03 setembro 2018

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é prorrogada até dia 14


Quem não imunizou os filhos durante a Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo ainda pode buscar as unidades de saúde de Natal. Nesta segunda-feira (03), o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha até o próximo dia 14 de setembro. Até o momento, Natal conta com uma cobertura de 72,84% contra a Paralisia Infantil (31.416 doses aplicadas) e de 70,92% contra o Sarampo (30.588 doses).  

O objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital potiguar. Os pais ou responsáveis pelos menores podem buscar atendimento em qualquer unidade de saúde do município, independente da região onde reside. Ao todo, são 64 salas de vacina abertas, de segunda a sexta-feira, distribuídas pelos cinco distritos sanitários.  

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil. Mesmo aqueles que já receberam as doses devem ser vacinados. A imunização contra o sarampo deve ser feita nas crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses tomou durante a vida.   

Devem receber a vacina contra Poliomielite, as crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses já tomaram durante a vida. Caso ainda não tenha sido vacinada, será realizada a aplicação inativada de poliomielite. Já se a criança tiver sido vacinada uma ou mais vezes, será feita a vacina oral.