16 maio 2019

Projeto “Rendeiras da Vila de Ponta Negra” é interrompido sem patrocínio


O Núcleo de Produção Artesanal da Vila de Ponta Negra está em busca de patrocinadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, para retomar as aulas da oficina de renda. Criado com o intuito de reunir e de evitar a extinção da arte da renda de bilros, o Núcleo deixou de angariar em janeiro deste ano os subsídios que recebia de uma ONG – Organização Não-Governamental. Desde então, as rendeiras não conseguiram mais viabilizar as oficinas. A verba é utilizada na aquisição de material, na remuneração das professoras rendeiras, no lanche oferecido aos alunos e na locação do espaço.
Assim que houver patrocinadores, as aulas serão oferecidas nas quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, ou nos sábados, no mesmo horário. Dependendo da habilidade do aluno, o Módulo I pode ser feito em um trimestre. Neste módulo é feita uma oficina híbrida, na qual o aprendiz aprende a ler os desenhos de renda, desenhar e rendar. Já no Módulo II começa a produção de peças básicas, e no Módulo II de peças mais elaboradas. A média de tempo do curso integral é de 1 ano.
Uma mestra rendeira é responsável por um grupo de até 5 alunos. A oficina é gratuita para pessoas de baixa renda e para moradores da Vila de Ponta Negra. Os interessados em patrocinar as oficinas podem entrar em contato com Renata Deniz pelo telefone (84) 99656-7004 ou emailrenatamdeniz@gmail.com.

com informações de portalnoar.com.br