29 junho 2018

Concurso literário está com inscrições abertas

O Concurso Histórico-literário Caminhos do MERCOSUL está com inscrições abertas até o dia 2 de julho. Estudantes do ensino médio da rede pública e privada, que tenham entre 16 e 17 anos, podem se inscrever. O concurso está em sua 14ª edição e tem como objetivo estimular e fortalecer a identidade mercosulenha dos jovens estudantes da região por meio de uma experiência formadora, na qual os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, poderão vivenciar e apreciar o valor da integração regional, respeitando a diversidade cultural.

Esta é uma iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL, com o Ministério da Educação (MEC). A edição 2018 traz como tema os “100 anos da Reforma Universitária: o movimento que transformou a educação universitária na América Latina". O participante pode escrever de 10 a 20 páginas, em vários formatos como: investigação histórica, monografia, ensaio e texto literário (narração, contos curtos) sobre o tema em questão, refletindo sobre a América do Sul.

Para se inscrever os estudantes devem enviar o material concluído, com o formulário preenchido com seus dados pessoais, educacionais e autorização dos pais para a viagem, devidamente digitalizados, em formato de PDF para o e-mail: ai@mec.gov.br, com o assunto: Inscrição Concurso Caminhos do Mercosul 2018 – pseudônimo.  

Os autores dos 3 (três) melhores trabalhos serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à República Argentina, com todas as despesas pagas, que será realizada no mês de outubro de 2018 e um certificado de participação emitido pelo MEC, além do trabalho publicado e divulgado nos meios de comunicações.

O resultado do concurso com o nome dos ganhadores será divulgado no portal do Ministério da Educação até o dia 27 de julho de 2018. Segundo a assessora especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação, Carla Barroso, 1 milhão e duzentos mil brasileiros viajaram para o exterior, destes, apenas 25% visitaram a América do sul. Esta é uma região pouco conhecida, fator que torna este o ponto principal da premiação do concurso.

Cronograma
2 de julho: data limite para o envio/postagem dos trabalhos aos Ministérios de Educação dos países membros e associados.
27 de julho: publicação do resultado final.
Outubro de 2018: realização da viajem prêmio.
Para acessar o regulamento e formulário clique aqui.