23 junho 2018

Ação conjunta de secretarias de Parnamirim visa o combate ao trabalho infantil

   

A Prefeitura de Parnamirim, através de uma ação conjunta envolvendo várias secretarias, realizou, a primeira edição do projeto Sábado Livre, que tem como objetivo a prevenção e o combate ao trabalho infantil. 
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e conta com o apoio das secretarias de Educação (Semec), Esporte (Setel), Segurança e Mobilidade Urbana (Sesdem), Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac) e Ministério Público.
As atividades deste sábado se dividiram em duas etapas. A primeira contou com intervenções culturais, na feira livre do bairro Santos Reis, reunindo as crianças que estavam no local e chamando a atenção para a importância do tema.
Em seguida, todos saíram em cortejo até a Escola Municipal Maria do Céu, localizada no mesmo bairro. Lá houve a realização de oficinas de dança e capoeira, além de leitura e contação de histórias.
De acordo com Adriana Damasceno, coordenadora das ações estratégicas do trabalho infantil da Semas, a ideia do projeto é oportunizar um espaço para as crianças que frequentam o ambiente da feira livre e com isso evitar situações que se configurem como trabalho infantil.
“Nosso objetivo é estar aqui todos os sábados realizando essas atividades e futuramente trazer novas oficinas de acordo com a demanda”, explicou a coordenadora.
A promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Parnamirim, Isabelita Garcia, destacou a importância de chamar a atenção da sociedade para debate, gerando conscientização sobre o tema. 
“Lugar de criança é na escola e em ambientes de proteção, participando de momentos em que, de fato, elas possam usufruir de direitos como lazer, cultura, esporte, de maneira saudável para o desenvolvimento delas no aspecto físico, psíquico e emocional”, argumentou.