07 agosto 2019

Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições até o próximo domingo (11)

Resultado de imagem para Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições até o próximo domingo (11)

Encerra-se neste domingo (11) o período de inscrições para a edição 2020 do Programa Jovens Embaixadores (JE). Iniciativa coordenada pela Embaixada Americana no Brasil, o JE tem como objetivo possibilitar a alunos brasileiros um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América (EUA). Os interessados em participar devem realizar inscrição no site oficial do programa.


Podem participar do JE estudantes que estão cursando o ensino médio em escolas da rede pública de educação. Para inscrever-se, é necessário comprovar nacionalidade brasileira, possuir entre 15 e 18 anos, ter fluência oral e escrita em inglês, e apresentar um bom desempenho escolar. 


Além disso, é levado em consideração, no ato da inscrição, a situação socioeconômica do candidato.Também serão analisadas, de acordo com o Edital do Processo, aspectos pessoais do candidato, como capacidade de liderança, comunicação e pró-atividade.

Como participar

A seleção para participar do programa divide-se em seis etapas, sendo a três primeiras realizadas exclusivamente de forma online, nas quais os candidatos realizam seus cadastros no processo seletivo e têm suas inscrições analisadas. 

Passadas essas fases, os candidatos aprovados são convidados a participar das frases presenciais, que incluem uma prova escrita e oral, visita domiciliar e por fim, a etapa nacional, para selecionar os jovens que viajarão. A lista com os nomes dos aprovados está prevista a ser divulgada no dia 31 de outubro. Já a viagem deve ser realizada em janeiro de 2020.

Sobre o JE

Desenvolvido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o programa JE trata-se de uma iniciativa que visa valorizar alunos que se destacam e são exemplos em suas comunidades e escolas, selecionando até 50 estudantes para um intercâmbio de três semanas nos EUA. No Brasil, o programa é coordenado pela Embaixada Americana. 

Ao longo da primeira semana de execução do Programa, os alunos selecionados visitam a capital dos Estados Unidos, Washington - DC, com o objetivo de conhecerem as formas de organização dos setores público, privado e do terceiro setor, além de visitarem os pontos turísticos da região.


Em seguida, esses estudantes são divididos em grupos menores, que são encaminhados cada um para um estado diferente. Lá, os grupos são hospedados por famílias norte-americanas, praticam a língua, assistem aulas e participam de ações relacionadas a empreendedorismo e responsabilidade social, como visitas a ONGs e projetos sociais.