15 setembro 2018

Educação mobiliza comunidades no Dia Mundial da Limpeza

Um sábado bonito de muito sol reuniu voluntários em torno da ideia de limpar os espaços urbanos onde cada um vive, neste 15 de setembro, Dia Mundial da Limpeza. Em vários bairros de Parnamirim, as ações foram mobilizadas pelas escolas da rede municipal de ensino público.

“Um meio ambiente limpo favorece a vida, a saúde e o desenvolvimento social. A educação tem a missão de transformar este conhecimento em prática, a partir dos alunos que estão descobrindo o que podem fazer para melhorar o mundo em que vivem”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Lúcia Maciel.

Devidamente equipados com sacolas plásticas e instrumentos de limpeza urbana, os alunos e professores da escola pública deram uma verdadeira aula de cidadania e ação pelo bem comum.

Dentre as escolas municipais participantes estiveram a Escola Professora Jacira Medeiros de Souza Silva Lima, em Nova Esperança; Esc. Maura de Morais Cruz, em Emaús; Esc. Historiador Hélio Mamede Galvão, em Vale do Sol; Escolas Profª Irene Soares da Silva, José Fernandes e Prof. Luiz Maranhão Filho, em Monte Castelo; Esc. Deputado Erivan França, em Pirangi do Norte. Desembargador Silvino Bezerra Neto, em Santa Tereza e Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim.

“A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes veste a camisa dessa ação no Dia Mundial da Limpeza Pública, fazendo jus à certificação de ensino de qualidade que acabou de receber do Programa de Escolas Associadas da UNESCO, em Salvador”, disse a coordenadora pedagógica Maria José.

A Escola Brigadeiro é uma das 12 escolas públicas municipais de Parnamirim certificadas pela UNESCO pelo ensino de qualidade. Os alunos foram acompanhados nas ações pelas professoras Carolina Leiros e Isabelly Moura.

A Prefeitura de Parnamirim também teve outras ações neste Dia Mundial da Limpeza no litoral, com apoio das Secretarias de Limpeza Urbana e Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses. A ideia foi promover uma conscientização na sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.