14 agosto 2018

Desabamento de viaduto no norte da Itália deixa ao menos 22 mortos

Desabamento de viaduto perto de cidade portuária deixou mortos e feridos

Desabamento de viaduto perto de cidade portuária deixou mortos e feridos

REUTERS/Stringer/14.04.2018
Um viaduto desabou nesta terça-feira (14) perto da cidade portuária de Gênova, no norte da Itália. As autoridades confirmaram pelo menos 22 mortos — entre eles, uma criança — e cinco feridos em decorrência da tragédia. As informações são do jornal italiano Corriere della Sera.

A Defesa Civil local afirmou que um colapso estrutural provocou o desabamento do viaduto, chamado de Ponte Morandi.

Choveu muito nesta manhã na cidade de Gênova e havia pontos de alagamento no momento do acidente.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, foi informado do acidente e está acompanhando o caso com seu gabinete — ele deve visitar o local ainda nesta terça-feira. Matteo Salvini, ministro do Interior, disse que 200 bombeiros estão tentado resgatar as vítimas. 

"Estou seguindo com a máxima apreensão o que aconteceu em Gênova, e parece ser uma tragédia. Estamos em contato com a empresa que administra a autoestrada", disse o ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli.

Histórico
O viaduto Polcevera, chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerado uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria.

Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, o viaduto foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e "Ponte do Brooklyn" pelas semelhanças com o ponto turístico de Nova York. A construção mede 1.182 metros e obras de reestruturação no local haviam sido realizadas em 2016, segundo a Reuters. 

Segundo a agência de notícias EFE, o viaduto transcorre sobre uma zona urbana na qual há shoppings, edifícios residenciais e áreas industriais. Ele foi construído nos anos 60 e passou já por várias intervenções de manutenção

Segundo a agência de notícias EFE, o viaduto transcorre sobre uma zona urbana na qual há shoppings, edifícios residenciais e áreas industriais. Ele foi construído nos anos 60 e passou já por várias intervenções de manutenção.

com informações do R7.com