23 outubro 2018

Unidade de Saúde Rosângela Lima inicia semana de mutirão de mamografias


Dando continuidade ao mutirão de mamografias gratuitas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, a Unidade de Saúde Rosângela Lima, do Distrito Sul, localizada no bairro Planalto, iniciou a ação na manhã desta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26).


O atendimento acontece durante todo o dia. Cerca de 60 fichas de atendimento são disponibilizadas por dia, a partir das 7h, sendo 30 destinadas a atendimentos pela manhã, e as outras 30 para atendimentos à tarde. O resultado da mamografia é entregue entre 15 e 30 dias após a realização do exame.


A Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, estará na unidade realizando mamografias gratuitas, a demanda é aberta a mulheres entre 50 e 69 anos de idade, que poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário apresentar apenas documento de identificação, CPF e comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico. Já para as mulheres fora dessa faixa etária, será necessário apresentar uma requisição médica.


O mutirão de mamografias faz parte da programação do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. “Estamos dando suporte ao grupo Reviver nessa ação que é extremamente importante para a prevenção do câncer de mama”, afirma Rayla da Costa, diretora da Unidade de Saúde Rosângela Lima.


A ação acontecerá durante todo o mês de outubro, passando pelos cinco Distritos Sanitários de Natal, com a intenção de realizar o máximo de exames possíveis. A estrutura comporta cerca de 60 a 70 procedimentos diários e conta com o serviço de quatro técnicos e médicos radiologistas, que são responsáveis pelo laudo. Além disso, durante o mês, as unidades de saúde realizarão diversas atividades de promoção à saúde da mulher. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones: 3232-8400/8401/8402.


Grupo Reviver
O grupo foi fundado por mulheres natalenses que enfrentaram o câncer de mama ou que ainda passam por tratamento quimioterápico, aliadas a amigas que vivenciaram e/ou vivenciam tal situação em suas famílias ou em seu círculo de relacionamentos, e aprenderam a enfrentar a doença.


Ao se inquietaram ao imaginar o sofrimento de mulheres com poucos recursos financeiros, sem assistência de planos de saúde, e até sem conhecimentos que lhes permitissem lutar contra a doença, que não escolhe idade, cor ou situação social, em 18 de outubro de 2012, foi formalizada a criação do Grupo Reviver Natal.