quarta-feira, 28 de agosto de 2019

RN tem 3 casos confirmados de sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública divulgou nesta terça-feira (27/08) um boletim sobre a situação do sarampo no Rio Grande do Norte. Até o momento, o estado tem 3 casos confirmados e 12 casos em investigação.

O primeiro caso foi de um paciente do sexo masculino de 54 anos que teve um histórico de viagem a São Paulo; os outros casos confirmados foram de uma criança de 6 anos, do sexo masculino, do município de Macaíba e de uma criança de 1 ano e 6 meses, residente no município de Tibau do Sul.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi. para confirmar um caso de sarampo a Sesap leva em consideração os aspectos clínicos, epidemiológicos e os exames laboratoriais. “Nós testamos os exames tanto para sarampo quanto para outros vírus, o que nós chamamos de exames diferenciais. E os exames que, no primeiro momento, dão como reagentes para sarampo, a amostra é enviada para o laboratório de referência para ser feito o isolamento viral. Os três casos confirmados tiveram o isolamento viral detectado para sarampo”, explica Lucchesi.

A Sesap declarou há poucos dias que o Rio Grande do Norte está em situação de alerta contra o sarampo. A preocupação do governo estadual é devido à reintrodução do vírus no país através do estado de São Paulo, que vive uma situação de surto, e devido ao fato de Natal receber diariamente grande quantidade de turistas advindos da região Sudeste. “Com a reinserção do vírus no país, as pessoas precisam estar atentas porque o vírus do sarampo está circulando e apresenta sintomatologia inicial muito semelhante à dengue, zika e chinkungunya”, conclui Lucchesi.

Confira o boletim epidemiológico clicando aqui.
Mais informações sobre o sarampo, acesse a página do Ministério da Saúde.