28 maio 2018

Gestores são capacitados no Programa Dinheiro Direto na Escola


Com o objetivo de discutir aspectos legais, regulamentares e operacionais do Programa Dinheiro Direto na Escola, 146 gestores administrativos financeiros da Rede Municipal de Educação de Natal participam de Capacitação Técnica nestes dias 28 e 29 de maio no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Proposto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) junto a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), recebe diretores municipais de mais 24 municípios do Leste potiguar.

Durante as atividades os participantes receberão orientação, atualização e esclarecimento de dúvidas. A programação é composta de palestras voltadas para questões conceituais; procedimentos; inovações e orientações para busca de assistência técnica, e oficinas direcionadas a aspectos práticos e mais específicos do Programa.

Na abertura do encontro, a secretária Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, externou uma preocupação acerca de um dos financiamentos advindo do FNDE, o FUNDEB. “Já existem hoje muitos projetos de lei tramitando no Congresso Nacional relativamente à questão do financiamento. E, para nossa surpresa e desconforto, um deles propõe a saída das creches do FUNDEB. A Educação Infantil está ameaçada”, afirmou.

Para a gestora administrativa Ilana Dantas Diniz, da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro a capacitação “é uma atividade enriquecedora”. “É importante entender essa parte técnica, porque enquanto profissionas de educação a gente acaba que passa despercebido, no início, dessa formação. Então, quando a gente tem, de fato, uma pessoa que venha para nos informar todo o critério dessa parte burocrática, dá uma segurança nas ações que temos que executar”, contou.