24 maio 2019

Balé Teatro Guaíra apresentará CARMEN na abertura do 4º Tanz Festival de Dança

Considerada uma das mais importantes companhias de dança do Brasil, o Balé Teatro Guaíra (BTG), com direção de Cíntia Napoli, será a grande atração do espetáculo de abertura da 4ª edição do Tanz Festival de Dança, que será realizado no Cine Teatro Municipal de Parnamirim. A abertura será no dia 19 de junho, às 20h, e o festival segue até o dia 23 de junho.

O Balé Teatro Guaíra irá apresentar Carmen, uma das tragédias mais conhecidas da história da arte. A obra foi criada para a companhia em 2016 pelo coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. A trama é tecida por Carmen, uma cigana sedutora, o toureiro Escamillo, o cabo da polícia Don José e sua noiva Micaela e fala de amor, passionalidade, ciúme e morte, e nos aproxima da realidade quando escancara o feminicídio, tão conhecido da sociedade atual. Um trabalho que se articula a partir da dramaturgia da ópera e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet.

Terceira companhia mais antiga do país, o Balé Teatro Guaíra foi criado pelo Governo do Estado do Paraná e completa 50 anos em 2019. O BTG é atualmente uma referência em dança contemporânea. Em cinco décadas, marcou a vida de diretores, coreógrafos, bailarinos e bailarinas que fizeram parte do corpo artístico e transformou a história da dança nacional. 
Além do Balé Teatro Guaíra, a noite de abertura do festival, contará com a performance do Bailarino Magson Barbosa, apresentação de Dança do Ventre da Tuareg Kasa do Oriente e do grande sapateador, mestre e jurado do festival, Erick Gutierrez. Para a Noite de Abertura, será feita reserva de ingressos para convidados e participantes inscritos no Festival (mostras competitivas e mostra infantil não competitiva).

Promovido e realizado pela Prefeitura de Parnamirim - por meio da Fundação Parnamirim de Cultura -, o 4º Tanz Festival de Dança será realizado no Cine Teatro Municipal de Parnamirim, com uma extensa programação que conta com cursos, oficinas, workshops, mostras competitivas e não competitivas, mostra infantil, entre outras. As inscrições para os cursos, workshops e oficinas e para se apresentar nas mostras estão abertas até o dia 9 de junho, na página www.kontrolleonline.com/evento/tanz4. As apresentações do Tanz Festival de Dança serão gratuitas, com livre acesso para o público, sem necessidade de retirada de ingressos, respeitando a capacidade da plateia.

SERVIÇO – Espetáculo de Abertura 4º Tanz Festival de Dança
DIA: 19 de junho de 2019
LOCAL: Cine Teatro de Parnamirim
HORA: 20h