Refinaria de Guamaré bate recorde em produção de querosene de aviação

10.janeiro.2017

A Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), localizada em Guamaré, bateu mais um recorde de produção de querosene de aviação (QAV) na última semana de 2016: 17 milhões de litros mensais. A informação foi divulgada pelo diretor presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE/RN) e especialista na área de energia eólica, Jean­Paul Prates.

O recorde de produção da refinaria significa a possibilidade de abastecimento local de mais de 800 voos por mês.

Segundo Jean­Paul, a refinaria já tem capacidade de ir a 21 milhões de litros por mês de QAV, apesar do limite atual da produção determinado pelo Plano Nacional de Abastecimento.

Por: Salatiel de Souza

Corpo de Bombeiros realiza 15 salvamentos durante final de semana

10.janeiro.2017

 

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizaram, durante este final de semana 15 salvamentos aquáticos, sendo 10 na Praia do Meio e cinco na Redinha. Além disso, também está sendo intensificado o trabalho preventivo com 3.730 orientações e 1.151 advertências.

Na Praia da Redinha, nas proximidades do Aquário Natal, cinco jovens entraram ao mar para se divertir e acabaram surpreendidos pelas correntes de retorno daquele local que impedia que saíssem das águas com tranquilidade, ficando em situação de afogamento. Banhistas que passaram no local deram uma aula de como proceder numa situação de emergência: ligaram prontamente para o Corpo de Bombeiros (193) e aguardaram no local.

Por: Salatiel de Souza

Marinha seleciona 650 praças temporários

10.janeiro.2017

A Marinha do Brasil vai selecionar 650 voluntários para servirem como praças temporários. Quarenta e seis das vagas são em Natal; as outras estão distribuídas entre Fortaleza, João Pessoa, Recife e Maceió. Clique aqui para conferir as regras.


As inscrições serão realizadas a partir desta terça-feira (10) exclusivamente pelo site do Comando do 3º Distrito Naval. Voluntários de ambos os sexos podem se apresentar, desde que tenham entre 18 e 45 anos na data da incorporação.

Por: Salatiel de Souza

Fies: estudantes poderão renovar os contratos a partir do dia 16

10.janeiro.2017

Os estudantes poderão renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do dia 16 de janeiro, segundo o Ministério da Educação (MEC). Os aditamentos são feitos pela internet, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. A partir de hoje (9), as instituições de ensino superior devem cadastrar os dados dos estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Após essa etapa, os estudantes devem entrar no sistema e confirmar os dados. O prazo para as instituições inserirem os dados dos estudantes vai até o dia 30 de abril.

 

Por: Salatiel de Souza

Presidente da Assembleia participa da posse dos novos dirigentes do TRT

10.janeiro.2017

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), participou da solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT), no Centro de Convenções.

“A desembargadora Maria Auxiliadora de Barros Medeiros Rodrigues fará uma grande gestão pautada no trabalho, na seriedade, no saber jurídico e, principalmente, no senso de justiça, continuando a engrandecer o respeito que a sociedade tem hoje pela Justiça do Trabalho. Parabenizo todos os novos dirigentes e acredito em uma boa relação com o legislativo”, disse Ezequiel Ferreira.

A desembargadora Maria Auxiliadora de Barros Medeiros Rodrigues será a presidente e corregedora do TRT pelos próximos dois anos e o desembargador Bento Herculano Duarte Neto será o vice-presidente e ouvidor da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Norte.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte atua em parceria com o TRT em ações de gestão e transparência através da TV Assembleia que exibe o programa TRT Justiça & Trabalho.

Por: Salatiel de Souza

Garibaldi Filho é sondado para disputa à presidência do senado

10.janeiro.2017

Eunício Oliveira (PMDB-CE) caminha em velocidade de cruzeiro para se eleger presidente do Senado. Mas há uma turma trabalhando para encontrar um nome disposto a entrar na disputa pela cadeira.

Cristovam Buarque, Lasier Martins e Wilder Moraes procuraram Garibaldi Alves, correligionário de Eunício e presidente do Senado entre 2007 e 2009, para tentar convencê-lo a abraçar a empreitada.

Garibaldi agradeceu, mas disse que não toparia se lançar candidato contra alguém de seu partido e, principalmente, num cenário em que teria poucas chances de vencer.

O grupo, porém, ainda não desistiu da busca…

Radar On-Line

Por: Salatiel de Souza

Reportagem especial resgata 30 anos da estadualização da UERN

10.janeiro.2017

A equipe da Agência de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (AGECOM/UERN) produziu reportagem especial resgatando os 30 anos da estadualização.

O material se divide em quatro capítulos contando passo a passo como a ideia de federalização cedeu lugar à estadualização que se viabilizou em pouco mais de sete meses.

São depoimentos, fotos e uma entrevista especial em vídeo com o padre Sátiro Cavalcanti, o reitor da estadualização.

Por: Salatiel de Souza

Presidente da CMN participa da cerimônia de posse do TRT/RN

10.janeiro.2017

O presidente da Câmara Municipal de Natal esteve presente na manhã de hoje (9) à solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 21° Região (TRT/RN), Maria Auxiliadora Barros Medeiros de Rodrigues, e do vice-presidente Bento Duarte Neto, que ocorreu no centro de convenções de Natal. Na ocasião, Raniere destacou a importância do bom convívio entre as instituições.

“A relação institucional permanece ampla, transparente e ainda melhor. A Câmara Municipal sempre teve e manterá essa relação. Prestigiar a posse dos novos dirigentes da corte trabalhista é motivo de grande a satisfação para a Câmara Municipal”, declarou Raniere.

