preservativos masculinos e feminino, entre outras.

A ação deste mês destaca as datas do calendário nacional referentes ao Dia das Mães, à Luta Antimanicomial e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18) e Dia da Enfermagem (12), contando com a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Ponta Negra e das organizações que tratam da questão do abuso de crianças e adolescentes, além do Centro de Atenção Psicossoical (Caps) e do Núcleo de Saúde Mental da SMS e apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). 

Por: Salatiel de Souza