14 novembro 2019

Sesap reúne municípios para prevenção da tuberculose em presídios

Resultado de imagem para prevenção da tuberculose em presídios
Reunindo cerca de 60 profissionais de saúde que atuam nas unidades prisionais de todo o Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou na terça (12) e quarta-feira (13), no auditório da Unifacex, a Oficina Regional do Projeto “Prisões Livres de Tuberculose”.


O encontro contou com a presença de representantes dos municípios de Nísia Floresta, Parnamirim, Ceará-Mirim, Natal, Macaíba, Nova Cruz, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e Caraúbas, além de apoiadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que integra o Projeto. O objetivo é construir um planejamento de ações para detectar e tratar precocemente as pessoas privadas de liberdade com tuberculose, através de estratégias de comunicação e educação em saúde.


O “Prisões Livres de Tuberculose” acontece por meio de um termo de cooperação técnica entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Ministério da Segurança Pública, Fiocruz, e a colaboração técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, e secretarias estaduais e municipais de saúde.


De acordo com o Depen, o risco de se contrair tuberculose no sistema prisional é 28 vezes maior do que entre a população geral. Desta forma, o Projeto busca difundir conhecimento sobre a doença entre pessoas privadas de liberdade e familiares, profissionais de saúde e de segurança para que estes atuem ativamente no controle da tuberculose.


“Queremos institucionalizar metas e compromissos, para montar um plano de trabalho, seguindo os três eixos definidos pelo Projeto: comunicação e educação em saúde; organização e gestão de fluxos de assistência à saúde; e oferta de ações em saúde”, explicou Goretti Menezes, responsável técnica pela Saúde Prisional na Sesap.


Goretti informou ainda que está prevista a chegada de um equipamento para realização de teste rápido molecular para tuberculose, além de materiais educativos para serem utilizados nas ações de educação em saúde.