Por: Salatiel de Souza

Menina com ‘três pernas’ está causando confusão entre usuários de rede social

10.janeiro.2017

A foto de uma garota asiática está confundindo usuários do Imgur. A imagem mostra a menina abaixada sobre um tecido colorido e o mais impressionante é que parece que ela tem três pernas.

“Eu tive que olhar para essa foto por um minuto inteiro até que meu cérebro me disse o que estava acontecendo”, dizia o texto de compartilhamento da foto.

É que muita gente demora a perceber que, na realidade, ela está segurando um vaso de cerâmica com uma tonalidade muito parecida com a de suas pernas com meia calça.

Não se sabe ao certo quando a foto foi tirada, mas ela foi publicada no Imgur na noite de domingo e, desde então, está intrigando internautas, que não param de deixar comentários.

“Depois de vários minutos muito confusos, eu ainda não sei o que está acontecendo aqui”, escreveu um usuário da rede. “Meu Deus, eu vi isso tantas vezes, que finalmente entendi”, comentou outro.

Por: Salatiel de Souza

Homem que esfaqueou pastor vai aguardar julgamento preso

10.janeiro.2017

A Justiça de São Paulo determinou em audiência de custódia nesta segunda-feira, 9, que o ajudante-geral Jonatan Gomes Higino, de 20 anos, vai aguardar julgamento preso. Ele foi preso em flagrante após esfaquear o pastor Valdemiro Santiago, de 53 anos, durante um culto neste domingo. Santiago, que é líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi atingido nas costas e no pescoço, mas já recebeu alta.

O ataque ocorreu por volta das 7h30 no Brás, na região central. Higino utilizou um facão e informou aos policiais que cometeu o crime porque se sentiu ameaçado após ouvir o pastor dizer, em um culto, que iriam crucificá-lo. Ele foi acusado de tentativa de homicídio.

Por: Salatiel de Souza

Ator Leonardo Vieira presta queixa após sofrer ataques homofóbicos na web

10.janeiro.2017

Vítima de homofobia em mensagens publicadas em redes sociais, o ator Leonardo Vieira esteve, na tarde desta segunda-feira (9), na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio depor sobre o caso. As ofensas aconteceram dias depois que Leonardo foi fotografado aos beijos numa festa.

“Vim na delegacia para prestar queixa sobre os ataques homofóbicos que estou recebendo. A delegacia tem instrumentos para identificar essas pessoas que eu não tenho”, contou à imprensa o ator.

Vieira ainda defendeu que haja uma defesa política pela criminalização da homofobia. Segundo ele, “exatamente por não ser crime” é que ele decidiu ir à polícia prestar queixa.

Por: Salatiel de Souza

Moraes anuncia a ida de homens da Força Nacional para o AM e RR

10.janeiro.2017

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse, na noite desta segunda-feira (9/1) que autorizou pedidos de apoio federal de sete estados para auxiliar na crise do sistema carcerário e no restabelecimento da segurança pública: Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Rondônia. Para Amazonas e Roraima, palco dos massacres que deixaram 91 mortos na última semana, serão enviados homens da Força Nacional.

Serão 100 homens enviados às capitais dos estados nesta madrugada. O Amazonas receberá também a doação de um helicóptero. Os outros estados pediram doação de equipamentos, armamentos e auxílio para agilizar a transferência de presos das penitenciárias locais.

Por: Salatiel de Souza

Netflix vira a maior produtora de séries do mundo

09.janeiro.2017

A Netflix entrou no mercado original de séries em 2013, com a estreia de House of Cards. Quatro anos depois, já produz mais do que todas as redes abertas e canais pagos da TV norte-americana. Fechou 2016 com 43 séries exibidas, quase 10% de toda a produção estadunidense no ano passado (455).

A empresa lidera com folga o ranking, elaborado pela revista The Hollywood Reporter, com 11 séries à frente da segunda colocada, a CBS. A vantagem da Netflix é ainda maior se comparada com suas rivais diretas: a HBO teve 15 séries, e a Amazon, 14.

Por: Salatiel de Souza

Ministro da Saúde cumpre agenda em Mossoró na próxima quarta

09.janeiro.2017

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), cumprirá agenda em Mossoró, no Rio Grande do Norte, na próxima quarta-feira (12), a convite do deputado federal Beto Rosado (PP). O ministro será recebido também pelo governador Robinson Faria (PSD) e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP).

Ele visitará Unidades de Saúde da cidade, firmará parcerias com os Municípios e participará de um encontro com prefeitos do Estado, cujo tema é “Reflexão sobre ações em Saúde”.

Por: Salatiel de Souza

Seguro-desemprego automático

09.janeiro.2017

O calvário dos trabalhadores em busca do seguro-desemprego, incluindo os do Rio, pode acabar no segundo semestre deste ano. O Ministério do Trabalho está implementando um sistema que vai encaminhar, automaticamente, o benefício aos demitidos sem justa causa, de forma que eles não precisem mais procurar os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para dar entrada no pedido.

A pasta trabalha na edição de uma norma que vai obrigar todos os empregadores a informar diariamente ao governo demissões e admissões, que fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Hoje, as empresas têm prazo de até 37 dias para prestar essas informações. A mudança nessa regra é necessária, porque o trabalhador pode conseguir um emprego logo após dar entrada no pedido, e, neste caso, o benefício tem de ser suspenso. Além disso, a exigência vai tornar mais rápida a identificação e o atendimento ao desempregado.

 

Por: Salatiel de Souza