27 junho 2019

Espaço Cultural Ruy Pereira será revitalizado por artistas do grafite


O processo de revitalização do Centro Histórico promovido pela Prefeitura do Natal deu hoje mais um passo inédito na cena cultural da cidade. O prefeito Álvaro Dias se reuniu com artistas do grafite e equipe técnica da Secretaria de Cultura para definir as regras do processo de seleção pública para a grafitagem do Espaço Cultural Ruy Pereira, que irá passar por um processo de requalificação, projetado pela Prefeitura. 


Ficou definido que serão 30 artistas potiguares do grafite artístico e o paulistano Dicesar Love grafitando 120 metros de muro, dando uma nova cara àquele espaço tradicional da cultura potiguar. Cada artista irá receber R$ 1.500 de remuneração para deixar o registro artístico de 4m x 5m. A Prefeitura do Natal irá fornecer tintas e equipamentos necessários para a realização das artes urbanas.


A ideia é replicar o que foi executado no Beco da Lama, com a pintura de painéis de grafite, a reestruturação do passeio da área, a construção de uma cobertura, a mudança da entrada para a avenida Princesa Isabel e a instalação de um palco permanente para a realização de manifestações artísticas.


Os artistas ligados ao grafite presentes à reunião elogiaram a iniciativa de abrir o diálogo com o segmento e a disposição da Prefeitura de oferecer orientação para os que queriam participar poderem fazer a elaboração do projeto e resolverem outras questões burocráticas. “No mundo inteiro, as grandes cidades têm usado a arquitetura e a arte urbana como elementos transformadores por estimularem a criatividade e Natal agora desperta para isso também”, afirma Lennon Lie, um dos artistas que estavam na reunião.
 
SELEÇÃO DOS ARTISTAS 

Os artistas serão selecionados individualmente mediante análise de projeto a ser apresentado, no tema especificado, e demais trabalhos de sua autoria da mesma natureza (grafite artístico) já executados. Cada participante deverá apresentar no ato da inscrição, além de projeto no tema da seleção, portfólio com fotos, vídeos, recortes de jornais e/ou caderno com os referidos desenhos artísticos de sua autoria.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre os dias 03 a 16 de julho do ano em curso, na Biblioteca Esmeraldo Siqueira na Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), localizada na Av. Câmara Cascudo, 434 – Ribeira.