25 novembro 2019

Limpeza da Ceasa-RN recebe prioridade da administração

Resultado de imagem para ceasa natal
Com quase 300 lojas e um espaço de 10 hectares, as Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa-RN) é o principal polo de comercialização de hortifrutigranjeiros do Estado. Com um fluxo de funcionamento diário, uma das maiores preocupações é a coleta de lixo e a limpeza dos espaços coletivos. Desde o início do ano, a nova administração vem trabalhando na implementação de melhorias para manter a limpeza e a coleta regular.

Entre as medidas implantadas, a Ceasa-RN realizou ajustes na coleta de lixo com redução de 40 contratados, atualmente são 12 pessoas, e a contratação de um caminhão coletor/compactador para a realização do recolhimento diário de lixo em suas instalações, além da disponibilização de caçambas coletoras.

Por dia são recolhidos entre 4 e 9 toneladas de lixo, o que exige um trabalho diário para manter as áreas comuns limpas. A maioria dos descartes é oriundo de resíduos orgânicos como frutas, verduras e hortaliças que sofreram algum tipo de avaria ou estragaram. Além disso, são recolhidos descartes de embalagens e caixas. Com uma produção de lixo tão significativa, a administração da Ceasa-RN precisou investir, de forma estratégica, na coleta e limpeza dos mercados.

Uma parte dos descartes, com condições de consumo, são doados pelos permissionários para o Programa Cesta Solidária. São arrecadados quase 400 quilos por dia de frutas, verduras e legumes. Os alimentos são separadas, lavados e organizados em sacolões de plástico que beneficiam cerca de 90 famílias em situação de vulnerabilidade social da Grande Natal e 39 Instituições Filantrópicas e sem fins lucrativos.

Todos os dias a equipe realiza a limpeza das áreas comuns, varrendo e recolhendo o lixo descartado no chão. Além da equipe de limpeza, a Ceasa-RN mantém caçambas de lixo espalhadas estrategicamente em toda a sua área para que os usuários descartem seus resíduos nos locais apropriados. O lixo é recolhido diariamente, todos os dias, no fim da tarde, pelo caminhão coletor. Um novo edital para ampliação das caçambas já está em andamento com o objetivo de ampliar ainda mais a coleta.

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo setor de ouvidoria da Ceasa-RN, no mês de setembro, apontou que dos 34 boxes pesquisados, 27 avaliaram a limpeza da Ceasa-RN como boa." Esses dados mostram um avanço significativo da limpeza, pois quando chegamos aqui, o serviço de coleta não funcionava, não tinham caçambas e o lixo estava se amontoando em todos os locais da Ceasa-RN, disse o diretor-presidente, Flávio Morais. 

Além da limpeza do pátio interno, a Ceasa-RN também se preocupa com a higienização dos banheiros. Todos os dias os banheiros são limpos por uma equipe de ASGs que mantém os ambientes limpos e apropriados para os usuários internos e externos.