13 setembro 2019

Polícia Civil, Tribunal de Justiça e OAB firmam parceria para integração digital

Foto: PC/ASSECOM

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte participou, na manhã desta sexta-feira (13), de uma apresentação sobre o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), conduzida pelo juiz de execuções penais, Henrique Baltazar. O evento contou com a participação da juíza Ana Cláudia, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador João Rebouças, da delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, e do presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros. 

A apresentação foi exposta a aproximadamente 60 delegados de polícia e aconteceu na sede do Tribunal de Justiça do Estado. Para acessar o sistema, os delegados de polícia receberam da OAB 60 certificados digitais. Através do SEEU, é realizado o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional. 

Segundo o presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, é uma grande satisfação para o Tribunal de Justiça promover essa parceria com Polícia Civil do Estado. “É recompensador buscar a melhoria em nossa prestação de serviço por meio da atualização tecnológica. Com a utilização do SEEU, a possibilidade do Certificado Digital e, ainda, a implementação do Processo Judicial Eletrônico no Âmbito Digital, sem dúvidas, a grande beneficiada será a sociedade”, sinalizou o presidente. 

 
Dessa maneira, os policiais civis poderão realizar o levantamento de dados de forma direta e instantânea, com menor burocracia, o que facilitará os trabalhos de polícia investigativa. Esta é a primeira etapa da integração digital entre a Polícia Civil e o Poder Judiciário que deverá ser estendida com a implantação do Sinesp/PPE e o PJE Criminal.