24 julho 2018

Projetos Escola Aberta e Monte Castelo Saudável realizam nova edição

   

O projeto Monte Castelo Saudável realizou mais uma ação social, com apoio de diversas secretarias municipais, na Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos, localizada no bairro Monte Castelo.
"O projeto Escola Aberta, do Governo Federal, abre os espaços nas instituições de ensino para acolher a comunidade aos fins de semana, proporcionando lazer e serviços, fortalecendo os vínculos. Nesta última edição, recebemos o projeto intersetorial Monte Castelo Saudável, gerando excelentes resultados", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Na ocasião, foram oferecidos gratuitamente testes rápidos de glicemia e verificação de pressão arterial, aulas de pilates e massagens relaxantes, momento literário, atendimento oftalmológico, ginecológico, palestras educativas e mais.
MONTE CASTELO SAUDÁVEL
O Projeto Monte Castelo Saudável tem o apoio de diversas secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social, com o objetivo promover mais qualidade de vida naquele bairro, através de melhorias no ambiente físico, social e na saúde dos cidadão.
De acordo com o chefe do Gabinete Civil, Wolney França, o Monte Castelo Saudável surgiu de outro projeto maior, o Transformando Destinos, que tem como foco principal, o combate e a prevenção às drogas. "O prefeito deu todo apoio ao Projeto e pretendemos a partir deste, levar benefícios a todos os bairros de Parnamirim", explicou Wolney França.
O coordenador da Atenção à Saúde, doutor Júnior Azevedo, explica que o bairro Monte Castelo foi escolhido para o projeto piloto, após ser diagnosticada a necessidade de se combater e prevenir o consumo de drogas naquela localidade. 
"No bairro, já temos o programa “Crack, é preciso vencer” e os Consultórios de Rua, que já atuam no atendimento aos moradores em situação de rua", disse o Dr. Júnior Azevedo.
A ação social é apenas um dos serviços que serão oferecidos pelo projeto Monte Castelo Saudável, que promoverá discussões amplas e estratégicas a respeitos de temas ligados diretamente à qualidade de vida do cidadão.
Dentre este temas estão economia e energia, gestão de resíduos sólidos, recuperação ambiental, emprego e renda, moradia, nutrição e alimentação, trânsito e transportes, segurança pública, infraestrutura, acessibilidade, saúde e educação.