23 agosto 2018

Projeto GAVA comemora cinco anos na Unidade de Saúde do Panatis


Com cinco anos de existência, o projeto GAVA (Grupo Apoio Vida e Alegria), da Unidade de Saúde da Família do Panatis, localizada no Distrito Sanitário Norte II de Natal, tem muito o que comemorar. O programa tem como objetivo promover a saúde dos pacientes.

O projeto acontece duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 8h às 9h. Na terça-feira, a aula é comandada pela professora Evanilde Dantas, que propõe atividades de leitura e reflexão. Já na quinta-feira a aula é mais animada e fica por conta da professora Luna Mar Morais, que leva atividades como o Tai Chi e diversos estilos de dança como zumba e forró.  


Luna é agente de saúde do SUS há mais de 20 anos e foi uma das idealizadoras do projeto. “Tudo começou através da minha prática do Tai Chi e pelos benefícios que tive, surgiu a vontade de trazer a atividade para os pacientes”, revela.  


A princípio, o grupo foi destinado para idosos, mas passou a ser recomendado pelos médicos para pacientes em uso de ansiolíticos. Hoje o projeto conta com a participação de pessoas de todas as idades, inclusive de crianças. “Percebemos que através dessas nossas atividades os participantes do grupo tiveram uma melhora significativa na mobilidade e autoestima. Ou seja, as pessoas tiveram uma grande melhora na qualidade de vida, que era exatamente o nosso principal objetivo”, afirmou Luna.  


O nome do projeto foi escolhido pelos usuários, que incialmente contava com 7 alunos e atualmente possui 60. Todas as modalidades de atividades executadas no projeto têm como objetivo a promoção da saúde, em melhorias na alimentação, na respiração e autoestima.