17 setembro 2018

Comissão de Saúde quer um psiquiatra por distrito sanitário de Natal

  Resultado de imagem para Comissão de Saúde quer um psiquiatra por distrito sanitário de Natal

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal (CMN) realizou uma audiência pública para discutir o problema da falta de médicos para atendimentos psiquiátricos em Natal. Entre os encaminhamentos, o grupo parlamentar vai defender que a Prefeitura mantenha o mínimo de um psiquiatra em cada distrito sanitário como forma de garantir acesso aos atendimentos e aos medicamentos controlados e de uso contínuo.

O vice-presidente da Associação Norte-riograndense de Psiquiatria (ANP), Emerson Arcoverde, explicou que a falta de atendimento tem deixado a população mais doente e provocado o aumento do caso de suicídios em Natal. Ele adiantou que são necessários mais profissionais para garantir a saúde mental da população.

"Várias são as ações necessárias para se prevenir o exercício, mas o principal é oferecer tratamento de qualidade em saúde mental, já que entre os principais fatores de risco para o suicídio é portar um transtorno mental sem tratamento. Mais de 90% das pessoas que se matam tem algum transtorno mental, mas mais de 90% dos portadores de transtorno mental não se matam porque tem um tratamento adequado. 

Apesar do esforço que a Prefeitura tem feito, o atendimento em psiquiatria é deficitário. O número de profissionais é muito aquém da real necessidade", contou ao lembrar que um concurso público que está para ser homologado deve trazer mais 10 médicos para o Município, mas que esse número, mesmo assim, ainda é insuficiente.

O tema surgiu dentro do calendário do Setembro Amarelo, que instituiu o mês como para discutir a prevenção ao suicídio. O vereador Franklin Capistrano (PSB), médico psiquiatra por formação, elogiou a Comissão por discutir o tema na Casa e lembro da importância desses profissionais para combater o suicídio em Natal.

"Os debates acontecem exatamente no mês do Setembro Amarelo com todos conscientizando  população acerca da importância do tratamento de saúde mental para combater o suicídio. Nós já visitamos as unidades de Natal e só encontramos carências, dificuldades, demandas reprimidas e boa parte da população abandonada no que diz respeito a atendimento psiquiátrico. É importante alertar as autoridades para garantirmos a estabilidade emocional da nossa população e a Comissão de Saúde, mais uma vez, cumpre seu papel com esse debate", analisou.

O presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena (PT), explicou que a Comissão promoveu o debate para balizar a formatação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir o mínimo de um médico psiquiatra 24 horas em cada distrito sanitário de Natal. Ele lembrou que devido a falta de atendimento, pessoas estão morrendo.