01 maio 2018

Parque da Cidade lança projeto de preservação do Pau Brasil nesta quinta-feira (03)

Na próxima quinta-feira (03) é comemorado o Dia do Pau-Brasil. A árvore-símbolo do Brasil está na lista das espécies ameaçadas de extinção, mas o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte quer colaborar para reverter esse diagnóstico lançando o projeto “Preservando o Pau Brasil”, com um mutirão de plantação de mudas da espécie, que vai acontecer das 8h às 9h.

As mudas foram produzidas pelo Centro de Produção de Mudas do Parque da Cidade/Horto Pitimbu e serão plantadas numa área degradada próxima à academia ao ar livre. “O projeto é um trabalho de conscientização ambiental junto às escolas que visitam o Parque da Cidade e consiste em um compromisso de plantar mil mudas de Pau Brasil até o final de 2019. O Parque da Cidade tem a expectativa de plantar mais de duas mil mudas de espécimes da mata Atlântica neste ano de 2018”, informa o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.

Data Comemorativa

O Dia do Pau-Brasil foi criado em dezembro de 1978 com a Lei 6.607, que definiu a espécie como Árvore Nacional e o 3 de maio como sua data comemorativa. Devido à exploração predatória, desde o descobrimento, dos milhões de exemplares que existiam no país restaram poucos em alguns estados brasileiros e quase a levou à extinção. A exploração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica dos europeus no Brasil.