04 novembro 2018

Projeto Samuzinho leva conscientização sobre serviços do SAMU às escolas públicas

   

O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) Natal realizou uma aula de campo de primeiros-socorros com participação de 25 alunos do 7° ano vespertino da Escola Municipal Maria Madalena, no bairro de Potengi. O projeto Samuzinho recebe alunos das escolas públicas municipais numa parceria do SAMU Natal com a SME.  As escolas são escolhidas pela equipe do Projeto Pelotão da Cidadania.

Renata Campos, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) SAMU Natal explica que no momento das atividades os alunos recebem orientações. “É passado às crianças noções sobre o que é e como acionar o serviço do SAMU, como reconhecer uma parada cardiorrespiratória, engasgo ou outra situação de urgência.Os alunos também aprendem como proceder até a chegada do socorro especializado. Realizamos, além disso, uma sensibilização para a não realização do trote ao serviço”.

O resultado é sempre positivo. Os alunos saem sabendo sobre o serviço e a importância do SAMU, quando acioná-lo e o que fazer até a sua chegada. Praticam manobras de suporte a vida. "Eles também são orientados em relação ao problema que o trote representa para o serviço, refletem sobre o problema e passam a combatê-lo, no final eles viram multiplicadores do que aprenderam levando conhecimento para seus amigos e em casa”, destacou Renata. 

A próxima ação do Samuzinho acontece dia 28 de novembro no Auditório do SAMU Natal, que fica na Avenida Nascimento de Castro, 300, Dix-sept Rosado.