sábado, 14 de abril de 2018

Secretaria Municipal de Saúde apresenta aplicativo DigiSUS na Campus Party

O Setor de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está marcando presença no maior evento de tecnologia e cultura nerd da América Latina, a Campus Party. A equipe da SMS está no estande da Prefeitura do Natal, na entrada do evento, apresentando o aplicativo Meu digiSUS. O aplicativo já está disponível para ser baixado nos dispositivos móveis dos usuários. 

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e tendo o usuário como público alvo, o aplicativo para dispositivo móvel dá acesso às principais informações de saúde da pessoa cadastrada. Vacinas, exames e consultas marcadas são algumas das categorias que podem ser acessadas. Além disso, também é possível procurar unidades de saúde e farmácias próximas, baseados na localização atual do usuário. 

O objetivo da apresentação é divulgar a ferramenta, possibilitando que cada vez mais pessoas conheçam e utilizem o aplicativo. Ele faz parte de um projeto maior de e-Saúde. Esse projeto abarca também o Prontuários Eletrônicos instalado nas unidades de saúde e o eSUS AB Território, aplicativo feito para facilitar o trabalho de cadastro e monitoração feito pelos Agentes Comunitários de Saúde. 

Atualmente, das 58 unidades de saúde existentes na cidade do Natal, 16 já estão com o Prontuário Eletrônico completamente instalado. Até dezembro deste ano, 100% das unidades deverão estar equipadas. A responsável pela instalação do sistema e treinamento dos funcionários das unidades é Zelane Paulino, técnica em informática do SGTIC. Ela também está presente na Campus Party apresentando aplicativo para usuários. Junto à ela, Thiago Bastos, chefe do Setor e demais técnicos.