quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Prefeito Álvaro Dias participa de reunião com governo do estado sobre saúde


O prefeito Álvaro Dias, ao lado do secretário Municipal de Saúde, George Antunes, participou no fim da tarde de quarta-feira (30) de uma reunião com a governadora Fátima Bezerra e a prefeita de Mossoró, Rosalba Cialine, na qual se discutiu a proposta de um consórcio interfederativo para resolver os problemas da saúde pública. Em duas frentes, a ação tem foco em um plano emergencial para drenar as filas de procedimentos nos hospitais, e um plano de reestruturação a longo prazo do atendimento de alta complexidade.
 O pacto político entre o governo do estado e os municípios polo das duas maiores macrorregiões do estado, como Natal e Mossoró, é voltado para equacionar os problemas da crise assistencial, pensando medidas para diminuir tempo de espera dos procedimentos, sejam eles atendimento cirúrgico ou exames de alta complexidade, e também racionalizar os recursos existentes, próprios ou de contratualização, buscando melhores resultados. 
A participação da bancada federal nesse entendimento também foi citada no intuito de se unir ao governo e municípios, pela defesa do aumento do teto financeiro das ações de saúde no estado. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado - Cosems, também deverá participar desta discussão.
 Entre os encaminhamentos dados na reunião está a formação de um grupo de trabalho entre as equipes de saúde tendo a frente cada uma seu secretário, sendo George Antunes, representando Natal, Saudade Azevedo, representando Mossoró e Cipriano Maia, o governo, para avaliar os repasses financeiros do estado, analisar o que já é repassado em termos de recurso federal para os dois municípios, o que é contrapartida do estado e que não vinha sendo repassado nos últimos anos. A previsão é de que em oito dias os secretários voltem a conversar contando com a participação do financeiro do governo.