05 agosto 2018

Reunião na Semurb discutiu planos de ações para o bairro de Mãe Luiza

   

Uma reunião conduzida pelo Setor de Educação Ambiental (SEA) da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), discutiu planos de ações a serem realizados em Mãe Luiza, com o intuito de solucionar antigos problemas  do bairro como a destinação inadequada do lixo e as ligações clandestinas de esgotos na rede de drenagem.  O encontro contou com representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban) e das secretarias de Saúde (SMS) e Educação (SME) do Município.

Entre as primeiras ações a serem desenvolvidas no bairro está o curso de capacitação para os agentes de saúde e endemias de Mãe Luiza, com o intuito de formar facilitadores junto à comunidade, ou seja, fazer deles os principais propagadores das ações que serão promovidas em Mãe Luiza.

“Devido à facilidade que esses servidores possuem de estar diariamente, e diretamente, envolvida com os moradores, conseguiram torna-se multiplicadores das instruções que venham a surgir no decorrer das interações entre os órgãos públicos e o bairro”, explica o chefe do SEA/ Semurb, Daniel Henrique. “O curso ocorrerá toda quinta-feira, durante sete semanas e será promovido em parceria entre a Semurb e Caern”, emenda.

Ainda segundo ele, a união de forças entre os diversos órgãos envolvidos trará inúmeros benefícios para a população de Mãe Luiza, uma vez que poderão ser realizadas ações com as mais diversas finalidades dentro de um só projeto. 

“Um dos papeis da Semurb dentro do bairro será, o de levar às escolas atividades que tragam aos estudantes noções de conscientização ambiental”, afirma.  Ele conta que após finalizado o projeto básico, que deve ser concluído em mais algumas reuniões do grupo, a data de inicio do curso deve ser divulgada.