16 abril 2018

Aplicativo da Educação vence desafio hackathon durante Campus Party

Foi divulgado o resultado do desafio RN Digital, disputa tecnológica que aconteceu dentro das atividades da Campus Party Natal. A equipe Falcon, formada por alunos de ciências da computação, conquistou o primeiro lugar no hackathon, nome da competição, com o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o ensino potiguar. O desafio, lançado pelo Governo do RN na quinta-feira (12), tinha, além da Educação, propostas nas áreas de Recursos Hídricos e Segurança.

O hackathon da Educação consistia em desenvolver um aplicativo gratuito para estreitar os laços de comunicação entre gestores, professores, alunos e pais junto a SEEC, proporcionando uma maior participação social no ensino do RN. “Cada escola tem acesso as demandas da sua realidade, enquanto a SEEC terá acesso a todas as notificações, para visualizá-las e adotas as medidas necessárias”, explicou a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa.

Os vencedores do RN Digital foram conhecidos durante as atrações do palco Steam, na penúltima noite da Campus Party. Acompanhando todo o processo, a secretária Cláudia Santa Rosa, anunciou que a equipe Falcon tinha sido a vencedora. “Foi emocionante premiar os nerds, que trabalharam dia e noite para encontrar soluções para o problema que apresentamos”, frisou Santa Rosa.

Composta por cinco estudantes de ciências da computação, a equipe Falcon desenvolveu o aplicativo voltado para o fluxo de informações entre escolas e sedes regionais e central de ensino. “Tínhamos um grande problema que era a comunicação dentro de uma área essencial, a educação. Alguns de nós, como eu, estudamos em escolas públicas e vimos, de perto, uma realidade que acontece por falta de acompanhamento. 

Após mais de 40 horas de programação, fizemos uma plataforma que facilitará a comunicação entre escolas, Direds, secretaria, isso tudo dentro de uma plataforma mobile, com acesso dinâmico e otimizado”, explicou Rafael Garcia, integrante da equipe vencedora.

O aplicativo apresentado pelos estudantes será integrado a base de dados da SEEC e terá uma identidade visual customizada para que possa ser disponibilizado à rede estadual. “Os estudantes deverão entregar, nos próximos dias, os códigos do aplicativo para que realizamos os passos necessários para a disponibilização da ferramenta, que deve acontecer no próximo mês”, disse Ana Paula coordenadora de tecnologia e inovação da SEEC..