21 março 2019

Carrossel da Leitura reúne alunos neste Dia Mundial da Poesia

Neste 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, o projeto Carrossel da Leitura, promovido pela COSERN, faz girar poemas, fábulas, danças e contos literários na Associação da Cohabinal,  num encontro dos alunos da rede municipal de ensino público com quatro expoentes da literatura local: Drika Duarte, José de Castro, Weid Souza e Júnior Dalberto.

A programação tem o apoio do Rio de Leitura, melhor projeto de incentivo à leitura do país, de acordo com o Instituto Pró-Livro. "É a realização de um sonho. Tinha que ser em Parnamirim, onde se faz um trabalho lindo de leitura a partir das bibliotecas escolares", disse Drika Duarte, uma das estrelas literárias do evento.

A aluna Jackelliny Rebekah, do 5º Ano, mediadora de leitura na Escola Municipal Cícero de Souza Melo, em Santa Tereza, estava feliz da vida no Carrossel de Leitura. Vestida com seu avental de leitura, ela recebia os visitantes e falava da sua experiência literária.

"Gosto muito do escritor José de Castro. O nome da biblioteca da minha escola é Salizete Freire, que é outra escritora muito conhecida na escola. Eu recito poemas nas ruas para as pessoas, com apoio das minhas professoras", disse a aluna Jackelliny.

O aluno José Edson, 20 anos, estuda no 9º ano na Escola Municipal Eva Lúcia, no Parque de Exposições II. Ele, que tem Síndrome de Down, se apresentou com o grupo de dança encenando um carrossel, neste Dia Mundial da Síndrome de Down. E deu show de simpatia, expressando com um sorrisão a sua felicidade.

Mas, a alegria estava no rosto de todos. Por meio do Rio de Leitura, os alunos de Parnamirim têm conhecido e se aproximado do universo literário e dos próprios autores, que visitam as escolas regularmente.

 "Quando o escritor vem na escola, é um momento mágico para os alunos. Eles passam a gostar muito mais de ler e escrever e se interessam pelas obras disponíveis na biblioteca escolar", disse Íris Karine, gestora da Escola Municipal Pdte. Arthur da Costa e Silva, no Centro.

O evento destacou os  alunos leitores de 2018 mais assíduos e que mais tomaram livros emprestados na biblioteca escolar. Eles foram chamados ao palco e tiraram fotos com os autores e mediadores de leitura de suas escolas. Os alunos destaque ganharam livros para continuar a fazer girar seu carrossel de leitura. Cada biblioteca do Fundamental l representada por seu mediador também ganhou uma obra dos escritores.  

"Há outras datas destinadas a cultuar este estilo literário e seus criadores, mas para nós, seus admiradores, o fato é que todo dia é mesmo Dia da Poesia", encerrou Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", promovido em Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC.