terça-feira, 9 de outubro de 2018

Saúde realiza ações do Outubro Rosa na UBS da Coophab

Atenção para o recado: é importante prevenir o câncer de mama. Quem lembra é a Secretaria Municipal de Saúde - SESAD, por meio da Unidade Básica de Saúde - UBS Dr. Ernani Rosado, na Coophab, em uma programação realizada hoje, 9, para marcar a campanha nacional de conscientização para o tema, o Outubro Rosa.

"Muitas mulheres não fazem o autoexame das mamas porque não sabem exatamente como ou não se conscientizaram para a importância desse toque simples, porém fundamental à prevenção do câncer de mama.  Nossas enfermeiras estão auxiliando a todas nesta iniciativa", disse Cláudia Francisca, a diretora da UBS na Coophab. 

Além dessa instrução e da realização do autoexame das mamas nas pacientes, a UBS na Coophab está realizando mamografias e, nos casos necessários, encaminhando atendimentos para mamografias e ultrassonografias mamárias.

Na abertura da programação de hoje, 9, o Dr. Flávio Bastos orientou sobre a prevenção e explicou os sintomas do câncer de mama. "Evitar o sedentarismo e manter uma alimentação saudável são fatores importantes na prevenção ao câncer. Cerca de 28% dos diagnósticos estão relacionados ao estilo de vida dos pacientes", disse.

 A UBS na Coophab também está oferecendo os testes rápidos de HIV e Sífilis e das Hepatites B e C, como parte do atendimento na programação do Outubro Rosa, que amanhã, 10, irá realizar uma palestra preventiva ao câncer oral, a partir das 8h.

Além disso, no próximo dia 19, as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e da Estratégia Saúde da Família - ESF vão ministrar palestras sobre os fatores psicológicos do câncer de mama e da prevenção ao câncer de colo de útero.

No dia 22 de outubro, a UBS da Coophab vai promover uma ação para envolver a comunidade de idosos naquela localidade. Haverá bingo recreativo, ações preventivas ao câncer de mama. Um momento especial para grupos de idosos, hipertensos e diabéticos. E para fechar a programação, dia  26 de outubro, mais uma palestra preventiva ao câncer de mama.