sexta-feira, 2 de novembro de 2018

COB chega a Natal (RN) para organizar a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude entre 12 e 25 de novembro

Resultado de imagem para COB chega a Natal (RN) para organizar a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude entre 12 e 25 de novembro

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está em Natal (RN) para organizar a maior etapa já realizada dos Jogos Escolares da Juventude, entre os dias 12 e 25 de novembro. Remodelada esse ano, a principal competição estudantil do país terá a participação de mais de 5 mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e uma delegação do Japão. 

O Centro de Convivência do evento, em Ponta Negra, vai receber pela primeira vez atletas das duas categorias de idade - 12 a 14 e 15 a 17 anos, de 2.136 escolas de todo o país. Além das competições, diversas atrações culturais e educativas farão parte do evento. A delegação japonesa contará com 23 pessoas, entre atletas, treinadores e oficiais de quatro cidades que irão receber os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Hamamatsu, Sagamihara, Saitamanisa e Chuo. 
 
A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa. Além das quatro coletivas, basquete, futsal, handebol e vôlei, também serão realizadas disputas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.
 
Para organizar a classificação das equipes dos esportes coletivos para a etapa nacional, durante três semanas de setembro uma caravana do COB passou por Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC), sedes das três etapas regionais do novo formato dos Jogos Escolares. Ao final das três competições, 96 equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei, todas no masculino e no feminino, nas duas categorias de idade, conquistaram a vaga para a etapa nacional da competição.
 
Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte. Em Natal, mais uma vez os jovens terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. 
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.